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Economia I Unidade 02 . A teoria do consumidor – 1:

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1 Economia I Unidade 02 . A teoria do consumidor – 1:
. As preferências do consumidor . Conceito de utilidade . A restrição orçamental . A taxa marginal de substituição . O excedente do consumidor Economia I Lic Contabilidade

2 . Como se representam as preferências do consumidor?
CONCEITOS DA UNIDADE 01: . Como se representam as preferências do consumidor? . O que é utilidade de um bem e como se representa? . O que é restrição orçamental? . O que é taxa marginal de substituição? . O que é excedente do consumidor? Economia I Lic Contabilidade

3 TEORIA DO CONSUMIDOR Algumas aplicações práticas:
Serve de guia para a elaboração e interpretação de pesquisas de mercado, sobretudo, aquelas relacionadas com o lançamento de um novo produto cuja procura potencial é desconhecida; Economia I Lic Contabilidade

4 TEORIA DO CONSUMIDOR Fornece métodos para se comparar a eficácia de diferentes políticas de incentivos ao consumidor; Fornece alguns elementos necessários à avaliação da eficiência dos sistemas económicos Economia I Lic Contabilidade

5 COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR
A PERSONALIDADE Cada indivíduo possui características que o diferenciam dos outros e que definem a sua forma de se comportar. Vemos anúncios publicitários que salientam certos traços de personalidade como a independência, a liderança, a sociabilidade, a ambição, a sofisticação e outros que projectam a personalidade de pessoas com êxito. Em muitos casos, o consumidor sente-se reflectido nesse tipo de personalidade, no entanto, o que se pretende é que o consumidor projecte no produto ou serviço anunciado o traço de personalidade desejado. Economia I Lic Contabilidade

6 COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR
Muitos estudos puseram em evidência a relação que existe entre a imagem que um consumidor tem de si mesmo e os produtos que compra. Por exemplo, as marcas de tabaco, de cerveja, de carros ou de roupa que se preferem, são aquelas em que o perfil se parece com a nossa própria imagem. Existe uma relação entre a compra e a percepção, possivelmente idealizada, que o indivíduo sustenta a sua personalidade. Existem muitos conceitos de si mesmo: o que se acredita ser, o que se queria ser, o que se pode ser aos olhos dos outros, e o que queríamos ser para os outros. Economia I Lic Contabilidade

7 COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR
A diferença entre o ser real e o ideal pode gerar uma compra compensável. Os indivíduos tentam conseguir a sua personalidade ideal mediante o uso ou consumo de certos produtos ou serviços que se aproximam da imagem de si mesmos que pretendem projectar. Alguns objectos vêm a ser como que uma extensão do próprio ser, ou seja, para uma pessoa, adquirir certos bens incita-os a dar aos objectos um valor superior ao que realmente têm. Como consequência, este valor faz com que haja grandes diferenças de preço entre certos produtos de distintas marcas. Economia I Lic Contabilidade

8 COMPORTAMENTO CONSUMIDOR
Não obstante as características diferentes de cada indivíduo e que se traduz em diferentes satisfações, existe uma base racional na decisão que é objecto de estudo da economia no que respeita ao comportamento do consumidor Economia I Lic Contabilidade

9 VALOR-UTILIDADE “As pessoas procuram mercadorias porque seu consumo lhes traz algum tipo de prazer ou satisfação, que podem ser medidos em utilidade.” Economia I Lic Contabilidade

10 Every consumer prefers
More is Better These points have more bread or wine or both. Every consumer prefers them to A Bread ? A Worse than A for all. ? Wine Point, A, in Bread-Wine space is a bundle

11 VARIAÇÃO DA UTILIDADE TOTAL DE ACORDO COM O CONSUMO
Economia I Lic Contabilidade

12 VARIAÇÃO DA UTILIDADE MARGINAL CONFORME A QUANTIDADE CONSUMIDA
Economia I Lic Contabilidade

13 Cálculo da utilidade marginal
Quantidade Utilidade 1 2 4 3 6 8 5 10 12 7 14 Economia I Lic Contabilidade

14 Qual a utilidade marginal da primeira unidade consumida do bem?
A utilidade marginal é a Utilidade de consumir uma unidade Utilidade de consumir nenhuma unidade 0 Utilidade marginal Economia I Lic Contabilidade

15 Qual a utilidade marginal da sexta unidade consumida do bem?
Utilidade de consumir seis unidades 12 Utilidade de consumir cinco unidades 10 Utilidade marginal Economia I Lic Contabilidade

16 Neste exemplo A utilidade marginal de qualquer unidade de bem é sempre 2. Isto significa que independentemente da quantidade já consumida a utilidade adicional de mais uma unidade é constante Economia I Lic Contabilidade

17 Mas… Pensemos no caso de quando tem sede
O primeiro copo de água traz um grande aumento de satisfação O segundo copo de água traz um aumento menor Economia I Lic Contabilidade

18 Utilidade marginal decrescente
Quantidade Utilidade 1 2 3,5 3 4,5 4 5,3 5 6 6,5 7 6,8 Economia I Lic Contabilidade

19 Utilidade marginal decrescente
Unidade consumida Utilidade Marginal 1 2 1,5 3 4 0,8 5 0,7 6 0,5 7 0,3 Economia I Lic Contabilidade

20 LEI DA UTILIDADE DECRESCENTE
TEORIA DO CONSUMIDOR LEI DA UTILIDADE DECRESCENTE “Na medida em que aumenta o consumo de uma mercadoria, a Utilidade Marginal dessa mercadoria diminui.” Economia I Lic Contabilidade

21 TEORIA DO CONSUMIDOR Economia I Lic Contabilidade

22 TEORIA DO CONSUMIDOR Economia I Lic Contabilidade

23 Consumo mais do que um bem
A pessoa consome um cabaz de bens Um cabaz é por exemplo – 3 laranjas, 2 maçãs, 4 bananas, … Como é que o consumidor escolhe a quantidade de cada bem? Economia I Lic Contabilidade

24 Façamos uma análise custo benefício – ex. mais uma unidade de laranja
Utilidade Marginal laranja Custo Para comprar mais uma unidade de laranja despende o preço da laranja. Logo terá que consumir menos de outro bem, por ex. maçãs. Economia I Lic Contabilidade

25 No equilíbrio U marginal laranja = P laranja/ P maçã x U marginal maçã
U marginal laranja/ P laranja = U marginal maçã/ P maçã Economia I Lic Contabilidade

26 Demonstração Alternativa – gasto de uma unidade monetária em laranjas
Benefício Compra 1/ P laranja UM laranja/ P laranja Custo Deixa de comprar 1/ P maçã UM maçã/ P maçã Economia I Lic Contabilidade

27 No equilíbrio UM laranja/ P laranja = UM maçã/ P maçã
O consumidor atinge a utilidade máxima ou satisfação máxima quando se verifica a igualdade acima para qualquer conjunto de bens consumidos. UM bem 1/ P bem 1 = UM bem 2/ P bem 2 = UM bem 3/ P bem 3 = … Economia I Lic Contabilidade

28 Gasto Total < Rendimento
RESTRIÇÃO ORÇAMENTAL Gasto Total < Rendimento Px Qx + Py Qy < R Economia I Lic Contabilidade

29 A pessoa não pode despender mais do que o seu rendimento
A despesa não pode ultrapassar o rendimento Despesa = P bem1 X Q bem 1 + P bem2 X Q bem 2 + P bem3 X Q bem 3 + … Economia I Lic Contabilidade

30 LINHA DE RESTRIÇÃO ORÇAMENTAL
qaPa + qvPv = R B Y C .X D E F Economia I Lic Contabilidade

31 Factores que causam o deslocamento da Restrição Orçamental:
Preço de x Preço de y Rendimento Economia I Lic Contabilidade

32 RESTRIÇÃO ORÇAMENTAL Economia I Lic Contabilidade

33 CURVAS DE INDIFERENÇA “Representação gráfica de um cabaz de consumo indiferentes para o consumidor, ou seja, cabazes que trazem a mesma satisfação.” Economia I Lic Contabilidade

34 CURVAS INDIFERENÇA A Z .X B C D E .Y Economia I Lic Contabilidade

35 Propriedades. As curvas de indiferença têm inclinação descendente.
Quanto mais elevadas melhor Não se cruzam em relação a um mesmo bem.

36 A Demonstração c B b a W Qualquer ponto acima da curva de indiferença é melhor. Logo, b é preferìvel a a e c a a pois este ponto esta na mesma curva de indiferença de b.

37 Curvas de indiferença não se podem intersectar
Use more is better and transitivity to construct the proof B a c b W

38 Bens inferiores e normais
When income increases the quantity purchased of a normal good also increases. When income increases, the quantity purchased of an inferior good decreases B W

39 TAXA MARGINAL DE SUBSTITUIÇÃO
“A taxa marginal de substituição de uma mercadoria I indica o máximo que o consumidor estaria disposto a ceder da mercadoria I em troca da mercadoria II.” Economia I Lic Contabilidade

40 TAXA MARGINAL DE SUBSTITUIÇÃO
Economia I Lic Contabilidade

41 Tem sempre inclinação negativa;
CURVAS DE INDIFERENÇA Propriedades Quanto mais distantes da origem, representam cestas mais desejadas e vice-versa; Tem sempre inclinação negativa; Duas curvas de indiferença nunca se cruzam. Economia I Lic Contabilidade

42 EQUILÍBRIO DO CONSUMIDOR
Vestuário .C .B .E I3 .A I2 I1 Io Alimentação Economia I Lic Contabilidade

43 EXCEDENTE DO CONSUMIDOR
Excedente do consumo No equilíbrio p = $ 1,50 Economia I Lic Contabilidade

44 0 qo quantidade consumida
EXCEDENTE DO CONSUMIDOR Preço marginal de reserva po qo quantidade consumida Economia I Lic Contabilidade

45 EQUILÍBRIO DO CONSUMIDOR
EXCEDENTE DO CONSUMIDOR EQUILÍBRIO DO CONSUMIDOR Quantidade consumida para a qual Preço Mg de Reserva = Preço de Mercado Economia I Lic Contabilidade

46 EXCEDENTE DO CONSUMIDOR
Economia I Lic Contabilidade

47 CONCLUSÃO As prefererências do consumidor traduzem-se numa ordem de preferências e numa utilidade associada ao consumo de cada bem. A teoria do consumidor procura observar as condições de equilíbrio, onde o preço tem importância determinante. Direitos e deveres do consumidor são realidades com sentido nos nossos dias, em que os consumidores passaram a ganhar protecção contra os abusos sofridos, tornando-se uma preocupação social, principalmente nos países da América e da Europa Ocidental , que se destacaram por serem pioneiros na criação de Órgãos de defesa do consumidor Economia I Lic Contabilidade


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