A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Prof. Dr. Alexandre H. de Quadros

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Prof. Dr. Alexandre H. de Quadros"— Transcrição da apresentação:

1 Prof. Dr. Alexandre H. de Quadros
Gestão de pessoas Prof. Dr. Alexandre H. de Quadros

2 Gestão de pessoas Gestão de pessoas ou administração de RH?
Uma transformação das áreas e de seus escopos de atuação; Houve mudança ou é somente semântica; Qual a ideia básica por trás desta mudança?

3 Gestão de pessoas Uma definição:
“o conjunto de políticas, práticas, padrões atitudinais, ações e instrumentos empregados por uma empresa para interferir e direcionar o comportamento humano no trabalho” (FISCHER, 1998, p.51).

4 Gestão de pessoas Gestão de pessoas:
Não somente um critério técnico de condução de RH; Promove a gestão de talentos e de potencial humano; As pessoas tornam-se parceiras do processo; É um forte elemento estratégico para as empresas modernas.

5 Pessoas: recursos X parceiros
Pessoas como recursos Pessoas como parceiros Colaboradores agrupados em equipes Empregados isolados nos cargos Horário rigidamente estabelecido Metas negociadas e compartilhadas Preocupação com normas e regras Preocupação com resultados Subordinação ao chefe Atendimento e satisfação do cliente Fidelidade à organização Interdependência com colegas e equipes Dependência da chefia Alienação à organização Participação e comprometimento Ênfase na ética e na responsabilidade Ênfase na especialização Executores de tarefas Fornecedores de atividade Ênfase em destrezas manuais Ênfase no conhecimento Mão de obra Inteligência e talento

6 Administração de RH Para contrapor ADM de RH e gestão de pessoas:
Histórico da ADM de RH; Pontuar as transições; Semântica ou necessidade? Por que gestão de pessoas?

7 Cenários econômicos-gerenciais

8 Histórico da ADM de RH Pré industrial Industrial
Administração Científica, de Frederick W. Taylor ( ), nos Estados Unidos, e de Henri Fayol ( ), na França; tornar mais científicos os métodos de trabalho e seu controle era a “palavra de ordem”

9 Histórico da ADM de RH O taylornismo fundamentava-se na racionalização do trabalho: “estudo de tempos e movimentos”. O fayolismo atribuiu ao chamados de subordinados, uma capacidade técnica: Para tal era necessário:conhecer, prever, organizar, comandar, coordenar e controlar.

10 Histórico da ADM de RH Fordismo (Henry Ford, 1863-1947):
Defendia a produção em massa como meio de maximizar o trabalho de cada empregado; Tecnologia + produção em massa; E daí? Ficou assim: Trabalho=pressão+pressão=produtividade Surpresa: o caso Western Electric Company.

11 Histórico da ADM de RH Em meados de 1920:
Western Electric Company - que era uma empresa moderna em sua gestão de pessoas da época: Começou a ter resultados decrescentes; 30 mil empregados; Usava os modelos de Ford, Fayol, Taylor; Pessoas estavam descontentes.

12 Histórico da ADM de RH A intervenção de Elton Mayo foi fundamental, pois consolidou os fundamentos da: Teoria das relações humanas (conclusões): capacidade social do trabalhador; incapacidade de os trabalhadores atuarem isoladamente o grupo informal pode criar suas regras de funcionamento e definir objetivos e recompensas

13 Teoria das Relações Humanas
Descoberta! A dinâmica do grupo permite o crescimento do indivíduo; a integração dos RH na empresa é o único caminho para melhores resultados; a fragmentação das tarefas e a excessiva especialização não levam à eficácia; o grupo autogerenciado encontrará as suas próprias regras de funcionamento; “A emotividade, mesmo se irracional, é um fator preponderante para a construção de verdadeiras relações humanas no trabalho”.

14 Histórico da ADM de RH Elton Mayo após o experimento Hawthorne - fundou a escola de Relações Humanas; Sindicatos se fortalecem – 1950; Abrahan Maslow – 1954; Desenvolveu um modelo de necessidades humanas Douglas McGregor ( ); Desenvolveu a teoria X e Y.

15 Histórico da ADM de RH Ludwig Von Bertalanffy (1901-1972)
Introduziu a Teoria Geral dos Sistemas (TGS) nos Recursos Humanos; Comportamento probabilístico; Parte de um todo (uma sociedade maior); Interdependência entre as partes; Autorregulação + adaptabilidade; Fronteiras ou limites; Morfogênese.

16 Histórico da ADM de RH Após a Era da Competitividade (a partir de 1990): ênfase na excelência empresarial (eficiência + eficácia); busca atender aos interesses de clientes, colaboradores, comunidade e acionistas;

17 Histórico da ADM de RH Era do conhecimento e Informação:
A nova realidade de negócios impõe: acirramento da concorrência; aceleração da revolução tecnológica; equilíbrio internacional cada vez mais precário; necessidade permanente de agregar valor ao resultado global e, paralelamente, superação das expectativas dos acionistas.

18 Histórico da ADM de RH A nova realidade de negócios impõe:
tendência de desregulamentação e altíssima competitividade, aliada a uma dinâmica, extremamente acelerada, de mudança de paradigmas; Riscos+competitividade=rápida tomada de decisões

19 Questões E no Brasil? Quais foram as principais mudanças da GRH no Brasil?

20 Bibliografia FISCHER, André Luiz. A constituição do modelo competitivo de Gestão de Pessoas no Brasil – um estudo sobre as empresas consideradas exemplares. São Paulo: Universidade de São Paulo - FEA/USP, 1998 (Tese de Doutorado). MAYO, Andrew. O Valor Humano da Empresa: valorização das pessoas como ativos. São Paulo: Prentice Hall, 2003. CHIAVENATO, Idalberto. Administração de recursos humanos: fundamentos básicos. 4ª ed. São Paulo: Atlas, 1999.


Carregar ppt "Prof. Dr. Alexandre H. de Quadros"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google