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EQUAL Dispositivo em CD-Rom para o desenvolvimento de competências em igualdade de género um produto do projecto QUEST.

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Apresentação em tema: "EQUAL Dispositivo em CD-Rom para o desenvolvimento de competências em igualdade de género um produto do projecto QUEST."— Transcrição da apresentação:

1 EQUAL Dispositivo em CD-Rom para o desenvolvimento de competências em igualdade de género um produto do projecto QUEST

2 Parceria de desenvolvimento I E F P Comissão para a Igualdade no Trabalho e no Emprego Instituto para a Qualidade na Formação Associação Formação Profissional Desenvolvimento Montijo Instituto do Emprego e Formação Profissional Sociedade de estudos e Intervenção em Engenharia Social Comissão para a Igualdade e Direitos da Mulher

3 Objectivos do Produto Contribuir para a sistematização de conhecimentos visando uma intervenção de qualidade Diagnosticar e desenvolver competências no domínio da igualdade

4 Suporte ensino/aprendizagem Destinatários Utilizadores Quem desenvolva intervenções profissionais no domínio da igualdade entre mulheres e homens Entidades de Educação/formação, empresas e entidades formadoras

5 Interactividade Portabilidade Acessibilidade Exequibilidade Atributos Pode ser transportado para qualquer local Permite a sua utilização em monoposto Permite a utilização amigável de recursos multimédia Quem o usa pode intervir no desenrolar da actividade

6 FLUXOGRAMA GERAL ENTRADA LÊ CASO LISTA DE COMPETÊNCIAS BANCO DE QUESTÕES TIPO DE INTRUMENTOS SELECCIONA UNIDADE SUPERADO COM ÊXITO? NÃO SIM RESPONDE AO TESTE GERADO AUTO- ESTUDO PASSA À UNIDADE SEGUINTE SUBMETE RESPOSTAS CONCLUÍDA A ÚLTIMA UNIDADE ENVIA E-MAIL

7 ESTUTURA DAS UNIDADES ENTRADA LEITURA DE CASO SABERES / COMPETÊNCIAS GERAÇÃO DE TESTES DE SELECÇÃO EMISSÃO DE RESULTADOS/RELATÓRIO ELABORAÇÃO DE MAPA MENTAL

8 CASO O senhor Lemos vai acompanhá-lo/a na utilização deste dispositivo. Revela vontade de aprender, curiosidade, gosto pela novidade e vontade de obter sucesso pessoal, social e profissional. Tais qualidades garantiram-lhe uma recente nomeação para Gestor de Recursos Humanos na Bloco, SA. No seu percurso profissional tem observado comportamentos indicativos dos modos de gerir e de orientar, na sociedade, as relações familiares e profissionais entre homens e mulheres….

9 Realizar auto-estudo sempre que entender necessário, suspendendo a resolução de exercícios. Realizar auto-estudo, para estimular a superação de insuficiências constatadas no relatório, no caso de insucesso. Realizar novo exercício para passar á UNIDADE procedente. Avançar para a UNIDADE procedente tendo obtido sucesso Tomar decisões face aos resultados obtidos Consultar o relatório dos resultados obtidos. Resolver os exercícios propostos na UNIDADE de Competências Nas Unidades 2 e 3 seguir-se-á um plano idêntico. Plano do Sr. Lemos CASO

10 Conhecer a Situação UNIDADES de COMPETÊNCIAS UNIDADE 1 UNIDADE 2 Reflectir os mecanismos de reprodução da desigualdade de género UNIDADE 3 Intervir para a Mudança em Igualdade de Género

11 Unidade 1 - COMPETÊNCIAS Identificar as representações do feminino e do masculino na sociedade actual Identificar os papéis atribuídos a homens e mulheres ao longo da história das sociedades. Reconhecer a atribuição de papéis em função do sexo. Reconhecer a divisão de papéis na organização familiar Caracterizar a situação actual das mulheres e dos homens no mercado de trabalho Caracterizar a situação actual das mulheres e dos homens na tomada de decisão

12 Reconhecer os factores de natureza histórica e ideológica, religiosa, sociológica e de linguagem, que contribuem para a desigualdade de género. Interpretar a forma como o paradigma masculino na sociedade (família, empresa, educação e no direito), actua como factor de discriminação e, ou, de perpetuação das diferenciações sociais de género Interpretar e desmontar as representações sociais de género, na família, na empresa, no direito e no ensino enquanto factores de discriminação e, ou, de perpetuação das diferenciações sociais de género. Unidade 2 - COMPETÊNCIAS 1

13 Reconhecer o grau de representação das mulheres na tomada de decisão, como indicador da qualidade da democracia. Identificar como a organização da vida política reproduz a discriminação de género Reconhecer o papel do simbólico na linguagem, como factor de reprodução das representações estereotipadas de género Reconhecer a necessidade de abolir os mecanismos que reproduzem as desigualdades através de um novo contrato social de género. Unidade 2 - COMPETÊNCIAS 2

14 Unidade 3 - COMPETÊNCIAS Considerar a Economia como motor de igualdade entre mulheres e homens. Promover a conciliação entre trabalho e família, como motor de igualdade entre mulheres e homens. Promover a Democracia paritária como motor de igualdade entre homens e mulheres. Utilizar o Direito como motor de igualdade entre mulheres e homens Reconhecer o poder da intervenção pessoal assim como da linguagem, na construção da igualdade entre homens e mulheres. Utilizar as orientações das organizações internacionais, como motor de igualdade.

15 Tipologia de Questões As afirmações que se seguem traduzem representações do feminino e do masculino. Classifique cada uma dessas afirmações como Verdadeira ou Falsa escrevendo V ou F na quadrícula correspondente. a - É natural que as mulheres vivam em função dos homens e da família; b - Nas últimas décadas, as práticas sociais relativas à hierarquização de género, mudaram significativamente; c - Face à Lei, mulheres e homens têm igual estatuto de cidadania, tanto na esfera privada, quanto na esfera pública; d - Os papéis sociais estão padronizados em função do sexo; e - A Igualdade entre Mulheres e Homens é um direito inscrito na constituição portuguesa desde 1976.

16 As afirmações que se seguem são relativas a valores femininos ou masculinos. Classifique-as como Verdadeiras ou Falsas escrevendo V ou F na quadrícula correspondente. A - É natural que as mulheres vivam em função dos homens e da família; B - Nas últimas décadas, as práticas sociais relativas à hierarquização de género, mudaram significativamente; C - Face à Lei, mulheres e homens têm igual estatuto de cidadania, tanto na esfera privada, quanto na esfera pública; D - Os papéis sociais estão padronizados em função do sexo; E - A Igualdade entre Mulheres e Homens é um direito inscrito na constituição portuguesa desde 1976. Tipologia de Questões

17 a)No período de transacção do mundo agrícola para o industrial vedou-se o direito ao trabalho fora de casa… o Às mulheres e homens da burguesia o Unicamente às mulheres da burguesia o Aos homens e adolescentes da burguesia b)No período de transacção do mundo agrícola para o industrial as mulheres do povo tinham direito a… o trabalhos sem prestígio o trabalhos que atribuíam poder o trabalhos relevantes na indústria c)Durante séculos, a educação foi uma arma de criação de desigualdade entre os géneros tendo em conta que… o À mulher foi negado o direito à educação o Ao homem negou-se o direito ao trabalho o Às mulheres e aos homens negou-se o direito ao conhecimento d)As mulheres sempre se interessaram pelas Artes, Letras e Ciências, muito embora… o o ensino lhes fosse negado o os sistemas de ensino estimulassem homens e mulheres a aprender o a aquisição do saber fosse estimulada junto das mulheres e)As mulheres detentoras de grandes conhecimentos nas Ciências e nas Artes foram… o Estimuladas e valorizadas na Europa o Objecto de genocídio e acusadas de bruxarias o Objecto de benefícios e regalias Tipologia de Questões As afirmações que se seguem são relativas aos elementos históricos que contribuíram para a desigualdade de género. Associe cada proposição na coluna da esquerda, com aquela que a complementa na coluna da direita, pressionando o respectivo círculo.

18 Tendo presente o papel da economia como motor da igualdade, assinale com X as quadrículas correspondentes às proposições correctas. a)As acções positivas destinadas ao mercado de trabalho devem ser entendidas como complemento à Legislação anti-discriminatória. b)A noção de discriminação indirecta nasceu como resultado da experiência proporcionada pela legislação contra a discriminação directa. c)Segundo a noção de discriminação indirecta uma norma, ou um procedimento considerado neutro, pode vir a ser considerado discriminatório. d)Nas práticas organizacionais e nas interacções quotidianas, as relações sociais de sexo produzem uma série de divisões no mundo laboral. e)A segregação vertical e horizontal da mulher na empresa constitui uma das modalidades da desigualdade de género, que resulta em salários significativamente mais altos para as mulheres. Tipologia de Questões

19 RELATÓRIOS NA ÚLTIMA UNIDADE É SEGUIDO PELO ENVIO DO E-MAIL FINAL PRODUZIDOS NO FINAL DE CADA UNIDADE, E REQUEREM SUPERAÇÃO PARA MUDAR DE UNIDADE

20 THANK YOU MERCI GRACIAS O B R I G A D O


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