A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

DISSERTAÇÃO Como concluir???????.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "DISSERTAÇÃO Como concluir???????."— Transcrição da apresentação:

1 DISSERTAÇÃO Como concluir???????

2 Características de uma boa dissertação
Um texto não é um mero aglomerado de frases ou parágrafos avulsos. Um bom texto constitui-se de uma sequência de idéias argumentadas e harmonizadas entre si destinadas a um interlocutor.

3 Para se redigir um texto dissertativo, são indispensáveis:
UNIDADE: O texto deve desenvolver-se em torno de um assunto. As idéias que lhe são pertinentes devem suceder-se em ordem sequente e lógica, completando e enriquecendo a idéia-núcleo expressa na tese. Não deve haver redundância nem pormenores desnecessários.

4 COERÊNCIA: Deve haver associação e correlação das idéias na construção dos períodos e na passagem de um parágrafo a outro. Os elementos de ligação são indispensáveis para entrosar orações, períodos e parágrafos.

5 CLAREZA DE IDÉIAS: Vocabulário preciso e coerente às idéias expostas. O aprimoramento da linguagem e a diversidade são fundamentais para adequar idéias e palavras. É obrigatório o uso da língua padrão culta.

6 CRITICIDADE: Exame e discussão crítica do assunto, por meio de argumentos convincentes, gerados pelo acervo de conhecimento pessoais. É um processo de análise e síntese.

7 COESÃO: Distribuição organizada do conteúdo pelos parágrafos e uma clara articulação entre as partes por meio do uso apropriado de recursos coesivos como a pronominalização, a elipse, a sinonímia, os conectivos.

8 CONCLUSÃO É o ponto de chegada da discussão, a parte final do texto em que se condensa o conteúdo desenvolvido, reafirma-se o posicionamento exposto na tese ou lança-se perspectiva sobre o assunto.

9 CONCLUSÃO Um meio adequado de bem concluir é aquele em que sintetizamos o assunto nos termos em que foi proposto ou questionado na etapa introdutória.

10 ORGANIZANDO O PARÁGRAFO CONCLUSIVO
A conclusão é formada por 03 elementos básicos: 1) EXPRESSÃO INICIAL 2) REAFIRMAÇÃO DO TEMA 3) PERSPECTIVAS

11 ORGANIZANDO O PARÁGRAFO CONCLUSIVO
1) EXPRESSÃO INICIAL É uma palavra ou expressão que remete ao leitor do texto que as ideias apresentadas no DESENVOLVIMENTO, serão encerradas.

12 ORGANIZANDO O PARÁGRAFO CONCLUSIVO
EXEMPLOS DE EXPRESSÕES INICIAIS ASSIM, EM SUMA, DADO AO EXPOSTO / PELO EXPOSTO PELAS IDEIAS (ARGUMENTOS) APRESENTADOS, DESTA FORMA, DESTA MANEIRA PORTANTO TENDO EM VISTA AS IDÉIAS ABORDADAS

13 ORGANIZANDO O PARÁGRAFO CONCLUSIVO
DE ACORDO COM OS ARGUMENTOS SUPRACITADOS, TENDO EM VISTA O EXPLICITADO, PELO EXPLICITADO, TOMANDO POR BASE O DISCUTIDO, LOGO,

14 ORGANIZANDO O PARÁGRAFO CONCLUSIVO
2) REAFIRMAÇÃO DA TESE É uma frase que menciona o assunto central discutido no texto: EXEMPLO: Assim, observa-se que seria inoportuno e ineficaz a implantação do aborto no Brasil como prática de interromper a gravidez indesejada.

15 ORGANIZANDO O PARÁGRAFO CONCLUSIVO
3) Perspectivas Constitui a observação final que o enunciador dará ao texto. Pode ser uma proposta, um comentário crítico ou apenas uma observação mais apurada.

16 ORGANIZANDO O PARÁGRAFO CONCLUSIVO
Proposta É a solução para o problema em questão. Deve ser eficaz e objetiva. Coerente com o assunto abordado. Evite atribuir ao governo culpa de tudo, ou criticar a classe política. Expresse propostas viáveis .

17 ORGANIZANDO O PARÁGRAFO CONCLUSIVO
Elementos coesivos para introduzir uma proposta: É importante... O ideal seria que...; É necessário que..., Convém que fosse feito (a)... É notório e urgente que... Necessita-se de ...

18 FINALIZANDO Assim, observa-se que seria inoportuno e ineficaz a legalização do aborto no Brasil como prática de interromper a gravidez indesejada. O ideal seria que fossem produzidas e postas em prática políticas públicas coerentes e campanhas eficientes para prevenção de uma gravidez não planejada. Matar não é a solução para atos impensados, conscientizar é essencial.


Carregar ppt "DISSERTAÇÃO Como concluir???????."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google