A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

08-11-2013Economia I Lic Contabilidade 1. A teoria do consumidor – 2:. Elasticidade preço-quantidade procurada. Efeito rendimento e substituição. A escolha.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "08-11-2013Economia I Lic Contabilidade 1. A teoria do consumidor – 2:. Elasticidade preço-quantidade procurada. Efeito rendimento e substituição. A escolha."— Transcrição da apresentação:

1 Economia I Lic Contabilidade 1. A teoria do consumidor – 2:. Elasticidade preço-quantidade procurada. Efeito rendimento e substituição. A escolha intertemporal. A incerteza na decisão. Os direitos do consumidor perante a incerteza

2 Economia I Lic Contabilidade 2 CONCEITOS DA UNIDADE 3:. O que é elasticidade?. O que significa efeito rendimento e efeito substituição? O que é uma escolha intertemporal?. O que é uma decisão em ambiente de completa informação?. O que é uma decisão em ambiente de incerteza?. O que significa risco?. O que significa propensão ao risco?

3 ELASTICIDADE PREÇO-PROCURA Indica-nos a relação entre a variação de preço e a variação da quantidade procurada. Por exemplo: Se o preço aumentar 20% e a quantidade procurada diminuir 20%, então a elasticidade é igual a (-) 1. Se o preço aumentar 20% e a quantidade procurada diminuir 10%, então a elasticidade é igual a (-) 0,5. A sensibilidade do consumidor aos preços é menor (talvez porque precise mais desse bem). Se o preço aumentar 20% e a quantidade procurada diminuir 40%, então a elasticidade é igual a (-) 2. A sensibilidade do consumidor aos preços é maior (talvez porque não precise tanto desse bem) Economia I Lic Contabilidade 3

4 Elasticidade-Preço da procura e a Despesa Total Economia I Lic Contabilidade Área comum Procura elástica Diminuição no preçoDespesa aumenta Aumento no preçoDespesa diminui quantidade PreçoPreço

5 Elasticidade-Preço da procura e a despesaTotal Economia I Lic Contabilidade 5 procura inelástica Diminuição no preçoDespesa diminui Aumento no preçoDespesa aumenta Área comum quantidade PreçoPreço

6 Elasticidade e despesa total No ponto M, a curva de procura tem elasticidade unitária. M é o ponto médio da curva de procura que neste caso é linear. Acima de M a procura é elastica,o total da despesa cai logo que o preço suba. Abaixo de M a procura é inelástica. Deste modo a despesa total baixa assim que o preço baixar. A despesa total encontra-se maximizada no ponto M, onde a elasticidade é = Economia I Lic Contabilidade 6 Price Quantity M Elasticity = 1: Total expenditure is at a maximum Elasticity > 1: Price reduction increases total expenditure; price increase reduces it. Elasticity < 1: Price reduction reduces total expenditure; price increase increases it.

7 Casos Especiais de Elasticidade Curva de procura infinitamente Elástica Economia I Lic Contabilidade quantidade 5080 PreçoPreço Ed=

8 Casos Especiais de Elasticidade Curva de procura Perfeitamente Inelástica Economia I Lic Contabilidade 8 PreçoPreço quantidade Ed=

9 Outras elasticidades da procura Elasticidade rendimento - procura Mede a sensibilidade da procura a mudanças no rendimento. Er = % quantidade proc/ % no rendim Economia I Lic Contabilidade 9

10 Bem normal e superior Er>1 – a elasticidade-rendimento é positiva, uma variação positiva no rendimento aumenta a sua procura. Bem normal e necessário 0

11 Outras Elasticidades da procura Elasticidade-Preço Cruzada da procura A elasticidade cruzada da procura de um determinado produto mede o grau de sensibilidade da procura em relação ao preço de outro produto. Exy= % quantidade proc do bem x/ % no preço do bem Y Economia I Lic Contabilidade 11

12 Bem substituto Quando a elasticidade cruzada é positiva Bem complementar Quando a elasticidade cruzada é negativa Bem independente Quando a elasticidade cruzada é nula Economia I Lic Contabilidade 12

13 Classificação de bens Economia I Lic Contabilidade 13 Bens Elasticidade-Rendimento Frutas 1,99 Computador1,71 Cigarros0,42 Pão-0,42 Batatas-0,81

14 Economia I Lic Contabilidade 14 Mudança no Preço do bem Mudança na quantidade procurada do bem Elasticidade- preço cruzada Coca-colaPepsi-cola0,80 ManteigaMargarina0,81 AlimentosEntretenimento-0,72

15 Bens inferiores e bens normais Se o rendimento aumentar a quantidade comprada de um bem normal também aumenta. Se o rendimento aumentar a quantidade comprada de um bem inferior diminui Economia I Lic Contabilidade 15 B W

16 Efeito rendimento e de substituição Quando o preço de um bem sobe (ou desce) há um efeito de substituição nas quantidades consumidas. Por sua vez, a variação de preços também se traduz numa variação do rendimento real. Dois efeitos poderão surgir em conjunto: de substituição e de rendimento Economia I Lic Contabilidade 16

17 Economia I Lic Contabilidade 17

18 Efeito rendimento Efeito de uma diminuição de rendimento Inicialmente é consumido no ponto J, que corresponde ao ponto B da curva de procura D 0 O efeito de uma alteração do rendimento na quantidade d eum bem consumido designa-se por efeito rendimento Economia I Lic Contabilidade 18

19 Efeito rendimento O rendimento diminui e a restrição orçamental desloca-se para a esquerda Economia I Lic Contabilidade 19 –Então a procura por DVD diminui, traduzido na deslocação da curva de procura para a esquerda também.

20 Economia I Lic Contabilidade 20

21 Efeito de substituição O efeito de substituição é o efeito que uma alteração no preço tem na quantidade consumida, quando o consumidor fica indiferente entre a situação original e a nova situação Economia I Lic Contabilidade 21

22 Efeito de substituição Economia I Lic Contabilidade 22

23 Economia I Lic Contabilidade 23

24 Efeito de substituição e rendimento Vamos dividir o movimento de C para J em duas partes. A primeira parte é o efeito de substituição e a segunda parte o efeito de rendimento Economia I Lic Contabilidade 24

25 Efeito de substituição e rendimento Inicialmente o indivíduo possui um rendimento de $30, o preço do DVD é de $6, e ele consome no ponto C. O preço do DVD baixa $6 para $3 e o seu orçamento tem uma rotação para a direita O ponto J traduz a melhor combinação Economia I Lic Contabilidade 25

26 Efeito de substituição e rendimento Economia I Lic Contabilidade 26

27 Efeito de substituição e rendimento Economia I Lic Contabilidade 27

28 Efeito de substituição e rendimento O efeito de substituição isolado dá ao indivíduo uma alteração nas quantidades consumidas não obstante se situar na mesma curva de indiferença. O indivíduo voltou a sua curva d eindiferença original mas com um preço mais baixo de DVD e o seu melhor ponto passa a ser o ponto K. O efeito de substituição é a passagem do ponto C para K Economia I Lic Contabilidade 28

29 Efeito de substituição e rendimento Economia I Lic Contabilidade 29

30 Economia I Lic Contabilidade 30

31 Efeito de substituição e rendimento A direcção do efeito de substituição nunca varia: Uma descida de preços provoca um aumento da quantidade comprada. O efeito de substituição é a primeira razão da curva de procura ser descendente Economia I Lic Contabilidade 31

32 Economia I Lic Contabilidade 32

33 Efeito de substituição e rendimento Isolando o efeito de rendimento, colocamos o rendimento do indivíduo na sua situação original Economia I Lic Contabilidade 33 –O indivíduo voltou a sua curva de indiferença I 2 e o seu melhor ponto é o J. –A passagem de K para J desiga-se por efeito rendimento.

34 Economia I Lic Contabilidade 34

35 Preferências intertemporais Economia I Lic Contabilidade 35 Consumption Today (t=0) Future Consumption (t=1) U3U3 U2U2 U1U1

36 Consumo contingente O consumo não é certo Dependendo do estado da natureza (da contingência), o consumo é diferente O consumidor enfrenta uma distribuição de probabilidade Teoria do consumidor normal: Consumidores escolhem cabazes de bens Teoria do Escolha sob Incerteza: Consumidores escolhem mediante probabilidades de obtenção Economia I Lic Contabilidade 36

37 Aversão ao risco, exemplo… Suponha que a um agente económico é dada a escolha de uma das seguintes hipóteses: Escollha 1: obter certo $1,000,000 Esolha 2: Mandar uma moeda ao ar Se sair cara, ganhar $3,000,000 Se sair coroa, não ganhar nada Cálculo da utilidade esperada: EU(escolha1) = $1,000,000 EU(escolha2) = 0.5 * $ * $3,000,000 = $1,500,000 Porque muita gente prefere a escolha 1? Economia I Lic Contabilidade 37

38 Aversão ao risco Economia I Lic Contabilidade 38 Utild $ u(·)u(·) ½u(0) + ½u(10.000) Utilidade média u(5.000) = utilidade da média

39 Propensão ao risco Economia I Lic Contabilidade 39 Utild $ u(·)u(·) ½u(0) + ½u(10.000) Utilidade média u(5.000) = utilidade da média Função de Bernoulli

40 Neutralidade ao risco Economia I Lic Contabilidade 40 Utilid $ u(·)u(·) ½u(0) + ½u(10.000) u(5.000) =

41 Direito dos consumidores em incerteza Exemplos: Os produtos geneticamente modificados e os direitos do consumidor DIREITO À SEGURANÇA ou proteção contra a comercialização dos produtos perigosos à saúde e à vida. Esse direito motivou diversas leis de proteção ao consumidor, pois antecipadamente se sabe que ele não tem condições de se prevenir dos problemas só detectáveis por análises laboratoriais. DIREITO À SEGURANÇA ou proteção contra a comercialização dos produtos perigosos à saúde e à vida. Esse direito motivou diversas leis de proteção ao consumidor, pois antecipadamente se sabe que ele não tem condições de prevenir-se dos problemas só detectáveis por análises laboratoriais. DIREITO À SEGURANÇA ou proteção contra a comercialização dos produtos perigosos à saúde e à vida. Esse direito motivou diversas leis de proteção ao consumidor, pois antecipadamente se sabe que ele não tem condições de prevenir-se dos problemas só detectáveis por análises laboratoriais Economia I Lic Contabilidade 41

42 Direito dos consumidores em incerteza DIREITO À INFORMAÇÃO, compreendendo os aspectos generais da propaganda e a necessidade das informações para efetuar uma boa compra, sobre o próprio produto e sua melhor utilização. DIREITO À OPÇÃO, referindo-se aos monopólios e às leis antitrusts. Enquanto no século passado se tentou proteger um concorrente contra o outro, particularmente, o pequeno contra o grande, no século XX se passou a entender a concorrência e a competitividade como factores favoráveis ao consumidor, incentivando-se, assim, o maior número de fornecedores Economia I Lic Contabilidade 42

43 Conclusão A elasticidade preço - procura mostra-nos a sensibilidade do consumidor a uma variação de preços. Uma mudança de preços dos bens provoca um efeito de substituição das quantidades consumidas e do rendimento. A incerteza introduz-nos o conceito de utilidade esperada e o risco. Em incerteza os consumidores estão mais vulneráveis a situações de risco e coloca a necessidade de protecção Economia I Lic Contabilidade 43


Carregar ppt "08-11-2013Economia I Lic Contabilidade 1. A teoria do consumidor – 2:. Elasticidade preço-quantidade procurada. Efeito rendimento e substituição. A escolha."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google