A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Diversidade nos animais

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Diversidade nos animais"— Transcrição da apresentação:

1 Diversidade nos animais
Ciências 5ºANO Diversidade nos animais

2 Como se reproduzem os animais
A reprodução permite aos seres vivos originar seres semelhantes a si próprios, garantindo a continuidade da sua espécie. Pode ser assexuada ou sexuada. Reprodução sexuada: Quando há participação de dois seres de sexos diferentes (macho e fêmea). Os machos têm testículos onde produzem espermatozoides, as fêmeas têm ovários e produzem óvulos, a união de um espermatozoide com um óvulo- FECUNDAÇÃO – origina novo ser. Reprodução assexuada: Neste tipo de reprodução um ser dá origem a novos indivíduos sem a intervenção de células reprodutoras, divide-se.

3 O leão e a leoa são animais de reprodução sexuada.
A estrela-do-mar reproduz-se pela reprodução sexuada e assexuada. O leão e a leoa são animais de reprodução sexuada. O gato e a gata são animais de reprodução sexuada.

4 Dimorfismo Sexual Dimorfismo sexual é quando existe diferenças entre o macho e a fêmea. A fêmea de faisão é mais pequena e com cor parda, enquanto o macho é maior, mais colorido e com penas da cauda mais desenvolvidas

5 O veado macho, além de ser maior, apresenta época da reprodução fortes hastes (à direita) que utiliza para lutar pela fêmea com os outros veados machos. A fêmea do pato-real é mais pequena e parda. O macho é maior, com as penas do corpo em tons de chocolate e as do pescoço com reflexos de cor verde ou metálico. Nos pavões, o macho é muito vistoso, enquanto a fêmea passa completamente despercebida.

6 Casal de pinguins. Nos pinguins não existe dimorfismo sexual, pois não se distingue macho de fêmea.
Casal de cães , cão e cadela. Nos cães não existe dimorfismo sexual, pois não se distingue macho de fêmea, ou seja cão e cadela.

7 Comportamento dos animais na época da reprodução
Os machos e as fêmeas formam pares para se reproduzirem, e para isso é necessário comunicarem uns com os outros, o acasalamento. Em muitos animais, a fêmea só esta pronta no período do cio. Nessa altura, machos e fêmeas comonicam através de «mensagens» que podem variar: sons (cantos, uivos, gritos), cores, odores (cheiros), gestos, bailados e ofertas de alimento ou de materiais para o ninho. Também podem dar-se lutas entre machos. Os animais procuram agradar e escolher o melhor parceiro para procriar. A parada nupcial é o conjunto de danças, cantos e outros comportamentos dos machos e das fêmeas na época da reprodução, antes, durante e depois de acasalarem.

8 O tecelão macho constrói um ninho para fazer a corte
O tecelão macho constrói um ninho para fazer a corte. A fêmea que aceita o ninho coloca-lhe no interior ervas macias ou penas, preparando-o para os seus ovos. Os albatrozes escolhem um companheiro para toda a vida mas só se encontram para acasalar e nidificar. A parada nupcial é um bailado:, macho e fêmea, virados um para o outro, curvam-se, juntam as cabeças e tocam os bicos, como que a cumprimenta-se. Os veados machos quando se aproxima a época de acasalamento renovam a pelagem e desenvolvem uma forte armação . É uma época agitada, em que os machos lutam constantemente. O vencedor ganha o direito de procriar com todas as fêmeas.

9 Animais ovovivíparos, vivíparos e ovíparos
Após a fecundação, o novo ser em desenvolvimento chama-se embrião. O tempo que demora até estar preparado para nascer é o período de gestação. O modo como o embrião se desenvolve permite distinguir animais ovovivíparos, vivíparos e ovíparos. Nos animais ovovivíparos, o embrião desenvolve-se num ovo no interior do organismo materno, à custa de substâncias de reserva desse ovo. Este tipo de reprodução ocorre, por exemplo, em alguns tubarões, alguns peixes, cobras venenosas e alguns invertebrados… Nos animais vivíparos, o embrião desenvolve-se no interior do corpo da mãe grávida. O sangue da mãe fornece-lhe todas as substâncias de que necessita para desenvolver. Este tipo de reprodução ocorre nos mamíferos, como, por exemplo, a vaca, a baleia e o cão… Nos animais ovíparos, o embrião desenvolve-se no exterior do corpo materno, alimentando-se das reservas do ovo, acontece por exemplo nas aves, nos répteis, em alguns peixes…

10

11 As crias nascem com o mesmo aspetos dos progenitores, mas são indefesas e necessitam dos seus cuidados. Para além da amamentação, os progenitores fornecem-lhe abrigo e protegem-nas dos predadores e dos acidentes, já que as crias são pouco experientes e muito curiosas.

12 Questionário SIM A reprodução sexuada é um ser dar origem a novos seres dividindo-se? NÃO

13 A baleia é um animal ovíparo.
SIM NÃO

14 Dimorfismo sexual é o conjunto de características externas que permitem distinguir o macho da fêmea.
SIM NÃO

15 FIM


Carregar ppt "Diversidade nos animais"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google