A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

I. Importância da Aprendizagem na vida humana: processo

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "I. Importância da Aprendizagem na vida humana: processo"— Transcrição da apresentação:

1 APRENDIZAGEM I Histórico Processos Psicológicos Básicos I Unidade I Maria Eline Pereira

2 I. Importância da Aprendizagem na vida humana: processo
fundamental . Se inicia até antes do nascimento e só termina com a morte. . APZ e a maturação: influências que mais afetam o comportamento humano. . Aumenta a medida que se ascende na escala animal. . O homem possui o menor número de reações inatas: a maioria do seu repertório se constitui de respostas aprendidas. . Sistemas educacionais foram organizados para tornar a APZ mais eficiente.

3 . APZ: pode capacitar o homem a ajustar-se adequadamente a seu
ambiente físico e social; capacitar ao indivíduo viver melhor ou pior ou viver de acordo com o que aprende. . APZ: o homem se afirma como ser racional, forma sua personalidade e se prepara para o papel que lhe cabe na sociedade. . Por meio dela cada geração usufrui das experiências e descobertas das gerações anteriores, assim como contribui para o patrimônio do conhecimento humano.

4 II. Notícia Histórica da Psicologia da Aprendizagem
A. Concepções sobre APZ na Antiguidade: 1. Sócrates: a APZ desperta, os conhecimentos que já preexistem adormecidos no espírito do homem; o método: “maiêutica”revela as verdades universais. 2. Platão: a APZ nada mais é que uma reminiscência. A alma guarda lembranças das idéias da encarnação anterior que, pela percepção, voltam à consciência 3. Aristóteles: partindo de um ponto de vista científico, rejeita as idéias inatas e defende que todo conhecimento começa pelos sentidos.

5 4. Santo Agostinho: adota a introspecção para registrar suas
experiências mentais e defende a teoria das faculdades mentais. 5. Santo Tomás de Aquino: a APZ é um processo auto-ativo, dinâmico e inteligente; distingue as verdades científicas, baseadas na experimentação e as verdades religiosas baseadas em Deus. 6. Juan Luis Vives: insistiu nos métodos indutivos, em psicologia e Filosofia.

6 B. Contribuições Modernas para a Conceituação da Aprendizagem
. Copérnico, Bacon, Galileu, Descartes e Locke lançaram fundamentos da ciência moderna e nesse clima surgiram as concepções modernas de aprendizagem 1. Locke: século XVII, como Aristóteles defende o princípio que “nada está na inteligência que não tenha estado primeiro nos sentidos”. Influencia a compreensão psicológica da educação na Inglaterra, na Alemanha e nos Estados Unidos. Seu idéias foram precursoras para Pestalozzi. 2. Herbart: desenvolve a idéia da educação como fundamental na formação humana. Fortaleceu na pedagogia o método intuitivo de ensino, movimento originado em Pestalozzi.

7 3. Lloyd Morgan: formulou a teoria de “ensaio e erro”; começava-se a
admitir a ação, os comportamentos como base para a aprendizagem. C. No Brasil 1. Rui Barbosa: tradução de “Lições de Coisas” de Calkins e com as idéias de seus “Pareceres” sobre o ensino. D. Outras contribuições Atuais Herbart, Binet, Dewey, Thorndike, Claparéde e Piaget, assim como os reflexologistas Pavlov e Bechterev, os behavioristas Watson e Lashley, os gestaltistas Koffka, Köhler e Wertheimer (contribuição de K. Lewin). Os psicanalistas Freud, Adler, Jung e Fromm; a fenomenologia de Husserl, Scheler e Merleau Ponty e o existencialismo de Heidegger, Jaspers e Sartre. A instrução programada baseada na teoria do condicionamento operante de B. F. Skinner e as contribuições de J. S. Bruner.

8 Referência CAMPOS, D. M.de S. Psicologia da Aprendizagem. Petrópolis: Vozes,1987. Cap. 1, pp 13-20


Carregar ppt "I. Importância da Aprendizagem na vida humana: processo"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google