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LETRAMENTO Magda Soares, 2010.

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Apresentação em tema: "LETRAMENTO Magda Soares, 2010."— Transcrição da apresentação:

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13 LETRAMENTO Magda Soares, 2010

14 Definições e conceitos
Palavra recém chegada aos especialistas Letrado: versado em letras; erudito Iletrado: que não tem conhecimentos literários Origem na palavra literacy Littera (letra) Cy (sufixo indicando qualidade) Literacy: “estado ou condição que assume aquele que aprende a ler e escrever. Implícita nesse conceito está a ideia de que a escrita traz consequências sociais, culturais, políticas, econômicas, cognitivas, linguísticas, quer para o grupo social em que seja introduzida, quer para o indivíduo que aprenda a usá-la (p. 17). Envolver-se nas práticas sociais de leitura e escrita

15 Surgimento e suas conseqüências
Saber ler e escrever apenas não é o bastante: mera aquisição da ‘tecnologia’ do ler e escrever - alfabetização É preciso saber responder às exigências de leitura e escrita que a sociedade nos faz

16 Surgimento e suas consequências
“Socialmente e culturamente, a pessoa letrada já não é a mesma que era quando analfabeta ou iletrada, ela passa a ter uma outra condição social e cultural – não se trata propriamente de mudar de nível ou de classe social, cultural, mas de mudar seu lugar social, seu modo de viver na sociedade, sua inserção na cultura – sua relação com os outros, com o contexto, com os bens culturais torna-se diferente”(p. 37) Nova maneira de pensar Nova maneira de falar

17 Surgimento e suas consequências
“resultado da ação de ensinar e aprender as práticas sociais de leitura e escrita”(p. 39) “O estado ou condição que adquire um grupo social ou um indivíduo como consequência de ter-se apropriado da escrita e de suas práticas sociais”(p. 39) Apropriar-se da escrita: tornar a escrita própria / assumí-la como sua propriedade Ideal: alfabetizar letrando Há diferentes tipos e níveis de letramento, dependendo das necessidades, das demandas do indivíduo e de seu meio, do contexto social e cultural – Multi/Novos Letramentos

18 Pausa para reflexão Um indivíduo pode ser analfabeto e ser, de certa forma, letrado? Ensino voltado para práticas de letramento: o que já é feito? O que precisa mudar? Que práticas sociais (e de uso) uma pessoa letrada em inglês poderia desempenhar? Suas aulas de inglês favorecem o desenvolvimento delas?

19 Versão fraca de letramento
“O conjunto de habilidades necessárias para funcionar adequadamente em práticas sociais nas quais a leitura e a escrita são exigidas” p. 74 Letramento funcional

20 Versão forte de letramento
“Letramento não pode ser considerado um instrumento neutro a ser usado nas práticas sociais quando exigido, mas é essencialmente um conjunto de práticas socialmente construídas que envolvem a leitura e a escrita, geradas por processos sociais mais amplos, e responsáveis por reforçar ou questionar valores, tradições e formas de distribuição de poder presentes nos contextos sociais.” p. 74 Modelo ideológico de letramento (Street, 1984) “Letramento é um conjunto de práticas de leitura e escrita que resultam de uma concepção de o quê, como, quando e por quê ler e escrever.” p. 75

21 Versão forte do letramento
Letramento funcional “designa um estado mínimo, essencialmente negativo e passivo: ser funcionalmente letrado é ser capaz de estar à altura das pequenas rotinas cotidianas e dos comportamentos básicos dos grupos dominantes na sociedade contemporânea” (Lankshear, p. 64) Poder revolucionário do letramento Letramento crítico

22 Condições para Letramento
Escolarização real e efetiva da população Disponibilidade de material de leitura

23 Pausa para Reflexão Quais as consequências de tudo isso para a escola? Para a educação de jovens e adultos? Quais as diferenças entre alfabetizar e letrar? Como alfabetizar letrando? Quando se pode dizer que uma criança e um adulto estão alfabetizados? Quando se pode dizer que estão letrados? Quais habilidades de leitura e escrita qualificariam um indivíduo como letrado? Quais são as condições para que o aprender a ler e escrever seja algo que realmente tenha sentido, uso e função para as pessoas? Que tipos de material escrito um indivíduo deve ser capaz de ler e escrever para ser considerado letrado? E o que o ensino da língua inglesa tem a ver com isso?

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