A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

CIEE Carlos Seabra 51º Encontro com Educadores FEVEREIRO 2016

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "CIEE Carlos Seabra 51º Encontro com Educadores FEVEREIRO 2016"— Transcrição da apresentação:

1 CIEE Carlos Seabra 51º Encontro com Educadores FEVEREIRO 2016
Inovação pedagógica Implicações na formação e gestão dos professores e na infraestrutura da escola Carlos Seabra

2 “Nós não gostamos do som deles, e música de guitarra está em franco desaparecimento” Decca Recording Co., ao rejeitar os Beatles, 1962. “Aviões são brinquedos interessantes mas sem nenhum valor militar” Marechal Ferdinand Foch, Professor de estratégia, Ecole Supérieure de Guerre, Paris. “Tudo que podia ser inventado já o foi” Charles H. Duell, Diretor, Departamento de Patentes dos Estados Unidos, 1899, ao propor o fechamento da sessão de registro de novas patentes.

3 “A imaginação é mais importante que o conhecimento”
Albert Einstein

4 A tecnologia e Robinson Crusoe
Descobrindo qual o bicho: os cegos e o elefante Dados, informação, conhecimento: o valor de x e o sabor da feijoada

5 Formação e gestão de PROFESSORES Projeto Político-Pedagógico e Competências e Habilidades

6 Algumas competências e objetivos:
Aprender com os erros Levantar hipóteses Reconhecer padrões Saber se comunicar Articular-se em rede Desenvolver projetos Saber pesquisar Organizar-se e ser metódico Ter prazer intelectual Empreendedorismo cognitivo

7 motivação, curiosidade, organização pensar e fazer
Os grandes desafios da educação, usando ou não tecnologia, continuam a ser: aprender a aprender motivação, curiosidade, organização pensar e fazer aprendizagem colaborativa empreendedorismo cognitivo

8 Meia dúzia de perguntas para reflexão e debate:
Como é que as metodologias e as práticas pedagógicas inovadoras podem ser acompanhadas, avaliadas e aferidas pelo professor no dia a dia? Que novas abordagens podemos ter com o erro e sua função no levantamento de hipóteses, pesquisa e aprendizagem? Como usar os recursos multimídia (som, imagem, vídeo, conectividade etc.) em sala de aula e em projetos na escola? E os tablets e celulares, a interatividade e a mobilidade? O prazer intelectual, o saber pesquisar, comunicar-se e articular-se em rede como podem fazer parte dos objetivos pedagógicos, na prática? Como é que o engajamento em projetos pode ser usado para desenvolver o saber organizar-se e ser metódico? Empreendedorismo cognitivo pressupõe um aluno pesquisador com objetivos, motivação, que saiba gerir sua aprendizagem, como a escola pode investir nessa direção?

9

10 Querido filho, como está você. Sua mãe e eu estamos bem
Querido filho, como está você? Sua mãe e eu estamos bem. Estamos com muitas saudades. Por favor, desligue o computador e desça para jantar conosco... Com amor, seus pais.

11

12

13 Infraestrutura da ESCOLA Equipamento, estrutura, software, suporte, manutenção e gestão

14 Especificidades dos locais:
Laboratório Sala de aula Auditório Biblioteca Sala dos professores Pátio e corredores Casa do aluno

15 Plataformas de soft e hardware:
COMPUTADORES: Windows Linux Macintosh TABLETS/CELULARES: iOS Android Kindle, Kobo etc.

16 Conectividade: Banda larga (fibra, IP fixo)
Servidor (cache local, conteúdos offline) Tablets (transporte, carregamento) Wi-Fi (segmentado, com gestão de acesso) Questões relacionadas: Nuvem Segurança Filtros Logs Back-up Cache

17 Dispositivos adicionais:
Projetores multimídia Impressoras Scanners Storage Lousa eletrônica Som: caixas, microfones, fones Filmadoras e máquinas fotográficas Mesa de edição

18 Gestão de uso: MDM (Mobile Device Management)
Firewall (com função load balance) Proxy (filtro de conteúdos) Switchs (segmentação de rede) Site survey (topologia da infra) Políticas definidas com todos Gestão democrática Contínua atualização e monitoramento

19 Software: Pacotes de escritório Programas educacionais
Editores de imagem e de vídeo Editores de áudio e música Jogos educacionais Audiovisuais Browsers e comunicadores na web Software livre e proprietário

20 Recursos humanos: Suporte Manutenção Gestão Upgrades Suprimentos
Capacitação e apropriação Compartilhamento da informação Articulação em rede

21 O papel que a magia teve até hoje no imaginário da humanidade está, cada vez mais, sendo assumido pela tecnologia!

22 FTD Educação • Departamento de Inovação e Novas Mídias
C a r l o s S e a b r a FTD Educação • Departamento de Inovação e Novas Mídias Carlos Seabra Coordenador Técnico Pedagógico Diretoria de Soluções Educacionais


Carregar ppt "CIEE Carlos Seabra 51º Encontro com Educadores FEVEREIRO 2016"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google