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Modais de Transporte Transporte e Logística - Professora Marlene Delmont.

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Apresentação em tema: "Modais de Transporte Transporte e Logística - Professora Marlene Delmont."— Transcrição da apresentação:

1 Modais de Transporte Transporte e Logística - Professora Marlene Delmont

2 Modais de Transportes Modos de transportes de carga e mercadorias são divididos em: Rodoviário Ferroviário Aquaviário Aéreo Dutoviário Para determinar qual o modal de transporte que será utilizado deve- se: Ter definição do tipo de carga (características da carga); O prazo de entrega; Infraestrutura da origem e do destino final. Manuseio da carga (embalagens e maleabilidade de transporte) Valor monetário de cada mercadoria Transporte e Logística - Professora Marlene Delmont

3 Transporte Rodoviário
Vantagens Desvantagens Manuseio mais simples (cargas menores); Grande competitividade em distâncias curtas e médias; Elevado grau de adaptação; Baixo investimento para o transportador; Rápido e eficaz; Custos mais baixos de embalagens; Grande cobertura geográfica Aumento do preço com a distância percorrida; Espaço limitado em peso e cubagem; Sujeito a circulação de transito; Sujeito a regulamentação (circulação e horários) Transporte e Logística - Professora Marlene Delmont

4 Transporte Ferroviário
Vantagens Desvantagens Ideal para grande quantidade de cargas; Baixo custo para grande distâncias; Bom para produtos de baixo valor e alta densidade; Pouco afetado pelo tráfego; Bons fatores ambientais. Serviços e horários pouco flexíveis; Pouco competitivo para distancias curtas e cargas pequenas; Grande dependência de outros transportes (rodoviário); Pouco flexível, só de terminal em terminal; Elevados custos de movimentação de carga e descarga. Transporte e Logística - Professora Marlene Delmont

5 Transporte Aéreo Vantagens Desvantagens
Bom para situações de prazos para longa distancia; Bom para mercadoria de elevado valor a grandes distancias; Boa flexibilidade e frequência entre cidades; Velocidade de transporte. Pouco flexível, pois trabalha de terminal a terminal; Mais lento do que o rodoviário para pequenas distancias; Elevado custo para grande parte das mercadorias. Transporte e Logística - Professora Marlene Delmont

6 Transporte Aquaviário (marítimo, fluvial e lacustre)
Vantagens Desvantagens Competitivo para produtos de muito baixo custo; Para longas distâncias; Para grandes volumes movimentados. Velocidade reduzida; Muito pouco flexível; Limitados a zona com orla marítima, lagoas ou rios navegáveis. Transporte e Logística - Professora Marlene Delmont

7 Transporte Dutoviário
Vantagens Desvantagens Longa vida útil; Pouca manutenção; Baixa mão de obra; Rápido; Funciona ponto a ponto para líquidos ou gases. Não se adapta a muitos tipos de produtos; Investimento inicial elevado. Transporte e Logística - Professora Marlene Delmont

8 Transporte e Multimodal
Transporte multimodal é a combinação entre vários modos de transportes, de forma a tornar mais rápidas e eficazes as operações de transbordo. Pode ser contratada uma empresa que faça o transporte, sem que o comprador ou vendedor envolvam ou escolham as alterações de modais. Utiliza-se o termo “porta a porta” ou “door to door”. É regido por um único contrato e executado sob a responsabilidade de um Operador de Transporte Multimodal – OTM. Brasil possui cerca de 300 empresas registradas como OTM na ANTT – Agência Nacional de Transporte Terrestre. Transporte e Logística - Professora Marlene Delmont

9 Transporte Multimodal
Para um transporte ser considerado como multimodal é necessário que: Seja realizado, pelo menos, por dois modos de transportes; Exista um único responsável perante o dono da carga, o OTM ; Possuir um único contrato de transporte entre o transportador e o dono da mercadoria; Exista um conhecimento único (CTMC – Conhecimento de Transporte Multimodal de Cargas), válido para todo o percurso. Transporte e Logística - Professora Marlene Delmont

10 Vantagens – Transporte Multimodal
Melhor utilização da capacidade disponível da matriz de transporte; Utilização de combinações de modais mais eficientes; Melhor utilização da tecnologia de informação; Ganhos no processo, de todas as operações entre a origem e o destino. Melhor utilização da infraestrutura para as atividades de apoio, tais como armazenagem e manuseio; Responsabilidade de gestão de carga, junto ao cliente, entre a origem e o destino, é de apenas uma empresa, o OTM. Transporte e Logística - Professora Marlene Delmont

11 Principal Desvantagem na Integração de Modais:
Intermodalidade Dizemos que estamos transportando por intermodalidade quando: O transporte da mercadoria é realizado por no mínimo dois modos diferentes de transporte, desde o momento de carga até o momento de descarga; A carga não é desmembrada. Cada transportador emite, para cada modal, o seu documento correspondente ao transporte realizado. Principal Desvantagem na Integração de Modais: Aumento de custos para movimentação, pois cada mudança de modal é necessário um transbordo de carga, um armazém, um depósito ou terminal. Também é necessário infraestrutura de equipamentos para realizar a carga e descarga. Transporte e Logística - Professora Marlene Delmont

12 Terminal de Carga Na integração dos modais é necessário que cada modal seja visto como parceiro comercial e não como concorrente. Para isso é necessário um correto planejamento do terminal de carga. As principais operações de um terminal de carga são: recepção de carga, pesagem e controle, classificação, estocagem, conservação, retirada para embarque, movimentação e carregamento, emissão de documentos, com taxas e impostos e despacho dos veículos (trens ou navios). Transporte e Logística - Professora Marlene Delmont

13 Melhorias nos Modais Rodoviário Ferroviário
Desenvolver carrocerias de modo que se adaptem a outros tipos de modais; Melhoria nos sistemas semiautomáticos de carga e descarga; Implantação de sistema de localização por GPS Uso de sistem de comunicação de rádio e satélite Aumento na velocidade de trajeto e das cargas/descargas; Comboios mais frequentes; Melhoria de equipamentos dos terminais; Uso de sistemas de informação que permitam melhorar o controle e programação das rotas. Transporte e Logística - Professora Marlene Delmont

14 Melhorias nos Modais Áereo Aquaviário
Melhor adaptação ao multimodal, transportando partes de veículos rodoviários; Melhoria de cargas e descargas em terminais. Sistemas informatizados mais sofisticados para gestão da capacidade transporte. Associação a sistemas de armazenagens em terminal; Melhor funcionamento sempre que inserido em plataforma multimodais. Transporte e Logística - Professora Marlene Delmont

15 Fonte Bibliográfica Dias, Marco Aurélio P. - Logística, transporte e infraestrutura: armazenagem, operador, logístico, gestão via TI, multimodal. Transporte e Logística - Professora Marlene Delmont


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