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Prof. Nelson Roberto Furquim Universidade Presbiteriana Mackenzie

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Apresentação em tema: "Prof. Nelson Roberto Furquim Universidade Presbiteriana Mackenzie"— Transcrição da apresentação:

1 Prof. Nelson Roberto Furquim Universidade Presbiteriana Mackenzie
Gestão da Inovação Prof. Nelson Roberto Furquim Universidade Presbiteriana Mackenzie

2 Formação Acadêmica Graduação: Engenharia – Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) Especialização: - CEAG – FGV,SP - BSP- Universidade de Toronto (Canadá) Mestrado em Administração: Universidade Presbiteriana Mackenzie Doutorando: FEA, Universidade de São Paulo

3 Formação Profissional
Firmenich & Cia. Ltda. - Divisão Aromas Tetra Pak Ltda. - Gerente de Marketing - Gerente de Pesquisa de Mercado - Gerente de Business Intelligence Votorantim Metais - Gerente de Marketing e Desenvolvimento de Negócios

4 Conteúdo Programático
Fatores fundamentais na gestão da inovação A teoria da inovação de ruptura de Christensen Modelo de estratégia de inovação A inovação como um processo de gestão Sistemas nacionais de inovação

5 Conteúdo Programático
Mecanismos de implantação da inovação Construção da organização inovadora Alianças para inovação Avaliação e desempenho da inovação - Livro: TIDD, J.; BESANT, J.; PAVITT, K. Gestão da Inovação. São Paulo: Artmed, 2008.

6 Critério de Avaliação Atividades em grupo, em sala de aula: 10%
Prova individual, escrita: 30% Prova final, escrita: 60%

7 Fatores fundamentais na gestão da inovação

8 Inovação O que é inovação? - Envolve mudanças
Impacto: bens,serviços, processos; Inovação: movida pela habilidade de estabelecer relações, detectar oportunidades e tirar proveito delas; Abertura de novos mercados, novas formas de servir mercados maduros e estabelecidos; Tecnologia: papel importante.

9 Inovação e vantagem competitiva
Mercado: constante mudança; Geração de vantagem competitiva ou estratégica; Introdução de novos bens e serviços: posição de liderança; Globalização: impacto e acesso; Schumpeter: “lucros de monopólio”;

10 Mecanismos para obtenção de inovação
Novidade na oferta de produto ou serviço; Novidade no processo; Complexidade; Proteção legal de propriedade intelectual; Acréscimo/ampliação de alcance de fatores competitivos;

11 Mecanismos para obtenção de inovação
Tempo/oportunidade: - vantagem de ser o primeiro a entrar, ou ser um seguidor rápido; Desenvolvimento robusto/de plataforma; Reescritura de regras; Reconfiguração de partes do processo; Transferência através de diferentes contextos de aplicação.

12 Tipos de inovação Inovação de produto; Inovação de processo;
Inovação de posição (introdução de produtos/serviços); Inovação de paradigma (mudanças nos modelos mentais).

13 Dimensões da inovação Nível de sistema Novas versões de motores automotivos, aviões, aparelhos de tv Novas gerações, como MP3 e download versus CD e fita-cassete Energia a vapor, TI, comunicações, biotecnologia Melhorias em componentes Novos componentes para sistemas existentes Materiais avançados para melhorias de desempenho de componentes Nível de componente Incremental Radical “fazendo aquilo que fazemos melhor” “novo para a empresa” “novo para o mundo”

14 Inovação: processo baseado no conhecimento
Importância da inovação incremental: redução da incerteza; Inovação: fundamentada em conhecimento; Criação de novas possibilidades por meio da combinação de diferentes conjuntos de conhecimentos (arquitetura de uma inovação).

15 Fatores-chave para a gestão da inovação
Zona 2: Inovação Modular Zona 3: Inovação Descontínua Zona 1: Inovação Incremental Zona 4: Inovação de Arquitetura Destruídos Conceitos centrais sobre inovação Reforçados Não Alterados Alterados Relações entre elementos de conhecimento (arquitetura)

16 Fatores-chave para a gestão da inovação
Zona 1 (inovação incremental) - incremento estável de produtos ou processos - uso do conhecimento acumulado acerca de componentes centrais; Zona 2 (inovação modular) - mudança considerável em um elemento, mantendo a arquitetura geral - há necessidade de aprendizagem de um novo conhecimento;

17 Fatores-chave para a gestão da inovação
Zona 3 (inovação descontínua) - todo o conjunto de regras é alterado - abre-se espaço para novos entrantes; Zona 4 (inovação de arquitetura) - surgimento de novas arquiteturas - remodelar fontes de conhecimento e as configurações - resposta a necessidades de diferentes usuários.

18 Desafio da inovação descontínua
Pressuposto de Schumpeter: “destruição criativa”; Condições estáveis de inovação são pontuadas por descontinuidades ocasionais; - coexistência entre tecnologias velhas e novas - rápida melhoria de ambas Grandes incertezas: - como será a nova configuração? - como manipular a nova tecnologia?

19 Gestão da inovação Desafio: desenvolver formas de gestão da inovação: - não apenas em fases estáveis - mas em condições de alta incerteza - velocidade de mudanças importantes (necessidade de adequações) Observação: fonte de tecnologia que desestabiliza um setor é externa a ele.


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