A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

CARACTERIZAÇÃO DO ANDEBOL

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "CARACTERIZAÇÃO DO ANDEBOL"— Transcrição da apresentação:

1 CARACTERIZAÇÃO DO ANDEBOL
COMPONENTES CRITICAS FICHA DE AVALIAÇÃO CARACTERIZAÇÃO DO ANDEBOL SITUAÇÕES DE APRENDIZAGEM MENU PRINCIPAL

2 Caracterização do Andebol
História Constituição das Equipas Objectivo da Modalidade Árbitros Espaço de Jogo Sanções disciplinares Escalões Etários Gestos da Arbitragem Objectos de Jogo Posições dos jogadores Duração do jogo Regras da Modalidade Algumas Datas Importantes Andebol de Praia Caracterização do Andebol

3 História O andebol é uma modalidade desportiva oriunda da Grécia Antiga, que data do ano 600 a. C. como comprova um baixo relevo da Idade Média onde eram praticados principalmente nas cortes e sendo baptizados pelos trovadores como «os primeiros Jogos de Verão»; O andebol era já um jogo bastante difundido na Alemanha no século XIX. Em 1920, Karl Schellenz, professor da Escola Normal Superior de Educação Física de Berlim, observou numa viagem ao Uruguai um jogo a que chamavam “Balón”, criado por Alberto Valetta. Baseando-se neste jogo, Schellenz lançou as bases do andebol de 11, praticado num campo de futebol e inspirado nas suas regras, mas jogado com as mãos. De forma semelhante, Maximilian Heiser contactou como um jogo que servia de complemento à preparação dos ginastas na Dinamarca e que se chamava Haandball; Caracterização do Andebol

4 História O grande incremento a nível do andebol mundial deve-se ao aparecimento da variante do andebol de sete, em vez do andebol de onze praticado originalmente. Esta variedade foi criada nos países nórdicos (Suécia e a Dinamarca), onde, devido ao rigor dos Invernos, se tornava impossível praticar este desporto nos campos ao ar livre, tendo este ser substituídos por salas fechadas, o que obrigou à diminuição do número de jogadores em campo; Esta modalidade veio despertar grande interesse, tendo-se disputado o I Campeonato do Mundo em 1938, com a vitória da Alemanha. Porém, só a partir de 1954 as competições internacionais de andebol de sete passaram a ser disputadas com regularidade; Em 1972, surge pela primeira vez o andebol masculino nos Jogos Olímpicos de Munique e o feminino em 1976. Caracterização do Andebol

5 História O Andebol em Portugal
Em Portugal, o andebol de onze começou a ser praticado na cidade do Porto, onde foi introduzido nos finais de 1929 pelo desportista alemão Armando Tshopp. A primeira apresentação oficial de um jogo de andebol teve lugar em 31 de Janeiro de 1931, no Porto, e ainda nesse ano foi formada a Associação de Andebol de Lisboa, seguida, em 1932, pela Associação de Andebol do Porto; O andebol de sete foi introduzido em Portugal em 1949, por outro alemão , Henrique Feist, residente no nosso pais. O primeiro torneio oficial da nova modalidade foi organizado por Feist na vila de Cascais no Verão de 1949. Caracterização do Andebol

6 Datas Importantes Codificação das regras do Andebol por Karl Shelenze (Andebol de 11 - Clássico); Nascimento oficioso (1º Encontro Internacional Dinamarca - Suécia); Criação da Federação Internacional de Andebol Amador (IAHF); Criação das primeiras regras de Andebol de 7 (variante); Dissolução da IAHF e criação da actual Federação Internacional de Andebol (IHF); 1947 – Andebol semelhante ao actual (em termos globais); º Campeonato Mundial Feminino e 1ª edição da Taça dos Clubes Campeões Europeus; Congresso de Budapeste (alteração às regras no âmbito técnico); Caracterização do Andebol

7 Datas Importantes 1966 - Último Campeonato Mundial de Andebol de 11;
Reconhecimento internacional (entrada no Programa Olímpico); Congresso de Itália (criação dos Grupos de Qualificação para Mundiais e Jogos Olímpicos, A, B, C); º Campeonato Mundial de Juniores, masculino e feminino; Congresso de Moscovo (alterações as regras no âmbito disciplinar); Criação da Federação Europeia de Andebol (EHF); Congresso de Barcelona (alteração da estrutura dos campeonatos Mundiais, voltando aos Grupos de Qualificação, por sorteio); Caracterização do Andebol

8 Datas Importantes (Em Portugal)
Fundação da Federação Portuguesa de Andebol (FPA), pelas Associações de Lisboa, Porto e Coimbra; Portugal vence o Campeonato do Mundo, Grupo C, realizado em Lisboa (1ª grande competição em que Portugal vence); Portugal torna-se Campeão Europeu de Cadetes. Caracterização do Andebol

9 Objectivo da Modalidade
O objectivo do jogo é introduzir a bola na baliza da equipa adversária - acção ofensiva - e impedir que a bola entre na nossa baliza - acção defensiva. É golo quando a bola ultrapassa totalmente a linha de baliza ou de golo, isto é, a linha marcada entre os postes da baliza e por baixo da barra. O Andebol é um desporto colectivo em que a bola é jogada com as mãos, jogado por duas equipas de 7 jogadores de campo, sendo um deles o guarda-redes. Cada equipa pode ainda ter 5 jogadores suplentes. Caracterização do Andebol

10 (Clique para aumentar)
Espaço de Jogo O jogo realiza-se num campo rectangular (cuja dimensão é de 40m X 20m), limitado por duas linhas laterais e duas linhas de fundo (ou linhas de baliza). Sobre cada uma das linhas de fundo, ao meio, estão colocadas as balizas . (Clique para aumentar) Caracterização do Andebol

11 Caracterização do Andebol

12 Andebol 5: mínimo 5; máximo 8
Escalões Etários Sexo Escalão Idade Nº Jogadores Tempo de Jogo Feminino Bambis 7 - 9 Mínimo 5; Máximo 8 Infantis Máximo 14 4 X 12'30" + 10' Iniciados 2 X 25' + 10' Juvenis Nacionais: máximo 14 2 X 30' + 10' Regionais: máximo 12 Juniores Máximo 12 Seniores + 19 Masculinos Minis Andebol 5: mínimo 5; máximo 8 Andebol 7: máximo 14 4 X 12'30" + 5' + 20 Caracterização do Andebol

13 Objectos de Jogo Bola Baliza
A bola é feita de couro ou um material sintético, não devendo ser brilhante ou escorregadia. O seu tamanho e peso varia consoante os escalões etários e categorias: - masculinos > 16 anos: cm e g (FIA Tamanho 3) - femininos (> 14 anos) e masculinos (12 a 16 anos): cm e g (FIA Tamanho 2) - femininos (8 a 14 anos) e masculinos (8 a 12 anos): cm e g (FIA Tamanho 1) - “Mini-Andebol”: não estão regulamentados os pesos e tamanhos das bolas Baliza A altura da baliza é de 2 metros e a sua largura de 3 metros. Os postes e barra horizontal devem ser um material uniforme (madeira, metal leve ou material sintético) com extremidades arredondadas. Os três lados visíveis do campo devem ser pintados com faixas de duas cores que contrastem claramente entre si e o com o fundo. A rede da baliza deve estar bem segura à mesma. Caracterização do Andebol

14 Duração do Jogo O tempo de jogo é:
- > 16 anos: 2 x 30 minutos (intervalo 10 minutos) - entre 12 e 16 anos: 2 x 25 minutos (intervalo 10 minutos) - entre 8 e 12 anos: 2 x 20 minutos (intervalo 10 minutos) Em caso de empate, prolongamento: - Após intervalo de 5 minutos, realizam-se 2 x 5 minutos (intervalo 1,5 minutos) - Se continua empatado: novo prolongamento de com o mesmo tempo. - Se novamente empatado, cumpre-se o regulamento específico da competição em causa Caracterização do Andebol

15 Constituições das Equipas
Cada Equipa é composta por: - 7 jogadores iniciais (6 jogadores de campo e 1 guarda-redes) - 5 jogadores suplentes (4 jogadores de campo e 1 guarda-redes) Caracterização do Andebol

16 Árbitros O jogo é dirigido por dois árbitros (central e de baliza) a quem compete: - Dar início ao jogo; - Assinalar as infracções às regras do jogo e os golos. O árbitro, sempre que interrompe o jogo através do apito, deve indicar o local da falta e a direcção, usando sinais próprios. Deve apitar duas vezes para a validação do golo e uma vez nas restantes infracções; - Observar a conduta dos jogadores, anotando as advertências (à segunda vez, deve mostrar o cartão amarelo), as exclusões (a exclusão efectua-se sempre por dois minutos do tempo de jogo), as expulsões ou desqualificação, conforme a menor ou maior gravidade da atitude anti-desportiva e a conduta anti-regulamentar, repetida, ou a agressão física dentro ou fora do campo.; Auxiliares de mesa dos árbitros: - Secretário – trata do boletim de jogo, registando os golos e todas as atitudes disciplinares ; - Cronometrista - controla a duração do jogo, entrada em jogo, tempo de exclusão e indica o fim da primeira parte e o fim do jogo através de um sinal audível. Caracterização do Andebol

17 Sanções Disciplinares
Um jogador, à terceira exclusão, será desqualificado e só no fim de cumprir o castigo a equipa pode de novo jogar completa; Um jogador expulso não pode ser substituído, excepto o guarda-redes, desde que outro jogador seja retirado do jogo; Aquando de uma exclusão, de uma expulsão ou de uma desqualificação, o árbitro deve anunciar o jogador faltoso, com sinal próprio para a mesa - secretário e cronometrista. Caracterização do Andebol

18 Gestos do Árbitro Caracterização do Andebol

19 Posições dos Jogadores
Caracterização do Andebol

20 Regras da Modalidade Lançamento de Saída Três Segundos Guarda-Redes
Falta Atacante Área de Baliza Conduta para com o Adversário Violação da Área de Baliza Livre de 7 Metros Manejo da Bola Lançamento Livre Jogo Passivo Golo Reposição da Bola em Jogo Tempo de Paragem (Time Out) Reposição da Bola em Jogo Após um Golo Substituições Violação por Dribles e Passos Regulamento da Modalidade Caracterização do Andebol

21 Regras da Modalidade Lançamento de Saída
No início do jogo, o lançamento de saída é executado pela equipa que após o sorteio escolheu a bola, cabendo à outra equipa a escolha do campo. O lançamento de saída é executado no centro do terreno de jogo, em qualquer direcção, nos 3 segundos imediatos ao apito do árbitro; No momento do lançamento de saída, todos os jogadores têm de se encontrar dentro do seu próprio meio-campo e os adversários terão de estar colocados pelo menos a 3 metros de distância do jogador que o executa. Caracterização do Andebol

22 Regras da Modalidade Guarda-Redes
Pode utilizar qualquer parte do corpo para defender a bola, desde que se encontre dentro da sua área de baliza; Pode deslocar-se com a bola, dentro dessa área, sem restrições (salvo indicação contrária do árbitro); Pode abandonar a sua área de baliza sem bola e jogar no terreno de jogo como qualquer outro jogador de campo (podendo regressar à sua área de baliza, desde que não tenha a bola em seu poder). Caracterização do Andebol

23 Regras da Modalidade Área de Baliza
O guarda – redes é o único jogador que aí se pode encontrar; Considera-se violação da área de baliza sempre que qualquer outro jogador lhe tocar, incluindo na linha dessa área, com qualquer parte do corpo; Dentro da área de baliza, a bola pertence ao guarda – redes, sendo proibido a qualquer outro jogador tocar na bola que esteja no solo, parada ou em movimento ou nas mãos do guarda – redes. Contudo, quando a bola está no ar sobre essa área, pode ser livremente jogada.

24 Regras da Modalidade Violação da Área de Baliza
Sempre que um jogador entrar na área de baliza com a bola em seu poder, ou entrar nessa área sem bola, tirando vantagem desse facto, é penalizado com um lançamento livre ; No caso de ser um jogador defensor, com intenção de conseguir vantagem, a pisar ou entrar na sua área de baliza, é penalizado com um livre de 7 metros ; Caracterização do Andebol

25 Regras da Modalidade Manejo da Bola É permitido:
- Lançar, empurrar, bater, parar e apoderar-se da bola com o auxílio das mãos, braços, cabeça, tronco, coxas e joelhos; - Ter a bola presa nas mãos até 3 segundos; - Dar até três passos com a bola na mão. Considera-se falta quando um jogador toca a bola várias vezes seguidas sem que ela tenha tocado no solo, noutro jogador, nos postes ou na trave da baliza. Caracterização do Andebol

26 Regras da Modalidade Jogo Passivo
Sempre que uma equipa conserve a posse da bola sem procurar uma acção de ataque ou de remate, procurando "queimar tempo" de jogo, o árbitro central identifica o jogo passivo, levantando o braço, e esse procedimento é igualmente adoptado pelo árbitro de baliza; De imediato, se a equipa atacante não rematar, o árbitro sancionará esse jogo passivo, marcando a respectiva falta contra essa equipa (com um lançamento livre), no local onde a bola se encontrava no momento de interrupção do jogo. Caracterização do Andebol

27 Regras da Modalidade Reposição da Bola em Jogo
É feita sem necessidade de apito do árbitro, pela equipa cujos jogadores não tocaram a bola em último lugar antes dela ser considerada fora; É feita o local onde a bola ultrapassou a linha lateral, ou, no caso de ter ultrapassado a linha de baliza e depois de ter sido tocada por um defensor, faz-se essa reposição no final da linha lateral do lado da baliza por onde a bola saiu. Os adversários devem manter-se a uma distância mínima de 3 m do jogador que a executa. Após sofrerem um golo, os jogadores dessa equipa, desde que todos colocados no seu meio-campo, podem efectuar a reposição da bola em jogo, mesmo que os jogadores da equipa que marcou golo, estejam colocados por todo o campo. Reposição da Bola em Jogo Após um Golo Caracterização do Andebol

28 (Clique para ver figuras)
Regras da Modalidade Violações por Dribles e Passos (Clique para ver figuras) É três o número máximo de passos que um jogador pode dar com a bola na mão; Um jogador não pode bater a bola mais de uma vez no chão e tornar a apanhá-la com uma ou as duas mãos, quer parado quer em corrida; Desde que um jogador domine a bola, tem de jogá-la após o máximo de três passos; Estas violações são penalizadas com lançamento livre. Um jogador não pode segurar a bola na mão para além de 3 segundos. Se o fizer, a sua equipa será penalizada com um lance livre. Desde que um jogador domine a bola tem de jogá-la dentro de 3 segundos. Três Segundos Caracterização do Andebol

29 Regras da Modalidade Falta Atacante Conduta para com o Adversário
Não é permitido atirar-se contra o adversário, em corrida ou em salto, ou mesmo lançar a bola contra o adversário de maneira perigosa, na tentativa de um atacante procurar alcançar vantagem para poder finalizar. Nesta situação, a equipa desse atacante é penalizada com um lançamento livre, no local onde a infracção for cometida. É proibido arrancar a bola ao adversário com uma ou as duas mãos ou tentar tirá-la com o punho fechado. Não é permitido empurrar, rasteirar agarrar ou lançar intencionalmente a bola contra o adversário. Estas infracções são penalizadas com lançamento livre . Conduta para com o Adversário Caracterização do Andebol

30 Regras da Modalidade Livre de 7 Metros
Os árbitros ordenam a marcação de um livre de 7 metros, sempre que se verificar uma falta grave para com o adversário, uma conduta irregular numa ocasião flagrante de remate, uma violação intencional da própria área de baliza numa tentativa de defesa, o lançamento intencional ao próprio guarda - redes e quando este traz a bola do terreno de jogo para dentro da sua área de baliza; O livre de 7 metros é um lançamento directo à baliza que deve ser executado durante os 3 segundos posteriores ao apito do árbitro; Para a sua execução, o jogador encarregado de o fazer não pode tocar nem transpor a linha de 7 metros antes da bola ter saído das suas mãos e só ele se pode encontrar entre as linhas de área de baliza e de lançamento livre; Os jogadores da equipa adversária deverão encontrar-se a uma distância mínima de 3 metros da linha de 7 metros. Caracterização do Andebol

31 Regras da Modalidade Lançamento Livre
A marcação do lançamento livre realiza-se no local onde ocorreu a falta; Se a falta for cometida entre as linhas de 6 e 9 metros, a execução do lançamento livre será efectuada fora da linha de 9 metros, em frente ao local onde foi cometida a falta; O executante dispõe de três segundos para marcar o lançamento livre e tem de o fazer mantendo uma parte do pé de apoio em permanente contacto com o solo; Os defesas terão de estar a uma distância mínima de três metros; O desrespeito desta norma conduzirá a uma correcção da posição por parte do árbitro. Mantendo-se o incumprimento desta distância, aplicar-se-á a sanção de exclusão. Caracterização do Andebol

32 Regras da Modalidade Golo Tempo de Paragem (Time Out) Substituições
É considerado golo sempre que a bola transponha completamente a linha de baliza para o interior da baliza, desde que nenhuma falta tenha sido cometida. Cada equipa tem direito a pedir um tempo de paragem, com a duração de 1 minuto em cada metade do jogo. Não pode, contudo, acumular o tempo que não tenha pedido na primeira parte, juntando-o ao da segunda parte. Nos prolongamentos, nunca pode ser pedida uma paragem de tempo . Durante o jogo, qualquer jogador pode ser substituído. A sua entrada no campo pode fazer-se em qualquer momento, desde que o jogador que vai ser substituído já tenha saído do terreno de jogo pela zona de substituição existente no seu meio campo defensivo. Tempo de Paragem (Time Out) Substituições Caracterização do Andebol

33 Regulamento da Modalidade
(Clique para visualizar regras) Caracterização do Andebol

34 (Clique para visualizar regras)
Andebol de Praia Equipas constituídas até um máximo de 8 jogadores: masculinas, femininas ou mistas; Em jogo, as equipas são constituídas por 4 elementos: 3 de campo e 1 guarda-redes; O terreno de jogo tem 27 metros de comprimento por 12 metros de largura, sendo o piso de areia com pelo menos 40 centímetros de profundidade; a área de baliza é feita desenhando uma linha paralela a 6 metros de distância da linha exterior de baliza; A bola é diferente das normais, de um material de borracha e não escorregadio (deve haver sempre 3 bolas disponíveis para o jogo de forma a não haver grandes perdas de tempo; (Clique para visualizar regras) Caracterização do Andebol

35 Fintas e Mudanças de Direcção
Componentes Críticas Pega da Bola Bloco Desmarcação Passe Ombro Remate em Apoio Marcação Passe Picado Remate em Suspensão Deslocamentos Recepção Remate na Passada Guarda-Redes Drible Atitude Defensiva Princípios do Jogo Fintas e Mudanças de Direcção Componentes Críticas

36 Pega da Bola Determinantes Técnicas Erros + Comuns Com uma mão:
- Mão sobre a bola formando uma superfície ampla e côncava; - Dedos ligeiramente flectidos e afastados, exceptuando o polegar que se encontra em extensão completa de modo a garantir uma eficaz pressão da bola. Com duas mãos: - Mãos sobre a bola formando uma superfície ampla e côncava; - Dedos ligeiramente flectidos e afastados, devendo os polegares e indicadores formar um “W”. - Falta de pressão dos dedos sobre a bola não a conseguindo agarrar; - Palma da mão totalmente voltada para cima sustentando a bola. - Palmas das mãos a tocar na bola ; - Dedos unidos e em extensão. Erros + Comuns Componentes Críticas

37 (Clique para ver figuras)
Passe Ombro Determinantes Técnicas (Clique para ver figuras) Pegar a bola com os dedos bem afastados; Colocar o pé contrário à mão que tem a bola ligeiramente mais à frente que o outro, para dar mais equilíbrio; “Armar” o braço (antebraço no prolongamento do Ombro e o braço virado para cima); Enviar a bola com um movimento do braço de trás para a frente; Terminar o movimento com uma extensão do braço e simultaneamente uma “chicotada” da mão. Não orientar o corpo para o receptor; No momento do passe, a perna do mesmo lado do braço portador da bola, está à frente; A bola é largada antes do momento da extensão do braço à frente estar concluída; Deficiente pega da bola; Insuficiente rotação do tronco. Erros + Comuns Componentes Críticas

38 Passe Ombro Componentes Críticas

39 (Clique para ver figuras)
Passe Picado Determinantes Técnicas (Clique para ver figuras) Pegar a bola com os dedos bem afastados; Colocar o pé contrário à mão que tem a bola ligeiramente mais à frente que o outro, para dar mais equilíbrio; “Armar” o braço (antebraço no prolongamento do Ombro e o braço virado para cima); Enviar a bola com um movimento do braço de trás para a frente; Dirigir a bola para o solo, através da flexão do pulso, de forma que ela ressalte para o colega. Colocar o pé do mesmo lado do braço portador da bola, mais adiantado; Cotovelo demasiado próximo do tronco; O corpo não está totalmente orientado para o receptor; Deficiente pega da bola; Não flectir o pulso no momento do passe. Erros + Comuns Componentes Críticas

40 Passe Picado Componentes Críticas

41 (Clique para ver figuras)
Recepção A recepção deve ser feita com as duas mãos, colocadas em forma de concha, e com os membros superiores em flexão; O jogador que vai receber a bola deve evitar revelar ao adversário o momento em que o seu colega lhe vai passar a bola; Quando a recepção é feita no ar, ela pode ser executada a dois pés, apoiando simultaneamente os dois pés no solo e podendo dar três passos a partir daí, ou a um pé, começando a contagem dos três passos logo após esse apoio. Dirigir os membros superiores para a bola; Colocar as mãos firmes em concha e com os dedos bem afastados; Flectir os membros superiores no momento da recepção de modo a amortecer a sua velocidade. Determinantes Técnicas (Clique para ver figuras) Componentes Críticas

42 Recepção Erros + Comuns
Braços rígidos no momento de contacto com a bola; Mãos e dedos em extensão completa; Não tem a totalidade do corpo orientado para o passador; Após a recepção, a bola não é imediatamente protegida, isto é, levada ao peito; Não "ataca" a bola aguardando, estaticamente, que esta lhe chegue as mãos. Componentes Críticas

43 Recepção Recepção Média e Alta Recepção Baixa Componentes Críticas

44 (Clique para ver figuras)
Drible Determinantes Técnicas (Clique para ver figuras) Empurrar e amortecer a bola, com os dedos afastados; Flexão / extensão de todas as articulações do MS (pulso, cotovelo e ombro); Flectir ligeiramente o tronco à frente; Bater a bola à frente e ao lado do pé, sem ultrapassar a altura da cintura; Manter a cabeça erguida, evitando olhar constantemente para a bola. Componentes Críticas

45 Drible Erros + Comuns Conduzir a bola à frente do corpo;
Olhar dirigido para a bola; Bola conduzida ou demasiado alta ou demasiado baixa; Quando conduz a bola em progressão, a bola não é conduzida obliquamente; Não realiza o movimento de flexão/extensão do MS de batimento, "batendo" a bola; Não coloca o corpo entre a bola e o adversário. Componentes Críticas

46 Drible Componentes Críticas

47 Fintas e Mudanças de Direcção
Utilizadas quando o aluno tiver oposição directa de um adversário. Determinantes Técnicas (Clique para ver figuras) Paragem em frente ao adversário a uma distância adequada (1m); Fornecimento de falsas informações ao adversário, no sentido de lhe provocar um desequilíbrio; Rápida mudança de ritmo assim que o adversário reage; Explorar o momentâneo desequilíbrio do adversário para ultrapassá-lo. A finta é executada demasiado perto ou demasiado longe do adversário; Não há mudança de velocidade; É executada com excesso de "passos", pois não faz coincidir o seu início com o "momento zero" dos apoios. Erros + Comuns Componentes Críticas

48 Fintas e Mudanças de Direcção
Componentes Críticas

49 (Clique para ver figuras)
Remate em Suspensão Utilizado sempre que um aluno está perante a oposição de um adversário e quer rematar à baliza. Determinantes Técnicas (Clique para ver figuras) Efectuar uma corrida preparatória (no máximo 4 apoios ou 3 passos) com a bola nas mãos; Flectir ligeiramente o membro inferior contrário à mão que remata realizando uma impulsão; Colocação do último apoio ao mesmo tempo que se dá início ao “armar” do braço rematador, transferindo a bola para a mão desse braço; Rematar na fase de suspensão, acima do adversário; Terminar o remate caindo sobre o mesmo pé de impulsão. Componentes Críticas

50 Remate em Suspensão Erros + Comuns
Impulsão realizada com o membro inferior do lado do braço rematador; Inicio da corrida de preparação com o membro inferior contrário ao do braço rematador; Não efectuar o remate no ponto mais alto da impulsão; A bola é largada antes do momento da extensão do braço à frente estar concluída. Componentes Críticas

51 Remate em Suspensão Componentes Críticas

52 (Clique para ver figuras)
Remate em Apoio É normalmente utilizado na marcação de livres de 7 metros e nos remates dos pivots; Executado com um ou dois apoios no solo; Colocar o pé contrário à mão que remata ligeiramente à frente do ombro; Transferir a bola para a mão de remate e “armar” o braço; Rotação do tronco para trás; Realizar um movimento, com o braço, de trás para a frente e de cima para baixo com uma “chicotada” final da mão; Após o remate, avançar simultaneamente o pé mais recuado. Determinantes Técnicas (Clique para ver figuras) Componentes Críticas

53 Remate em Apoio Erros + Comuns
Na armação do braço, o cotovelo está demasiado próximo do tronco; A perna do mesmo lado do braço portador da bola está mais avançada; Insuficiente rotação do tronco, para o lado do braço rematador; Incompleta extensão do braço rematador à retaguarda; A bola é largada antes do momento da extensão do braço à frente estar concluída. Componentes Críticas

54 Remate em Apoio Componentes Críticas

55 (Clique para ver figuras)
Remate na Passada Utilizado sempre que o aluno está em movimento e não existe nenhum adversário entre ele e a baliza. É normalmente utilizado em situações de contra-ataque . Determinantes Técnicas (Clique para ver figuras) Após recepção ou drible, o jogador controla a bola com as duas mãos; O remate propriamente dito é executado com um ou dois apoios no solo; Colocação do pé contrário à mão que remata, ligeiramente à frente do outro; Transferência da bola para a mão de remate e “armar” o braço; Realizar um movimento, com o braço, de trás para a frente e de cima para baixo com uma “chicotada” final da mão; Após o remate, avançar simultaneamente o pé mais recuado. Componentes Críticas

56 Remate na Passada Erros + Comuns
A perna do mesmo lado do braço portador da bola está mais avançada quando realiza o remate ; Receber a bola parado ; Iniciar a contagem dos apoios com a perna do lado do braço rematador ; Efectuar mais de 4 apoios com a bola nas mãos ; A bola é largada antes do momento da extensão do braço à frente estar concluída . Componentes Críticas

57 Remate na Passada Componentes Críticas

58 (Clique para ver figuras)
Atitude Defensiva Deve permitir que se movimente em qualquer direcção e não pode restringir a liberdade de movimentos dos braços. Cabeça em posição normal; Tronco ligeiramente inclinado à frente; Membros inferiores ligeiramente flectidos e afastados à largura dos ombros, colocados no mesmo plano; Pés completamente apoiados no solo; Membros superiores semi-flectidos e bem afastados do corpo, dirigidos para cima; Palmas das mãos voltadas para a frente com dedos bem abertos. Determinantes Técnicas (Clique para ver figuras) Componentes Críticas

59 Atitude Defensiva Erros + Comuns Membros inferiores em extensão;
Tronco no alinhamento dos membros inferiores; Cotovelos caídos. Componentes Críticas

60 (Clique para ver figuras)
Bloco Determinantes Técnicas (Clique para ver figuras) Colocação à frente do adversário; Braços em extensão acima da cabeça e próximos um do outro; Palmas das mãos abertas e viradas para a bola; Salto na vertical sempre que o adversário salte em suspensão, deve efectuar-se imediatamente depois do salto do atacante. Braços muito separados; Saltar antes do adversário directo; Não se enquadrar entre a baliza e o atacante. Erros + Comuns Componentes Críticas

61 Bloco Componentes Críticas

62 (Clique para ver figuras)
Desmarcação Utiliza-se logo após a recuperação da posse de bola para permitir a criação de linhas de passe ao colega que transporta a bola; É realizada através de um deslocamento rápido de forma a criar uma linha de passe mais ofensiva. Determinantes Técnicas (Clique para ver figuras) Ganhar uma posição de vantagem que permita receber a bola; Ocupação dos espaços livres; Explorar a linha jogador/baliza deixada livre pelo defesa. Não aproveitamento dos espaços livres, utilizando movimentos rápidos; Ocupar espaços onde existe superioridade numérica do adversário; Ficar "tapado" pelo adversário directo não vendo a bola. Erros + Comuns Componentes Críticas

63 Desmarcação Componentes Críticas

64 (Clique para ver figuras)
Marcação Utiliza-se frequentemente em todo o campo sempre que a equipa adversária tem a posse de bola e quando o adversário directo se aproxima da baliza ; Consiste em marcar o adversário directo, sendo executada através da colocação entre este e a baliza . Determinantes Técnicas (Clique para ver figuras) Pés afastados à largura dos ombros, orientados para o adversário directo ; Peso do corpo igualmente distribuído pelos dois ; O pé do lado por onde interessa fazer deslocar o atacante deve estar ligeiramente recuado . Flexão dos membros inferiores . Tronco em posição vertical sem estar rígido . Defesa enquadrado entre o atacante e a baliza . Componentes Críticas

65 Marcação Erros + Comuns
Não se enquadrar entre o adversário directo e a baliza; Deixar o adversário directo nas suas "costas"; Não pressionar o adversário directo. Componentes Críticas

66 Marcação Marcação à distância (dissuadir) Marcação em proximidade
(pressionar) (dissuadir) Marcação à distância Componentes Críticas

67 (Frontais, Laterais e de Recuo)
Deslocamentos (Frontais, Laterais e de Recuo) Determinantes Técnicas Adoptar a posição básica defensiva; Realizar os deslocamentos mantendo sempre os pés em contacto com o solo. Saltar ou cruzar os pés durante o deslocamento; Tronco direito; Membros inferiores em extensão; Olhar para o chão. Erros + Comuns Componentes Críticas

68 Passos Para a contagem dos passos usa-se o conceito de momento zero:
No caso de recepção da bola em trajectória área, o momento zero corresponde ao impacto do primeiro apoio no solo. Este pode ser feito com um só pé ou com os dois simultaneamente; No caso do contacto com um só pé, o impacto do segundo corresponde ao primeiro passo; Se o contacto ocorre com os dois pés, simultaneamente, não há lugar à contagem de passos. A partir daí, o jogador de posse de bola, pode efectuar três passos, aos quais correspondem quatro apoios. No caso de recepção da bola, com o jogador com o solo. Componentes Críticas

69 Guarda-Redes Relativamente à técnica específica do guarda-redes importa referir que: Na sua deslocação, deve procurar o enquadramento com a bola e o jogador que a possui; Deve deslocar-se por meio de pequenos passos (deslizamentos laterais), com o objectivo de assumir uma posição que lhe permita uma intervenção imediata; para que isto seja possível, é fundamental que o guarda-redes tenha sempre os pés em contacto com o solo; A maior parte das bola que são rematadas à baliza não podem ser agarradas, devido à força e velocidade do remate; deste modo, este tipo de bolas deve ser defendido: - Bolas altas e com altura média: defendidas com o braço; - Bolas baixas: defendidas com a parte interna do pé e o braço do mesmo lado; - Nos remates imprevistos: defesa com o corpo (saltar e oferecer o corpo à bola). Componentes Críticas

70 Guarda-Redes Defesa com Mãos e Pés Deslocamentos Defesa com as Mãos
Defesa com o Corpo Posição Base Componentes Críticas

71 Princípios do Jogo Princípios do Ataque
Provocar a constante inadaptação da defesa; Garantir a continuidade do jogo; Imprimir grande velocidade a todas as acções; Garantir a recepção da bola sempre em movimento; Garantir a eficácia dos passes; Garantir a permanente amplitude do ataque; Garantir a permanente agressividade das acções; Jogar constantemente sem bola; Garantir elevados níveis de concentração; Executar passe para um jogador que se encontra numa posição mais ofensiva; Progredir em drible na direcção da baliza para permitir a finalização em vantagem numérica ou posicional; Finalizar em condições favoráveis, utilizando o remate em apoio ou em salto, sempre que existirem espaços entre os defesas ou não houver defesas à sua frente; Procurar desmarcar-se criando linhas de passe. Componentes Críticas

72 Princípios do Jogo Princípios do Defesa
Garantir a permanente agressividade das acções; Garantir elevados níveis de concentração; Garantir uma constante entreajuda; Garantir a contínua colaboração com o guarda-redes; Garantir a agressividade na recuperação defensiva; Procurar impedir ou dificultar a progressão em drible ou através de passe, colocando-se entre a bola e a baliza na defesa do jogador com bola; Procurar impedir ou dificultar a recepção de bola, colocando-se entre o adversário e a baliza na defesa do jogador sem bola, acompanhando a sua movimentação; Realizar marcação individual. Componentes Críticas

73 SITUAÇÕES DE APRENDIZAGEM
Pega da Bola Drible Desmarcação Passe Ombro Remate Marcação Passe Picado Fintas e Mudanças de Direcção Posição Base Recepção Deslocamentos Guarda-Redes Situações de aprendizagem

74 Posição Base Exercícios Situação de Aprendizagem 1
O aluno realiza corrida contínua à volta do campo. Ao sinal do professor adopta a posição base indicada. Variante: Mesmo exercício executado sobre as linhas de 6 e 9 metros. Situação de Aprendizagem 2 2 Alunos, 1 bola; Alunos em pares, colocados frente a frente um sobre a linha de 6 metros (sem bola) e outro na linha de 9 metros (com bola); O aluno que se encontra sobre a linha de 9 metros realiza uma acção de entrada e o aluno que se encontra na linha de 6 metros adopta uma posição base defensiva. Exercícios Situação de Aprendizagem 3 2 Alunos, 1 bola; Partindo da linha de meio campo, dois alunos realizam passe entre si (linha de 6 metros), 1 adopta a posição base defensiva; os atacantes tentam rematar e marcar golo, cabendo ao defesa a tarefa de evitar o sucesso. Situações de aprendizagem

75 Posição Base Jogos Pedagógicos “Jogo do Vagabundo”
N.º de arcos igual ao n.º de alunos menos 1; Arcos espalhados na zona de jogo. O jogador que não tem arco é o vagabundo e os outros jogadores adoptam a posição base defensiva dentro de cada arco; Ao sinal todos os alunos saem dos arcos e correm na zona de jogo, incluindo o vagabundo. Ao novo sinal ocuparam os arcos adoptando a posição base defensiva, o que não conseguir o arco (vagabundo) será penalizado com 1 ponto. Nenhum aluno pode ocupar o mesmo arco duas vezes, se o fizer é penalizado com 1 ponto. No final ganha quem tiver menos pontos. Jogos Pedagógicos “Jogo do Lobo” Um dos alunos é o lobo, com um colete. Ao sinal o lobo procura tocar num dos perseguidos, podendo fazê-lo quando estes se deslocam, mas não quando estão parados em atitude base defensiva. Cada vez que o lobo toca num perseguido trocam de funções. Os alunos não podem sair da zona de jogo convertendo-se em lobo se o fizerem. Os perseguidos não podem estar mais de 5 segundos em posição base defensiva. Situações de aprendizagem

76 Situação de Aprendizagem 1 Situação de Aprendizagem 2
Pega da Bola Situação de Aprendizagem 1 Objectivo O aluno parado realiza translações da bola à volta da cintura; Mesmo exercício com translações da bola à volta do pescoço; Mesmo exercício com translações à volta dos joelhos; Mesmo exercício executado em deslocamento. Tomar consciência da pega da bola. Situação de Aprendizagem 2 Objectivo O aluno em corrida ao longo do campo, lança a bola ao ar, e repete aumentando progressivamente a altura do lançamento da bola ao ar. Desenvolver a técnica da pega da bola e ao mesmo tempo da recepção. Situações de aprendizagem

77 Deslocamentos Exercícios Situação de Aprendizagem 1
Os alunos deslocam-se lateralmente sobre as linhas de 6 e de 9 metros na posição base defensiva. Situação de Aprendizagem 2 Os alunos realizam deslocamentos à frente e atrás entre as linhas de 6 e 9 metros. Exercícios Situação de Aprendizagem 3 Alunos dispostos de frente para o professor adoptando a posição base defensiva; realizam deslocamentos para a esquerda, para a direita, para a frente, para trás em simultâneo com o professor . Situações de aprendizagem

78 Deslocamentos Jogos Pedagógicos “Jogo da Malandra”
Dois alunos são os perseguidores que se encontram de mãos dadas com MS em elevação superior, e os restantes (perseguidos) encontram-se dispersos pelo campo de jogo; Os jogadores deslocam-se unicamente em deslocamentos laterais; Ao sinal os perseguidores tentam tocar nos outros. O jogador que foi apanhado dá a mão aos dois perseguidores aumentando assim a cadeia de perseguidores. O jogo continua até que restem apenas dois jogadores livres que são os vencedores. Jogos Pedagógicos “Jogo do Tesouro” Duas equipas A e B, cada uma colocada numa área de 6 metros. Em cada baliza encontram-se 5 bolas (tesouro); Os alunos tentam atravessar o campo, entrando na área adversária, tirar uma bola e chegar ao campo neutro sem ser tocado, indo de seguida colocar a bola na sua baliza; Se tiver sido tocado na ida, fica prisioneiro até que um colega de equipa lhe toque, voltando ambos livres. Vencerá a equipa que no final tiver maior n.º de bolas na sua baliza. Situações de aprendizagem

79 Situação de Aprendizagem 1 Situação de Aprendizagem 2
Passe e Recepção Situação de Aprendizagem 1 2 Colunas, 1 bola; Alunos dispostos em duas colunas frente a frente; O 1º aluno da coluna A (amarelos) executa passe para o 1º aluno da coluna B (Verdes) e desloca-se em corrida para o fim da coluna B, e assim sucessivamente. Exercícios Situação de Aprendizagem 2 3 Alunos, 1 bola; Grupos de 3 alunos colocados em forma de triângulo executam passes entre si, frontais e na diagonal. Situações de aprendizagem

80 Situação de Aprendizagem 3 Situação de Aprendizagem 4
Passe e Recepção Situação de Aprendizagem 3 Quatro colunas de alunos dispostas em quadrado com uma bola; O aluno com bola passa para o 1º aluno da coluna que se encontra à sua direita e corre para o fim da mesma e assim sucessivamente até todos os alunos terem executado o passe. Variante: Mesmo exercício com 2 bolas. Exercícios Situação de Aprendizagem 4 Grupos de três alunos que se colocam em triângulo, o aluno com bola (posição central) executa passe para o colega que se encontra do seu lado direito, recebe de novo a bola e executa novo passe desta vez para o colega que se encontra do seu lado esquerdo, que ao receber a bola remata. Situações de aprendizagem

81 Passe e Recepção Jogos Pedagógicos “Bola ao Capitão”
Uma bola e coletes; Duas equipais cada qual com 1 capitão (jogador fixo), colocado dentro do arco na linha de 6 metros; Os restantes alunos deslocam-se livremente passando a bola entre si, executando dez passes no mínimo e de seguida tentando passar ao seu capitão, que a deve agarrar mantendo os dois pés dentro do circulo. Cada vez que uma equipa executa dez passes consecutivos sem deixar cair a bola no solo e passa ao seu capitão ganha 1 ponto; Não é permitido dar mais de 3 passos com a bola na mão, bater, empurrar ou agarrar os adversários; Ganha a equipa que obtiver mais pontos. Jogos Pedagógicos “Passe em Círculo” Os alunos formam um círculo, ficando um aluno de fora, de costas para o círculo, com 1 apito; Ao sinal, os alunos do círculo passam a bola entre si; O aluno que tiver na posse de bola quando o aluno que está de fora apitar, sai do circulo, trocando de posição e função com o aluno que se encontra de fora com o apito. Situações de aprendizagem

82 Passe Picado Exercícios Situação de Aprendizagem 1
Duas colunas frente a frente separados por 4 metros; o 1º aluno de cada coluna executa passe picado para o 1º colega da outra coluna, deslocando-se de seguida para o fim da coluna para onde executou o passe. Situação de Aprendizagem 2 Dois alunos com bola executam passe (picado) / recepção entre si em deslocamento na direcção da baliza; Na zona próxima da linha de 6 metros: um dos alunos remata. Exercícios Situação de Aprendizagem 3 Quatro colunas de alunos dispostas em quadrado com uma bola; O aluno com bola passa para o 1º aluno da coluna que se encontra à sua direita (passe picado), e corre para o fim da mesma e assim sucessivamente até todos os alunos terem executado o passe; Variante: Mesmo exercício com 2 bolas. Situações de aprendizagem

83 Situação de Aprendizagem 1 Situação de Aprendizagem 2
Drible Situação de Aprendizagem 1 Os alunos executam drible contornando as linhas do campo (laterais, finais, 6 metros). Exercícios Situação de Aprendizagem 2 2 Alunos, 1 bola; Os alunos estão lado a lado na linha final; um deles corre executando drible até à linha de meio campo, sendo acompanhado pelo colega que executa deslocamentos defensivos. Regressam, trocando de posições. Situações de aprendizagem

84 Situação de Aprendizagem 3 Situação de Aprendizagem 4
Drible Situação de Aprendizagem 3 Alunos colocados em colunas; De cada coluna parte um aluno que executa drible contornando os cones de sinalização colocados anteriormente pelo professor. Passa a bola ao 1º aluno da coluna e ocupa o lugar do mesmo. Exercícios Situação de Aprendizagem 4 2 Alunos, 1 bola; Um aluno corre executando drible com o colega de frente que lhe faz oposição passiva, que deverá ir aumentando progressivamente. Situações de aprendizagem

85 Drible Jogos Pedagógicos “Toca e Foge”
Um aluno é o perseguidor sendo os restantes perseguidos; Todos os alunos se deslocam executando drible em deslocamento; O aluno perseguidor, sem nunca parar o drible, corre atrás dos outros alunos, tentando tocar-lhes. Quando um aluno é tocado troca de função com o perseguidor. Jogos Pedagógicos “Passagem” 4 Alunos: 2 defesas sem bola, 1 bola para cada jogador atacante; Os dois alunos defesas encontram-se entre as linhas de 6 e 9 metros, enquanto os restantes alunos partindo da linha de meio campo em drible tentam ultrapassar os defesas, sem serem tocados. Os alunos que são tocados passam a defesa. Os últimos alunos a ser tocados ganham o jogo. Situações de aprendizagem

86 Remate Exercícios Situação de Aprendizagem 1
Alunos colocados em colunas; Os alunos executam remate em apoio contra os cones dispostos à sua frente previamente colocados pelo professor. Situação de Aprendizagem 2 2 Colunas (1 das colunas com bola); Os primeiros alunos de cada coluna partem em corrida da linha de meio campo (através do drible) e concretizam com remate; Variante: o mesmo exercício realizado em todo o campo. Exercícios Situação de Aprendizagem 3 3 Filas com bola, colocadas atrás da linha de 6 metros. O 1º aluno de cada fila executa remate em apoio e vai apanhar a bola colocando-se no fim da fila. Situações de aprendizagem

87 Situação de Aprendizagem 4 Situação de Aprendizagem 5
Remate Situação de Aprendizagem 4 3 Colunas com bola, colocadas atrás da linha de 9 metros. O primeiro aluno de cada fila executa remate em suspensão e vai apanhar a bola colocando-se no fim da fila. Exercícios Situação de Aprendizagem 5 3 Colunas, colocadas atrás da linha final com as bolas na coluna do meio. Os 3 primeiros alunos executam passes entre si até à área contrária finalizando com remate em apoio. Situações de aprendizagem

88 Remate Jogos Pedagógicos “Jogo do Stop”
Os alunos são numerados reunidos em grupo, jogador n.º 1 com bola; O aluno com bola atira-a ao ar, chamando 1 número. Todos os alunos com excepção do que foi chamado fogem em todas as direcções. O aluno cujo n.º que foi chamado apanha a bola e grita STOP (sinal obrigatório de paragem para todos os alunos). Seguidamente e com o máximo de três passos, remata a bola contra um dos outros alunos. Jogos Pedagógicos Situações de aprendizagem

89 Finta e Mudanças de Direcção
Situação de Aprendizagem 1 Objectivo Vários obstáculos dispersos pelo terreno (mecos). Os alunos têm que realizar a finta frente a cada obstáculo. Consciencializar o movimento básico da finta. Situação de Aprendizagem 2 Objectivo Exercícios Obstáculos colocados em linha recta; os alunos realizam a finta frente aos cones alternando a finta para a esquerda e saída para a direita. Adquirir consistência no movimento básico da finta. Situações de aprendizagem

90 Finta e Mudanças de Direcção
Situação de Aprendizagem 3 Objectivo Grupos de 2; um aluno colocado na linha final e outro colocado à frente afastada cerca de 5 metros; o jogador atacante tenta atingir a linha de meio campo fintando o adversário. Exercitar diferentes tipos de finta. Exercícios Situação de Aprendizagem 4 Objectivo 2 filas colocadas na linha final (atacantes) e uma fila colocada a meio campo na linha lateral (defesas). Os dois atacantes iniciam o exercício trocando a bola em passe; o defesa coloca-se frente a um atacante que faz finta saindo em drible e continuando em passe. Ligar o gesto técnico da finta aos gestos técnicos do passe e do drible. Situações de aprendizagem

91 Finta e Mudanças de Direcção
Situação de Aprendizagem 3 Objectivo Grupos de 2; um aluno colocado na linha final e outro colocado à frente afastada cerca de 5 metros; o jogador atacante tenta atingir a linha de meio campo fintando o adversário. Exercitar diferentes tipos de finta. Exercícios Situação de Aprendizagem 4 Objectivo 2 filas colocadas na linha final (atacantes) e uma fila colocada a meio campo na linha lateral (defesas). Os dois atacantes iniciam o exercício trocando a bola em passe; o defesa coloca-se frente a um atacante que faz finta saindo em drible e continuando em passe. Ligar o gesto técnico da finta aos gestos técnicos do passe e do drible. Situações de aprendizagem

92 Situação de Aprendizagem 1 Situação de Aprendizagem 2
Guarda-Redes Situação de Aprendizagem 1 O aluno realiza deslocamentos entre os dois postes da baliza; Variante: aluno executa um salto no centro da baliza. Situação de Aprendizagem 2 Exercícios 2 Colunas, uma delas com bola: Os alunos realizam passes, 2 a 2 em progressão finalizando com remate antes da linha de 6 metros; O guarda-redes acompanha os passes dos avançados colocando-se correctamente em relação ao ataque, e defende o remate . Situações de aprendizagem

93 Situação de Aprendizagem 3 Situação de Aprendizagem 4
Guarda-Redes Situação de Aprendizagem 3 3 Colunas na linha de meio campo, com a bola na coluna do meio; Aluno do meio com bola passa para o colega mais à esquerda cruzando com o colega da direita que por sua vez recebe o passe vindo da esquerda e remata; Guarda-redes acompanha os passes dos avançados colocando-se correctamente em relação ao ataque; Variante: o mesmo exercício com a oposição de um defensor. Exercícios Situação de Aprendizagem 4 Situação de 3X2 (meio campo): Guarda-redes acompanha a movimentação dos atacantes colocando-se correctamente, de forma a defender o remate; Variante: o mesmo exercício numa situação de 4X3. Situações de aprendizagem

94 Situação de Aprendizagem 1 Situação de Aprendizagem 2
Desmarcação Situação de Aprendizagem 1 Objectivo Uma equipa ataca e a outra defende. A equipa atacante tem como objectivo tocar com a bola controlada num determinado número de jogadores da equipa contrária; os atacantes evitam perder a bola e situam-se de maneira a que quando receberem a bola, tocarem nos adversários. Não é permitido drible e só pode dar três passos com a bola na mão. Ter a noção espacial de para onde se desmarcar de modo a atingir o seu objectivo. Exercícios Situação de Aprendizagem 2 Objectivo Cinco jogadores atacantes, em que um deles se encontra no interior do círculo no centro do campo. Um jogador defende o que se encontra dentro do círculo. Os quatro que se encontram no exterior do círculo passam a bola para o que está dentro do círculo, deslocando-se livremente fora do círculo, esperando pelo momento para passar ao que está dentro do círculo. Cada intercepção. Desmarcar sem bola e saber qual o momento certo para passar a bola. Situações de aprendizagem

95 Desmarcação Jogos Pedagógicos “Jogo dos 10 Passes” Objectivo
Duas equipas tentam fazer 10 passes entre si utilizando o “passa e vai”. Não é permitido dar mais de três passos com a bola na mão e não é permitido usar o drible. Saber que a desmarcação é criar uma linha de passe de modo a proporcionar um passe para criar uma situação vantajosa para a sua equipa. Jogos Pedagógicos Situações de aprendizagem

96 Ficha de Avaliação Lê com atenção as perguntas seguintes, clicando na opção correcta. Em caso de dúvida, consulta os conteúdos anteriormente apresentados.

97 FICHAS DE AVALIAÇÃO Qual o número máximo de passos que um jogador pode dar com a bola na mão? a. Um. b. Dois. c. Três. d. Quatro. e. Todas as anteriores. Se um jogador entra na área de baliza, é assinalado: a. Violação de Área. b. Passos. c. 7 metros. d. Dribles.

98 FICHAS DE AVALIAÇÃO Por quantos jogadores é constituída uma equipa de Andebol? a. Quatro. b. Cinco. c. Seis. d. Sete. Onde deve ser marcada qualquer falta cometida entre a linha de 9 metros e a de 6 metros? a. No próprio local. b. Na linha de 9 metros. c. Na linha de 6 metros. d. Todas erradas.

99 FICHAS DE AVALIAÇÃO Um jogador com bola pode entrar dentro da área de baliza? a. Pode, desde que pise a linha. b. Não pode em situação alguma. c. Pode, desde que realize a suspensão antes da linha de 6 metros. d. Todas certas. b. Todas erradas. A linha de 6 metros está a que distância da linha de baliza? a. 5,80 metros. b. 6 metros. c. 6,08 metros. c. Todas erradas.

100 FICHAS DE AVALIAÇÃO Quantas substituições se podem fazer durante um jogo de Andebol? a. Três substituições. b. Cinco substituições. c. Dez substituições. d. Podem-se fazer as substituições que se quiser. A reposição da bola em jogo pela linha lateral é feita: a. Com os dois pés dentro do campo. b. Com um pé dentro e outro fora do campo c. Com um ou dois pés em cima da linha lateral d. Com os dois pés fora do campo e. Todas erradas

101 FICHAS DE AVALIAÇÃO Quem “inventou” o andebol? No drible deve-se:
a – Karl Schellenz. b – Thomas Schellenz. c – Maximilian Heiser. d – Armando Tschopp. No drible deve-se: a. Conduzir a bola abaixo da linha da bacia. b. Olhar para a bola. c. Empurrar e amortecer a bola com os dedos afastados. d. Conduzir a bola em progressão à frente do corpo.

102 FICHAS DE AVALIAÇÃO Das seguintes afirmações assinalas as verdadeiras (V) e as falsas (F): É assinalado golo quando a bola transpõe completamente a linha de baliza No lançamento lateral, o jogador deve ter os dois pés fora do terreno do jogo A substituição de um jogador pode acontecer sem paragem do jogo Não se pode ficar com a bola na mão mais de 5’ consecutivos O jogador não pode dar mais de dois passos com a bola na mão sem driblar Um jogador pode efectuar dois passos com a bola nas mãos Nenhum jogador pode pisar a linha dos 6 metros V F V F V F V F V F V F V F


Carregar ppt "CARACTERIZAÇÃO DO ANDEBOL"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google