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Gestão do Conhecimento

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Apresentação em tema: "Gestão do Conhecimento"— Transcrição da apresentação:

1 Gestão do Conhecimento
O Estado da Arte e a Aplicação da Gestão do Conhecimento

2 Gestão do Conhecimento
“Processo de obter, gerenciar e compartilhar a experiência e especialização dos funcionários, utilizando-se de tecnologias para alavancar isto de forma corporativa” (Jay Bromberek / DOCULABS) • “É o conjunto de ferramentas para a automação dos relacionamentos entre informações, usuários e processos... Visa conectar detentores do conhecimento e usuários destes através de tecnologias” (Carl Frappaolo / DELPHI GROUP) • “É uma disciplina para o desenvolvimento de métodos integrados para identificar, capturar, recuperar, compartilhar e avaliar os ativos de conhecimento de uma organização ” (GARTNER GROUP)

3 Conhecimento Sequencial (lá e então) Conhecimento Simultâneo
Tipos de Conhecimento Tácito Explícito Conhecimento da Racionalidade (mente) Conhecimento Sequencial (lá e então) Conhecimento Digital (teoria) Conhecimento da Experiência (corpo) Conhecimento Simultâneo (aqui e agora) Conhecimento Análogo (prática) Fonte: Criação do Conhecimento na Empresa - Takeuchi & Nonaka

4 Gestão do Conhecimento
Conhecimento Explícito – quando o conhecimento é facilmente mapeado e passível de ser aprendido por terceiros. Conhecimento Tácito – refere-se ao conhecimento pessoal, calcado em experiências pessoais com insumos subjetivos. O maior desafio para as organizações é a captação do conhecimento tácito, já que aí reside o conhecimento com maior valor estratégico para estas. Fonte: Jornal Mundo da Imagem (CENADEM)

5 Dimensionamento da Ignorância
Fonte: Intellectual capital - thomas stewart

6 Tácito Explícito Tácito Explícito (Externalização) (Socialização)
em Explícito (Externalização) (Socialização) Conhecimento compartilhado Conhecimento conceitual Tácito do Explícito (Internalização) (Combinação) Conhecimento operacional Conhecimento sistêmico Fonte: Criação do Conhecimento na Empresa - Takeuchi & Nonaka

7 Fases da Gestão do Conhecimento
Intermediação – Transferência de conhecimento entre detentores e usuários deste. Pode ser feita através de Intranets, groupware, ferramentas de pesquisa, workflow e até de forma verbal. Externalização – A transferência do conhecimento da mente de alguém para um repositório. Fonte: Grupo Delphi

8 Fases da Gestão do Conhecimento
Internalização – A extração do conhecimento do repositório e o uso de filtros para obter aquele de maior relevância para os usuários. Tomadas de decisão – As funcionalidades dos sistemas que suportam tomadas de decisões sobre o conhecimento existente. Ex: sistemas especialistas. Fonte: Grupo Delphi

9 Conhecimento Explícito. Formalizado e especializado.
Conhecimento da Organização KNOW-HOW Conhecimento Explícito. Formalizado e especializado. Dados, procedimentos, modelos, algoritmos, documentos de análise e sínteses, desenhos, .... Heterogêneo, incompleto ou redundante. Freqüentemente marcado pelas circunstancias da sua criação. Não expressa “o não dito”. Compartilhado HABILIDADES Conhecimento Tácito Adquirido pela prática. Adaptável. Explicitável e não-explicitável. Habilidades pessoais, aptidão profissional, conhecimento privado, ... Freqüentemente transmitido segundo o comportamento Mestre-Aprendiz. Localizado Arquivos armazenados, arquivos manuais, sistemas, entendimentos das pessoas. Caracteriza a capacidade de projetar, produzir, vender e suportar produtos e serviços. Representativo da experiência e a cultura da organização. Fonte: J.P.A.Barthès

10 Gestão do Conhecimento
Identificar Localizar ENCONTRAR ATUALIZAR CAPTURAR Conhecimento Crítico / Estratégico Formalizar Modelar Arquivar Referenciar Aperfeiçoar Atualizar DISTRIBUIR Acessar Difundir Explorar Interagir Fonte: J.P.A.Barthès

11 Ciclo Reflexivo PROCESSO REFLEXIVO Prática Interpretar Ações/problemas
(GRUPO/INDIVÍDUO) Prática Interpretar Ações/problemas Olhar para PROCESSO REFLEXIVO Buscar teorias Refletir sobre Formular hipóteses conjuntas Compartilhar problemas

12 Alguns desafios da Gestão do Conhecimento
Como produzir resultados mensuráveis? Quais serão as áreas prioritárias? Quais serão os impactos na organização? Como gerar interesse dos colaboradores? Como extrair conhecimento dos que o detêm? Que assuntos compensam ser elaborados? Como organizar a evolução das idéias? Como incentivar criatividade? A informação relevante esta atingindo o alvo? Fonte: Celepar

13 Melhores praticas? Facilitador? Quem gera conhecimento ?
Combinação de focos e ferramentas O Gestor do Conhecimento Facilitador? Quem gera conhecimento ? Construção social do conhecimento Medidas de audiência Disciplinas (P. Senge) Compartilhamento de Visão Desenvolvimento Pessoal Modelos Mentais Aprendizagem em Grupo Pensamento Sistêmico Fonte: Celepar

14 Portfólio Tecnológico
• O Portfólio Tecnológico é uma base “textual”, que contém descrições sobre as tecnologias em uso no ambiente de desenvolvimento. • A gestão de conhecimento não se resume ao Portfólio. • O compartilhamento do conhecimento pode ser obtido via tecnologias que facilitam a aproximação das pessoas: Groupware. • Para se evitar confusões conceituais, preferiu-se chamar este acervo de “Portfólio Tecnológico” em vez de “Base de Conhecimento”. Fonte: Celepar

15 Além das tecnologias... • Workflows internos da empresa
Além do conhecimento sobre a tecnologia, fazem parte do acervo de conhecimentos a descrição dos diversos processos produtivos da empresa. • Tecnologia de gestão de projetos É importante também organizar a experiência acumulada ao longo dos anos na gestão de projetos, visando o seu reaproveitamento. • Conhecimento sobre os clientes Os modelos que representam os processos de negócio, os dados e os sistemas de informação dos nossos clientes, são conhecimentos valiosos, que precisam estar registrados e atualizados. Fonte: Celepar

16 Aprendendo com os acertos... E, também, com os erros.
• Capturar e compartilhar as boas práticas adotadas nos nossos projetos é um dos alvos a ser perseguido. • Registrar e compartilhar as lições aprendidas com os erros é um objetivo que sempre deve estar em pauta na gestão do conhecimento. Como? * Promovendo a interação dos técnicos. * Através do Portfólio Tecnológico. Fonte: Celepar

17 Porque surgiu o Portfólio Tecnológico
Projeto de organização do Ambiente de Desenvolvimento de Software da área de projetos e sistemas. Objetivo: Aumento da produtividade e qualidade através do “re-uso” de soluções Produtos esperados: Mapeamento das tecnologias em uso na empresa. Definição de um conjunto de características a ser utilizada na descrição destas tecnologias. Designação de especialistas para alimentar e manter atualizada o acervo de conhecimentos e para atuarem como referências para os demais técnicos . Fonte: Celepar

18 Estrutura referente a uma Tecnologia
• Apresentação • Características • Componentes • Curiosidades • Dicas • Especialistas • Experiências ocorridas na empresa • Instalação • Novidades • Pré-requisitos • Recomendações de uso • Referências Bibliográficas Links para sites e páginas que tratam do assunto na Web também são armazenados. Fonte: Celepar

19 Estrutura referente a uma tecnologia
• Características – Ambiente de desenvolvimento – Custos – Facilidades para melhorar produtividade – Funcionalidades que podem ser incorporadas às aplicações – Performance – Aceitação do Mercado – Suporte Técnico Oficial – Sistemas Distribuídos - DCOM e ActiveX – Comparativo com Linguagens Concorrentes – Conteúdo de solicitação de compra Fonte: Celepar

20 Estrutura referente a uma tecnologia
• Experiências – Construção de DLLs genéricas – Concatenação de arquivos textos e posterior execução de FTP – Código de Barras – Criar evento do Windows que não estava definido no Delphi – etc. • Recomendações de Uso – Quando devemos usar o Delphi? Fonte: Celepar

21 Como é o envolvimento dos especialistas
• Para cada tecnologia, um grupo de especialistas – São os técnicos que conhecem mais do que os outros a respeito do assunto. • Um dos especialistas é designado como líder – Coordena a atualização dos conteúdos relativos ao assunto. – Contratado formalmente para esta tarefa. • Dificuldades – Geralmente os técnicos com mais conhecimento são aqueles com menos tempo para repassá-lo. – Alguns especialistas sentem dificuldades em descrever didaticamente o conhecimento que detém. – Os trabalhos do dia-a-dia são prioritários em relação à tarefa de manter atualizado o acervo de conhecimento. Fonte: Celepar

22 Consolidação do Portfólio Tecnológico
É um projeto formal da empresa, em andamento. O que tem sido feito para promover e motivar: Implantação de novas tecnologias Primeiro Encontro dos Especialistas Migração para o interface WEB (protótipo) Prospecção de ferramentas (Gestão do Conhecimento) Segundo Encontro dos Especialistas. Fonte: Celepar

23 O que se pretende fazer “Gerente do Portfólio de Tecnologias”
Incrementar o Portfólio com novos assuntos e tecnologias. Acompanhar e avaliar o nível de utilização das informações. Executar ações que estimulem a consulta ao Portfólio. Introduzir novas formas e ferramentas de armazenamento, apresentação e acesso às informações. “Gerente do Portfólio de Tecnologias” Existe uma pessoa que responde pelas atribuições de: - coordenar o processo de evolução do Portfólio de Tecnologias, - supervisionar e cobrar dos diversos grupos de especialistas a atualização dos conteúdos, - zelar pela qualidade da sua estrutura, - motivar e promover o envolvimento dos especialistas. Fonte: Celepar

24 Concluindo ... Gestão do Conhecimento é um processo.
O Portfólio Tecnológico é o “armazém” dos conhecimentos representáveis, capturados neste processo. Promover e facilitar a interação “em tempo real” entre quem precisa de um conhecimento e quem detém este conhecimento é fundamental. Fonte: Celepar


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