A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Construção Cidadã da Educação Centro Cultural Poveda 12 de junho de 2010.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Construção Cidadã da Educação Centro Cultural Poveda 12 de junho de 2010."— Transcrição da apresentação:

1 Construção Cidadã da Educação Centro Cultural Poveda 12 de junho de 2010

2 Duas conversas como ponto de partida Conversa 1  Crescimento econômico + crescimento da consciência de sujeito internacional + redução da pobreza + investimentos imensos... Mas... A educação... É o calcanhar de Aquiles Conversa 2  Fechar as escolas de período integral. É necessário porque o custo é muito alto e o Estado não pode arcar sozinho.

3 (Re)Pensar a educação a partir de duas premissas básicas: I.Estamos vivendo uma crise civilizacional Crise do Paradigma da Modernidade A – A modernidade como visão de mundo 1. Uma visão do humano  plenipotenciário 2. O humano como proprietário  O Ser é o TER 3. O Estado existe...Para proteger a propriedade B – A Crise da modernidade como impossibilidade de dar respostas

4 II. O fim do mundo ( e da visão de mundo ) rural MUNDO RURALMUNDO URBANO Mundo lentoVelocidade Mundo das forças mágicasO Homem determina o que é e o independentes do Homemque não é O mundo patriarcalO mundo do Homem e da Mulher A autoridade vem de foraA autoridade vem de dentro

5 Primeira conclusão Nada pode ser (re) pensado hoje, mais do que tudo na educação, se tais premissas não estiverem na base das reflexões.

6 Uma crise particular A crise do Estado 1.Um Estado pequeno frente às grandes corporações 2.Um Estado grande demais frente às necessidades de prover a nação 3.Afinal, um Estado que não foi feito para isso Portanto É necessário construir o Estado de que precisamos

7 Um novo Estado requer uma ação coletiva É a Participação Popular Também chamada de Participação democrática  Um novo Estado e uma nova Democracia Não deixar que os políticos façam aquilo que não estão em condições de fazer  Uma nova economia Não deixar aos “experts”, pois que quem sofre somos nós  Uma nova Educação A educação dos nossos filhos depende mais de nós do que dos chamados agentes educacionais

8 Segunda Conclusão (Re) pensar a educação a partir do educando e daqueles que são presentes em sua vida diária, principalmente sua família.

9 A Educação está com problemas 1.Em sua estrutura formal-administrativa 2.Em sua estrutura pedagógica A escola funciona como há 80 anos, quando ainda se trabalhava com “cuspe e giz”. 3. Em seu corpo docente Os profissionais da educação afastaram-se da vocação e desenvolveram a profissão 4. Em seu corpo discente Trata-se o aluno como se ele fosse uma tábula rasa, normatizando-o e padronizando-o, quando o momento histórico os faz absolutamente diferentes.

10 As classes populares 1.Não têm na educação o ponto alto de sua vida 2.Entendem o ir à escola como educação 3.Jogam toda a responsabilidade sobre os profissionais de educação

11 CONSTRUIR A ESCOLA Responsabilidade conjunta de todos os implicados: Profissionais da Educação Família Comunidade

12 AS PRÁTICAS EXISTEM: 1.Conselhos de Escola Mas que devem ser profundamente democráticos, com pais participativos, lideranças de bairro, profissionais de educação dedicados alunos Não podem ser manipulados por quem “sabe tudo” em educação.

13 AS PRÁTICAS EXISTEM: 2. O IDEB O IDEB é o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica. É uma nota que mostra se os alunos estão aprendendo o que têm de aprender na idade certa. Toda escola tem uma nota no IDEB, que vai de 0 a 10. Os responsáveis devem procurar conhecer a nota do IDEB da escola de seus filhos. O Conselho de Escola deve trabalhar intensivamente sobre a nota do IDEB.

14 AS PRÁTICAS EXISTEM: 3. A MOBILIZAÇÃO DAS IGREJAS CRISTÃS PELA O Governo Brasileiro, através do Ministro de Estado da Educação, chegou à conclusão de que os pais precisam participar da educação dos seus filhos. E chamou as igrejas cristãs a ajudarem nesse projeto.


Carregar ppt "Construção Cidadã da Educação Centro Cultural Poveda 12 de junho de 2010."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google