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Gleyse Peiter Junho 2011 Planejamento Estratégico.

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Apresentação em tema: "Gleyse Peiter Junho 2011 Planejamento Estratégico."— Transcrição da apresentação:

1 Gleyse Peiter Junho 2011 Planejamento Estratégico

2  Introdução  Trajetória  Resultados 2010  Atuação e público  Pilares  Metodologia  Analise de cenários  Missão e Visão  Próximos Passos 20 ANOS COEP

3  Estratégia comum para a Rede  Empresa X Organização em rede  Metodologia  Exemplos de outras organizações  COEP nacional:  Propostas  Encaminhamentos  COEP estaduais e municipais :  Olhar local  Problemas diversos Introdução

4 Trajetória SIME COLEÇÃO CIDADANIA EM REDE

5 ATUAÇÃO Mobilização e sensibilização Articulação de parcerias Capacitação Divulgação COMUNIDADES ORGANIZAÇÕES PESSOAS

6 RESULTADOS 2010 MOBILIZAÇÃO E SENSIBILIZAÇÃO Escola em Ação: 634 escolas 91 iniciativas Comunidades em Ação: 147 comunidades 27 estados e DF Prêmio Betinho 33 vencedores e 68mil participantes Mobilizadores 20mil pessoas 1276 municípios, em 20 estados 8 temas Mudanças climáticas e pobreza

7 RESULTADOS 2010 MOBILIZAÇÃO E SENSIBILIZAÇÃO Campanhas 1 billion hungry ( FAO) – –1211 pessoas –135º posição global –Brasil – 4º país Emenda constitucional para o Direito Humano a Alimentação ( CONSEA) Reuniões Seminários Seminário “ Mudanças Climáticas: Adaptação e Vulnerabilidade” ( 150 participantes)

8 RESULTADOS 2010 ARTICULAÇÃO DE PARCERIAS GT Mudanças Climáticas, Pobreza e Desigualdade – 80 participantes –Pesquisa “ O que pensam as comunidades?” –Pesquisa Mudanças Climáticas, Desigualdades Sociais e Populações Vulneráveis:Construindo Capacidades: Subprojeto Populações · Subprojeto Empresas –Documentos para COP15 e COP16 –Subsídios para um Plano Nacional de Adaptação aos Impactos Humanos das Mudanças Climáticas Programa Comunidades Semi-árido

9 47 Telecentros comunitários Criação de caprinos/ovinos instalada para 534 Famílias e em instalação para mais 60 194 Cisternas (construção própria ou em parceria com ASA) 11 barragens subterrâneas demonstrativas instaladas e 9 em instalação 14 viveiros de mudas 25 comunidades produzindo algodão 6 mini-usinas de beneficiamento de algodão 5 Fóruns de lideranças 1847 capacitações realizadas com mais de 17mil participações (apenas nos 3 últimos projetos) 67 projetos geradores de renda (25 em ovinocaprinocultura) 25 Bibliotecas (Arca das Letras) RESULTADOS 2010 Comunidades Semi-árido

10 RESULTADOS 2010 CAPACITAÇÃO SIME – Sistema de Mídia e Educação (à distância) Mobilizadores total de mobilizadores cadastrados no período: 8.032 entrevistas escritas - 83 destaques - 144 fóruns de debate- 14 enquetes - 25 sorteios – 22 notícias -971 eventos - 241 links - 94 textos - 247 oficina de capacitação - 03 produção de vídeos de entrevistas para publicação no site- 05 Curso Mudanças Climáticas – Coppe/UFRJ Mapa de atitudes cidadãs 278 iniciativas cadastradas Banco de Práticas em Adaptação 96 iniciativas Participações: Fórum Urbano Mundial – Rio de Janeiro CoP16, no México CONSEA

11 ATUAÇÃO Mobilização e sensibilização Articulação de parcerias Capacitação Divulgação COMUNIDADES ORGANIZAÇÕES PESSOAS

12 PILARES

13 DIRECIONAMENTOS ESTRATÉGICOS ANÁLISE DE CENÁRIOS DIRETRIZES ESTRATÉGIA EXTERNO INTERNO MISSÃO VISÃO OBJETIVOS ESTRATÉGICOS INDICADORES ESTRATÉGICOSMETODOLOGIA PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO

14 Mobilizar a Rede COEP para atuar nos 3 pilares, de forma complementar às políticas públicas Capacitar a Rede COEP para atuar de acordo com as estratégias definidas, sob os 3 pilares Articular parcerias para desenvolver projetos e ações nas comunidades nos temas referentes aos 3 pilares Integrar e consolidar a Rede Nacional de Mobilização Social Fortalecer as ações de Comunicação na Rede Desenvolver mecanismos para estimular e valorizar a ação cidadã e as boas práticas, considerando as diretrizes e os 3 pilares de atuação. DIRECIONAMENTOS 2011

15 ANALISE DE CENARIOS FORÇASFRAQUEZAS OPORTUNIDADES AMEAÇAS CENÁRIO INTERNO CENÁRIO EXTERNO Listar as oportunidades para o COEP Listar as ameaças ao COEP Listar as forças do COEP Listar as fraquezas do COEP Atuação em rede Dificuldade de mobilização das organizações Estratégia Governamental na área social Falta de reconhecimento das ações na empresa

16 MISSÃO do COEP Análise formal: –Atende aos requisitos indicados: –Razão de ser: O COEP existe por que e para quem? –Como? –Com que parâmetros em que condições de desempenho ? Análise de conteúdo: Atende aos cenários e aos atuais pilares? MISSÃO: Mobilizar e articular organizações e pessoas para o desenvolvimento de iniciativas de combate à fome e à miséria em todo o país.

17 Exemplo de missão – Afro Reggae Promover a inclusão e a justiça social, utilizando a arte, a cultura afro-brasileira e a educação como ferramentas para a criação de pontes que unam as diferenças e sirvam como alicerces para a sustentabilidade e o exercício da cidadania. Por que existe e para quem?: Razão de ser: criar pontes que unam as diferenças e sirvam como alicerces para a sustentabilidade e o exercício da cidadania Como? Meio: promover a inclusão e a justiça social Com que parâmetros? Condições de desempenho: utilizar a arte, a cultura afro brasileira e a educação como ferramentas

18 VISÃO do COEP Análise formal: –Existe uma indicação clara do estado desejado? –O horizonte temporal está explicitado? –A conquista estratégica está expressa e é alcançável? –A Visão é passível de avaliação quantitativa? –Ao termos usados são claros? Análise de conteúdo: Existe a necessidade de revisão? Tornar a luta contra as desigualdades sociais prioridade dos governos, empresas e sociedade civil.

19 Exemplo de visão – Afro Reggae Futuro desejado:ser percebido como uma organização que luta pela transformação social Horizonte: Não tem Conquista estratégica: despertar potencialidades e auto-estima das camadas populares É alcançável?: não diz É possível a quantificação?: não Os termos são claros?: sim O AfroReggae quer ser percebido como uma organização que luta pela transformação social, através da realização de sonhos, despertando potencialidades e auto estima das camadas populares.

20 A participação : o ser humano é inteligente e livre; não quer ser apenas beneficiário, mas participante do projeto coletivo. Só assim ele se faz sujeito da história. A igualdade: resulta da participação de todos. Cada um é singular e diferente, mas a participação impede que a diferença se transforme em desigualdade. Equidade. A diferença : deve ser respeitada e acolhida. São as diferenças que revelam a riqueza da mesma e única humanidade. A solidariedade : o ser humano é capaz de valores, de compaixão e comunhão com os mais fracos e de diálogo com a natureza e a divindade. Eis a espiritualidade. Betinho/ Leonardo Boff Valores do COEP

21 Todos os grupos: G1, G2, G3, G4, G5 e G6 : Missão e Visão Forças e Fraquezas Ameaças e Oportunidades Trabalho em Grupos

22 Próximos Passos Apresentar as ações locais Rever nas redes locais a matriz de forças/fraquezas e ameaças/oportunidades Enviar até 31 de agosto de 2011 Reunião de outubro: –Consolidação da Missão e da Visão –Consolidação dos objetivos estratégicos –Consolidação dos fatores críticos de sucesso –Consolidação dos projetos estratégicos


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