A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Como as estações do ano interferem na vida dos seres vivos

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Como as estações do ano interferem na vida dos seres vivos"— Transcrição da apresentação:

1 Como as estações do ano interferem na vida dos seres vivos
Ciências Humanas e suas Tecnologias GEOGRAFIA 6º ano, Ensino Fundamental Como as estações do ano interferem na vida dos seres vivos

2 AS ESTAÇÕES DO ANO... O que são as estações do ano?
GEOGRAFIA, 6º ano, Como as estações do ano interferem na vida dos seres vivos AS ESTAÇÕES DO ANO... O que são as estações do ano? Por que elas acontecem? Como as estações do ano interferem na vida dos seres vivos? Fonte/imagem:

3 O QUE SÃO AS ESTAÇÕES DO ANO?
GEOGRAFIA, 6º ano, Como as estações do ano interferem na vida dos seres vivos O QUE SÃO AS ESTAÇÕES DO ANO? Estações do ano são mudanças que ocorrem nas características dos climas do planeta Terra, de forma cíclica, ao longo do ano. Fonte/imagem(3):efgsositeoficial.blogspot.com São subdivisões do ano baseadas nos padrões dos climas. São quatro*: primavera, verão, outono e inverno.

4 * Inicialmente o ano era dividido em duas partes:
GEOGRAFIA, 6º ano, Como as estações do ano interferem na vida dos seres vivos Curiosidade!!!   * Inicialmente o ano era dividido em duas partes: O período quente (em latim: "ver"): era dividido em três fases: o Prima Vera (literalmente "primeiro verão"), de temperatura e umidade moderadas,  o Tempus Veranus (literalmente "tempo da frutificação"), de temperatura e umidade elevadas, e o Æstivum (em português traduzido como "estio"), de temperatura elevada e baixa umidade. O período frio (em latim: "hiems") era dividido em apenas duas fases: o Tempus Autumnus (literalmente "tempo do ocaso"), em que as temperaturas entram em declínio gradual, e o Tempus Hibernus, a época mais fria do ano, marcada pela neve e ausência de fertilidade. Fonte/texto: Fonte/imagem(luva):caricatoons.wordpress.com

5 POR QUE ACONTECEM AS ESTAÇÕES DO ANO?
GEOGRAFIA, 6º ano, Como as estações do ano interferem na vida dos seres vivos POR QUE ACONTECEM AS ESTAÇÕES DO ANO? Elas acontecem por causa do deslocamento da Terra ao redor do Sol, ou seja, do movimento de translação e da inclinação do eixo terrestre na rotação. Fonte/imagem:

6 AS ESTAÇÕES DO ANO E A TRANSLAÇÃO
GEOGRAFIA, 6º ano, Como as estações do ano interferem na vida dos seres vivos AS ESTAÇÕES DO ANO E A TRANSLAÇÃO Elas estão associadas as alterações na temperatura terrestre, devido a forma como o planeta é iluminado durante a translação, nos períodos de solstícios e equinócios. Fonte/imagem:

7 GEOGRAFIA, 6º ano, Como as estações do ano interferem na vida dos seres vivos
ATENÇÃO! Solstícios são os períodos do ano em que a Terra é iluminada de maneira desigual nos hemisférios norte e sul. São associados as estações do verão (dias mais longos e noites mais curtas) e do inverno (noites mais longas e dias mais curtos) Fonte/imagem: Fonte/imagem:fikdikblog.com Equinócios são os períodos do ano em que os hemisférios norte e sul recebem a mesma quantidade de luz e calor. São associados as estações da primavera e do outono (dias e noites de aproximadamente 12h). Fonte/imagem: Fonte/imagem: pt.depositphotos.com

8 A DINÂMICA DAS ESTAÇÕES DO ANO
GEOGRAFIA, 6º ano, Como as estações do ano interferem na vida dos seres vivos A DINÂMICA DAS ESTAÇÕES DO ANO As estações do ano ocorrem de maneira inversa nos hemisférios norte e sul. Hemisfério Norte Hemisfério Sul Primavera (22 set – 21 dez) Verão (21 dez – 21 mar) Outono (22 mar – 21 jun) Inverno (22 jun – 21 set) Outono (22 set – 21 dez) Inverno (21 dez – 21 mar) Primavera (22 mar – 21 jun) Verão (22 jun – 21 set)

9 CARACTERÍSTICAS DAS ESTAÇÕES DO ANO
GEOGRAFIA, 6º ano, Como as estações do ano interferem na vida dos seres vivos CARACTERÍSTICAS DAS ESTAÇÕES DO ANO Primavera Durante essa estação ocorre o período de crescimento das folhas e flores das plantas, embora apresente características variadas nos diferentes lugares. Datas aproximadas de início: 21 de março no hemisfério norte e 22 de setembro no hemisfério sul. Fonte/imagem: blogalize.net Fonte/texto:

10 CARACTERÍSTICAS DAS ESTAÇÕES DO ANO
GEOGRAFIA, 6º ano, Como as estações do ano interferem na vida dos seres vivos CARACTERÍSTICAS DAS ESTAÇÕES DO ANO Verão Em tempos de verão, a maior exposição aos raios solares faz com que as temperaturas médias elevem-se proporcionalmente. Nas áreas temperadas os verões tem sido cada vez mais quentes. Datas aproximadas de início: 21 de junho no hemisfério norte e 21 de dezembro no hemisfério sul. Fonte/imagem : Fonte/texto:

11 Lá vem chegando o VERÃO... Faça sol... Ou faça chuva...
GEOGRAFIA, 6º ano, Como as estações do ano interferem na vida dos seres vivos Lá vem chegando o VERÃO... (Alceu Valença) Faça sol... Fonte/imagem:perfectroad.wordpress.com Fonte/imagem:mundoinalcancavel.blogspot.com Ou faça chuva... Fonte/título:

12 CARACTERÍSTICAS DAS ESTAÇÕES DO ANO
GEOGRAFIA, 6º ano, Como as estações do ano interferem na vida dos seres vivos CARACTERÍSTICAS DAS ESTAÇÕES DO ANO Outono  Quando o outono se inicia, com o passar do tempo, os dias vão ficando cada vez menores. É nessa estação que as árvores costumam trocar suas folhas ou perdê-las para suportar o frio do inverno que vai chegar. Datas aproximadas de início: 23 de setembro no hemisfério norte e 21 de março no hemisfério sul. Fonte/imagem: Fonte/texto:

13 CARACTERÍSTICAS DAS ESTAÇÕES DO ANO
GEOGRAFIA, 6º ano, Como as estações do ano interferem na vida dos seres vivos CARACTERÍSTICAS DAS ESTAÇÕES DO ANO Inverno  Na estação do inverno, os dias são menores do que as noites, acontecendo o processo inverso do verão, o que contribui para a diminuição média das temperaturas. Datas aproximadas de início: 21 de dezembro no hemisfério norte e 21 de junho no hemisfério sul. Fonte/texto: Fonte/imagem:solzinhartes.blogspot.com Fonte/imagem:

14 CARACTERÍSTICAS DAS ESTAÇÕES DO ANO
GEOGRAFIA, 6º ano, Como as estações do ano interferem na vida dos seres vivos CARACTERÍSTICAS DAS ESTAÇÕES DO ANO NO BRASIL Nas regiões do Brasil mais próximas à Linha do Equador (em que a luminosidade do sol acontece mais intensamente o ano todo), as mudanças de estação é menos perceptível no cotidiano do que na região sul, onde as quatro estações do ano são bem definidas. Fonte/Texto: Fonte/imagem:

15 COMO AS ESTAÇÕES DO ANO INTERFEREM NA VIDA DOS SERES VIVOS?
GEOGRAFIA, 6º ano, Como as estações do ano interferem na vida dos seres vivos COMO AS ESTAÇÕES DO ANO INTERFEREM NA VIDA DOS SERES VIVOS? NO METABOLISMO NAS SUPERSTIÇÕES NA REPRODUÇÃO NO COTIDIANO DA PESSOAS NAS MIGRAÇÕES

16 AS ESTAÇÕES DO ANO E AS SUPERSTIÇÕES
GEOGRAFIA, 6º ano, Como as estações do ano interferem na vida dos seres vivos AS ESTAÇÕES DO ANO E AS SUPERSTIÇÕES O dia da marmota ou Groundhog Day, celebrado no segundo dia de fevereiro, é um rito que acontece nos Estados Unidos da América (EUA) desde 1887.  Fonte/imagem:espn.uol.com.br Neste dia se ao sair de sua toca a marmota vir a sua sombra, indica que o frio e o inverno se prolongarão, caso contrário, a primavera chegará logo. Marmota Fonte/texto:

17 AS ESTAÇÕES DO ANO E AS SUPERSTIÇÕES
GEOGRAFIA, 6º ano, Como as estações do ano interferem na vida dos seres vivos AS ESTAÇÕES DO ANO E AS SUPERSTIÇÕES (NO BRASIL) Segundo as tradições do nordeste brasileiro, os agricultores acreditam que se a chuva não cair no dia 19 de março, final do verão, a colheita do milho não será próspera e a safra estará comprometida. Porque ocorrerá estiagem mais prolongada. Fonte/imagem:revistagloborural.globo.com

18 AS ESTAÇÕES DO ANO E O METABOLISMO DOS SERES VIVOS
GEOGRAFIA, 6º ano, Como as estações do ano interferem na vida dos seres vivos AS ESTAÇÕES DO ANO E O METABOLISMO DOS SERES VIVOS Fonte/imagem:itapoapordentro.blogspot.com Fonte/imagem:slugwhite.wordpress.com Durante o inverno alguns animais entram no estado de latência e dormem para suportar o frio, que é mais intenso, nas áreas temperadas e subtropicais. Este artifício tem o objetivo de acumular energia no corpo, reduzindo o seu metabolismo. É conhecido como período de HIBERNAÇÃO. Fonte/imagem:osfantasticos-animaisdoplaneta.blogspot.com Fonte/ imagem:escola.britannica.com.br Fonte/texto:

19 GEOGRAFIA, 6º ano, Como as estações do ano interferem na vida dos seres vivos
AS ESTAÇÕES DO ANO E O METABOLISMO DOS SERES VIVOS (NO BRASIL E NO MUNDO) Durante a HIBERNAÇÃO alguns insetos congelam parte de seus corpos para poder suportar as baixas temperaturas sem sofrer choques térmicos. Essa é uma prática de alguns tipos de lagartas, baratas e outros insetos. A tolerância ao congelamento é um fenômeno mais comum no Hemisfério Sul. Fonte/magem:taduvidando.blogspot.com Fonte/texto:

20 AS ESTAÇÕES DO ANO E O METABOLISMO DOS
GEOGRAFIA, 6º ano, Como as estações do ano interferem na vida dos seres vivos AS ESTAÇÕES DO ANO E O METABOLISMO DOS SERES VIVOS (NO BRASIL E O MUNDO) Durante o Verão, o sono estival, ocorre com algumas espécies de moluscos, artrópodes, peixes, répteis e mamíferos. No verão, uma mudança no metabolismo dos animais, que também provoca fadiga e dormência é a ESTIVAÇÃO . A ESTIVAÇÃO é um mecanismo de defesa para algumas espécies animais que vivem em climas quentes e áridos. Fonte/texto: Fonte/imagem (central):

21 AS ESTAÇÕES DO ANO E O METABOLISMO DOS SERES VIVOS (NO BRASIL)
GEOGRAFIA, 6º ano, Como as estações do ano interferem na vida dos seres vivos AS ESTAÇÕES DO ANO E O METABOLISMO DOS SERES VIVOS (NO BRASIL) Durante o verão, a estivação também é observada de forma curiosa: O peixe pirambóia, encontrado na Bacia Amazônica, enterra-se na lama quando os rios em que vivem secam, abrigando-se ali, em casulos, até a chegada das chuvas. Fonte/imagem:gpaquarismo.mrforum.net Fonte/texto:

22 AS ESTAÇÕES DO ANO E A REPRODUÇÃO DOS
GEOGRAFIA, 6º ano, Como as estações do ano interferem na vida dos seres vivos AS ESTAÇÕES DO ANO E A REPRODUÇÃO DOS SERES VIVOS Na primavera, é comum os animais se prepararem para o acasalamento e gerar seus descendentes. Fonte/imagem: Fonte/imagem:g1.globo.com

23 AS ESTAÇÕES DO ANO E A REPRODUÇÃO DOS SERES VIVOS
GEOGRAFIA, 6º ano, Como as estações do ano interferem na vida dos seres vivos AS ESTAÇÕES DO ANO E A REPRODUÇÃO DOS SERES VIVOS Na primavera, a polinização das flores realizada pelos insetos como: borboletas, abelhas e pelos pássaros como: beija-flor, maçaricão, etc., garante a reprodução delas. Fonte/imagem: tnonline.com.br Fonte/imagem:

24 AS ESTAÇÕES DO ANO E AS MIGRAÇÕES
GEOGRAFIA, 6º ano, Como as estações do ano interferem na vida dos seres vivos AS ESTAÇÕES DO ANO E AS MIGRAÇÕES No Pantanal, na região Centro-oeste do Brasil, as migrações Sazonais ocorrem por causa das cheias do rio Paraguai durante o verão, que é a estação mais chuvosa nessa região. Nessa época, o gado é levado a áreas mais altas pelos vaqueiros, a fim de abrigar-se das enchentes. Fonte /imagem: efeitoecausa.wordpress.com

25 AS ESTAÇÕES DO ANO E AS MIGRAÇÕES (NO MUNDO)
GEOGRAFIA, 6º ano, Como as estações do ano interferem na vida dos seres vivos AS ESTAÇÕES DO ANO E AS MIGRAÇÕES (NO MUNDO) Na primavera, em novembro é a época da migração maciça dos caranguejos vermelhos da Ilha Christmas, Austrália. Fonte/imagem:pos-darwinista.blogspot.com Fonte/imagem/texto: planetacativante.com.br Na primavera, as borboletas monarcas despertam de seu sono hibernal, acasalam e saem da floresta mexicana em direção ao Canadá. No regresso ao seu lar de inverno elas param, desovam, algumas morrem e as sobreviventes e os seus(as) descendentes retornam a floreta novamente. Nesta época os caranguejos saem dos pântanos nas Florestas, onde vivem, para se reproduzirem nas praias e depositar seus ovos no oceano Índico. Fonte/texto: Fonte/texto:

26 AS ESTAÇÕES DO ANO E AS MIGRAÇÕES (NO BRASIL)
GEOGRAFIA, 6º ano, Como as estações do ano interferem na vida dos seres vivos AS ESTAÇÕES DO ANO E AS MIGRAÇÕES (NO BRASIL) A PIRACEMA Piracema é o movimento dos cardumes de peixe que nadam rio acima, contra a correnteza, para realizar a desova no período de reprodução. A palavra vem do tupi e significa algo como "saída de peixes", como os índios descreviam esse fenômeno que ocorre com milhares de espécies no mundo inteiro. Na maior parte do Brasil, a piracema coincide com o período das chuvas de verão. "Quando a temperatura da água e do ar esquenta e o nível do rio sobe em até 5 metros, os peixes percebem que é hora de vencer a correnteza para se reproduzirem”.  Fonte/texto: Fonte/imagem:

27 AS ESTAÇÕES DO ANO E O COTIDIANO DAS PESSOAS
GEOGRAFIA, 6º ano, Como as estações do ano interferem na vida dos seres vivos AS ESTAÇÕES DO ANO E O COTIDIANO DAS PESSOAS O horário de verão no Brasil foi adotado pela primeira vez em 1 de outubro de 1931 e abrangia todo o território nacional. Desde 1985 o horário de verão é adotado anualmente. Ele tem o objetivo de economizar energia elétrica, uma vez que os dias no solstício de verão são mais longos. Fonte/texto: Atualmente os estados das Regiões Sul, Sudeste e Centro-oeste, adotam o horário de verão. Fonte/imagem:am730.com.br

28 AS ESTAÇÕES DO ANO E O COTIDIANO DAS PESSOAS
GEOGRAFIA, 6º ano, Como as estações do ano interferem na vida dos seres vivos AS ESTAÇÕES DO ANO E O COTIDIANO DAS PESSOAS Fontes Trocadero, em Paris (França), se transformam em piscinas para os franceses e turistas que curtem o calor do verão europeu. Fonte/imagem/texto: noticias.uol.com.br

29 AS ESTAÇÕES DO ANO E O COTIDIANO DAS PESSOAS
GEOGRAFIA, 6º ano, Como as estações do ano interferem na vida dos seres vivos AS ESTAÇÕES DO ANO E O COTIDIANO DAS PESSOAS No Brasil, o Inverno no Sul do país (de junho a setembro) e o Verão no Nordeste (de dezembro a março), aquecem as altas temporadas de turismo e as férias. Fonte/imagem:viajeaqui.abril.com.br Fonte/imagem: Gramado e as demais cidades da Serra Gaúcha e das áreas serranas do sul e sudeste do Brasil, são destinos muito procurados no inverno pelas baixas temperaturas. A Praia de Porto de Galinhas, no Município de Ipojuca, em Pernambuco, é um dos destinos mais famosos do Nordeste no verão, com suas piscinas naturais e águas calmas, claras e mornas.

30 AS ESTAÇÕES DO ANO E O COTIDIANO DAS PESSOAS
GEOGRAFIA, 6º ano, Como as estações do ano interferem na vida dos seres vivos AS ESTAÇÕES DO ANO E O COTIDIANO DAS PESSOAS Durante o período das monções asiáticas, as chuvas no verão e a seca no inverno, mudam a rotina da população e causam muitos danos. Durante nas monções de inverno ocorrem as secas. Fonte/imagem: geoconceicao.blogspot.com Fonte/imagem: Já as monções de verão provocam muitas enchentes.

31 AS ESTAÇÕES DO ANO E O COTIDIANO DAS PESSOAS
GEOGRAFIA, 6º ano, Como as estações do ano interferem na vida dos seres vivos AS ESTAÇÕES DO ANO E O COTIDIANO DAS PESSOAS No Brasil, as chuvas, tanto de verão quanto de inverno provocam transtornos à população. Seja pelo excesso, causando enchentes, alagamentos e deslizamentos, seja pela falta, provocando secas e racionamento de água. Fonte/imagem:g1.globo.com Alagamentos- Olinda- PE Fonte/imagem: Deslizamento de barreira – MG Fonte/imagem:coisasdecajazeiras.com.br Racionamento - Cajazeiras - PB Barragem Seca - São José do Egito – PE Fonte/Imagem:g1.globo.com

32 GEOGRAFIA, 6º ano, Como as estações do ano interferem na vida dos seres vivos
ATIVIDADE PROPOSTA – 1 Observando a imagem ao lado responda as questões 1 e 2: 1- Que movimento realizado pela Terra está sendo representado na imagem? Descreva-o. 2- Utilizando as letras A, B, C e D contidos na imagem, indique onde estão localizados os solstícios e equinócios e suas respectivas estações do ano. Construa um quadro com essas informações. 3- Descreva uma característica de cada estação por meio de pintura ou desenho. B C A D Fonte/imagem: ernani.santos.zip.net

33 ATIVIDADE PROPOSTA – 2 PESQUISA
GEOGRAFIA, 6º ano, Como as estações do ano interferem na vida dos seres vivos ATIVIDADE PROPOSTA – 2 PESQUISA Em grupo de cinco (5) pessoas construa uma mandala com imagens e frases que respondam ao principal questionamento desta aula: “como as estações do ano interferem na vida dos seres vivos?”. Material necessário: Cola; Tesoura sem ponta; Cartolina cortada em forma de círculo grande; Hidrocor; Papel colorido; Imagens pesquisadas de jornal, revistas e internet; A pesquisa de imagens deve ser feita em casa e a construção da mandala na sala de aula pela equipe. OBSERVAÇÃO: Busque responder ao questionamento da aula com exemplos diferentes dos que foram dados no slide, trazendo novas informações a turma.

34 GEOGRAFIA, 6º ano, Como as estações do ano interferem na vida dos seres vivos
TABELA DE IMAGENS Slide Link da Internet Data de acesso 2 22/6/2015 3 4 25/6/2015 5 6 7a 26/6/2015 7b 7c 7d 29/6/2015 8 9 10 1/7/2015 11a 11b 12 3/7/2015

35 GEOGRAFIA, 6º ano, Como as estações do ano interferem na vida dos seres vivos
TABELA DE IMAGENS Slide Link da Internet Data de acesso 13a 3/7/2015 13b 14 4/7/2015 16 17 18a 18b 18d 18c 19 20 21 22a 22b 5/7/2015 23a 23b 24

36 GEOGRAFIA, 6º ano, Como as estações do ano interferem na vida dos seres vivos
TABELA DE IMAGENS Slide Link da Internet Data de acesso 25 a 6/7/2015 25b 10/7/2015 26 27 5/7/2015 28 29a 29b 30ª 30b 31ª 7/72015 31b 7/7/2015 31c 31d 32

37 GEOGRAFIA, 6º ano, Como as estações do ano interferem na vida dos seres vivos
REFERÊNCIAS LIVROS ALVES, A.; BOLIGIAN, L.; GARCIA, W.;MARTINEZ, R. GEOGRAFIA ESPAÇO E VIVENCIA - 6º ANO - Ensino Fundamental II. 5 ed. Coleção: GEOGRAFIA ESPAÇO E VIVENCIA. São Paulo: ATUAL , 2013. Projeto Araribá: ensino Fundamental/obra coletiva concebida, desenvolvida e produzida pela Editora Moderna; Editora executiva Sônia Cunha de S. Danelli. – 3ed – São Paulo: Moderna, 2010. EDITORA MODERNA. ARARIBA PLUS GEOGRAFIA - Ensino Fundamental II - 6º ano. Coleção: ARARIBA PLUS. 4 ed. São Paulo: MODERNA, 2014. Projeto Radix. Geografia - 6º ano/Valquíria Pires, Beluce Belluci. São Paulo: Scipione, (Coleção) SITES RECOMENDADOS (músicas) LINKS DE VÍDEOS INTERESSANTES E COMPLEMENTARES - As Grandes migrações - 01 - As estações do ano


Carregar ppt "Como as estações do ano interferem na vida dos seres vivos"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google