A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Reunião Geral Minha escola está preparada para receber novos alunos?

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Reunião Geral Minha escola está preparada para receber novos alunos?"— Transcrição da apresentação:

1 Reunião Geral 2011 Minha escola está preparada para receber novos alunos?

2 V. Subsídios para o ciclo de integração
Roteiro de trabalho Introdução do tema: Reflexão sobre a situação sociocultural atual. II. Case III. Procedimentos: Conhecendo a família IV. Estratégias: Social Pedagógica V. Subsídios para o ciclo de integração

3 SUA ESCOLA ESTÁ PREPARADA PARA O NOVO CONTEXTO SOCIAL QUE SE DESENHA?

4 Estes são dados da nova classe média brasileira.
19,5 milhões de jovens Renda anual total de R$96,6 bilhões 46% da Renda do Brasil Crescimento constante até % dos usuários de Internet Fontes: FGV-CJEE/RJ – SEE – IBOPE - IBGE Estes são dados da nova classe média brasileira. Sua escola está preparada para recebê-la e fidelizá-la?

5 Case A estudante Karoline Machado, 13 anos, não consegue esconder sua ansiedade. Depois de cursar quase todo o ensino fundamental na rede pública, onde era a capitã da equipe de voleibol, vai viver uma experiência nova a partir de fevereiro, em uma escola particular. A transição tem mobilizado a família. Preocupados com o futuro da filha, os pais se preparam para, ao longo de 2011, desembolsar R$ 600,00 em mensalidades – 15% da renda da casa. Iniciadas as aulas, a ansiedade de Karoline foi substituída por frustrações: os colegas de classe possuíam objetos escolares diferenciados; os professores apenas perguntaram seu nome e pareciam não ter conhecimento de sua história escolar; em muitas matérias, os professores “falavam grego”: ela não entendia nada. Em casa, estabeleceu-se a crise: Karoline não queria voltar à escola e seus pais consideravam essa escola como uma conquista familiar.

6 Procedimentos Sugeridos

7 Conhecendo a família Por quê? Registro de Informações
Conhecer os interesses da nova clientela Detectar possíveis dificuldades Interpessoal/intrapessoal Pedagógica Familiar Registro de Informações Família Aluno

8 Roteiro para registro Motivos da mudança Escolha da escola
Família Motivos da mudança Escolha da escola Expectativas com relação à escola Atividades extra escola Acompanhamento da vida escolar Material didático que era utilizado Se o aluno é portador de necessidade especial Em quais escolas o aluno estudou

9 Roteiro Para Registro Aluno Entrevista Avaliação Diagnóstica
Motivos da mudança Nível de aceitação do aluno Relacionamento Professores / Colegas Disciplinas Preferências / Dificuldades Rotina de estudos Lazer Habilidades do aluno (no que ele se acha bom) Avaliação Diagnóstica Prova Anglo Brasil / Simulados (2º bimestre)

10 Roteiro de Aplicação Quem? Quando? Coordenador Pedagógico Diretor
Orientador Educacional Coordenador Pedagógico Diretor Quando? Ao longo do processo de matrícula e sistematizada antes da semana de planejamento

11 Importante Compartilhar com o corpo docente os dados relevantes
Não perder de vista os compromissos assumidos entre aluno, família e instituição escolar. FAMÍLIA ALUNO COMPROMISSO ESCOLA

12 Estratégias Sociais Criando vínculos com a família
Mostrar: Coerência Firmeza Estabilidade Como? Capacitar a equipe escolar Informar a família sobre eventos/atividades da escola Garantir que a família sinta-se à vontade para trazer suas dúvidas e/ou descontentamentos Resultado: Pais Seguros = Adaptação favorecida Fidelização garantida

13 Estratégias Sociais Criando vínculos com o aluno
Eleger um aluno da própria sala, como “padrinho”, para: Mostrar a escola Apresentar os funcionários e colegas Professor: receptividade e reciprocidade Inteirar-se do histórico do aluno: familiar/escolar Dirigir-se ao aluno sempre pelo nome Proporcionar conversa informal

14 Observação e Acompanhamento ( Escola e Família )
Atenção aos sinais: Perda de apetite ou sono Irritabilidade Isolamento Depressão

15 Compete ao Professor Refletir sobre sua prática docente:
Evitar ações de desrespeito Nas atividades em grupo, mesclar alunos novos com alunos antigos Não pular etapas pressupondo conhecimento Aproveitar os momentos para possíveis revisões Acompanhar as atividades extraclasse

16 Compete ao Coordenador
Planejar ações junto à equipe Supervisionar todas as ações e atividades desenvolvidas Recolher resultados, analisar e replanejar

17 Estratégias Pedagógicas Sugestões de atividades extraclasse
Apoio escolar - trabalhando os pré-requisitos Plantão de dúvidas Grupos de estudo monitorados normal especial Pelo próprio professor Por um aluno monitor Por um orientador

18 Ao longo do processo devolutivas
Avaliar o processo junto aos pais: Identificando pontos fracos e fortes • sociais e • pedagógicos Apresentando resultados Estabelecendo (com os pais e aluno) metas para a superação das possíveis fragilidades

19 Subsídios para o ciclo de integração Exemplo: Português
Base mínima de 7º ano para cursar o 8º ano Conteúdo Módulo Caderno Noções sobre verbos 5 1 Verbo: modos indicativo e subjuntivo 8 Verbo: modo imperativo e formas nominais 11 O predicado e seu núcleo 14 2 Variação linguística 24 Substantivo, verbo e palavras ligadas a eles 27 3 Os adjuntos da oração 30 Formação de palavras 45 4

20 “É preciso discutir a educação do ponto de vista mais amplo possível
“É preciso discutir a educação do ponto de vista mais amplo possível. É educação humanista, aberta, que dá visão de mundo, perspectivas para a realidade, consciência de si, consciência do entorno, consciência do outro”. Valor Econômico, 20/05/2011, SP


Carregar ppt "Reunião Geral Minha escola está preparada para receber novos alunos?"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google