A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

DISCIPLINA: Introdução à Computação

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "DISCIPLINA: Introdução à Computação"— Transcrição da apresentação:

1 DISCIPLINA: Introdução à Computação
Desenvolvimento de Software Cynara Carvalho

2 O que é software? Programas de computador
Ferramentas (mecanismos) pelas quais: exploramos os recursos do hardware. executamos determinadas tarefas resolvemos problemas. interagimos com a máquina. tornamos o computador operacional.

3 Software x Engenharia Software Como Construir? ENGENHARIA DE SOFTWARE
+ + Programas Documentação Dados Simplesmente “FAZER” ENGENHARIA DE SOFTWARE OU 3

4 Engenharia de Software
É a utilização de sólidos princípios de ENGENHARIA a fim de se obter SOFTWARE de maneira ECÔNOMICA que seja CONFIÁVEL e que trabalhe EFICIENTEMENTE em máquinas reais.

5 Processo de desenvolvimento de software
Elementos fundamentais Métodos Ferramentas Procedimentos Métodos Procedimentos Resultados Ferramentas

6 Processo de desenvolvimento de software
Métodos e Técnicas: como fazer - Combinar métodos para as fases de desenvolvimento. - Técnicas para assegurar qualidade. Metodologias: como aplicar Ferramentas: Automatizam os métodos, dão apoio à utilização dos mesmos. CASE => (Computer-Aided Software Engineering): Ferramentas integradas para desenvolver software.

7 Ciclo de Vida do software
O ciclo de vida de um software designa todas as etapas do desenvolvimento de um software, da sua concepção ao seu desaparecimento

8 Fases do ciclo de vida de um software
Concepção – nascimento do software; Construção – análise e programação; Implantação – testes e disponibilização aos usuários; Implementação – ajustes após a implantação; Maturidade – utilização plena; Declínio – dificuldade de uso; Manutenção – tentativa de sobrevivência (ajustes e melhorias)e, Morte – parada definitiva do uso

9 Ciclo de Desenvolvimento de software
Ciclo de vida de Desenvolvimento de Software Análise de Requisitos Projeto implementação Teste implantação 9 9

10 Etapas de desenvolvimento de software
Estudo inicial ( estudo de viabilidade ou levantamento de requisitos); Análise; Projeto; Implementação; Teste; Documentação e, Instalação.

11 Estudo Inicial Engloba basicamente as requisições/ necessidades do usuário. Técnicas utilizadas - entrevista - cenários

12 Análise A análise visa transformar as informações obtidas no estudo inicial em uma especificação estruturada das necessidades do usuário. Métodos – análise estruturada e análise Orientada a Objetos. UML Técnica utilizada - Protótipo

13 Projeto A atividade de projeto determina as tarefas (provenientes da especificação) que cada pessoa envolvida no desenvolvimento deverá executar.

14 Implementação Refere-se à codificação e a integração de todas as funcionalidades requisitadas pelo usuário e registradas no documento de especificação do sistema.

15 Teste Após a codificação, cada módulo será testado individualmente, bem como sua integração com o sistema. Plano de teste - erros, - desempenho.

16 Documentação Nesta fase serão gerados os documentos do sistema( manual de instalação e manual do usuário, etc.)descrevendo detalhadamente todas as suas funcionalidades e como o usuário deverá interagir com o mesmo.

17 Instalação A atividade de instalação envolve a entrega da documentação (manuais) e do sistema, propriamente dito

18 Caso de uso Software para compras de camisetas pelo celular.

19 ESTUDO INICIAL ENTREVISTA

20 REQUISITOS PRINCIPAIS DO SISTEMA
Requisitos funcionais [RFE01] Identificar cliente [RFE02] Exibir dados do cliente [RFE03] Mostrar logomarca da empresa RFE04] Visualizar produto - [RFD05] Disponibilizar consulta por temas das estampas das camisetas [RFD06] Escolher produto [RFD07] Carrinho de compras [RFD08] Informar dados do produto [RFD09] efetuar pedido [RFD10] Escolher forma de pagamento [RFD11] Finalizar pedido [RFD12] Efetuar troca do produto na hora da compra [RFD13] Cancelar pedido [RFD14] Sincronização com o sistema web.

21 Pedido efetuado com sucesso!
PROTOTIPAÇÃO Login senha logomarca sair OK Bem Vindo a CAMISETECA Nome do cliente, cidade, Voltar Exibir Temas Musicais Imagem 1 preço Imagem 2 preço Imagem 3 preço Voltar sexo Data:__/__/__ Quantidade Tamanho P M G GG Voltar carrinho Carrinho de Compras Data: Sexo qtd valor Voltar pagamento Escolher Forma de Pgto Cartão de Crédito Cartão de Débito Boleto Voltar comprar Pedido efetuado Nome do cliente Dados da compra Máster, hiper,visa: n. do cartão n. cod segurança Cancelar Finalizar TEMAS Musicais Clássico Cinema/TV feminino Masculino Pedido efetuado com sucesso! PEDIDO N. 000 RFE02 RFE01 RFD05 RFD06 RFD08 RFD07 RFD10 RFD09 RFD11 RFD13 RFD12 RFE03

22 DIAGRAMA DE CASO DE USO

23 DIAGRAMA DE ATIVIDADE

24 PROTÓTIPO FUNCIONAL

25 Desenvolvimento de software
Desenvolver software é um processo complexo; Sucesso depende de pessoas, de processos e ferramentas.


Carregar ppt "DISCIPLINA: Introdução à Computação"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google