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Distribuição.

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Apresentação em tema: "Distribuição."— Transcrição da apresentação:

1 Distribuição

2 AMBIENTE DE MARKETING Gerenciamento de Distribuição EMPRESA MERCADO
CONSUMIDOR INTERMEDIÁRIO CONCORRENTE FORNECEDOR PRODUÇÃO FINANÇAS COMERCIAL RH etc... ECONOMIA LEGISLAÇÃO TECNOLOGIA CULTURA POLÍTICA GOVERNO etc...

3 Variáveis Estratégicas do Marketing Mix, com
a Divisão da Distribuição em Canal e Componentes Logísticos Marketing Mix Estratégia de Produto Estratégia de Preço Estratégia de Promoção Estratégia de Distribuição Componentes Estratégicos do Canal Gerenciamento Logístico

4 Estratégias de Canais de Marketing ESTRATÉGIAS DE CANAIS DE MARKETING
O papel dos canais nos objetivos globais e no marketing mix Desenvolvi- mento e seleção de canais Gerencia- mento dos canais Avaliação dos Canais

5 Especificação de possíveis alternativas de canais
O Processo do Canal Análise dos Objetivos do Canal Análise do Ambiente e da Competitividade da empresa Análise dos Pontos Fortes Necessários para o Canal Especificação de possíveis alternativas de canais Avaliação das Alternativas Quantitativo Qualitativo Seleção do Canal

6 fluxo de distribuição, para que este seja amplamente atingido
O que são Canais ? São organizações externas a empresa que gerenciam o fluxo de distribuição, para que este seja amplamente atingido em seus objetivos.

7 O Papel da Distribuição e o seu efeito no Canal de Marketing
PRODUTORES CLIENTES Cobertura do Mercado Disponibilidade de Produtos Vendas Serviço à Clientes Disponibilidade de Estoques A realização de todos estes papéis Crédito e Financiamento Processo de Pedidos Variedade de Produtos Informações de Mercado Fornecimento na Quantidade necessária Suporte ao Cliente Suporte e Assistência Técnica ? Resultado Canais de Marketing mais eficientes

8 Terminologia usada nos Canais de Marketing
Intermediário cuja tarefa é aproximar compradores e vendedores. Não estoca bens, financia ou assume risco. Corretor Intermediário que auxilia o processo de distribuição, mas não assume a propriedade dos bens ou negocia o processo de compra ou de venda. Facilitador Representante de Fabricantes Empresa que representa e vende os bens de vários fabricantes. É contratada pelos fabricantes e não faz parte de sua forças de vendas internas. Intermediário que compra, assume a propriedade e revende mercadorias. Comerciante Empresa que vende bens ou serviços diretamente ao consumidor final para uso pessoal, não empresarial. Varejista Agente de Vendas Intermediário que procura clientes e negocia em nome de um fabricante, mas não assume a propriedade dos bens. Força de Vendas Grupo de pessoas contratado diretamente por uma empresa para vender seus produtos e serviços. Atacadista ( Distribuidor) Empresa que vende bens ou serviços comprados para revenda ou uso empresarial.

9 Por quê utilizar Canais ?
Dificuldade de Competição O Poder dos Distribuidores Redução de Custos Crescimento  Stress Tecnologia

10 Como um Distribuidor reduz o esforço do Produtor
1 P C P C 2 1 4 3 4 5 2 5 P C P I C 6 3 6 7 8 P C P C 9 (a) Número de contatos P x C = 3 x 3 = 9 (b) Número de contatos P + C = = 6 P = Produtor C = Consumidor I = Intermediário

11 Uma Estrutura de Canal Típica
para Bens de Consumo: Dois níveis Três níveis Quatro níveis Cinco níveis Produtor Produtor Produtor Produtor Agente Atacado `` Varejo Atacado Varejo Varejo Consumidor Consumidor Consumidor Consumidor

12 Canais de Marketing para Business to Business
Produtor V e n d a s D i r e t a s Rede de Distribuidores Marketing Direto Distribuidores Representantes Mala Direta Tele- marketing Licenciamento Marca Própria Varejo Corretores Cooperativa de Distribuidores Vendas On-line V CLIENTES

13 Tipos de Canais de Marketing
Distribuição Direta / Indireta Distribuição / Seletiva / Exclusiva

14 ATACADO Atacado Puro Agentes e Corretores
Filiais e escritórios de fabricantes / varejista Atacado diversificado

15 VAREJO Auto-Serviço Auto-Seleção Serviço limitado Serviço completo
Varejo sem Loja

16 Serviços : Agentes / Corretores
Business to Business DIRETA  Força de Vendas INDIRETA  Representantes  Distribuidores Industriais Serviços : Agentes / Corretores Varejistas de Serviços

17 O Papel dos Canais nos Objetivos Globais e no Marketing Mix da Empresa
Cinco diferentes fluxos de canal de marketing 1. Fluxo Físico Fornecedores Transpor- tadores Fabricante Transpor- tadores Interme- diários Transpor- tadores Clientes 2. Fluxo de Propriedade Fornecedores Fabricante Interme- diários Clientes 3. Fluxo de Pagamento Fornecedores Bancos Fabricante Bancos Interme- diários Bancos Clientes 4. Fluxo de Informação Fornecedores Transportadores, Bancos Fabricante Transportadores, Bancos Interme- diários Transportadores, Bancos Clientes 5. Fluxo de Promoção Fornecedores Agências Fabricante Agências Interme- diários Clientes

18 DINÂMICA DOS CANAIS Sistema de Canal Vertical
corporativo Sistema de Canal Vertical administrativo contratual Sistema de Canal Horizontal Sistema de Multicanais

19 Funções não claramente definidas
CONFLITO DE CANAIS Funções não claramente definidas Recursos escassos Diferenças de objetivos e expectativas Tomada de decisão unilateral Dificuldade de comunicação

20 ADMINISTRAÇÃO DE CONFLITOS
Acessibilidade Responsabilidade Assumida Explicações claras Metas superordenadas Cortesia

21 ADMINISTRAÇÃO DE CONFLITOS
Coerção Cooptação Negociação Encapsulamento Mediação

22 DESENVOLVIMENTO E SELEÇÃO DE CANAIS
VARIÁVEIS QUE AFETAM O DESENVOLVIMENTO DE CANAIS Mercado Produto Empresa Intermediários Ambiente Comportamento

23 DESENVOLVIMENTO E SELEÇÃO DE CANAIS
VARIÁVEIS DE MERCADO Geográfica Tamanho Densidade Comportamento VARIÁVEIS DE PRODUTO Características Valor Padronização Tecnologia Situações de ciclo de vida do produto

24 DESENVOLVIMENTO E SELEÇÃO DE CANAIS
EMPRESA Porte Capacidade financeira Capacidade gerenciais Objetivos / Estratégias INTERMEDIÁRIOS Disponibilidade Gerenciamento Serviços

25 CANAL SELEÇÃO DE CANAIS Reputação vendas produto atitudes gerenciais
condição financeira produto cobertura do mercado Reputação

26 GERENCIAMENTO DOS CANAIS
Entender as necessidades e problemas dos canais Oferecer suporte ao canal, coerente com sua necessidade Ser líder dentro do canal de distribuição Política de preço do canal Condições de Venda Direitos de exclusividade Qualidade dos serviços oferecidos

27 TRADE MARKETING Em sua tradução literal, significa os esforços de marketing feitos pelos fabricantes para auxiliar seus canais de distribuição a vender produtos. Mais genericamente, significa a otimização da relação entre o produto e o distribuidor.

28 GERENCIAMENTO DOS CANAIS
TRADE MARKETING OBJETIVOS Incrementar a cadeia de valor Cliente/Consumidor, ajudando a força de vendas a atingir os objetivos de volume, lucro e serviços ao cliente, atuando como: INTERFACE: Entre Vendas e o Marketing para o Consumidor SUPORTE: Planejamento, Comunicação e Treinamento CONTROLE: Volume, Condições de Vendas e Prazos de Pagamento

29 GERENCIAMENTO DOS CANAIS
TRADE MARKETING TRADE MARKETING tem a responsabilidade de facilitar a ligação entre as funções de MARKETING e VENDAS, assegurando a implementação dos planos mercadológicos de acordo com a estratégia de marcas; assim como otimizar a capacidade de Gerenciamento de Canais de Distribuição CLIENTES Marketing para o Consumidor Trade Marketing ( Planejamento ) Vendas e Distribuição ( Execução ) Gerência de Contas Chaves Vendas Merchandising Entrega Cobrança Ger. Marcas Propaganda Promoções Desenv. Do merchandising Produto Desenv. Canais Cobertura Monitorar Performance de vendas Negociar metas e oportunidades com MKTG

30 GERENCIAMENTO DOS CANAIS Como o Trade Marketing pode agregar valor
à Cadeia de Negócios Ajudando a criar a capacidade de controlar o ponto de venda Aumentando o conhecimento sobre os canais para melhor suportar o planejamento estratégico Melhorando o foco na qualidade do serviço e no gerenciamento dos canais e das categorias. Assegurando o correto foco das ações de vendas em todas as categorias de produtos

31 GERENCIAMENTO DOS CANAIS CRIAR CENTROS DE EXPERTISE
TRADE MARKETING CRIAR CENTROS DE EXPERTISE Identificar as principais características de cada canal: principais fornecedores; volumes, principais tendências Coordenar o fluxo de informações entre os canais e o planejamento interno. Suportar a área de marketing para o consumidor nos processos de lançamento de novos produtos. Monitorar a estratégia dos principais concorrentes.

32 GERENCIAMENTO DOS CANAIS INDICADORES CHAVE DE PERFORMANCE
TRADE MARKETING INDICADORES CHAVE DE PERFORMANCE I N D I C A D O R E S I N D I V I D UA IS Avaliam a Performance Individual e são principalmente enfocados em fatores qualitativos: Nível de conhecimento sobre os canais. Trânsito dentro da Organização. Contatos pessoais com o mercado.

33 GERENCIAMENTO DOS CANAIS INDICADORES CHAVE DE PERFORMANCE
TRADE MARKETING INDICADORES CHAVE DE PERFORMANCE I N D I C A D O R E S C O R P O R A T I V O S Medem o impacto nos resultados gerais da empresa Crescimento de volume Rentabilidade Market Share Controle de Custos Participação nos Espaços Presença / Visibilidade Share of Distribution

34 GERENCIAMENTO DOS CANAIS
GERENCIAMENTO POR CATEGORIA O que é ? DEFINIÇÃO O Gerenciamento por Categorias é um processo varejista/fornecedor que consiste em gerenciar as categorias como unidades estratégicas de negócios, para produzir resultados comerciais melhorados por meio da concentração de esforços em entregar maior volume ao consumidor

35 GERENCIAMENTO DOS CANAIS
GERENCIAMENTO POR CATEGORIA O que é ? DEFINIÇÃO CATEGORIA: É um grupo distinto e gerenciável de produtos /serviços que os consumidores percebem ser inter-relacionados e/ou substituíveis na satisfação de suas necessidades

36 GERENCIAMENTO DOS CANAIS
GERENCIAMENTO POR CATEGORIA O que é ? Com a ajuda do FORNECEDOR: Conhecimento profundo da categoria Nielsen, Ibope, Tendências, etc. Foco na categoria e na venda ao consumidor final Recursos Humanos e Conhecimento para: - Planejamento Estratégico Detalhado - Satisfação do Consumidor - Crescimento das Vendas - Reduções de Custos - Maiores Lucros

37 GERENCIAMENTO DOS CANAIS
O PROCESSO DE GERENCIAMENTO POR CATEGORIA E s t r a t é g i a s Questões: Quais produtos / marcas / segmentos podem ser utilizados para GERAR TRÁFEGO na seção / loja ? E para GERAR LUCRO ? Quais podem ser usados para criar SENSAÇÃO junto ao consumidor ou REFORÇAR A IMAGEM da rede? O que fazer para aumentar o valor médio da TRANSAÇÃO da categoria ou da loja? ( ticket médio ) O que precisa ser feito para se PROTEGER dos concorrentes ?

38 GERENCIAMENTO DOS CANAIS
PROCESSO DE GERENCIAMENTO POR CATEGORIA Táticas Questões: Qual o SORTIMENTO mais adequado ? Qual o índice de cobertura ideal para cada segmento? Qual o nível de fidelidade do consumidor à marca ? Que produtos posso descontinuar ? Quais devo introduzir ?

39 GERENCIAMENTO DOS CANAIS
PROCESSO DE GERENCIAMENTO POR CATEGORIA Pontos Chave do Gerenciamento por Categorias Estágio de preparação do Mercado ( Varejo & Fornecedores ) - Pessoas - Sistemas de Informação ( dados ) Definição de Gerenciamento por Categoria Disciplina no Processo de Gerenciamento por Categorias

40 GERENCIAMENTO DOS CANAIS
O QUE É ECR: D E F I N I Ç Ã O Integração da indústria e do comércio, visando atender as necessidades dos consumidores da melhor forma, o mais rápido e ao menor custo

41 GERENCIAMENTO DOS CANAIS Resposta Eficiente Consumidor ( ECR )
Qualidade de Produtos Qualidade de Serviços Conveniência Opção de Escolha PREÇO COMPATÍVEL Consumidor Redução de Estoques Automação Relevante Negócios versus Negociar Redução de custos totais como vantagem competitiva Eficiente Integração Comunicação Alinhamento de Estratégias entre parceiros Resposta

42 E D I GERENCIAMENTO DOS CANAIS Documentos mais comuns em EDI:
É uma troca automatizada de informações padronizadas entre uma empresa e seus parceiros E D I Documentos mais comuns em EDI: Envio e recebimento de pedidos Faturamento e Entrega Transporte

43 AVALIAÇÃO DOS CANAIS Volumes de vendas Estrutura de Vendas
Capacidade de Estocar / Armazenar Atitudes Competitividade Desenvolvimento do Canal

44 Estruturação da Força de Vendas
Direta Indireta

45 Estruturação da Força de Vendas
G E O G R Á F I C A P R O D U T O C L I E N T E S

46 Estruturação da Força de Vendas ZONEAMENTO DE VENDAS
Agrupamento de Clientes Os compradores são reunidos no tempo e no espaço Montadoras de veículos Revendas de veículos Revendas de peças Etc... Ex.: Indústria de auto-peças

47 Estruturação da Força de Vendas Potenciais de Vendas Equivalentes
ZONEAMENTO DE VENDAS Potenciais de Vendas Equivalentes Propicia as mesmas oportunidades a todos os vendedores Revela diferenças de performance Zonas maiores prejudicam vendedores

48 Estruturação da Força de Vendas ZONEAMENTO DE VENDAS : E t a p a s
Agrupar clientes mais os potenciais Analisar bases para estabelecimento dos limites dos territórios Determinar territórios baseado no potencial de vendas e nas cargas de visitação Estabelecer um roteiro de visitação

49 Estruturação da Força de Vendas ZONEAMENTO DE VENDAS : Desvantagens
Vendedor tende a considerar-se dono do território e dos clientes Acomodação do vendedor Beneficiar apenas alguns vendedores Crescimento de alguns territórios pode dificultar a cobertura Pode gerar conflitos entre vendedores

50 Previsão de Vendas da Empresa
Previsão de Vendas da Empresa É o volume esperado de vendas, baseado num planejamento específico e num ambiente assumido.

51 PREVISÃO DE VENDAS para
Previsão do Ambiente de Negócios Previsão das Vendas da Indústria Previsão das Vendas da Empresa Previsão das Vendas das Linhas de Produtos Previsão das Vendas por Itens para CLIENTES - TERRITÓRIOS - REGIÕES - BRASIL - MUNDO

52 PREVISÃO DE VENDAS O PROCESSO DE PREVISÃO DADOS DE ENTRADA DADOS DE
SAÍDA METODOLOGIA DA PREVISÃO Vendas passadas Pesquisa de mercado Projetos de expansão Meio ambiente Expectativas gerenciais Projeção Predição Planejamento Potencial Demanda Vendas

53 PREVISÃO DE VENDAS Não Científicos Científicos M É T O D O S
Histórico de Vendas Passadas Opinião dos Executivos Opinião da Força de Vendas Intenção de Compra dos Clientes Científicos Médias Móveis Médias Ponderadas Suavização Regressão

54 CARACTERÍSTICAS DAS VENDAS
Bens de Consumo Bens Industriais Serviços 1. Tipo de consumidor Consumidor individual Consumidor institucional ( público ou privado) Consumidor institucional 2. Número de compradores Grande número e dispersos geograficamente Pequeno número e concentrados geograficamente ( em muitos setores industriais ) Grande número e dispersos. Pequeno número e concentrados 3. Demanda Demanda derivada dos bens de consumo Demanda derivada dos bens industriais. Demanda originária dos bens de consumo.

55 CARACTERÍSTICAS DAS VENDAS
Bens de Consumo Bens Industriais Serviços 4. Comportamento na compra Compra por impulso, havendo, no entanto, o processo racional. Compra baseada no desempenho Compra com base no desempenho 5. Produto Tangível Tangível Intangível 6. Embalagem Elemento importante como proteção e como promoção Proteção dos produtos ou inexistente Inexistente

56 CARACTERÍSTICAS DAS VENDAS
Bens de Consumo Bens Industriais Serviços 7. Armazenagem e estocagem Elemento importante na disponibilidade dos produtos Importante para prover a disponibilidade do produto Inexistente 8. Homogeneidade do produto Possível a padronização. Produtos praticamente iguais. Possível produzir produtos praticamente iguais. Nem sempre possível. Dois serviços, principalmente técnicos, dificilmente são iguais. 9. Requisição de patentes Uso de patentes. Uso de patentes. Não se conhece patente de serviços.

57 CARACTERÍSTICAS DAS VENDAS
Bens de Consumo Bens Industriais Serviços 10. Distribuição Canais longos ou curtos Canais curtos Em geral não há distribuição. A produção e o consumo são praticamente instantâneas. 11. Composto de promoção Propaganda e Promoção de Vendas são mais importantes funcionando a Venda Pessoal como apoio. Venda Pessoal é importante. Propaganda e Promoção de Vendas constituem apoio. Venda Pessoal é importante. Propaganda é um apoio. 12. Promoção e exposição dos produtos e serviços. Técnica promocional e possível de ser usada. Os serviços não podem ser expostos. Intensa exposição dos produtos nos pontos de vendas.

58 Fatores Chaves de Sucesso em Vendas
TRADE TERMS LONG TERMS SHORT TERMS

59 Os 7 C’s do Sucesso em Vendas
1. Uma CONCEPÇÃO clara do que se quer, e uma meta bem objetiva. 2. Uma forte CONFIANÇA que se chegará na meta. 3. Uma grande CONCENTRAÇÃO na atividades que levam à meta. 4. Uma CONSISTÊNCIA na determinação de seguir o plano. 5. Um COMPROMETIMENTO emocional na importância do que se está fazendo. 6. Um bom CARÁTER e ética para a manutenção do plano. 7. A CAPACIDADE para a motivação durante o processo.

60 Fatores Chaves de Sucesso em Vendas Reconhecer os Papéis de Compra
Iniciador Influenciador Decisor Comprador Usuário

61 Fatores Chaves de Sucesso em Vendas Quanto à Logística e Distribuição
X L U G A R M O M E N T O

62 Mercado Empresa Empresa Mercado Inferência Referência Evidência
RELACIONAMENTO COM O AMBIENTE DE NEGÓCIOS Mercado Empresa Inferência Referência Evidência Empresa Mercado Liderança Excelência Operacional Intimidade com o Cliente

63 Os Momentos da Verdade em Vendas
RELACIONAMENTO COM O AMBIENTE DE NEGÓCIOS Os Momentos da Verdade em Vendas Substituição, atualização Escolha Manutenção, consertos Pedido Entrega, instalação Linha direta com o cliente Suporte ao produto Pagamento Melhor utilização Treinamento


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