A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Para pessoas com visão limitada!

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Para pessoas com visão limitada!"— Transcrição da apresentação:

1 Para pessoas com visão limitada!
ACESSIBILIDADE Para pessoas com visão limitada!

2 O QUE É ACESSIBILIDADE? Em termos gerais, é a possibilidade de qualquer pessoa, independentemente de suas capacidades físico-motoras e perceptivas, culturais e sociais, usufruir os benefícios de uma vida em sociedade.

3 O QUE É ACESSIBILIDADE? É o direito de usar os meios de transporte e serviços, de freqüentar locais públicos, de se divertir, estudar, e, também, de acessar qualquer meio de comunicação, desde a televisão até sistemas de informação computadorizados, como a Internet.

4 ACESSO À INFORMAÇÃO SEM DISTINÇÃO
Num mundo globalizado como o de hoje, ainda é possível encontrar velhos preconceitos de que o portador de deficiência nunca será melhor do que aquele dito “normal”; Por muitos o considerarem inapto ao trabalho formal, ainda são poucas as entidades que se preocupam em desenvolver aplicações que ajudem essas pessoas.

5 FORMAS DE ACESSO À INFORMAÇÃO
BRAILE = forma de grafia especial para os cegos terem acesso às mesmas informações que contém um livro comum; COMPUTADOR = principalmente pela web, pessoas com visão limitada pode ter acesso às informações que normalmente não viriam em jornais e revistas.

6 DIFICULDADES ENCONTRADAS
Pessoas com limitações visuais encontram muitos problemas ao visitarem um site na web. Vejamos alguns exemplos:

7 EXEMPLOS: Imagens que não possuem texto alternativo; Imagens complexas. Exemplo: gráfico ou imagem com importante significado que não possuem descrição adequada; Vídeos que não possuem descrição textual ou sonora; Tabelas que não fazem sentido quando lidas célula por célula ou em modo linear;

8 EXEMPLOS: Formulários que não podem ser navegados em uma seqüência lógica ou que não estão rotulados; Navegadores e ferramentas de autoria que não possuem suporte de teclado para todos os comandos; Navegadores e ferramentas de autoria que não utilizam programas de interfaces padronizadas para o sistema operacional em que foram baseados;

9 EXEMPLOS: Documentos formatados sem seguir os padrões web que podem dificultar a interpretação por leitores de tela; Páginas com tamanhos de fontes absoluta, que não podem ser aumentadas ou reduzidas facilmente; Páginas que, devido ao layout inconsistente, são difíceis de navegar quando ampliadas por causa da perda do conteúdo adjacente.

10 EXEMPLOS: Páginas ou imagens que possuem pouco contraste. Textos apresentados como imagens, porque não quebram as linhas quando ampliadas. Quando a cor é usada como único recurso para enfatizar o texto. Contrastes inadequados entre as cores da fonte e fundo.

11 O QUE PODE SER FEITO PARA MELHORAR?
Existem recursos que podem ajudar as pessoas com visão limitada a se sentirem mais seguras e confiantes quando usam o computador para pesquisar informações. Vejamos alguns deles:

12 NO AMBIENTE WINDOWS: No Windows XP, clique em iniciar – programas – acessórios – acessibilidade. São encontradas várias ferramentas, como o teclado virtual para pessoas com deficiências motoras, e a lente de aumento, que amplia a tela onde o mouse está posicionado.

13 SOFTWARES ADICIONAIS:
Os softwares ampliadores de tela ou de caracteres aumentam o tamanho da fonte e das imagens na tela do computador para os usuários que têm baixa visão. Muitos deles utilizam combinações específicas de cores contrastantes para texto e fundo da página ou escolhem certos tipos de fontes com traços mais adequados e condizentes com o campo ou ângulo de visão.

14 EXEMPLO DE VIDA: Para o Professor Hercen Hilderbrandt do Instituto Benjamin Constant, a Web modificou a vida dos cegos, pois lhes deu uma liberdade nunca antes imaginada. “Antes, eu não podia ler um jornal ou uma revista, a não ser que alguém lesse para mim. Agora, através dos programas leitores de tela, consigo ler jornais todos os dias”. O Professor Hilderbrandt nasceu cego, é filho de pais cegos e, desde os seis anos, estudou no Instituto, onde hoje leciona (HILDERBRANDT, 2005).

15 SOFTWARES ADICIONAIS:
WAT (Web Adaptation Tecnology) = Desenvolvido pela IBM, é recomendado para pessoas com visão limitada. O software permite ao usuário configurar o site, alterando cor de fundo, tamanho do texto e espaço entre as letras. Além disso, torna possível a navegação por meio de atalhos no teclado e diminui a sensibilidade das teclas, evitando a repetição desnecessária de letras e números.

16 SOFTWARES ADICIONAIS:
HPR (Home Page Header) = também desenvolvido pela IBM e gratuito como o WAT, funciona como um leitor de telas; WebAdapt2Me = Semelhante ao gratuito WAT, é voltado para pessoas com visão reduzida, permitindo a customização da página consultada. As alterações feitas podem ser salvas pelo usuário. Só encontrado na versão paga;

17 COMO RESOLVER A QUESTÃO?
Seria muito melhor que os desenvolvedores de programas e internet já pensassem nessas pessoas portadoras de necessidades especiais e criassem umas regras que servissem para todos!

18 PADRONIZAÇÃO DE PROCEDIMENTOS:
Em dezembro de 2004 foi assinado, no Brasil, um decreto-lei regulamentando leis anteriores e estabelecendo um prazo de doze meses para a acessibilização de todo portal ou site eletrônico da administração pública, de interesse público ou financiado pelo governo;

19 PADRONIZAÇÃO DE PROCEDIMENTOS:
Foi criado um Comitê da ABNT incumbido de comparar as normas de acessibilidade de vários países e analisar as diretrizes propostas pelo W3C (comitê internacional que regula os assuntos ligados à Internet). Como resultado, foi desenvolvido um Modelo de Acessibilidade Brasileiro (eMAG) para fazer com que a acessibilização dos sites ocorra de forma padronizada e fácil.

20 CONCLUSÃO: Ainda há um longo caminho a ser percorrido, mas é preciso que a sociedade reconheça que perde muito por não dignificar a posição do portador de necessidades especiais. São cidadãos com os mesmos direitos constitucionalmente garantidos e com o devido tratamento social e moral, só tendem a colaborar com o crescimento do país e do mundo.

21 MAIS INFORMAÇÕES: WAT • Rede Saci Homepage Reader • Associação Fluminense de Reabilitaçao (RJ) • Fundação Dorina Nowil (SP) • Biblioteca Braille do Centro Cultural São Paulo • Instituto Benjamim Constant (RJ) • Avape (SP)

22 MAIS INFORMAÇÕES: Morpheus - Revista Eletrônica em Ciências Humanas - Ano 06, número 10, 2007 Portaria nº 3.284, de 7 de NOVEMBRO de (DOU 11/11/2003 p. 12, Seção 1

23 Aluno: Michel da Rocha Fragoso Felipe de Moura Correa Sedrim


Carregar ppt "Para pessoas com visão limitada!"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google