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Ensino Fundamental, 6º Ano

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Apresentação em tema: "Ensino Fundamental, 6º Ano"— Transcrição da apresentação:

1 Ensino Fundamental, 6º Ano
HISTÓRIA Ensino Fundamental, 6º Ano O fim do Império Romano e a formação do feudalismo

2 História, 6º Ano- Ensino Fundamental,
O fim do Império Romano e a formação do feudalismo 1 História, 7º Ano Ensino Fundamental Crise do Feudalismo Por volta do século III, o império romano passou por uma enorme crise econômica e política. A corrupção dentro do governo e os gastos com luxo, retiraram recursos que seriam investidos no exército romano. Com o fim das conquistas territoriais, diminuiu o número de escravos, provocando uma queda na produção agrícola. Em crise e com o exército enfraquecido, as fronteiras ficavam a cada dia mais desprotegidas e passaram a sofrer invasões dos povos bárbaros. Muitos soldados, sem receber salário, deixavam suas obrigações militares.  em 24/07/2015

3 A Crise Econômica e Militar
História, 6º Ano- Ensino Fundamental, O fim do Império Romano e a formação do feudalismo História, 7º Ano Ensino Fundamental Crise do Feudalismo A Crise Econômica e Militar Acesso em 24/07/2015 em 24/07/2015

4 História, 6º Ano- Ensino Fundamental,
O fim do Império Romano e a formação do feudalismo No ano de 395, o imperador Teodósio resolve dividir o império em: -Império Romano do Ocidente, com capital em Roma. -Império Romano do Oriente (Império Bizantino), com capital em Constantinopla.

5 Os Bárbaros História, 6º Ano- Ensino Fundamental,
O fim do Império Romano e a formação do feudalismo Componente Curricular, Série, Tópico Os Bárbaros Quem são os Bárbaros? Povos originários da Ásia (hunos). Leste europeu (eslavos) Norte da Europa (Germânicos). Os Germânicos eram subdivididos em: Visigodos, Ostrogodos, Burgúndios, Vikings, Vândalos, Suevos, Lombardos, Francos, etc... Formaram reinos instáveis de curta duração. Eram rivais: disputavam entre si os mesmos territórios. Acesso em 24/07/2015

6 Cultura Germânica: Organização social.
História, 6º Ano- Ensino Fundamental, O fim do Império Romano e a formação do feudalismo Cultura Germânica: Organização social. Estrutura Familiar bastante sólida; Prezavam por valores: honra, fidelidade conjugal, lealdade... Não possuíam um código de leis escrito. Decisões jurídicas: Duelos ou Ordálios. Acesso em 25/07/2015

7 Cultura Germânica: Economia.
História, 6º Ano- Ensino Fundamental, O fim do Império Romano e a formação do feudalismo Cultura Germânica: Economia. Predominava a atividade agrícola; Produziam principalmente cereais, (aveia e o trigo) e trabalhavam também com a pecuária. Alguns viviam da pilhagem (saques); em 25/07/2015

8 Cultura Germânica: Religião.
História, 6º Ano- Ensino Fundamental, O fim do Império Romano e a formação do feudalismo Cultura Germânica: Religião. A Religão era Politeísta; Adoração fundamentada nas forças da natureza. Não construíam templos: Rituais realizados ao ar-livre. Ofereciam como sacrifício animais e até humanos.

9 O enfraquecimento do Império se deu com rebeliões, falta de dinheiro.
História, 6º Ano- Ensino Fundamental, O fim do Império Romano e a formação do feudalismo O Fim do Império Romano O enfraquecimento do Império se deu com rebeliões, falta de dinheiro. Em 476, chega ao fim o Império Romano do Ocidente, após a invasão de diversos povos bárbaros, entre eles, visigodos, vândalos, burgúndios, suevos, saxões, ostrogodos, hunos etc. Era o fim da Antiguidade e início de uma nova época chamada de Idade Média.

10 Herança Romana Algarismos Romanos
História, 6º Ano- Ensino Fundamental, O fim do Império Romano e a formação do feudalismo Herança Romana IDIOMA: LATIM. DIREITO: LEIS. FORMAS DE GOVERNO: REPÚBLICA, SENADO, ETC. MATEMÁTICA. ARQUITETURA. Algarismos Romanos

11 História, 6º Ano- Ensino Fundamental,
O fim do Império Romano e a formação do feudalismo Feudalismo Sistema político, econômico e social que predominou na Idade Média (século. V ao XV) e que baseava-se em relações servis de produção. em 26/07/2015

12 Feudalismo História, 6º Ano- Ensino Fundamental,
O fim do Império Romano e a formação do feudalismo Feudalismo O feudalismo vem da fusão de duas cultura as:germânicas e as romanas. O elemento principal da cultura germânica era o comitatus (suserania e vassalagem). O elemento principal da cultura romana era o colonato (servilismo). Portanto, após a queda do Império Romano ocorreu o surgimento do modo de produção feudal. Acesso em 26/07/2015

13 Feudalismo Organização Econômica.
História, 6º Ano- Ensino Fundamental, O fim do Império Romano e a formação do feudalismo Feudalismo Organização Econômica. ECONOMIA: - agrária e rural. - auto-suficiente. - feudo: unidade de produção    propriedade feudal ou senhorial. - pouco uso de moeda. - comércio reduzido  localizado. - baixo nível técnico. - sistema trienal de rotação de culturas: preservação do solo. Acesso em 26/07/2015

14 Feudalismo Organização Econômica.
História, 6º Ano- Ensino Fundamental, O fim do Império Romano e a formação do feudalismo Feudalismo Organização Econômica. Divisões do Feudo: -Manso senhorial: ficava o Castelo e eram terras de uso exclusivo do senhor. -Manso servil: terras utilizadas pelos servos. -Terras comunais: Bosques, pastos e lagos, eram usadas por todos. Acesso em 27/07/2015

15 História, 6º Ano- Ensino Fundamental,
O fim do Império Romano e a formação do feudalismo Acesso em 28/07/2015

16 História, 6º Ano- Ensino Fundamental,
O fim do Império Romano e a formação do feudalismo Organização da Sociedade: Estamental (posição social definida pelo nascimento, mas não por critérios religiosos como na Índia). Poder vinculado à posse e extensão da terra. Laços de dependência pessoal: SUSERANIA e VASSALAGEM SENHOR e SERVO. CLERO: terra + poder político + poder ideológico (salvação). NOBREZA: terra + poder político (defesa). SERVOS: obrigações (corvéia, talha, banalidades, tostão de Pedro, dízimo, mão-morta, ...) VILÕES: quase servos, porém com menos obrigações.

17 Obrigações pagas pelos servos
História, 6º Ano- Ensino Fundamental, O fim do Império Romano e a formação do feudalismo Obrigações pagas pelos servos Corvéia: Trabalho gratuito dos servos, na agricultura, construções (pontes, fortificações)... Banalidades: imposto pago pela utilização da infra-estrutura do feudo (moinho, forno, celeiro...). Talha: porcentagem (quase sempre a metade) entregue ao senhor pela produção no manso servil. Mão-morta: imposto pago pela morte do chefe da família, se caso continuassem utilizando as terras. Capitação: imposto anual pago individualmente ao senhor feudal. Os servos também eram obrigados a prestar serviço militar em caso de guerras e dar hospitalidade ao seu senhor. Acess em 28/07/2015

18 VIDA BOA, ERA A VIDA DA NOBREZA...
História, 6º Ano- Ensino Fundamental, O fim do Império Romano e a formação do feudalismo VIDA BOA, ERA A VIDA DA NOBREZA... Igreja Católica reforçava: o papel da nobreza é a proteção material da sociedade. Relações Suserania e Vassalagem: Suserano: era o nobre que doava um “beneficium” (feudo) a um outro nobre. Vassalo: Era o nobre que recebia o benefício e fazia um juramento de fidelidade ao suserano.

19 Função da Igreja Católica
História, 6º Ano- Ensino Fundamental, O fim do Império Romano e a formação do feudalismo Função da Igreja Católica “O senhor feudal tinha o poder local, o rei na prática, tinha poderes limitados, já a Igreja tinha o poder universal”. Proprietária de 1/3 das terras da Europa. Influenciava a vida e o comportamento das pessoas.

20 Organização da Igreja Católica...
História, 6º Ano- Ensino Fundamental, O fim do Império Romano e a formação do feudalismo Organização da Igreja Católica... Os monges responsáveis pela cópia a mão de livros era chamada de copistas. Universidades: surgiram na baixa idade média (séc. XI ao XV). Mestres e estudantes em torno de uma cidade específica, destacava-se pelo ensino de determinada disciplina. Oxford na Inglaterra e Coimbra em Portugal são instituições deste período.

21 História, 6º Ano- Ensino Fundamental,
O fim do Império Romano e a formação do feudalismo A INQUISIÇÃO MEDIEVAL... Tribunal da Inquisição: instrumento utilizado pela Igreja para impor seus valores e suas idéias ao conjunto da sociedade, normatizando o comportamento social. o Tribunal do Santo Ofício (séc. XII), já perseguia, matava e torturava hereges. Em 1252: é institucionalizado o Tribunal da Inquisição, pelo Papa Inocêncio IV na bula Ad extirparda. Auto-de-fé: cerimônia pública que comprovava perante a todos o poder da Igreja. Na Península Ibérica: os judeus foram os alvos preferenciais, principalmente pela questão econômica5

22 Cultura História, 6º Ano- Ensino Fundamental,
O fim do Império Romano e a formação do feudalismo Cultura Pintura: Concentrou-se na representação humanizada de santos e divindades. Destacam-se os italianos Giotto e Cimabue. Música: Música Sacra: com o canto gregoriano (melodia simples e suave cantada em uníssono por várias vozes. Música Popular: Trovadores e Menestréis Literatura: Poesia épica exaltando a ação dos cavaleiros em prol da cristandade Poesia lírica exaltando o amor cortês dos cavaleiros em relação ás suas damas Ciência e Filosofia: Roger Bacon introduziu a observação da natureza e a experimentação como método básico do conhecimento científico. Santo Agostinho e São Tomás de Aquino tinham como interesse harmonizar a fé cristã com a razão.

23 História, 6º Ano- Ensino Fundamental,
O fim do Império Romano e a formação do feudalismo Atividades 1Que elementos foram deixados pelas sociedades romana e germânica e são considerados os precursores da sociedade feudal? 2. Ligue a palavra ao seu significado. COMITATUS Prova física COLONO Poder local exercido por um rei DIREITO CONSUETUDINÁRIO Trabalhador livre ORDÁLIO Assembléia dos companheiros REALEZAS Leis por tradições orai 3. Complete a cruzadinha: a) Povos que se fixaram nas terras do Império Romano. b) Os guerreiros germânicos estabeleceram-se em terras das antigas aristocracias ___________. c) Cristãos que assumiam cargos de liderança na comunidade religiosa. d) Espólio, tudo que era conquistado por meio da guerra. e) ___________________ Britânicas, onde se estabeleceram os anglo-saxões.

24 História, 6º Ano- Ensino Fundamental,
O fim do Império Romano e a formação do feudalismo Atividade 1. Complete com V (verdadeiro) e F (falso). a) O regime de terras era dividido em áreas, sendo uma dos senhor outra do camponês. ( ) b) O feudo nunca fora autossuficiente, dependendo extremamente do comércio com outros feudos.( ) c) Na corveia os servos deviam cultivar as terras da reserva senhorial duas a três vezes por semana,sem ganhar nada por isso. ( ) d) Nas banalidades o servo tinha que entregar ao senhor uma parte do que produzia no mansoservil. () e) Na talha, para usar as instalações da reserva senhorial, o servo entregava uma parte do queproduzia para o senhor. ( ) 2. Assinale a alternativa incorreta: a) A língua escrita utilizada nos primeiros séculos da Idade Média era o latim. b) A literatura escrita teve como base narrativas orais bastante conhecidas e sem autoria definida. c) Os artistas, chamados de trovadores ou menestréis, escreviam versões das narrativas orais do rei Artur e seus cavaleiros. d) A trova é uma composição poética acompanhada de música. e) O homem era o objeto do amor cortês da mulher.

25 História, 6º Ano- Ensino Fundamental,
O fim do Império Romano e a formação do feudalismo Referências Bibliograficas ANDERSON, Perry. Passagens da Antiguidade ao Feudalismo. 5a.Ed. São Paulo: Brasiliense, 2004. BANNIARD, Michael. A Alta Idade Média Ocidental. Lisboa: Europa-América, 1985. FRANCO JR, Hilário. A Idade Média: Nascimento do Ocidente. São Paulo: Brasiliense, 2001. GONZELES, Justo L. A Era das Trevas. São Paulo: Editora Vida Nova, 2006. GIBBON, Edward. Declínio e Queda do Império Romano. São Paulo: Cia das Letras, 2005. HALPHEN, Louis. Carlomagno y el Imperio Carolíngio. México: UTEHA, 1955. KOSMINSKY, E.A. História da Idade Média. Lisboa: Centro Brasileiro do Livro, ____. MENDONÇA, Sonia Regina de. O Mundo Carolíngio. São Paulo: Brasiliense, 1985. PEDRERO-SÁNCHES, Maria Guadalupe. História da Idade Média: Textos e Testemunhas. São Paulo: UNESP, 2000. WERNER, Karl Ferdinand. A Formação do Império Carolíngio. IN: História Viva, São Paulo, Ago. 2005, p Sites: portaldoprofessor.mec.gov.br descomplica.com.br historiaonline.com.br


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