A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Notificação de reacções adversas a medicamentos entre os médicos

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Notificação de reacções adversas a medicamentos entre os médicos"— Transcrição da apresentação:

1 Notificação de reacções adversas a medicamentos entre os médicos
Grupo 1 Turma 8

2 Reacções adversas O que são?
É  considerada uma reacção adversa "uma resposta prejudicial e indesejada a um medicamento que ocorra em doses usadas para profilaxia, diagnóstico ou tratamento ou para modificação de funções fisiológicas e em que existe uma suspeita de nexo de causalidade entre a ocorrência adversa e a utilização do medicamento."

3 Notificação espontânea de reacções adversas a medicamentos
Método não dispendioso e eficaz de promover a vigilância de todos os medicamentos - Necessidade de notificação - "contínua avaliação da segurança dos medicamentos" Vantagens e limitações da notificação Análise das notificações - Evolução

4 Sistema de Farmacovigilância
- Como surgiu? - O sistema de farmacovigilância surge inicialmente na Holanda, na década de 60 e em Portugal a partir de 1992. - Objectivo - monitorização de RAM's - Funcionamento - O sistema é um conjunto articulado de regras e meios materiais e humanos tendentes à recolha sistemática de informação de reacções adversas a medicamentos no Homem. - Legislação     

5 Objectivo do trabalho O objectivo do trabalho “Notificação de reacções adversas a medicamentos entre os médicos” é essencialmente conhecer e compreender a frequência deste tipo de notificação entre os médicos especialistas de Clínica Geral a trabalhar em Centros de Saúde da Região Metropolitana do Porto. O trabalho terá em conta, a elaboração de um inquérito, que visará responder a perguntas pertinentes relativas ao tema do trabalho. Assim, será indispensável analisar: - o conhecimento sobre Sistema Nacional de Farmacovigilância; - a frequência da notificação das RAM`s ;    - a opinião dos médicos relativamente à importância e frequência das RAM`s na prática clínica; -   a necessidade da notificação RAM´s.

6 Objectivo do trabalho Para que o objectivo seja concretizado, será importante, após a elaboração do inquérito justificar e compreender a frequência da notificação das RAM´s. Para completar a realização do objectivo terá de uma elevada importância, a consulta de bibliografias variadas, tendo em conta estudos relativos a RAM`s de outros países e o contacto com o Sistema Nacional de Farmacovigilância para conhecimento da posição deste sistema relativamente à notificação das RAM`s.

7 Trabalho realizado por:
Jacinta Vaz Joana Barros Joana Vicente Joana Gomes Joana Espanhol Joana Vaz


Carregar ppt "Notificação de reacções adversas a medicamentos entre os médicos"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google