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COMUNICAÇÃO NO PROCESSO GERENCIAL

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Apresentação em tema: "COMUNICAÇÃO NO PROCESSO GERENCIAL"— Transcrição da apresentação:

1 COMUNICAÇÃO NO PROCESSO GERENCIAL
UNIVERSIDADE PAULISTA GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM COMUNICAÇÃO NO PROCESSO GERENCIAL Prof. Cassimiro Nogueira Junior

2 Comunicare = “por em comum”.
COMUNICAÇÃO Comunicare = “por em comum”. Pressupõe o entendimento das partes envolvidas

3 Conceitos de Comunicação
“É o processo de transmitir informações de pessoa para pessoa através da fala, da escrita, de imagens e sons com o objetivo de gerar conhecimentos”. Paulina Kurcgant (1991)

4 Conceitos de Comunicação
“A comunicação como parte do papel da enfermagem, constitui uma técnica como a da aplicação de injeções ou troca de curativos cirúrgico” Murray (1989)

5 Finalidades da Comunicação
Coleta de dados / informações Instruir/esclarecer Trocar idéias Registro de informações Troca de informações. Relacionamento

6 Elementos do processo de comunicação
Estímulo Canal Estímulo Emissor Receptor Mensagem Feedback

7 Formas de Comunicação (Verbal X Não verbal)
“As ações muitas vezes falam mais alto que as palavras.” (Potter,1999)

8 Verbal (Palavra Falada e Escrita)
Clareza e Concisão Vocabulário Significado Denotativo e Conotativo Ritmo Oportunidade e Relevância Humor

9 Não Verbal (expressão facial, gestos, postura... )
Aparência pessoal Entonação Expressão Facial Postura e Marcha Gestos Toque Figuras Objetos

10 Tipos de Comunicação (Fluxo e Instrumentos)
Comunicação Ascedente Dos subordinados aos níveis superiores. (Ex.: Anotações de Enfermagem) Comunicação Descendente Dos níveis superiores aos subordinados. (Ex.: Normas, rotinas) Comunicação Horizontal Lado a lado nos mesmos níveis. (Ex.: Prontuário) Comunicação Diagonal Cruza diagonalmente a cadeia de comando. (ex.: Reuniões, relatórios)

11 Fluxo de Informação Caminho que a comunicação percorre para atingir o receptor. Circulo Canais Roda Em Y Cadeia X X X X

12 Canais / Meios de Comunicação
ERA DA INFORMAÇÃO

13 Sistemas de Informação
DADOS INFORMAÇÃO CONHECIMENTO

14 SISTEMAS DE INFORMAÇÃO EM SAÚDE
“... conjunto de componentes que atuam de forma integrada por meio de mecanismos de coleta, processamento, análise e transmissão da informação necessária e oportuna para implementar processos de decisões no Sistema de Saúde. Seu propósito é selecionar dados pertinentes e transformá-los em informações para aqueles que planejam, financiam, provêem e avaliam os serviços de saúde.” (OMS)

15 Os Sistemas de Informação...
Integrados no ambiente que compõe; Possuem Canais/meios de comunicação; Possuem um Fluxo - obtenção de dados para a construção da informação e posterior conhecimento; Necessitam Interação Social - São compostos de pessoas, pessoas que se relacionam e fazem todo este processo acontecer

16 Clima Favorável para a Comunicação
Ouvir atenciosamente Transmitir aceitação Dar informação (apropriada e direta / clara e concreta) Usar canais múltiplos (Visão, audição, ...) Escuta ativa Empatia Sigilosidade Ambiente adequado

17 Fatores que afetam a Comunicação
Emissor Dificuldade na fonação Estado físico e emocional Conhecimento dos símbolos

18 Fatores que afetam a Comunicação
Mensagem Dificuldade de expressar Emissão de duas mensagens conflitantes

19 Fatores que afetam a Comunicação
Receptor Problemas auditivos Nível cultural Integridade física e do processo fisiológico Fator emocional

20 Fatores que Interferem na boa Comunicação
Presunção Não-Enunciada Apresentação Confusa Credibilidade Distância Física Defensidade (Falsas esperanças julgamentos, mudança de assunto)

21 Comunicação Informal Está dentro do fluxo de comunicação da organização; Surge da interação entre as pessoas (RELACIONAMENTO INTERPESSOAL); Existem basicamente três formas: Linguagem por sinais Linguagem por ações (movimentos do corpo) Linguagem por objetos (representação de ambientes, objetos)

22 O RELACIONAMENTO INTERPESSOAL E O PROCESSO DE COMUNICAÇÃO

23 Relacionamento Interpessoal e a Comunicação
As relações interpessoais desenvolvem-se em decorrência do processo de interação (COMUNICAÇÃO). Não há processos unilaterais na interação humana: tudo que acontece no relacionamento interpessoal decorre de duas fontes: EU e OUTRO ( S).

24 É IMPORTANTE RELACIONAR-SE ?

25 RELAÇÕES INTERPESSOAIS
Forças que Impulsionam Empatia Motivação Iniciativa Competência Apoio Forças que Restringem + Vaidade + Apatia + Dependência + Timidez + Manipulação

26 É realmente importante relacionar
bem com as pessoas?

27 RELACIONAMENTO X SUCESSO...

28 O relacionamento entre os membros de um grupo, sejam de simpatia e amizade ou de antipatia e confronto, resulta na criação ou na destruição de sua eficácia como equipe.

29 A valorização dos relacionamentos vem tomando força no perfil profissional que as organizações exigem. Onde se buscava, acima de tudo, a experiência técnica, hoje ganhou-se o espaço para as habilidades comportamentais de flexibilidade, inteligência emocional, criatividade etc.

30 É fácil ?

31 PROCESSO DE TRABALHO DO
ENFERMEIRO ASSISTIR CUIDAR INVESTIGAR EDUCAR Como articular os diferentes processos de trabalho, respondendo às necessidades de saúde da população, os anseios dos profissionais e o que o mercada espera da enfermeira. Geralmente enfermeiras buscam conjugar o cuidar e o gerenciar – gerenciar se sobrepõe. Como buscar com que este gerenciar responda ao cuidado e a educação? GERENCIAR

32 Auxiliar de Enfermagem
Enfermeiro Médico Nutricionista Téc. em Laboratório Farmacêutico Téc. de RX Fisioterapeuta Assistente Social Bioquímico

33 ARTICULAR AS DIMENSÕES DO CUIDAR
desenvolver competências; liderança; cuidado como essência; gerenciar, ensinar, pesquisar e executar o cuidado – cuidando. LIDERAR A EQUIPE PARA UM CUIDADO TERAPÊUTICO E COM COMPROMISSO DE TODOS

34 PAPEL ENFERMEIRO GERÊNCIA DO CUIDADO
ASSUMIR GERÊNCIA DO CUIDADO, COM COMPETÊNCIA, ÉTICA, RESPONSABILIDADE, RECONHECIMENTO E VALORIZAÇÃO DA NOSSA FUNÇÃO. Entendemos que uma das dificuldades em desenvolver o papel gerencial, suplantando a administração direta, técnica e operativa do processo de trabalho, está na lacuna que os enfermeiros tem em sua formação no que se refere à coordenação das relações interpessoais – dificuldade no gerenciamento de conflitos, lembrando que hoje os enfermeiros tem atuado em diferentes áreas, assumido papéis de destaque na gestão dos serviços básicos – secretarias municipais e estaduais de saúde. Lembrar ainda que a negação das atividades gerenciais é decorrente do modelo de formação, que tem priorizado o cuidar como ação própria da enfermeira, em detrimento do gerenciar e do educar.

35 COMPETÊNCIAS/ RELAÇÕES INTERPESSOAIS
Busque idéias; Debata propostas; Não combata pessoas; Evite questões pessoais; Leve em consideração apenas as idéias e as informações, jamais os aspectos pessoais de quem as expõe.

36 Reflita sobre a sua forma de agir.

37 Competência/ Relacionamento Interpessoal X Enfermagem
CUIDAR 1 - Mudança na forma de se relacionar com o paciente. 2 - Relação Terapêutica X Relação pessoal


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