A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

ATIVIDADE FÍSICA COMO PROMOÇÃO DA SAÚDE

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "ATIVIDADE FÍSICA COMO PROMOÇÃO DA SAÚDE"— Transcrição da apresentação:

1 ATIVIDADE FÍSICA COMO PROMOÇÃO DA SAÚDE
Profa. Ms. Maria Angélica Diz 2014 PLT. Cap. 1 pag Complementar: Deliberato, Paulo Cesar, Cap. 1 pag

2 RELAÇÃO X SAÚDE E DOENÇA
O que é Prevenção? “ O ato ou efeito de previnir-se; preocupação, cautela; preconceito; disposição prévia”; Evitar que algo aconteça- antes, durante e depois da doença instalada; Esta presente na história natural da doença.

3 RELAÇÃO ENTRE SAÚDE X DOENÇA
O que é saúde? “É o estado de completo bem-estar-físico, mental e social, e não simplesmente ausência de moléstia ou enfermidade” OMS (Leavell, 1977)

4 Determinantes da Saúde = Condições e Estilo de Vida
Condições de Vida  Estilo de Vida Condições de Vida = possibilidade de levar uma vida economicamente produtiva: Estilo de Vida - cultura, valores, prioridades: experiência pessoal possibilidades de escolhas

5 Escala de Saúde e Doença
Hospedeiro Saúde Ótima Ambiente Agente Saúde Subótima Enfermidade Real Enfermidade Severa Morte

6 NÍVEIS DE PREVENÇÃO PRIMÁRIO SECUNDÁRIO TERCIÁRIO
Pré-patogenese; indivíduo se encontra em estado de saúde ótima, ou subótima. Organismos já com alterações na forma e funções. Incapacidades e seqüelas presentes Promoção da saúde: palestras, folders explicativos, etc. Diagnóstico precoce reabilitação Proteção específica: ações básicas de saúde. Tratamento adequado Assistência

7 EXEMPLO: INFARTO DO MIOCÁRDIO
PRIMÁRIO SECUNDÁRIO TERCIÁRIO Folders explicativos sobre a doença e como ela se manifesta; Patologia instalada Dificuldade para realizar atividades físicas, mal estar freqüente, Incapacidades e seqüelas presentes- AVC. Incentivo a prática de atividade física; Diagnóstico precoce: exames laboratoriais Reabilitação: estimular as funções motoras; Boa alimentação; Controle do colesterol, triglicéres, glicemia e peso. Tratamento adequado: medicamentos e pratica de exercício . Assistência multidisciplinar.

8 O que promove BEM ESTAR e SAÚDE?
QUALIDADE DE VIDA Atividade física; • Alimentação adequada; • Manutenção das boas condições de saúde.

9 PROTEÇÃO A SAÚDE Aliados: Boa alimentação; Evitar álcool;
Evitar tabaco; Evitar drogas; Controlar obesidade; Fugir do sedentarismo; Ter acesso a educação e lazer; Bom emprego; Pratica regular de exercícios.

10 O QUE É ATIVIDADE FÍSICA?
“ Movimento corporal produzido pela contração muscular que faz aumentar o dispêndio de energia” .

11 BENEFÍCIOS DO EXECÍCIO FÍSICO
Efeitos metabólicos: aumento do volume sistólico; aumento da potência aeróbica; aumento da ventilação pulmonar; melhora do perfil lipídico; diminuição da pressão arterial; melhora da sensibilidade à insulina e diminuição da freqüência cardíaca em repouso; • Efeitos antropométricos e neuromusculares: diminuição da gordura corporal, aumento da força e da massa muscular, da densidade óssea e da flexibilidade.

12 Outros efeitos.. • Redução de taxas de mortalidade e de risco de desenvolvimento de doenças como respiratórias, cardiovasculares, hipertensão, osteoporose, diabetes, dentre outras. • Efeitos positivos na lentificação do processo de envelhecimento, no aumento da longevidade, no controle da obesidade e em alguns tipos de câncer.

13 QUAIS AS ÁREAS QUE A FISIOTERAPIA DEVE ATUAR
QUAIS AS ÁREAS QUE A FISIOTERAPIA DEVE ATUAR? QUAL É A NOSSA MISSÃO COMO FISIOTERAPEUTAS?

14 O FISIOTERAPEUTA... Atividade de saúde é regulamentada pelo Decreto-Lei 938/69, Lei 6.316/75, Resoluções do COFFITO, Decreto /84, Lei 8.856/94. É habilitado à construção do diagnóstico dos distúrbios cinéticos funcionais (DCF), À prescrição das condutas fisioterapêuticas, a sua ordenação e indução no paciente bem como, o acompanhamento da evolução do quadro clínico funcional e as condições para alta do serviço.

15 FISIOTERAPIA PREVENTIVA
Preocupação com a prevenção: a pouco tempo (maior interesse era com a reabilitação); • Interesse: surgiu com o aumento de lesões em áreas de trabalho e até no lazer; • Fisioterapeuta X Fisioterapeuta preventivo (Saúde Coletiva).

16 OBJETIVOS DA FISIOTERAPIA
Prevenção de problemas nas condições de saúde; Promoção de melhores condições de saúde; Manutenção das boas condições de saúde;

17 CAMPOS DE ATUAÇÃO Saúde Coletiva: Atenção Básica a Saúde
A) Programas institucionais B) Ações Básicas de Saúde C) Fisioterapia do Trabalho D) Vigilância Sanitária

18 Áreas de Atuação do Fisioterapeuta
Saúde do idoso Úlcera de decúbito Doenças osteodegenerativas Hipertensão arterial Diabetes mellitus Saúde materno-infantil Saúde no trabalho Saúde Escolar

19 TRABALHO PARA O DIA 13/02 SERÁ FORNECIDO UM MATERIAL DE APOIO NO XEROX PARA RESPONDER O QUESTIONÁRIO...

20 OBRIGADA E BOA NOITE !!!


Carregar ppt "ATIVIDADE FÍSICA COMO PROMOÇÃO DA SAÚDE"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google