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HUMANIZAÇÃO E ÉTICA NA ATENÇÃO À SAÚDE

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Apresentação em tema: "HUMANIZAÇÃO E ÉTICA NA ATENÇÃO À SAÚDE"— Transcrição da apresentação:

1 HUMANIZAÇÃO E ÉTICA NA ATENÇÃO À SAÚDE

2 O Programa de Saúde da Família apresenta-se como estratégia de reorganização da atenção à saude, que se caracteriza por um modelo centrado no usuário, demandando das equipes, a incorporação de discussões acerca da necessidade de humanizar a assistência em nosso país. Humanizar significa reconhecer as pessoas que buscam nos serviços de saúde a resolução de suas necessidades de saúde como sujeitos de direitos; é observar cada pessoa e cada família em sua singularidade, em suas necessidades específicas, com sua história particular, com seus valores, crenças e desejoos, ampliando as possibilidades para que possam exercer sua autonomia.

3 AUTONOMIA Relaciona-se com tomada de decisão.
Por pessoa automôma compreende-se aquela que tem condições para deliberar, decidir entre as alternativas que lhe são apresentadas. Tem o direito de ter opiniões próprias, fazer escolhas e agir de acordo com seus valores e crenças. Lembrando que podem haver discordâncias das informações técnicas.

4 DIREITO A INFORMAÇÃO Na transformação do modelo assistencial a na humanização do atendimento temos que garantir o direito à informação, que é o elemento vital para tomada de decisões. As informações devem ser simples, aproximativas, inteligíveis, legais, respeitosas e suficientes para garantir autonomia.

5 EVITAR POSTURAS PATERNALISTAS OU AUTORITARISMO
Em nome de levar benefícios às pessoas, comumente adotamos posturas paternalistas que impedem a autonomia, aniquilando a manifestação da vontade, dos desejos, sentimentos e crenças de cada um Eticamente, aceita-se que se possa exercer um,a ação persuasiva ou propositiva, não atitudes coercivas ou manipuladoras Ex: expor a alternativa de ação que o profissinal identifica como mais adequada, levando a família a decidir autonomamente.

6 PRIVACIDADE E CONFIDENCIALIDADE
“O mecanismo de regulação da relação profissional-paciente, facilitando o estabelecimento da confiança mútua nacessária ao desenvolvimento do trabalho”. Engloba intimidade, vida privada, e honra das pessoas. O usuário deverá decidir quais informações ele quer que sejam mantidas sob seu controle, e quais e a quem podem ser reveladas.

7 EQUIPE MULTIPROFISSIONAL
Esta troca de informações é fundamental para o desenvolvimento de um trabalho de qualidade na atenção à saúde das famílias. Porém as informações devem ser limitadas àquelas que cada elemento da equipe necessite para realizar suas atividades específicas em benefício do usuário.

8 ACS Possui uma situação singular na equipe, uma vez que obrigatoriamente deve residir na área de adscrição da equipe, o que faz com que viva o cotidiano da comunidade com maior intensidade. Ao exercer a função de elo equipe-comunidade, um maior cuidado é necessário para discernir quais informações serão relevantes para gerar benefícios para a comunidade. Cabe ainda considerar a própria privacidade do ACS. Ajuda - Prejudica -

9 PARTICIPAÇÃO COMUNITÁRIA
Meio para efetivar a humanização na ateção a saúde. Direito de manifestar sua opinião sobre o serviço, sem o risco de temo ou represálias. Ações descentralizadoras, que redistribuam o poder decisório, aproximando os indivíduos e grupos diretamente interessados nas consequências das ações empreendidas pelos serviços de saúde, facilitam a participação da comunidade nas decisõies a serem tomadas, pois a análise das condições de saúde é feita a partir da situação local. Partilhar decisões é um princípio ético da autonomia dos indivíduos e da coletividade.

10 CONCLUSÃO Na busca da humanização da atenção à saúde, é essencial a manutenção de atitudes que marquem o respeito pelo usuário, merecendo destaque a exigência de chamar a pessoa pelo nome. Jamais utilizar termos impessoais de pretendido afeto, como “mãe”, “vozinho”, “tio”, “minha querida”, e outros, que podem ser tão ou mais estigmatizantes ou rotuladores como “o aidético”, “ o hipertenso” ou “a casa dos desnutridos”.


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