A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

MODO DE VIDA? JEITO DE PENSAR? SENTIR-SE PARTE DE UMA ORGANIZAÇÃO?

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "MODO DE VIDA? JEITO DE PENSAR? SENTIR-SE PARTE DE UMA ORGANIZAÇÃO?"— Transcrição da apresentação:

1 MODO DE VIDA? JEITO DE PENSAR? SENTIR-SE PARTE DE UMA ORGANIZAÇÃO?
O SER TRADICIONALISTA MODO DE VIDA? JEITO DE PENSAR? SENTIR-SE PARTE DE UMA ORGANIZAÇÃO?

2 NATIVISMO Nativismo é a qualidade do nativista. É aquele que é contrário, que é infenso a estrangeiros. Tudo o que é próprio do lugar de nascimento, que é ingênito, natural, não adquirido. Em filosofia, nativismo é a teoria das idéias inatas, independentes da experiência.

3 TRADICIONALISMO “Tradicionalismo é o movimento popular que visa auxiliar o Estado na consecução do bem-coletivo, através de ações que o povo pratica (mesmo que não se aperceba de tal finalidade) com o fim de reforçar o núcleo de sua cultura; graças ao que a sociedade adquire maior solidez e o individuo adquire maior tranqüilidade na vida em comum”. Luiz Carlos Barbosa Lessa

4 CARACTERÍSTICAS DO TRADICIONALISMO GAÚCHO
Organismo social (entidade organizada); Sentimento nativista (amor a terra); Expressão cívica (cidadania); Cunho cultural (herança social); Natureza literária (ideologia escrita); Manifestação artística (todas as artes); Foco no folclore (cultura espontânea).

5 REGIONALISMO Regionalismo é tudo aquilo que diz respeito a uma região, termo, locução ou costumes próprios daqueles que vivem nessa região. E Regionalista é aquele que defende os interesses regionais.

6 TRADIÇÃO – NATIVISMO - TRADICIONALISMO
Tradição e Nativismo podem andar com uma única pessoa. Existem no singular. Tradicionalismo, não: é obrigatoriamente associativo, coletivo. Tradicionalismo é um movimento cívico-cultural. É a tradição em marcha, resgatando valores que são válidos não por serem antigos, mas por serem eternos, exatamente os valores que trouxeram o Rio Grande e o gaúcho do passado para o presente, projetando-o no futuro”. Antonio Augusto Fagundes

7 O TRADICIONALISTA O tradicionalista é o militante do tradicionalismo na defesa da tradição gaúcha, que apresenta, entre outras, os seguintes valores básicos: o espírito associativo, o nativismo, o respeito a palavra dada, a defesa da honra, a coragem, o cavalheirismo, a conduta ética, o amor a liberdade, o sentimento de igualdade, a politização e o senso de modernidade. Jarbas Lima, in “O sentido e o alcance social do tradicionalismo”).

8 REFLEXÃO Espírito associativo Nativismo Respeito a palavra dada
Defesa da honra Coragem

9 Cavalheirismo Conduta ética Amor a liberdade Sentimento de igualdade Politização Senso de modernidade.

10 EM RESUMO Nativismo: sentimento; amor à terra.
Tradição: ato de transmissão da cultura, de uma geração à outra. Tradicionalismo: sistema organizado para culto e preservação da tradição. Tradicionalista: voluntário engajado. Regionalismo: referente a uma região.

11 MTG e/ou CBTG como associação: Congregar as entidades filiadas;
Defender os interesses das entidades filiadas; Promoção de eventos de integração e interação; Regulação das atividades tradicionalistas. como organismo social: Defesa da identidade sócio-cultural (ideologia) Auxiliar o Estado na solução de problemas fundamentais e na conquista do bem coletivo.

12 PODER E AUTORIDADE PAPEL DO LÍDER

13 PODER – capacidade de forçar ou coagir alguém a fazer sua vontade, por causa da sua posição ou força. AUTORIDADE – habilidade de levar as pessoas realizarem de “boa vontade” o que queremos, por causa de nossa influência pessoal Autoridade = Habilidade

14 QUALIDADES DE QUEM EXERCE AUTORIDADE (O LÍDER):
Honestidade, confiabilidade Exemplo Cuidado Pessoal Compromisso com a causa Bom ouvinte Conquista a confiança das pessoas Trata os outros com respeito Encoraja os colaboradores Atitude positiva e entusiástica Gosta de “estar” com pessoas

15 HIERARQUIA É a ordem de funções ocupadas dentro de um grupo organizado
Confere competências para tomada de decisões Gera responsabilidade pelos acertos e pelos erros É exercida na plenitude ou resulta em fracasso: não existe vácuo de poder nas estruturas hierarquizadas.

16 SOMOS NÓS! O GAÚCHO DE HOJE Quem é?
É o homem resultante da MISCIGENAÇÃO CULTURAL ocorrida na Pampa, com contribuição do Índio, do Espanhol, do Português, do Mestiço Brasileiro, do Negro, do Alemão, do Italiano, do Polonês, e outras etnias menos expressivas. SOMOS NÓS!

17 GAÚCHOS OU SUL-RIO-GRANDENSES?
Ser gaúcho é uma opção cultural. É um jeito de encarar a vida. É compromisso com valores crenças e princípios cristalizados ao longo de 300 anos de história. Sul-rio-grandense é aquele que nasce no Rio Grande do Sul. Nascer sul-rio-grandense é contingência, ser gaúcho é escolha.

18 Não somos responsáveis somente por aquilo que fazemos, mas também por aquilo que deixamos de fazer!

19 Manoelito Carlos Savaris
Presidente do IGTF


Carregar ppt "MODO DE VIDA? JEITO DE PENSAR? SENTIR-SE PARTE DE UMA ORGANIZAÇÃO?"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google