A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Caracterização da utilização de nimesulida pela população do distrito de Lisboa: Análise da adesão às recomendações europeias emitidas em 2012 Mariana.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Caracterização da utilização de nimesulida pela população do distrito de Lisboa: Análise da adesão às recomendações europeias emitidas em 2012 Mariana."— Transcrição da apresentação:

1 Caracterização da utilização de nimesulida pela população do distrito de Lisboa: Análise da adesão às recomendações europeias emitidas em 2012 Mariana Almas Espaço Projecto Mestrado em Epidemiologia, Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa Dezembro 2013

2 Contexto Anos 60: No rescaldo do desastre da talidomida surge a Farmacovigilância… AnoFármaco Grave Reacção Adversa Grave 1992TemafloxacinaAnemia hemolítica 1998TolcaponeHepatotoxicidade 1998TerfenadinaInteracções medicamentosas 1999TrovafloxacinaHepatotoxicidade 2007ClobutinolCardiotoxicidade 2010SibutraminaCardiotoxicidade Mas… …Fármacos retirados do mercado

3 Nimesulida Dose máxima 100 mg 2 vezes/dias Duração do tratamento < 15 dias Restrição a 3 indicações terapêuticas: Contra-indicação: Doentes hepáticos, crianças < 12 anos, 3º trimestre da gravidez e amamentação Dor aguda Dismenorreia primária Osteoartrose Toxicidade hepática Tratamento 2ª linha Duração do tratamento < 15 dias Dose máxima 100 mg 2 vezes/dias Restrição a 3 indicações terapêuticas: Contra-indicação: Doentes hepáticos, crianças < 12 anos, 3º trimestre da gravidez e amamentação Dor aguda Dismenorreia primária Osteoartrose Toxicidade gastrointestinal Tratamento 2ª linha Duração do tratamento < 15 dias Dose máxima 100 mg 2 vezes/dias Restrição a 3 indicações terapêuticas: Contra-indicação: Doentes hepáticos, crianças < 12 anos, 3º trimestre da gravidez e amamentação Dor aguda Dismenorreia primária Osteoartrose Hepatites fulminantes

4 Questão de investigação Para analisar se as últimas recomendações europeias, destinadas a promover o uso racional da nimesulida, estão a ser seguidas no distrito de Lisboa, iremos caracterizar a utilização de nimesulida pelos utentes consumidores deste fármaco, naquela área geográfica e num intervalo de duas semanas, através de um estudo transversal descritivo em que será aplicado um inquérito aos participantes, para recolha de informação sócio-demográfica e terapêutica.

5 Como decorrerá o estudo? O População de Lisboa consumidora de nimesulida; O Nimesulida é sujeito a receita médica (vendido exclusivamente nas Farmácias); O Amostra: pessoas que se dirijam às Farmácias participantes para adquirir nimesulida nas 2-3 semanas em que decorre a recolha de dados.

6 O Aplicação de questionário após o acto de dispensa de nimesulida Informação sócio- demográfica Idade Género Nível de escolaridade Nível de rendimentos Informação sobre terapêutica Indicação médica (que especialidade) ou automedicação? Para que fim toma? Como 1ª ou 2ª linha? Qual a duração do tratamento? Que posologia? Está informado sobre como tomar? Aquisição de outros fármacos na mesma visita? Se tem história médica de hepatotoxicidade? Estão as recomenda- ções a ser cumpridas?

7 Exequibilidade Aspectos favoráveis À partida todos os consumidores de nimesulida obtém-no na Farmácia (boa cobertura). A colheita de dados é rápida e pouco dispendiosa. Questionário é de auto- preenchimento minimizando a intervenção da pessoa que administra o inquérito. Aspectos desfavoráveis Alguns utentes podem recusar-se a participar por falta de tempo Sugestão: Entrega do questionário posteriormente. O facto do estudo ser realizado na Farmácia pode influenciar atitude das pessoas que nela trabalham. Sugestão: Serem pessoas externas a aplicar o questionário não comunicando aos farmacêuticos o objectivo do estudo.

8 Relevância Diagnóstico de como este fármaco está a ser utilizado numa amostra de consumidores Portugueses. Estão as recomendações mais actuais da utilização da nimesulida (baseadas na evidência científica) a ser cumpridas? Conhecer para intervir Feedback contínuo aumenta a proactividade do sistema de Farmacovigilância europeu.

9 Interesse O Que medidas estão a ser desencadeadas para que os medicamentos sejam utilizados da forma mais eficaz e segura? O E como saber se as medidas estão a ser eficazes? O Estão a ser cumpridas? Diagnóstico da população do distrito de Lisboa

10 Novidade Monografia (2009): Nimesulida: uso do medicamento pelos utentes da Farmácia Comunitária Farmácias da Região Norte; Recomendações de nimesulida resultantes da 2ª decisão da Agência Europeia do Medicamento (desactualizadas). Como estamos agora?

11 Questões éticas O Garantir confidencialidade dos dados; O Consentimento livre, informado e esclarecido dos participantes; O Preenchimento pelo representante legal no caso da nimesulida ser destinada a crianças de idade inferior a 14 anos.

12 Apoio financeiro

13 Questões?


Carregar ppt "Caracterização da utilização de nimesulida pela população do distrito de Lisboa: Análise da adesão às recomendações europeias emitidas em 2012 Mariana."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google