A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

“O Monge e o Executivo Uma história sobre a essência da Liderança”

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "“O Monge e o Executivo Uma história sobre a essência da Liderança”"— Transcrição da apresentação:

1 “O Monge e o Executivo Uma história sobre a essência da Liderança”
Baseado na obra de James C. Hunter

2 As pessoas contam com o Líder
“ Todos vocês têm cargos de liderança e pessoas confiadas aos seus cuidados. Eu gostaria de desafiá-los esta semana a começarem a refletir sobre a terrível responsabilidade que assumiram quando optaram por ser líderes ... Há muita coisa em jogo e as pessoas contam com vocês. O papel do líder é extremamente exigente.”

3 Líder e Liderança x Gerente e Gerência
“ Gerência não é algo que você faça para os outros. Você gerencia seu inventário, seu talão de cheques, seus recursos. Você pode até gerenciar a si mesmo. Mas você não gerencia seres humanos. Você gerencia coisas e lidera pessoas”

4 Conceito de Liderança “ Liderança :
É a habilidade de influenciar pessoas para trabalharem entusiasticamente visando atingir aos objetivos identificados como sendo para o bem comum ”

5 Explorando o conceito:
Habilidade: Capacidade adquirida. Pode ser aprendida e desenvolvida por alguém que tenha o desejo e pratique as ações adequadas Influência: Envolver as pessoas do “pescoço para cima” e acabar com o antigo paradigma “ nós só queremos você do pescoço para baixo ”

6 Poder x Autoridade Poder: É a faculdade de forçar ou coagir alguém a fazer sua vontade, por causa de sua posição ou força, mesmo que a pessoa preferisse não o fazer Autoridade: A habilidade de levar as pessoas a fazerem de boa vontade o que você quer por causa de sua influência pessoal

7 Explorando os conceitos:
“ E notem que poder é definido como uma faculdade, enquanto autoridade é definida como uma habilidade. Não é necessário ter cérebro ou coragem para exercer poder ... Porém, estabelecer autoridade sobre as pessoas requer um conjunto especial de habilidades ”

8 Explorando os conceitos:
“...o poder pode ser vendido e comprado, dado e tomado... A autoridade não pode ser comprada nem vendida, nem dada ou tomada. A autoridade diz respeito a quem você é como pessoa, a seu caráter e à influência que estabelece sobre as pessoas ”

9 O poder corrói os relacionamentos
“... quando precisar exercer o poder, o líder deve refletir sobre as razões que o obrigaram a recorrer a ele ” Recorrer ao poder pode significar que nossa autoridade foi quebrada ou que ela nunca existiu

10 Qualidades de caráter do Líder:
Honestidade Bom exemplo Compromisso Bom ouvinte Conquista a confiança das pessoas Trata as pessoas com respeito Encoraja as pessoas Atitude positiva e entusiástica Gosta das pessoas

11 Comportamento é escolha
Todas as qualidades listadas são comportamentos. E comportamento é escolha: “ O desafio para o líder é escolher os traços de caráter que precisam ser trabalhados... Desafiar-nos para mudar nossos hábitos, nosso caráter, nossa natureza. Isso requer uma escolha e muito esforço ”

12 Liderar é conseguir que as coisas sejam feitas através das pessoas
“ Ao trabalhar com pessoas e conseguir que as coisas se façam através delas, sempre haverá duas dinâmicas em jogo – a tarefa e o relacionamento. É comum o líder perder o equilíbrio, se concentrando apenas em uma das dinâmicas em detrimento da outra... Então, a chave para a liderança é executar as tarefas enquanto se constroem os relacionamentos ”

13 Tudo na vida gira em torno dos relacionamentos
“ Isso é especialmente verdadeiro nos negócios, porque sem pessoas não há negócios... Os líderes verdadeiramente grandes têm essa capacidade de construir relacionamentos saudáveis ”

14 Relacionamentos Saudáveis
“ Para haver um negócio saudável e próspero devem existir relacionamentos saudáveis entre os responsáveis pela organização. E não estou falando apenas dos diretores, mas dos clientes, dos empregados, dos donos e dos fornecedores. Por exemplo, se nossos clientes nos deixam e vão para os concorrentes, temos um problema de relacionamento. Não estamos identificando nem satisfazendo suas legítimas necessidades ”

15 Identificar e satisfazer necessidades
“... se não correspondermos às necessidades dos clientes, alguém o fará ” “ O mesmo se princípio se aplica aos empregados. Agitação, transferências, greves, baixo moral, baixa confiança e baixo compromisso são meros sintomas de um problema de relacionamento. As necessidades legítimas dos empregados não estão sendo satisfeitas ”

16 Relacionamento saudável, Negócio saudável
“ Em suma, relacionamentos saudáveis com os clientes, empregados donos e fornecedores asseguram um negócio saudável. Os líderes eficientes compreendem este princípio simples ”

17 O fator mais importante para um relacionamento bem-sucedido
“ E a resposta é simples: confiança. Sem confiança é difícil senão impossível conservar um bom relacionamento. A confiança é a cola que gruda os relacionamentos ... Sem níveis básicos de confiança, os casamentos se desfazem, as famílias se dissolvem, as organizações tombam, os países desmoronam ”

18 “ Sentimentos de respeito devem se expressar através de ações de respeito ”

19 Saber ouvir Quando interrompemos as pessoas no meio de uma frase, enviamos algumas mensagens negativas: 1- Não prestamos atenção ao que foi dito por estarmos pensando nas respostas 2- Nos recusamos a ouvir, desvalorizando a opinião do outro 3- Consideramos a nossa opinião mais importante que a do outro

20 Desafiar velhos paradigmas
“ Paradigmas são simplesmente padrões psicológicos, modelos ou mapas que usamos para navegar na vida. Nossos paradigmas podem ser valiosos e até salvar vidas quando usados adequadamente. Mas podem se tornar perigosos se os tomarmos como verdades absolutas, sem aceitarmos qualquer possibilidade de mudança, e deixarmos que eles filtrem as novas informações e as mudanças que acontecem no correr da vida ”

21 Desafiar velhos paradigmas
“Agarrar-se a paradigmas ultrapassados pode nos deixar paralisados enquanto o mundo passa por nós” “... é importante que desafiemos continuamente os paradigmas a respeito de nós mesmos, do mundo em torno de nós, de nossas organizações e das outras pessoas ”

22 Desafiar velhos paradigmas
“ Lembrem-se de que o mundo exterior entra em nossa consciência através dos filtros de nossos paradigmas. E nossos paradigmas nem sempre estão corretos ” “ Desafiar os velhos caminhos requer muito esforço, mas acomodar-se nos paradigmas ultrapassados também. O mundo está mudando tão rapidamente que podemos ficar paralisados se não desafiarmos nossas crenças e paradigmas ”

23 Mudar para melhorar “ Quase todos compram a idéia do progresso, mas por definição é impossível melhorar, a não ser que mudemos. São sempre pessoas corajosas da linha de frente que desafiam e fazem as perguntas que abrirão caminho para as outras ”

24 Mudar para melhorar “ ... é melhor ser o cão-guia da matilha por três razões. Primeira, é ele quem abre os caminhos; segunda, ele é o primeiro a ver a paisagem; e terceira, ele não fica olhando para os rabos dos outros o tempo todo ”

25 Velho Paradigma Presidente Vice-presidente Gerentes Supervisores
Empregados Clientes

26 Novo Paradigma Clientes Empregados Supervisores Gerentes
Vice-presidente Presidente

27 O Papel do Líder “... o papel do líder não é impor regras e dar ordens à camada seguinte. Em vez disso, o papel do líder é servir ” “... um líder é alguém que identifica e satisfaz as necessidades legítimas de seus liderados e remove todas as barreiras para que possam servir ao cliente. De novo, para liderar você deve servir ”

28 Cuidado com o gerente-gaivota!
“ Eu costumava chamar os supervisores que passavam os dias colocando obstáculos de ‘gerentes-gaivota’. Um gerente-gaivota é aquele que periodicamente voa para dentro da área, faz muito barulho, engana as pessoas, talvez coma o seu almoço, e desaparece ”

29 O que é servir ? “ Eu disse que os líderes deviam identificar e satisfazer as necessidades de seus empregados e servi-los, atendê-los. Eu não disse que eles deviam identificar e atender as vontades das pessoas, ser escravos delas. Os escravos fazem o que os outros querem, os servidores fazem o que os outros precisam. Há um mundo de diferença entre satisfazer vontades e satisfazer necessidades ”

30 O Líder estimula a responsabilidade
“ As crianças e os adultos precisam de um ambiente com limites, um lugar onde haja padrões estabelecidos e onde as pessoas sejam responsáveis. Elas podem não querer limites e responsabilidade, mas precisam de limites e responsabilidade. Não fazemos favor a ninguém dirigindo lares ou departamentos indisciplinados ”

31 O Líder busca a excelência
“ O líder nunca deve aceitar a mediocridade ou o segundo lugar - as pessoas têm necessidade de receber estímulo para se tornarem o melhor que puderem ser ”

32 Necessidades x Vontades
“... o líder deve estar sempre mais preocupado com as necessidades do que com as vontades ” Vontade: Anseio que não considera as conseqüências físicas ou psicológicas daquilo que se deseja Necessidade: É uma legítima exigência física ou psicológica para o bem-estar do ser humano

33 O Líder deve ser flexível
Pessoas diferentes têm necessidades diferentes. Por isso é necessário desenvolver diferentes estilos de tratamento para lidar com essas necessidades individuais. Há também as necessidades que são universais, como receber um tratamento respeitoso, por exemplo.

34 Hierarquia das Necessidades Humanas
Auto realização Estima Afeição Segurança ´Fisiológicas (Maslow)

35 A importância da opinião contrária
Liderar é dar a mão aos outros e cantar em coro “ Devemos ter cuidado antes de fazer julgamentos rápidos ... e eu tento não falar negativamente a respeito daqueles que não estão presentes ” “... nunca devemos tratar as pessoas da maneira que não gostaríamos de ser tratados ”

36 Jesus O maior Líder de todos os tempos
“ Lembre-se, Jesus não usava o estilo de poder simplesmente porque não tinha poder. O rei Herodes, Pôncio Pilatos, os romanos, toda aquela gente tinha poder. Mas Jesus possuía muita influência, o que Simeão chama de autoridade, e é capaz de influenciar pessoas até os dias de hoje. Ele nunca usou o poder, nunca forçou ou coagiu ninguém a segui-lo ”

37 Modelo de Liderança a Serviço
Autoridade Serviço e Sacrifício Amor Vontade

38 Modelo de Liderança Liderança: Habilidade de influenciar pessoas para trabalharem entusiasticamente na busca dos objetivos identificados como sendo para o bem comum. Deve ser construída sobre a autoridade Autoridade: Capacidade de levar as pessoas a realizarem a sua vontade de bom grado, por causa da sua influência pessoal. É envolver as pessoas e fazer com que se comprometam com o que você diz

39 Modelo de Liderança Serviço e Sacrifício: A autoridade sempre se constrói sobre serviço e sacrifício. No processo de satisfazer necessidades legítimas, será preciso frequëntemente fazer sacrifícios por aqueles a quem servimos. “ Você colhe o que planta. Você me serve, eu servirei você. Você se arrisca por mim, eu me arrisco por você. Pensem nisso: quando alguém nos faz um favor, nós não nos sentimos naturalmente devedores? ”

40 Modelo de Liderança Amor: É a base sobre a qual se constróem o serviço e o sacrifício. Deve ser entendido como um comportamento e não sentimento: “ o amor é o que o amor faz ” Vontade: É o fundamento do amor. É quando nossas ações estão de acordo com nossas intenções: INTENÇÕES + AÇÕES = VONTADE INTENÇÕES - AÇÕES = NADA

41 Modelo de Liderança “ A liderança começa com a vontade, que é nossa única capacidade como seres humanos para sintonizar nossas intenções com nossas ações e escolher nosso comportamento. É preciso ter vontade para escolhermos amar, isto é, sentir as reais necessidades, e não os desejos, daqueles que lideramos. Para atender a essas necessidades, precisamos nos dispor a servir e até mesmo a nos sacrificar. Quando servimos e nos sacrificamos pelos outros, exercemos autoridade ou influência, a ‘ lei da colheita ’ ... E quando exercemos autoridade com as pessoas, ganhamos o direito de sermos chamados de líderes ”

42 A importância do Amor Não confundir sentimento com ação. O amor se expressa de diversas maneiras: “ O amor é definido um tanto mesquinhamente, e a maioria das definições envolve sentimentos positivos... Os gregos usavam várias palavras diferentes para descrever o multifacetado fenômeno do amor ”

43 Os quatro tipos de amor Eros: Atração sexual, desejo ardente (erótico)
Storgé: Afeição, especialmente com a família e entre os seus membros Philos: Fraternidade, amor recíproco. Espécie de amor condicional “ você me faz o bem e eu faço o bem a você” Agapé: Amor incondicional, baseado no comportamento com os outros, sem exigir nada em troca

44 Amor Agapé “ Nem sempre posso controlar o que sinto a respeito de outra pessoa, mas posso controlar como me comporto em relação a outras pessoas ” “... o amor é paciente, bom, não se gaba nem é arrogante, não se comporta incovenientemente, não quer tudo só para si, não condena por causa de um erro cometido, não se regozija com a maldade, mas com a verdade, suporta todas as coisas, agüenta tudo. O amor nunca falha ”

45 Amor e Liderança Paciência: Mostrar autocontrole
Bondade: Dar atenção, apreciação e incentivo Humildade: Ser autêntico e sem pretensão ou arrogância Respeito: Tratar os outros como pessoas importantes Abnegação: Satisfazer as necessidades dos outros Perdão: Desistir de ressentimento quando prejudicado Honestidade: Ser livre de engano Compromisso: Sustentar suas escolhas

46 Motivação: Comunicação que influencia escolhas
“ Como líderes, podemos fornecer todas as condições, mas são as pessoas que devem fazer as próprias escolhas para mudar. Lembrem-se do princípio do jardim. Não fazemos o crescimento ocorrer. O melhor que podemos fazer é fornecer o ambiente certo e provocar um questionamento que leve as pessoas a se analisarem para poderem fazer suas escolhas, mudar e crescer ”

47 Determinismo x Livre-arbítrio
“ O determinismo estrito diz que, se soubermos a causa, física ou mental, poderemos predizer o efeito ... Freud, entretanto, resolveu dar um passo adiante, e aplicou o mesmo princípio à vontade humana. Ele afirmou que os seres humanos essencialmente não fazem escolhas, e que o livre-arbítrio é uma ilusão. Ele acreditava que nossas opções e ações são determinadas por forças inconscientes das quais nunca nos damos conta completamente ”

48 Determinismo x Livre-arbítrio
“Freud afirmou que, se conhecermos suficientemente a ascendência genética e o ambiente de uma pessoa, poderemos predizer seu comportamento e até mesmo as escolhas individuais que fará. Suas teorias dinamitaram o conceito de livre-arbítrio” Determinismo Genético Determinismo Psíquico Determinismo Ambiental

49 Responsabilidade pelas Escolhas
Responsabilidade : Resposta + Habilidade “ O estímulo sempre vem a nós, mas, como seres humanos, temos a habilidade de escolher nossa resposta ... a habilidade de escolher nossa resposta é uma das glórias do ser humano ”

50 Estágios para adquirir novos hábitos ou habilidades
Inconsciente e Sem Habilidade: Estágio no qual ignoramos o comportamento e o hábito Consciente e Sem Habilidade: Estágio no qual toma-se consciência de um novo comportamento, mas ainda não se desenvolveu a prática Consciente e Habilidoso: Estágio no qual adquire-se a experiência em praticar o comportamento Inconsciente e Habilidoso: Estágio no qual nem é necessário pensar para realizar as coisas

51 Influências recíprocas:
Pensamento Sentimento Comportamento

52 Liderança e Caráter “ A real capacidade de liderança não fala da personalidade do líder, de suas posses ou carisma, mas fala muito de quem ele é como pessoa. Eu achava que liderança era estilo, mas agora sei que liderança é essência, isto é, caráter ... Liderança e amor são questões ligadas ao caráter. Paciência, bondade, humildade, abnegação, respeito, generosidade, honestidade, compromisso. Estas são as qualidades construtoras de caráter, são os hábitos que precisamos desenvolver e amadurecer se quisermos nos tornar líderes de sucesso, que vencem no teste do tempo ”

53 “ Pensamentos tornam-se ações, ações tornam-se hábitos, hábitos tornam-se caráter, e nosso caráter torna-se nosso destino ”


Carregar ppt "“O Monge e o Executivo Uma história sobre a essência da Liderança”"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google