A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

As 21 Leis da Liderança Baseado no resumo do livro “As 21 Irrefutáveis Leis da Liderança” de John C. Maxwell.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "As 21 Leis da Liderança Baseado no resumo do livro “As 21 Irrefutáveis Leis da Liderança” de John C. Maxwell."— Transcrição da apresentação:

1 As 21 Leis da Liderança Baseado no resumo do livro “As 21 Irrefutáveis Leis da Liderança” de John C. Maxwell.

2 Grupo Bruno Menezes Eduardo Piazi Fabricio Gonçalves Rafael Moraes
Yi li

3 O que é a Liderança? É o exercício da influência e do poder.
“Liderança é a habilidade de levar homens a fazer o que não querem e gostar disso.” Harry Truman

4 Tipos de Liderança Liderança Formal Liderança Informal
Especializada Carismática Liderança Legítima Liderança Ilegítima

5 Influência e Poder Influência é a capacidade de mudar o pensamento. Ela é uma via de mão dupla, tanto quem tenta influenciar como quem é influenciado exercem influência. O nível dessas influências determinará seu sucesso. O poder é a capacidade de exercer influência em prol de si mesmo de seu grupo ou da organização.

6 1- A Lei da Tampa Capacidade de liderança é a tampa que determina a eficácia da pessoa. Se o líder é forte, a tampa é alta. A eficácia das pessoas e das organizações está na força do lider. Caso dos irmãos McDonald’s.

7 2- A Lei da Influência Influência x Título (Autoridade x Poder)
Inspirar pessoas “...as pessoas costumam achar que a liderança é substantivo e não verbo. O líder não precisa de cargo, qualquer pessoa que tenha influencia sobre a outra é líder. O que importa é sua capacidade de influenciar.” John Maxwell em entrevista para a revista Época Negócios.

8 James C. Hunter Autor do Livro “O Monge e o Executivo”

9 3- A Lei do Processo A liderança é um processo.
Deve ser cultivado dia-a-dia. Larry Bird

10 4- A Lei da Navegação Qualquer um pode pilotar um barco.
Apenas um líder traça o percurso. Quanto maior o barco, maior a necessidade de enxergar com antecedência

11 5- A Lei de E.F.Hutton Quando o verdadeiro líder fala, as pessoas ouvem. Quando se faz uma pergunta, para quem olham as pessoas? Quem elas esperam ouvir?

12 6- A Lei da Base Sólida A Confiança é o fundamento da liderança.
O Líder tem que ter as seguintes virtudes: Competência; Coerência; Caráter. “Liderança é uma potente combinação de estratégia e caráter. Se tiver que abrir mão de ums dos dois, descarte a estratégia.” (General H. Norman Schwarzkopf) O caráter possibilita a confiança. E a confiança possibilita a liderança. Essa é a Lei da Base Sólida. Caso Robert McNamara.

13 7- A Lei do Respeito Respeito: Diferenças Autenticidade
“Deve-se admitir abertamente seus pontos fracos e suas limitações. Quando o líder tem essa postura a respeito de sua própria vulnerabilidade, as pessoas aprendem a confiar nele e a respeitá-lo como uma pessoa verdadeira e coerente.” Marcos Gusmão

14 7- A Lei do Respeito Tempos de mudança
“No fim das contas, entre as muitas qualidades que tornam o líder verdadeiro estão a curiosidade, a capacidade de antecipar eventos e mudanças, a capacidade de enfrentar o desconhecido e o carisma pessoal na hora de gerir pessoas e conquistar sua confiança” Paul Schoemaker, especialista em estratégia e diretor de pesquisas do Centro Mack de Inovação Tecnológica da Wharton

15 8- A Lei da Intuição Se baseia em “fatos” mais instinto e outros fatores imponderáveis. Diferencia os líderes excelentes dos meramente bons. Níveis de intuição na liderança: Aqueles que naturalmente enxergam as coisas. Aqueles que são treinados para enxergar as coisas Aqueles que jamais irão enxergar nada.

16 9- A Lei do Magnetismo Quem você é define quem você atrai.
Líderes procuram bons profissionais.

17 10- Lei da Ligação Os líderes tocam o coração antes de pedir ajuda.
Mesmo num grupo você precisa se relacionar com cada pessoa individualmente. “Já vi líderes competentes que, diante de um pelotão, só viam um pelotão. Mas os grandes líderes, quando diante de um pelotão, enxergam 44 pessoas distintas, cada qual com suas aspirações, cada qual querendo viver, cada qual querendo ser bom” (General Norman Schwarzkpof)

18 11- Lei do Círculo Intimo O potencial do líder é determinado pelas pessoas mais próximas dele. “O Líder encontra grandeza no grupo e ajuda os membros a encontrá-la em si mesmos.” (Warren Bennis) Para compor o circulo intimo, os colaboradores devem ter: Valor Potencial: capacidade de liderar e motivar; Valor positivo: que levantam a moral da organização e das pessoas; Valor pessoal: que anima e levantam o líder. Caso Lance Armstrong

19 12- A Lei da Delegação do Poder
“O melhor líder é aquele que tem o bom senso de escolher as melhores pessoas para fazer o que ele quer que seja feito, e depois controlar-se para não ficar interferindo'' Theodore Roosevelt

20 12- A Lei da Delegação do Poder
Motivos para o medo de delegar poder: Desejo de segurança no cargo; Resistência à mudança; Falta de auto-estima; e Mania de perfeição e desconsideração das habilidades dos subordinados em concluir tarefas.

21 13- A Lei da Reprodução Só um líder pode treinar outro líder.
A única forma de conseguir treinar outros líderes é tornar-se um líder melhor.

22 14- A Lei da Aceitação As pessoas aceitam os líderes, depois seus planos. Antes de tudo, conquiste a credibilidade de todos.

23 15- A Lei da Vitória O líder não deve ter apenas vontade de sobreviver, mas vontade de vencer. ”Se vocês me perguntarem qual a nossa meta, responderei com uma só palavra: vitória. Vitória a qualquer custo, vitória apesar de todo o terror, vitória por mais longa e difícil que seja a estrada; pois sem a vitória não há sobrevivência”. (Discurso feito pelo ministro britânico Sir. Winston Churchil quando Adolf Hitler se insurgiu contra a Europa e a Inglaterra).

24 16- A Lei do Grande Impulso
O Impulso é o melhor amigo do líder. Com impulso qualquer tipo de mudança se torna possível.

25 17- A Lei das Prioridades Princípio de Pareto Diretriz dos 3 “erres”
Requisitos Retornos Recompensa

26 “Uma das principais prioridades do novo Líder deve ser conquistar o maior numero de amizades e bons relacionamentos entre seus comandados, pois estes serão fundamentais nas adversidades que poderão surgir no decorrer de sua gestão. Alem disto, precisa negociar acordos e apoios com pessoas que tenham influência para poder apoiá-lo nos momentos adversos.” Ari Lima, em seu artigo “A Liderança segundo Maquiavel”

27 18- A Lei do Sacrifício A verdadeira natureza da liderança é na realidade o sacrifício. Líderes eficazes sacrificam muitas coisas boas para se dedicar a coisas melhores. Quando Lee Iacocca assumiu a Chrysler, a empresa beirava a falência. Depois de cortar o próprio salário, ele pediu que os outros também fizessem sacrifícios, a começar dos executivos.

28 19- A Lei da Oportunidade Identificar o momento certo.
Identificar a decisão certa.

29 20- A Lei do Crescimento Explosivo
A chave do crescimento é a liderança. Matemática do Subordinado: Os líderes que desenvolvem subordinados fazem a organização crescer ao ritmo de uma pessoa por vez. Matemática do Líder: Os líderes que desenvolvem outros líderes multiplicam o seu crescimento, pois cada líder que lapidam, ganham todos os subordinados desse líder. Some 10 subordinados à organização, e terá a força de 10 pessoas. Some 10 líderes à sua organização, e terá a força de 10 líderes vezes todos os subordinados e líderes que eles influenciam. Formando líderes, a organização cresce por equipes e não mais por indivíduos.

30 21- A Lei do Legado “É na sucessão que se revela o valor duradouro do líder” Ações de líderes que praticam a lei do legado: Visão de futuro Criação de uma cultura de liderança Investimento no futuro Valorização da liderança de equipe frente a liderança individual Saem da organização com integridade

31 Bibliografia ÉPOCA NEGÓCIOS, n 13, marco de 2008, ano 2, pagina 34.
– Artigo Estratégias de liderança para lidar com a crise – Artigo O que é a liderança? COHEN, Allan R.; FINK, Stephen L. Comportamento Organizacional: Conceitos e Estudos de Casos. Rio de Janeiro: Campus, 2003 MAXWELL, John C. As 21 Irrefutáveis Leis da Liderança. São Paulo: Ed. Mundo Cristão,2000


Carregar ppt "As 21 Leis da Liderança Baseado no resumo do livro “As 21 Irrefutáveis Leis da Liderança” de John C. Maxwell."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google