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GEOGRAFIA Ensino Fundamental, 9º Ano

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Apresentação em tema: "GEOGRAFIA Ensino Fundamental, 9º Ano"— Transcrição da apresentação:

1 GEOGRAFIA Ensino Fundamental, 9º Ano A revolução técnico-científica-informacional como base da globalização

2 Geografia, 9º Ano, A revolução técnico-científica-informacional como base da globalização
PARA COMEÇAR... As transformações tecnológicas ocorridas nas últimas décadas, especialmente nos campos da informática e das telecomunicações, provocaram mudanças nas formas de produzir e consumir; Vivemos em um mundo onde as relações entre a sociedade e o espaço são medidas, cada vez mais, pela tecnologia da informação; Um mundo no qual, porém, as possibilidades de acesso à informação, embora enormes, são restritas a uma parte da humanidade; (1)

3 Bing imagens (reprodução/Microsoft)C
Geografia, 9º Ano, A revolução técnico-científica-informacional como base da globalização Você já ouviu falar em revolução técnico-cientifica? O que acha que isso significa? Como essa revolução está mudando a vida das pessoas e das empresas? Quais mudanças são positivas e quais são negativas? Bing imagens (reprodução/Microsoft)C

4 Informação e Espaço Geográfico
Geografia, 9º Ano, A revolução técnico-científica-informacional como base da globalização Informação e Espaço Geográfico (2) Falar ao telefone e utilizar o computador para escrever s, consultar o saldo bancário, efetuar pagamentos, fazer compras, realizar pesquisas e reservar ingressos para espetáculos em teatros ou cinemas são ações que fazem parte do cotidiano de milhões de pessoas; Essas formas de comunicação e de obtenção de informações e serviços, usando meios tecnológicos, estão tão incorporadas ao modo de vida, que poucos se dão conta das grandes transformações que elas envolvem. Fonte: Acesso 17 jul. 2015

5 Geografia, 9º Ano, A revolução técnico-científica-informacional como base da globalização
Estamos passando por uma revolução tecnológica com reflexos diversos na sociedade; Ao mesmo tempo em que as novas tecnologias conectam pessoas e mercados em todo o mundo, também ampliam as desigualdades entre povos e territórios; Isso acontece porque muitos estão praticamente excluídos dos avanços tecnológicos, carecendo até mesmo da infraestrutura básica para o funcionamento de equipamentos como, por exemplo, a rede de energia elétrica; Em grande medida, a informática, a biotecnologia e as telecomunicações movem essa revolução, formando a base para a construção de uma nova estrutura social, econômica e histórica que tem sido chamada de Era da Informação;

6 Geografia, 9º Ano, A revolução técnico-científica-informacional como base da globalização
Armazenar dados e informações e transportá-los para qualquer outro lugar pode ser possível por meio de um simples computador pessoal, objeto que já se tornou comum nos lares de milhões de famílias, assim como a geladeira, o rádio, a televisão e o forno de micro-ondas; Utilizando os recursos da telemática é possível conectar-se à internet – a rede mundial que interliga computadores em todo o planeta. A internet é, provavelmente, o principal ícone (símbolo) dessa nova era; Do ponto de vista da Geografia, a informática e as telecomunicações possibilitaram a integração instantânea entre regiões distantes, por meio de redes de informação que se distribuem por todo o planeta, provocando profundas transformações na organização do espaço geográfico.

7 Geografia, 9º Ano, A revolução técnico-científica-informacional como base da globalização
O MEIO GEOGRÁFICO O ambiente onde a sociedade humana desenvolve as suas relações, chamado meio geográfico, inclui tanto os aspectos naturais como as modificações que os seres humanos introduzem na natureza com a utilização das técnicas; Sob o ponto de vista histórico, o meio geográfico pode ser divido em três períodos: meio natural, meio técnico e meio técnico-científico-informacional.; Cada um desses períodos corresponde a uma etapa de evolução técnica pela qual passou a sociedade humana. (3)

8 O Meio Natural ou Pré-Técnico
Geografia, 9º Ano, A revolução técnico-científica-informacional como base da globalização O Meio Natural ou Pré-Técnico A humanidade viveu a maior parte da sua existência no meio natural, ainda que impusesse transformações à natureza, com o uso de ferramentas simples, para a produção de sua sobrevivência; Quando extraía da natureza seus meios de subsistência, com a caça, a pesca e a coleta, o ser humano era totalmente dependente dela; Demorou até que a humanidade desenvolvesse técnicas que lhe possibilitassem o cultivo do solo, a domesticação de animais, a construção de abrigos, a confecção de vestimentas para proteção contra o frio e a criação de ferramentas que ampliassem suas formas de interferência na natureza; (4)

9 Geografia, 9º Ano, A revolução técnico-científica-informacional como base da globalização
Durante a Revolução Agrícola, os humanos viviam em comunidade, fixados em determinado lugar, e dividiam as tarefas entre seus membros, a domesticação dos animais também tornou possível o deslocamento por longas distâncias, o contato entre outros grupos humanos e a troca de conhecimentos. Nesse meio natural, o ser humano vivia em um meio geográfico no qual a terra era a base da economia, da estrutura de poder e das relações sociais. Fonte: Acesso: 17 jul. 2015 Fonte: Acesso: 17 jul. 2015

10 2. O Meio Técnico ou Mecanizado
Geografia, 9º Ano, A revolução técnico-científica-informacional como base da globalização (5) 2. O Meio Técnico ou Mecanizado Há cerca de 250 anos, o avanço da ciência criou condições para a invenção de máquinas que modificaram radicalmente e com muita rapidez o modo de vida no planeta; A técnica adquiriu papel cada vez mais importante; O conjunto das técnicas envolvidas no processo de fabricação de mercadorias, na produção de energia e na circulação de pessoas foi resultado da aplicação prática dos conhecimentos científicos. As técnicas aplicadas à produção e à organização da vida social passaram a ser fruto das invenções tecnológicas; Nesse período, teve início a sociedade industrial. Um conjunto de edificações resultantes do desenvolvimento das novas tecnologias foi acrescentado à paisagem: cidades foram ampliadas com a construção de indústrias, residências e estabelecimentos comerciais;

11 Geografia, 9º Ano, A revolução técnico-científica-informacional como base da globalização
O espaço geográfico tornou-se mais interdependente e foram abertas novas e amplas rotas de distribuição de mercadorias e circulação de pessoas, com a construção de canais, estradas e ferrovias. Essas construções transformaram o meio natural em meio técnico, no qual as técnicas ficaram mais visíveis na paisagem geográfica; Fonte: Acesso: 17 jul

12 Geografia, 9º Ano, A revolução técnico-científica-informacional como base da globalização
Embora o meio técnico tenha ficado, por certo tempo, restrito geograficamente a um cinturão industrial localizado no hemisfério norte, influenciou mudanças em quase todo o planeta por meio da exploração de recursos necessários ao atendimento do novo ritmo de produção. No final do século XIX, a ciência aplicada à produção era desenvolvida pelas próprias empresas. Fonte: . Acesso: 17 jul

13 3. O Meio Técnico-Científico-Informacional
Geografia, 9º Ano, A revolução técnico-científica-informacional como base da globalização (6) 3. O Meio Técnico-Científico-Informacional Atualmente, a sociedade vive em um meio técnico-científico-informacional, caracterizado pela utilização de tecnologias da informação e comunicações (telecomunicações, informática, etc.); Outros segmentos tecnológicos deram suporte às tecnologias de informação e comunicações: a microeletrônica, que reduz determinados componentes eletrônicos em escala microscópica; os cabos de fibra óptica, que transportam luz e fazem as conexões entre os diversos aparelhos de comunicação entre si e seus provadores; e os satélites de comunicação;

14 Geografia, 9º Ano, A revolução técnico-científica-informacional como base da globalização
Desde 1957, quando a ex-URSS lançou ao espaço o primeiro satélite artificial, outros mais de 4 mil satélites foram lançados com as mais variadas funções: espionagem, previsão meteorológica, monitoramento ambiental, pesquisa de recursos naturais, navegação aérea e marítima, telefonia móvel, transmissão de TV, entre outras; Fonte: Acesso: 17 jul. 2015

15 Geografia, 9º Ano, A revolução técnico-científica-informacional como base da globalização
No meio técnico-científico-informacional, os fluxos de informação ocorrem de modo instantâneo por uma rede mundial de computadores; Esse meio técnico-científico-informacional também modificou as relações de trabalho, introduziu formas de lazer e de entretenimento antes inexistentes. A informação é o elemento fundamental para imprimir agilidade aos processos de uma empresa, elevando sua competitividade; No meio geográfico atual, os negócios expandiram-se pelos continentes e elevou-se o volume de mercadorias e de investimentos no mercado internacional; Fonte: Acesso: 17 jul. 2015

16 MAS O QUE É GLOBALIZAÇÃO?
Geografia, 9º Ano, A revolução técnico-científica-informacional como base da globalização MAS O QUE É GLOBALIZAÇÃO? É a quebra de barreiras e fronteiras entre os territórios, causando uma maior conexão, integração e interligação dos territórios; Ocasionada pelo avanço tecnológico, especialmente nos transportes e nas comunicações; Esse avanço tecnológico se distribui de forma irregular, havendo países que possuem acesso as altas tecnologias, por isso são mais globalizados, e outros que possuem pouco acesso as altas tecnologias, por isso são menos globalizados.

17 Geografia, 9º Ano, A revolução técnico-científica-informacional como base da globalização
E qual a relação entre a globalização e o meio técnico-científico-informacional? O geógrafo Milton Santos denominou a configuração espacial do mundo no contexto da Globalização de Meio Técnico – Científico – Informacional. Sendo assim, no contexto da Globalização, o espaço geográfico passa a apresentar uma grande quantidade de técnica, ciência e informação; Porém, infelizmente a técnica, a ciência e a informação estão desigualmente distribuídas no espaço geográfico mundial: há lugares onde é grande a sua presença, notadamente nos países desenvolvidos; outros onde é bastante irregular, como nos países subdesenvolvidos industrializados; e outros ainda onde é muito escassa, como nos países subdesenvolvidos de economia primaria (agropecuária e extrativismo); (7)

18 As Quatro Fases da Globalização
Geografia, 9º Ano, A revolução técnico-científica-informacional como base da globalização As Quatro Fases da Globalização O processo de globalização, iniciado no século XV, seguiu até os nossos dias com diferentes ritmos e etapas de desenvolvimento. É possível distinguir quatro fases desse processo PRIMEIRA FASE – Grandes navegações marítimas europeias dos séculos XV e XVI. Busca de metais preciosos e de produtos exóticos que pudessem ser comercializados na Europa. Avanços das técnicas de navegação. Relações comerciais mais intensas com as demais economias-mundo. Ampliação nas migração de pessoas e a circulação de produtos, fazendo surgir novos mercados entre regiões do globo antes isoladas, favorecendo a expansão comercial. (8)

19 Bing imagens (reprodução/Microsoft)C
Geografia, 9º Ano, A revolução técnico-científica-informacional como base da globalização SEGUNDA FASE – Segunda metade do século XIX e o fim da Segunda Guerra Mundial, em 1945. Expansão da dominação política, econômica e militar europeia sobre África e Ásia (imperialismo). Bing imagens (reprodução/Microsoft)C As inovações técnicas aplicadas à indústria, aos transportes e às comunicações, com a expansão das ferrovias, do uso de automóveis, aviões, telégrafos, telefones e rádios, contribuíram para intensificar, agilizar e ampliar a difusão de relações econômicas capitalistas para outros territórios.

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Geografia, 9º Ano, A revolução técnico-científica-informacional como base da globalização TERCEIRA FASE – Nessa fase, a globalização continuou a expandir-se, em grande parte graças aos avanços tecnológicos na informática, nas telecomunicações e nos transportes. Entre 1945 e 1989, o processo de globalização esteve condicionado pela Guerra Fria – conflito caracterizado pela presença de dois blocos de poder político e econômico rivais: o capitalista, sob a liderança dos Estados Unidos; e o socialista, pela extinta União Soviética Bing imagens (reprodução/Microsoft)C

21 Última década do século XX, com o fim da Guerra Fria.
Geografia, 9º Ano, A revolução técnico-científica-informacional como base da globalização QUARTA FASE – Última década do século XX, com o fim da Guerra Fria. Expansão do capitalismo Os avanços tecnológicos, (informática, telecomunicações, internet.) Mudanças na produção e na circulação de mercadorias, nos transportes de cargas e passageiros Difusão de bens culturais, artigos de consumo. Fonte: Acesso: 17 jul

22 Geografia, 9º Ano, A revolução técnico-científica-informacional como base da globalização
VAMOS PENSAR... Quais as vantagens que você consegue perceber no atual mundo globalizado? E as desvantagens?

23 Consequências da Globalização
Geografia, 9º Ano, A revolução técnico-científica-informacional como base da globalização Consequências da Globalização (9) Uma das características da globalização é o fato de ela se manifestar nos mais diversos campos que sustentam e compõem a sociedade: cultura, espaço geográfico, educação, política, direitos humanos, saúde e, principalmente, a economia; Dessa forma, quando uma prática cultural chinesa é vivenciada nos Estados Unidos ou quando uma manifestação tradicional africana é revivida no Brasil, temos a evidência de como as sociedades integram suas culturas, influenciando-se mutuamente; Contudo, considera-se o principal problema da globalização a desigualdade social por ela proporcionada, em que o poder e a renda encontram-se em maior parte concentrados nas mãos de uma minoria, o que atrela a questão às contradições do capitalismo;

24 Geografia, 9º Ano, A revolução técnico-científica-informacional como base da globalização
A globalização proporciona uma desigual forma de comunicação entre os diferentes territórios, em que culturas, valores morais, princípios educacionais e outros são reproduzidos obedecendo a uma ideologia dominante, assim os principais centros de poder exercem um controle ou uma maior influência sobre as regiões economicamente menos favorecidas. Os avanços proporcionados pela evolução dos meios tecnológicos, bem como a maior difusão de conhecimento fazem circular de forma mais rápida e eficiente conhecimentos científicos e troca de experiências. Este aspecto faz com que ocorra de forma mais rápida e eficiente avanços nas áreas de Medicina, Genética, Biomedicina, Física, Química, etc. Sendo considerado o grande aspecto positivo da globalização; Assim, por exemplo, se a cura para uma doença grave é descoberta no Japão, ela é rapidamente difundida (a depender do contexto social e econômico) para as diferentes partes do planeta;

25 Geografia, 9º Ano, A revolução técnico-científica-informacional como base da globalização
Nas últimas décadas, o acirramento da concorrência em escala mundial trouxe certo desconforto para as populações dos países ricos; Anteriormente, essas populações gozavam de muitos privilégios, como pleno emprego, aposentadoria integral, educação e saúde públicas de boa qualidade, completa infraestrutura urbana e várias outras vantagens; Para fazer frente à atual fase de competição, muitos países cortaram tais benefícios, com serias consequências para a população desses países; Nesse contexto, cresce o número de pobres. Grande parte formada de trabalhadores que perderam seus empregos. Essa situação mantém e até amplia a exclusão social, levando ao aumento de violência, vandalismo e xenofobia; Assim, a exclusão e o empobrecimento já são considerados problemas mundiais, e não apenas dos países em desenvolvimento;

26 Geografia, 9º Ano, A revolução técnico-científica-informacional como base da globalização
As gigantescas transnacionais concentram porções crescentes da riqueza mundial, controlando recursos financeiros que deixam de ser investidos nas áreas sociais, contribuindo para agravar as condições de vida de bilhões de pessoas em todo o mundo;

27 EFEITOS DA GLOBALIZAÇÃO
Geografia, 9º Ano, A revolução técnico-científica-informacional como base da globalização (10) EFEITOS DA GLOBALIZAÇÃO Configuração do espaço geográfico internacional em REDES (transporte, de comunicação, de cidades, de trocas comerciais ou de capitais especulativos. ) Maior FLUXOS (de mercadorias, de pessoas, de informações, de capital, de serviços, etc.) desenvolvidos entre esses diferentes pontos; Expansão das empresas MULTINACIONAIS, TRANSNACIONAIS e EMPRESAS GLOBAIS que buscam: Maior mercado consumidor. Isenção de impostos e tarifas alfandegárias Menor custo com mão de obra e matérias-primas. O processo de expansão dessas empresas e suas indústrias desenvolveu-se no avanço da industrialização e da urbanização em diversos países subdesenvolvidos e emergentes, incluindo o Brasil;

28 Geografia, 9º Ano, A revolução técnico-científica-informacional como base da globalização
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29 Geografia, 9º Ano, A revolução técnico-científica-informacional como base da globalização
Formação dos acordos regionais ou dos BLOCOS ECONÔMICOS permitindo uma maior troca comercial entre os diferentes países e também propiciar ações conjunturais em grupos. EXPANSÃO E CONSOLIDAÇÃO DO SISTEMA CAPITALISTA, permitindo uma maior integração mundial. AMPLIAÇÃO DO SISTEMA LIBERAL OU NEOLIBERAL difundindo-se a ideia de que o Estado deve apresentar uma mínima intervenção na economia; A globalização é, portanto, um tema complexo, com incontáveis aspectos e características. Sua manifestação não pode ser considerada linear, de forma a ser mais ou menos intensa a depender da região onde ela se estabelece, ganhando novos contornos e características. PODEMOS DIZER, ASSIM, QUE O MUNDO VIVE UMA AMPLA E CAÓTICA INTER-RELAÇÃO ENTRE O LOCAL E O GLOBAL.

30 Geografia, 9º Ano, A revolução técnico-científica-informacional como base da globalização
(12) Para Saber Mais... O grande geógrafo brasileiro Milton Santos considera a existência de pelo menos três mundos num só. O entendimento de como seriam esses mundos passa pela compreensão do que é a globalização, e, por isso o autor identifica os mundos de acordo com a PERCEPÇÃO, com a REALIDADE e com a POSSIBILIDADE. 1- O MUNDO QUE PERCEBEMOS: A GLOBALIZAÇÃO COMO FÁBULA A máquina ideológica faz crer que a difusão instantânea de notícias realmente informa as pessoas. Um mercado avassalador dito global é apresentado como capaz de homogeneizar o planeta através da disposição, cada vez maior, de mercadoria para o consumo quando, na verdade, as diferenças locais são aprofundadas. Podemos indagar se não estamos diante de uma ideologização maciça, segundo a qual a realização do mundo atual exige como condição essencial o exercício de fabulações;

31 Geografia, 9º Ano, A revolução técnico-científica-informacional como base da globalização
2- O MUNDO REAL: A GLOBALIZAÇÃO COMO PERVERSIDADE – Para a maior parte da humanidade a globalização está se impondo como uma fábrica de perversidades. O desemprego se torna crônico, a pobreza aumenta, novas enfermidades se instalam, a mortalidade infantil permanece, a educação de qualidade é cada vez mais inacessível e o consumo é cada vez mais representado como fonte de felicidade. A perversidade sistêmica está relacionada a adesão desenfreada aos comportamentos competitivos que atualmente caracterizam as ações hegemônicas; 3- O MUNDO COMO POSSIBILIDADE: UMA OUTRA GLOBALIZAÇÃO – As bases materiais do período atual são, entre outras, a unicidade da técnica, a convergência dos momentos e o conhecimento do planeta. É nessas bases técnicas que o grande capital se apoia para construir a globalização perversa. No entanto, essas mesmas bases poderão servir a outros objetivos, se forem postas ao serviço de outros fundamentos sociais e políticos;

32 Globalização como Fábula
Geografia, 9º Ano, A revolução técnico-científica-informacional como base da globalização Globalização como Perversidade: Fonte: Acesso: 17 jul. 2015 Globalização como Fábula Fonte: Acesso: 17 jul. 2015 Fonte: Acesso: 17 jul. 2015 Globalização como Possibilidade:

33 Geografia, 9º Ano, A revolução técnico-científica-informacional como base da globalização
Para Assistir... O cineasta brasileiro Sílvio Tendler fez um documentário que discute os problemas da globalização sob a perspectiva das periferias. O filme é conduzido por uma entrevista com o geógrafo e intelectual baiano Milton Santos, gravada quatro meses antes de sua morte. Considerado um dos maiores pensadores brasileiros do século XX, Milton Santos não era contra a globalização e sim contra o modelo de globalização perversa vigente no mundo, que ele chamava de globalitarismo. Analisando as contradições e os paradoxos deste modelo econômico e cultural, Milton enxergou a possibilidade de construção de uma outra realidade, mais justa e mais humana. Este documentário está disponível em:

34 Sugestão de Atividades
Geografia, 9º Ano, A revolução técnico-científica-informacional como base da globalização Sugestão de Atividades

35 ATIVIDADE 1 CRIAR UM STORYBOARD TRABALHO
Geografia, 9º Ano, A revolução técnico-científica-informacional como base da globalização ATIVIDADE 1 CRIAR UM STORYBOARD Storyboard é uma técnica desenvolvida como uma etapa de criação de filmes e animações, pois utiliza sequências de imagens para visualização do roteiro. Contudo, é possível adaptar a técnica de sequenciar imagens para expor trabalhos escolares. Para a geografia, o storyboard pode ser adaptado como um meio bastante eficaz de divulgação de conhecimentos utilizando, por exemplo, materiais cartográficos como recursos visuais ou associando imagens e textos. Uma das maneiras de se criar uma apresentação escolar com sucessão de quadros com imagens e texto é tomar como base um texto pré-selecionado (trecho de livro, letra de música, poesia), e desenvolver as seguintes etapas: Pesquise um bom texto sobre o tema da aula, faça uma leitura cuidadosa do texto, atentando-se para as informações essenciais; Elabore uma síntese do texto, preservando as informações essenciais, porém, tornando-o o mais claro e objetivo possível; Divida o texto em pequenas partes, de modo que haja encadeamento entre elas, ou seja, cada parte deve direcionar o entendimento da próxima; Pesquise imagens (ou elabore desenhos) que possam representar cada parte. A seleção deve levar em consideração a necessidade de ilustrar a informação principal das partes e de garantir a conexão entre elas; Por fim, crie os quadros montando arranjos entre os fragmentos de texto e as imagens. Os quadros podem ser confeccionados em folhas de papel ou em determinados programas de computador, se dispuser de imagens digitais – neste caso, é possível ainda transformar os quadros em animações. TRABALHO Crie uma breve apresentação aproveitando a técnica do storyboard sobre a revolução técnico-científica-informacional como base da globalização; Para isso, utilize texto e imagens pesquisadas em livros, revistas ou sites da internet; Em data marcada, tragam os resultados e socializem com os colegas de sala. (13)

36 Geografia, 9º Ano, A revolução técnico-científica-informacional como base da globalização
ATIVIDADE 2 PESQUISA E SOCIALIZAÇÃO Pesquisem em livros, revistas, internet, etc., as mudanças no mundo do trabalho decorrentes da revolução técnico-científica-informacional, bem como a evolução da Divisão Internacional do Trabalho; Procurem relacioná-las com os argumentos defendidos pelos favoráveis e pelos contrários ao capitalismo globalizado; Apresentem dados quantitativos, (em forma de gráficos, tabelas, quadros, mapas, infográficos, etc.) e imagens impactantes sobre a economia Mundial e do Brasil no contexto da globalização; EM DATA MARCADA, TRAGAM OS RESULTADOS E SOCIALIZEM COM OS COLEGAS DE SALA

37 Leia para seus colegas de sala e professor (a).
Geografia, 9º Ano, A revolução técnico-científica-informacional como base da globalização ATIVIDADE 3 Fonte: Acesso: 17 jul. 2015 Produção Textual Com o auxílio dos conhecimentos adquiridos ao longo da aula, produza um texto dissertativo contendo suas considerações sobre a associação do tema da aula e o mapa ao lado. O texto deve terminar com uma indagação que permita uma pequena discussão em sala de aula; Leia para seus colegas de sala e professor (a).

38 Tabela de Imagens Slide Autoria Link Data de Acesso 4
Autor Desconhecido marketing 17/07/2015 9a 9b 11a 11b 13a 13b 18 30a 30b 30c 35 es_da_economia%20_mundial

39 Referências LUCCI, Elian Alabi; BRANCO, Anselmo Lazaro; MENDONÇA, Cláudio. Território e Sociedade no Mundo Globalização. vol. 1. p São Paulo: Saraiva, (Adaptado); ADAS, Melhem; ADAS, Sérgio. Expedições Geográficas. 8º Ano. p São Paulo: Moderna, (Adaptado); ADAS, Melhem; ADAS, Sérgio. Expedições Geográficas. 8º Ano. p São Paulo: Moderna, 2011; Acesso em: 17 jul. 2015; VEDOVATE, Fernando Carlo. Geografia. 8º Ano. p. 41. São Paulo: Moderna, 2010; Acesso em: 17 jul SAMPAIO, Fernando dos Santos; MEDEIROS, Marlon Clóvis. Geografia: Para Viver Juntos. 8º Ano. p São Paulo: Edições SM, 2009;


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