A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

GESTÃO DA QUALIDADE TOTAL APRESENTAÇÃO DO PROFESSOR

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "GESTÃO DA QUALIDADE TOTAL APRESENTAÇÃO DO PROFESSOR"— Transcrição da apresentação:

1 GESTÃO DA QUALIDADE TOTAL APRESENTAÇÃO DO PROFESSOR
Prof. Eng. Sergio Henrique Miorin, Especialista, MBA CEL Particular (19)

2 FORMAÇÃO ACADÊMICA MBA - Gestão Empresarial
FGV - Fundação Getúlio Vargas - Campinas/SP Pós - Graduação - Engenharia de Redes e Sistemas de Telecomunicações INATEL - Instituto Nacional de Telecomunicações - Campinas/SP Graduação - Engenharia Elétrica modalidade Eletrônica - USF - Itatiba/SP

3 EXPERIÊNCIA ACADÊMICA
FGV - Pós - Graduação - Campinas e Jundiaí Professor do Curso de Administração de Empresas, Disciplinas : Adm. Proc. Produtivos e Qualidade - APPQ Produção e Serviços Planejamento Estratégico Métodos Quantitativos Jogos de Negócios Gestão de Pessoas Criação e Viabilidade de Projetos

4 EXPERIÊNCIA ACADÊMICA
Unisal - MBA - Pós - Graduação - Campinas Professor do Curso de Gestão de Pessoas e Gestão em Marketing, Disciplinas : Orientação e Desenvolvimento de Carreira Gestão da Qualidade Total

5 EXPERIÊNCIA ACADÊMICA
FAJ - Faculdade Anhanguera de Jundiaí - MBA - Pós - Graduação Professor dos Cursos de Gestão de Pessoas, Gestão em Controladoria e Gestão de Projetos, Disciplinas : Estratégia Executiva Liderança Gestão do Conhecimento

6 EXPERIÊNCIA ACADÊMICA
FAV - Faculdade Anhanguera de Valinhos -MBA - Pós - Graduação Professor do Curso de Gestão Estratégica de Negócios, Disciplina : Jogos de Empresas

7 EXPERIÊNCIA ACADÊMICA
SENAC CAMPINAS - Pós - Graduação Professor do Curso de Gestão de Negócios, Disciplina : Gestão da Qualidade

8 FAV - Faculdade Anhanguera de Valinhos - Graduação
EXPERIÊNCIA ACADÊMICA FAV - Faculdade Anhanguera de Valinhos - Graduação Professor do Curso de Administração de Empresas, Disciplina : Administração de Materiais e Logística

9 FPJ - Faculdade Anhanguera de Jundiaí - Graduação
EXPERIÊNCIA ACADÊMICA FPJ - Faculdade Anhanguera de Jundiaí - Graduação Professor dos Cursos de Administração de Empresas, Engenharia de Produção e Engenharia Civil, Tecnólogo em Logística e RH, Disciplinas : Desenvolvimento Pessoal e Profissional Técnicas de Negociação Planejamento e Gestão Empresarial Planejamento Estratégico e Sistemas Logísticos Intermodais Instalações Elétricas Prediais

10 EXPERIÊNCIA ACADÊMICA
CEPROVI - COLÉGIO TÉCNICO Professor dos Cursos Técnico de Gestão Empresarial, Logística e Administração Disciplinas de : Gestão de Empresas e Negócios Logística Integrada Armazenamento, Movimentação e Controle de Cargas Administração de Produção e de Patrimônio Segurança no Trabalho

11 EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL
NETFORM Empresa nacional no ramo gráfico. Gerente de Contas/Representante Comercial Engesisten Empresa nacional no ramo de consultoria e treinamento. Consultor de Empresas Sênior

12 Brastec Technologies Ltda. Empresa nacional no ramo de montagem
EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL Brastec Technologies Ltda. Empresa nacional no ramo de montagem industrial de máquinas de grande porte. Gerente de Produção Cadplast Ind. e Comércio de Plásticos Ltda. Empresa nacional no ramo de polietileno expandido. Gerente Industrial

13 APRESENTAÇAO DO ALUNO Nome? Idade?
Empresa em que trabalha, função, número de colaboradores? Qual o ramo de negócio? O que espera do curso e disciplina?

14 BIBLIOGRAFIA Luiz Cesar Ribeiro Carpinetti. Gestão da Qualidade : 1ª edição, São Paulo: Editora Atlas, 2010 Luiz Cesar Ribeiro Carpinetti, Paulo Augusto Cauchick Miguel e Mateus Cecílio Gerolamo. Gestão da Qualidade ISO 9001:2008 : 2ª edição, São Paulo: Editora Atlas, 2009

15 BIBLIOGRAFIA Idalberto Chiavenato. Teoria Geral da Administração : 7ª edição, São Paulo: Campus, 2004 Diversos Autores. Introdução à Engenharia de Produção : 1ª edição, São Paulo: Elsevier, 2008

16 BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR
Título : O Sabor da Qualidade - Uma História Sobre Como Criar uma Cultura de Excelência nas Empresas. Autor:Chowdhury, Editora:Sextante / Gmt

17 BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR
Título:Gestão da Qualidade Iso 9001 : Princípios e Requisitos Autores:Miguel, Paulo Augusto Cauchick; Carpinetti, Luiz Cesar Ribeiro; Gerolamo, Mateus Cecílio Editora:ATLAS

18 BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR
Título:ISO 9001 : 2000 Sistema de Gestão da Qualidade para Operações de Produção e Serviços 1ª Ed. 2007 Autores:Mello, Carlos Henrique Pereira / Editora:ATLAS

19 BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR
Título:Qualidade começa em Mim Autores:Chung, Tom Editora:Novo Século - SP

20 SITES INDICADOS PARA CONSULTA

21 EMENTA Conceito e prática da gestão da qualidade.
Princípios da qualidade e modelos de gestão. Sistema de gestão da qualidade ISO9001 e certificações. Ferramentas para o controle e melhoria da qualidade. Desdobramento e gestão de estratégias de qualidade e melhoria.

22 OBJETIVO DA DISCIPLINA
Apresentar conceitos, técnicas e ferramentas ligados a qualidade com o ambiente empresarial atual das organizações.

23 CONCEITO E PRÁTICA DA GESTÃO DA QUALIDADE
hoje não é diferencial e sim Sobrevivência ”.

24 CONCEITO E PRÁTICA DA GESTÃO DA QUALIDADE
Introdução A gestão da qualidade é vista hoje como um fator estratégico. Melhoria de competitividade e produtividade. Perfeição técnica em projeto, fabricação, procedimentos e áreas para adequação do produto ao uso. Temos algumas palavras chaves que podemos fazer uma relação direta:

25 CONCEITO E PRÁTICA DA GESTÃO DA QUALIDADE
Confiabilidade. Durabilidade. Facilidade de uso ( funcionalidade ). Desempenho técnico.

26 CONCEITO E PRÁTICA DA GESTÃO DA QUALIDADE
Assistência ( pré e pós-venda ).

27 CONCEITO E PRÁTICA DA GESTÃO DA QUALIDADE
Estética . Imagem da marca.

28 CONCEITO E PRÁTICA DA GESTÃO DA QUALIDADE
Impacto ambiental.

29 CONCEITO E PRÁTICA DA GESTÃO DA QUALIDADE
Para conquistar mercado e se manter competitivo, é preciso atender os requisitos dos clientes. Quanto a produtos ou serviços. Clientes satisfeitos representam: Faturamento. Boa reputação. Novos pedidos. Resultados para empresa. Empregos e resultados para os colaboradores.

30 CONCEITO E PRÁTICA DA GESTÃO DA QUALIDADE
Essa visão da qualidade a partir da perspectiva do mercado levou a um cenário em que: Os consumidores se tornam mais exigentes. A abertura de mercados e o aumento da concorrência. Os mercados externos tornaram-se mais exigentes. Os termos contratuais começaram a incluir exigências relacionadas à gestão da qualidade.

31 CONCEITO E PRÁTICA DA GESTÃO DA QUALIDADE
Em um processo evolutivo do conceito de qualidade foi bem caracterizado por Shiba, Ghaham e Walden, 1993, que disseram: A evolução do conceito da qualidade passou pelos seguintes estágios: Adequação às especificações. Adequação ao uso. Adequação ao custo.

32 CONCEITO E PRÁTICA DA GESTÃO DA QUALIDADE
As contribuições de Feigenbaun Foi definido o controle da qualidade total:

33 CONCEITO E PRÁTICA DA GESTÃO DA QUALIDADE
Os 14 pontos de Deming Estabeleça constância de propósitos para a melhoria do produto e do serviço, objetivando tornar-se competitivo, manter-se em atividade e gerar empregos. Adote a nova filosofia. A administração deve acordar para o desafio, conscientizar-se de suas responsabilidades e assumir a liderança na transformação. Não dependa da inspeção para atingir a qualidade ( chamamos de auto-controle, ou seja, a pessoas e os processos fazem a qualidade ). Incorpore qualidade desde o começo.

34 CONCEITO E PRÁTICA DA GESTÃO DA QUALIDADE
Abandone a prática de aprovar orçamentos com base somente em preço. Melhore constantemente e continuamente cada processo. Melhore a qualidade e a produtividade, em consequência, os custos diminuirão. Institua treinamento no local de trabalho. Adote e institua a liderança. O papel da liderança deve ser de ajudar as pessoas e os recursos tecnológicos a trabalharem melhor. Elimine o medo para que todos trabalhem de modo eficaz. Elimine as barreiras entre os departamen- tos de forma que as pessoas possam trabalhar em equipe.

35 CONCEITO E PRÁTICA DA GESTÃO DA QUALIDADE
Elimine as barreiras entre os departamentos de forma que as pessoas possam trabalhar em equipes. Elimine metas numéricas, slogans e exortações ( reprender ) para os trabalhadores que causem relações adversárias. Elimine quotas numéricas e gerenciamento por objetivos. Substitua por liderança. Remova as barreiras que roubam das pessoas a satisfação e orgulho pelo trabalho. Adote um forte programa de educação, treinamento e automelhoria. Faça a transformação um trabalho de to- dos e ponha todos para trabalhar nisso.

36 CONCEITO E PRÁTICA DA GESTÃO DA QUALIDADE
Duas visões da qualidade, segundo Duran

37 CONCEITO E PRÁTICA DA GESTÃO DA QUALIDADE
Análise dos custos da qualidade A gestão da qualidade visa a melhoria do desempenho no atendimento dos requisitos dos clientes. Redução de custos. Custos da não qualidade. Investimento também deve ser um fator a ser ponderado nas decisões relacionadas à melhoria de resultados e redução de custos da não qualidade. Os custos da não qualidade englobam os custos decorrentes da qualidade. Assim como os custos para obter qualidade.

38 CONCEITO E PRÁTICA DA GESTÃO DA QUALIDADE
Os custos da qualidade podem ser classificados em custos devido a falhas internas: Refugo - Material e horas trabalhadas. Retrabalho - Horas de retrabalho.

39 CONCEITO E PRÁTICA DA GESTÃO DA QUALIDADE
Reinspeção/Reteste - Horas de trabalho de reinspeção de produtos retrabalhados. Inspeção Total - Horas de trabalho em inspeção total de lotes com nível de qualidade inaceitável.

40 CONCEITO E PRÁTICA DA GESTÃO DA QUALIDADE
Redução de preço - Redução de preço de venda devido à baixa qualidade.

41 CONCEITO E PRÁTICA DA GESTÃO DA QUALIDADE
Os custos da qualidade podem ser classificados em custos devido a falhas externas: Custos de assistência técnica no período de garantia. Custos de rompimento de contrato por não atendimento das especificações de qualidade.

42 CONCEITO E PRÁTICA DA GESTÃO DA QUALIDADE
Custos por ações na justiça.

43 CONCEITO E PRÁTICA DA GESTÃO DA QUALIDADE
Os custos da qualidade podem ser classificados em custos de avaliação da qualidade: Auditorias internas e externas. Manutenção da rastreabilidade e acuracidade(conferência) de equipamentos de inspeção e teste.

44 CONCEITO E PRÁTICA DA GESTÃO DA QUALIDADE
Os custos da qualidade podem ser classificados em custos de prevenção: Planejamento da qualidade - Custos das atividades de planejamento amplo e detalhado das metas da qualidade. Revisão de novos produtos em desenvolvimento - Custos da garantia da qualidade do produto na fase de desenvolvimento.

45 CONCEITO E PRÁTICA DA GESTÃO DA QUALIDADE
Os custos da qualidade podem ser classificados em custos de prevenção: Controle de processos - Custos das atividades de controle de qualidade do processo. Qualificação de desenvolvimento (homologação) de fornecedores - Custos da avaliação da qualidade de fornecedores ( seleção e fornecimento ).

46 CONCEITO E PRÁTICA DA GESTÃO DA QUALIDADE
Os custos da qualidade podem ser classificados em custos de treinamento: Treinamento - Custos de treinamento em programas de qualidade.

47 CONCEITO E PRÁTICA DA GESTÃO DA QUALIDADE
A falta de qualidade gera: Desperdício e ineficiência. Perda de vendas decorrente de nível de qualidade insuficiente. Custos de reprojeto por razões de qualidade insuficiente. Custos extras de fabricação, possíveis horas extras de trabalho. Refugo não computado.

48 CONCEITO E PRÁTICA DA GESTÃO DA QUALIDADE
Custos adicionais devido à excessiva variabilidade do processo.

49

50 EXERCÍCIOS

51 EXERCÍCIOS 1)Por que, nas últimas décadas, gestão da qualidade se tornou tão importante? Considere a evolução do conceito da qualidade. Qual a importância da gestão da qualidade em sua empresa? 2)Quais as principais contribuições de Juran e Deming? Em que aspectos as contribuições desses autores se diferenciam e se completam? 3)Como a gestão da qualidade pode contribuir para a melhoria de resultados financeiros de sua empresa?

52 EXERCÍCIOS 4)Quais são os custos da qualidade? Qual a crítica que se faz ao modelo econômico de custo da qualidade?


Carregar ppt "GESTÃO DA QUALIDADE TOTAL APRESENTAÇÃO DO PROFESSOR"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google