A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Sociedade, Cultura e Percepção

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Sociedade, Cultura e Percepção"— Transcrição da apresentação:

1 Sociedade, Cultura e Percepção
As influências Ambientais na Percepção 1. A percepção dos objectos e da profundidade aparecem logo após o nascimento (talvez até intra-uterinamente ainda que não totalmente desenvolvido) uma vez que estamos perante um aspecto genético (o tipo de sistema nervoso e sensorial primata) que fornece toda a base biológica que permite a existência da percepção. 2. Mas os sistemas perceptivos não estão completos imediatamente ao nascer. Só com o tempo e com o amadurecimento é que o indivíduo consegue lidar com tantos dados complexos.

2 3. Existem 4 factores ambientais que influenciam o desenvolvimento da percepção visual:
Experiências sensorimotoras (normalmente inevitáveis durante a infância); Privação sensorial após a infância; Disposições perceptívas; Ambiente cultural.

3 A) As experiências sensorimotoras
1. O alcance de uma capacidade madura de percepção depende muito das condições ambientais às quais os indivíduos são expostos durante a sua infância (nos primeiros 6 anos). Ex.: Efeito da Luz – a sua privação varia muito de acordo com a espécie, o tipo e duração da própria privação e o envolvimento de um ou ambos os olhos. A privação da luz pode conduzir à perda de aptidões visuais (para além das físicas como o raquitismo), sendo que em alguns casos a situação é recuperável através da aprendizagem embora noutros casos (privação longa) – se a vista não amadureceu – possa levar a lesões físicas (destruição de células por falta de uso). Riesen (1940) colocou chimpanzés recém-nascidos num ambiente sem luz durante os primeiros 16 meses de vida. Quando os introduziu em ambientes iluminados os animais não reagiam.

4 Efeitos de experiência visuais padronizadas
1. Vários estudos confirmam que o 1º meio ambiente pode afectar a reacção dos neurónios visuais a estímulos de orientação determinada. Ex. Blackemore e Cooper (1970) mantiveram gatos em ambientes escuros. Enquanto que um dos gatos era exposto durante 1 hora a listas verticais o segundo era exposto o mesmo tempo a listas horizontais. Após 5 meses os gatos foram testados e ultrapassavam bem os obstáculos com a mesma orientação das listas a que tinham sido expostos e esbarravam naquelas a que não tinham sido expostos.

5 Movimento activo 1. Para desenvolver as aptidões visomotoras é importante a movimentação dentro do ambiente. Ex. Experiências com gatos têm mostrado que a percepção da profundidade se desenvolve com a possibilidade de uma livre movimentação dentro do ambiente familiar.

6 B) Privação sensorial após a 1ª infância
Para uma percepção normal é importante uma estimulação contínua com diferentes formas. A privação sensorial afecta o comportamento, a fisiologia e a percepção embora varie de indivíduo para indivíduo e consoante a duração e as próprias condições da privação (ex. trabalhos acentuadamente monótonos podem causar alucinações).

7 C) Disposições ou atitudes perceptivas
1. A motivação pessoal, as emoções, os valores, os objectivos, as expectativas e outros estados mentais influenciam o que os indivíduos percebem. Ex. A experiência de Hastorf e Cantrill (1954) com as duas equipas de futebol : 2 amostras de estudantes tinham de indicar o nº de faltas e gravidade das mesmas da equipa da sua universidade e da adversária. Tendemos a enfatizar os aspectos da realidade que vão ao encontro das nossas expectativas, as quais influenciam o nosso comportamento, que, por sua vez, influencia o comportamento dos outros. Nos pequenos gestos do dia a dia tendemos a ver como melhores aqueles que valorizamos e reconhecemos mais depressa o que nos interessa (muitas vezes vemos o que esperamos ver e não o que existe).

8 D) Ambiente cultural 1. Ao processar a informação são feitas comparações com experiências anteriores onde a cultura exerce uma importante influência sobre a percepção. Ex. Turnbull e os pigmeus BaMbuti : Kenge nunca olhara além de 30 metros (do topo das árvores para o chão); quando foi colocado numa situação em que podia olhar mais longe confundiu uma manada de búfalos com insectos e quando se aproximaram não conseguia explicar como tinham crescido tão depressa.

9 E a percepção extra-sensorial?
1. Não se pode assumir a existência de percepção extra-sensorial sem eliminar 4 alternativas mais plausiveis: Acaso; Dedução racional; Percepção sensorial aguda e Fraude. Ex. às vezes adivinhar é uma questão de probabilidade. A investigação não está suficientemente desenvolvida para termos certezas sobre este tipo de fenómenos.


Carregar ppt "Sociedade, Cultura e Percepção"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google