Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
1
Projeto de Atendimento ao Aluno
Leitura Crítica Primeiro Encontro
2
O que é ler? Decifrar? Discutir? Encontrar sentidos?
Atribuir sentidos? Dar sonoridade às letras?
3
O que é necessário para ler?
Ser alfabetizado? Ter concentração? Comprar livros, jornais, revistas? Ter boa visão? Ter boa memória? Ter uma boa voz?
4
Existe leitura crítica? E leitura “não crítica” ou acrítica?
O que e como são uma e outra? Tente ler as imagens na tela!
5
O que é ler? Para Cagliari (1989): ler é uma atividade fundamental, desenvolvida pela escola para a formação dos alunos. Para este autor, a maior parcela de nossos conhecimentos é conseguida por meio da leitura.
6
Para Frank Smith (1981): leitura é um processo no qual o leitor participa com sua capacidade não só de decifrar sinais, mas de dar sentido a eles, compreendê-los.
7
Para Ezequiel Theodoro da Silva (1981): ler é via de acesso à participação do homem nas sociedades letradas, na medida em que permite a entrada e a participação no mundo da escrita.
8
Para Isabel Solé (1998): ler significa aprender a se considerar competente para a realização das tarefas de leitura e a sentir a experiência emocional gratificante da aprendizagem.
9
Segundo Bamberger (1987): “o aprimoramento da capacidade de ler também redunda na capacidade de aprender como um todo.”
10
Leitura e Ensino Superior
O ato de ler – na universidade – pode ser visto como condição para a formação da consciência crítica, uma vez que o documento escrito deixa de ser o simples instrumento de produção para ser veiculador da tradução histórica e cultural, do passado e do presente.
11
Na universidade, a educação deve ser propulsora do desenvolvimento
Na universidade, a educação deve ser propulsora do desenvolvimento. Para tanto, ela deve superar a mera reprodução e repasse de conhecimento e buscar novas alternativas que abram espaço para o novo. É preciso estimular o “aprender a aprender”
12
O domínio da capacidade de ler é condição para se efetivar a metodologia do aprender a aprender. O aluno que aprende a aprender é aquele que é leitor. O leitor que aprende a aprender é aquele que, primeiro domina uma técnica de leitura. Tem diante do texto uma posição de aprendizagem e de pesquisador. Tem diante do texto uma postura de analista, crítico, teórico e filósofo.
13
Assim, dominar a leitura conduz o aluno a uma atitude ativa, dinâmica e crítica em relação ao conhecimento. O ato de ler e aprender são duas realidades muito próximas, portanto indissociáveis, interferindo-se mutuamente.
14
Perfil do Leitor que Aprende a Aprender
1 – É interativo: desvenda, processa, age, faz funcionar; 2 – É cooperativo: constrói; 3 – É dialógico: combina, atribui sentidos, conversa com o texto, mobiliza conhecimentos.
15
4 – É aprendiz: permanente. E também pesquisador.
5 – É produtivo: institui-se no texto, forma e conforma. 6 – É leitor: protagonista do processo de ler.
16
Enfim: Vamos ler e conversar....
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.