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BOA TARDE!.

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Apresentação em tema: "BOA TARDE!."— Transcrição da apresentação:

1 BOA TARDE!

2 I Congresso de Saúde Mental na Educação
TRANSTORNOS MENTAIS E EDUCAÇÃO INCLUSIVA Vivian Missaglia

3 Vivian Missaglia profa.vivian.missaglia@gmail.com (51) 9187-7801
Bacharel em Ciências Especialista em Toxicologia Mestre em Pediatria Especialista em Educação Especial e Educação Inclusiva Professora universitária e Pesquisadora em Saúde, Educação e Inclusão Assessora e Consultora em Transtornos Globais do Desenvolvimento/ Autismo

4 PARTICIPAÇÃO EM GRUPOS DA SOCIEDADE CIVIL:
- Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência de Porto Alegre (COMDEPA) - Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência (COEPEDE)/RS - Comitê Estadual de Educação em Direitos Humanos (CEEDH)/RS - Comitê Pró-Inclusão. Núcleo Igualdade no Trabalho/SRTE/RS - Fórum Estadual de Saúde Mental da Infância e da Adolescência

5 “Todas as pessoas têm direito à acessibilidade universal para uma
vida plenamente produtiva na cidadania, com dignidade e com independência.” Este espaço é dedicado à divulgação de Direitos Humanos, Saúde, Educação e Inclusão para todos!

6 Revista Digital de Direitos Humanos, Cidadania e Inclusão Social
Revista Digital de Direitos Humanos, Cidadania e Inclusão Social

7 DECLARAÇÃO UNIVERSAL DOS DIREITOS HUMANOS 1948

8 CONSTITUIÇÃO LEGISLATIVA (1988)
Todos os homens são iguais perante a lei, sem distinção... “Os homens não são iguais ou desiguais, eles são seres singulares”.

9 CONSTITUIÇÃO LEGISLATIVA (1988)
TODOS temos direito à vida, integridade, liberdade, saúde, educação, cultura, transporte, previdência, habitação, orçamento, finanças...

10 O que é saúde mental? Está relacionada à forma como as pessoas reagem às exigências da vida e ao modo como harmonizam seus desejos, capacidades, ambições, ideais e emoções...

11 A Saúde Mental de uma Criança
É um processo constante de adaptação às suas próprias transformações biológicas, ao crescimento (...)

12 (...) e às mudanças psicológicas de forma a entender o seu mundo e o mundo que a rodeia, ao longo de suas diferentes idades, em função das capacidades que vai adquirindo e decorrente das relações que estabelece com o exterior...

13 As crianças que não têm acesso aos direitos fundamentais são prejudicadas em todos os níveis, especialmente no desenvolvimento do senso de cidadania, pertencimento social e de sua personalidade.

14 FATORES QUE INFLUENCIAM NO DESENVOLVIMENTO INFANTIL
(Pesquisa na Grã-Bretanha, 2007): - Família amorosa - Amigos - Visão positiva de mundo - Boa escola - Boa saúde mental - Recursos materiais suficientes

15 Segundo a Organização Mundial de Saúde,
cerca de 10% das crianças e dos adolescentes apresentam algum tipo de Transtorno Mental.

16 TRANSTORNOS MENTAIS - Não são “doenças” como as outras.
- Apesar de apresentarem sintomas físicos, não são eles que predominam. - Apresentam-se, principalmente, na maneira de perceber, pensar, sentir e agir da pessoa.

17 Transtorno: indica a existência de um conjunto de sintomas ou comportamentos clinicamente reconhecível associado. Há sofrimento e interferência com funções pessoais.

18 Jean Itard e Victor de Aveyron
A proposta de Educação dos sujeitos com doença é recente, tendo início no século XIX. Jean Itard e Victor de Aveyron

19 TRABALHO DE JEAN ITARD (1798)
1° Programa sistemático de Educação Especial Victor de Aveyron (menino selvagem) Crença de um forte potencial na ação educativa e aposta na aprendizagem do indivíduo.

20 Para Itard, a “cura” de Victor dependeria da estimulação e ordenação da experiência, já que considerava que a causa da deficiência do menino era decorrente da privação de experiências intelectuais, como também da falta de contato com os seres de sua espécie.

21 IMPORTANTE Os Transtornos Mentais não são definidos pelas alterações nos processos de desenvolvimento cognitivo ou de aprendizagem, mas por falhas na estruturação psíquica.

22 ESTRUTURAÇÃO PSÍQUICA
Permite pensar como uma criança: significa e interpreta o mundo, como constrói laços sociais, a forma como se relaciona com a lei, com as regras e com os objetos de aprendizagem.

23 O Psiquismo do ser humano constitui-se no decorrer das relações/ trocas realizadas entre a criança e os outros, desde os primórdios de sua vida.

24 A escola deve buscar a criança e se adaptar a ela.
A oferta de Educação Infantil em sistemas de ensino é uma obrigação do Estado. Todas as crianças devem ter a mesma oportunidade de aprender. A família deve se envolver nessa responsabilidade. Desenvolver a criança para desenvolver a sociedade.

25 EDUCAÇÃO, FAMÍLIA E SAÚDE
São essenciais para o desenvolvimento global do aluno, pois solicitam no seu atendimento cooperação sistemática dos que intervêm no processo: o sujeito, a família, a rede de serviços de saúde mental e a comunidade.

26 “Nenhuma ação individual consegue atingir metas globais sem o necessário respaldo de um trabalho em rede.” Matiskei, 2004

27 “Como modificarmos as estruturas simbólicas e reais sobre as quais construímos nossa inserção social, nossa intervenção cotidiana no mundo e nossa ação no espaço escolar que povoamos? Seguramente, não há receitas ou metodologias milagrosas para isto. Esta é uma operação complexa, permanente, coletiva, cotidiana que precisa ser realizada como esforço reflexivo sobre a vida e seu sentido na direção do reencantamento e da desburocratização do mundo.” Jaqueline Moll

28 “Temos o direito de sermos iguais quando a diferença nos inferioriza.
Temos o direito de sermos diferentes quando a igualdade nos descaracteriza.” Boaventura de Sousa Santos

29 Significa ser estranho.
“Ser autista não significa não ser humano. Significa ser estranho. Significa que o que é normal para outras pessoas não é normal para mim, e o que é normal para mim não é normal para outros. De alguma forma eu estou terrivelmente mal equipado para sobreviver neste mundo, como um extra-terrestre abandonado sem um manual de instruções”. Sinclair

30 OBRIGADA PELA ATENÇÃO!

31 Vivian Missaglia profa.vivian.missaglia@gmail.com (51) 9187-7801
Bacharel em Ciências Especialista em Toxicologia Mestre em Pediatria Especialista em Educação Especial e Educação Inclusiva Professora universitária e Pesquisadora em Saúde, Educação e Inclusão Assessora e Consultora em Transtornos Globais do Desenvolvimento/ Autismo


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