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BADMINTON. Introdução O Badminton é um jogo de raquetas, onde se utiliza um volante, que pode ser jogado individualmente ( jogo de singulares, masculinos.

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1 BADMINTON

2 Introdução O Badminton é um jogo de raquetas, onde se utiliza um volante, que pode ser jogado individualmente ( jogo de singulares, masculinos e femininos) e em pares (jogo de pares masculinos, femininos ou mistos). O objectivo do jogo e fazer com que o volante caia no campo adversário, passando sobre a rede, e impedir que o volante caia no nosso campo.

3 Cronologia do Badminton: 1800 – Os militares inglese na Índia aprendem o jogo tradicional local – o Poona – que mais tarde importam para a Europa – Joga-se o Poona em Inglaterra, na propriedade do Duque de Beaufort, em Badminton House – Surge a designação de jogo de Badminton (com origem no nome da propriedade em que se jogou pela primeira vez em Inglaterra) e um primeiro código de jogo – Publicam-se as primeiras regras de Badminton e fundam-se clubes em Inglaterra.

4 1893 – Fundou-se, em Inglaterra, a Associação Nacional de Badminton (BAE – Badminton Association of England, inicialmente só com o nome de Badminton Association) e actualizaram-se as regras – Joga-se Badminton na Figueira da Foz – Funda-se a Federação Internacional de Badminton (IBF- Internacional Badminton Federation) as regras são aperfeiçoadas – Funda-se a Federação Portuguesa de Badminton – Nos Jogos Olímpicos de Barcelona, as competições masculinas e femininas passam a integrar o programa olímpico. Contudo, as competições de Pares Mistos só passaram a integrar o programa oficial dos Jogos Olímpicos de Atlanta, em 1996 ( o Badminton já tinha sido modalidade de demonstração nos Jogos Olímpicos de Munique, em 1972, e em Seul, em1988).

5 Badminton O objectivo do jogo é fazer com que o volante caia no campo do adversário, passando sobre a rede, e impedir que o volante caia no nosso campo.

6 Material

7 A competição e dirigida por uma equipa de arbitragem constituída por: - Um árbitro que assegura o cumprimento das leis do jogo; -Juízes de serviço que assinalam as faltam cometidas durante a execução do serviço; - Juízes de linha que verificam se o volante, quando cai no solo, sai ou não do campo;

8 1-Acções Técnico-tácticas Posição base: - Pés afastados - Peso do corpo distribuído sobre os pés -posição do tronco ligeiramente inclinado à frente -membros superiores semiflectidos à frente do tronco -raquete colocada à altura da cabeça -posição a adaptar após cada batimento

9 Pega da Raqueta Pega universal - A mão envolve o cabo da raquete fazendo com que o polegar e o indicador formem um V. - dedo indicador mais avançado do que o polegar que aponta ligeiramente para baixo e assentando sobre o dedo médio. - cabeça da raquete perpendicular ao solo. Pega do volante - Com os dedos polegar, indicador e médio, segura-se o volante pela parte superior ou pela sua base, sempre que se pretende executar o serviço.

10 Batimentos

11 Clear - Utilizado na devolução do volante com trajectórias altas. -batimento por cima, para passar o volante por cima do adversário e coloca-lo no fundo do campo. - pode ser ofensivo (volante enviado mais alto e mais longe e a cair verticalmente) ou atacante ( batimento um pouco mais à frente, trajectória plana, para cair mais rapidamente)

12 Lob - Utilizado na devolução do volante com trajectórias a baixo da cintura. -realizado entre a linha de serviço curto e a rede. - batimento por baixo, imprimindo uma trajectória alta e para o fundo do campo do adversário.

13 Serviço comprido: - Pés afastados à largura dos ombros, colocando um pé à frente (pé contrario à mão da raquete) -segurar o volante à altura do corpo. -batimento abaixo da cintura - imprimir trajectória alta ao volante -procurar colocá-lo no campo do adversário junto da linha de fundo. -essencialmente utilizado nos jogos singulares.

14 Serviço curto: - Partir da mesma posição do serviço comprido -imprimir trajectória baixa e plana -batimento suave com movimento continuo e rápido do membro superior. -procurar colocar o volante, no campo do adversário, perto da linha de serviço curto. - essencialmente utilizados nos jogos de pares e, por vezes, nos jogos de singulares.

15 Amorti - utilizado na devolução do volante com trajectórias altas ou baixas - batimento suave, rápido -tentar colocar o volante no campo do adversário, o mais próximo possível da rede -pode-se executar um amorti alto/ lento ou amorti baixo/rápido

16 Drive - utilizado na devolução do volante, à direita e à esquerda -realizado entre o meio campo e o fundo do campo próximo das linhas laterais ( do lado esquerdo e do lado direito) -batimento forte, ao lado do membro superior e com a raquete paralela à rede -procurar imprimir ao volante uma trajectória tensa e plana, ligeiramente descendente, fazendo-o passar próximo da rede. - colocar o volante no fundo do campo do adversário.

17 Remate(Smash) - Batimento de ataque utilizado na devolução do volante que vem de trajectória alta - realizado a partir de qualquer parte do campo, preferencialmente entre a linha de serviço curto e a linha de serviço de pares. -batimento rápido, forte e com uma trajectória descendente. -o batimento dá - se acima da cabeça e à frente do tronco, após um movimento amplo e continuo do membro superior.

18 2-Situações de Jogo (Singulares e Pares) Após realização de serviço, curto ou comprido: Os jogadores deslocam-se rapidamente, em função da trajectória do volante, para recuperar a posição base. Em pares, após serviço curto: O jogador que serva deve colocar-se próximo da rede e o seu companheiro atrás.

19 Em pares, após serviço comprido (ou em situação de defesa): Os jogadores devem colocar-se ao lado um do outro. Em singular, após cada batimento: Os jogadores deve, colocar-se ligeiramente descaldos para o lado para onde enviaram o volante.

20 Em todas as situações: Os jogadores devem procurar colocar o volante no campo do adversário, num local de difícil devolução, em função da trajectória do volante e da posição do adversário.

21 3- Sugestões de aprendizagem: Em grupo de 2, fazer batimentos variando as trajectórias (curva, longa, para a direita e para a esquerda ).

22 Em grupo de 6 (3*3), separados pela rede, passar o volante por cima da rede para a equipa contrária e ocupar o último lugar da sua fila

23 Igual ao anterior, mas, em vez de ocupar o último lugar da fila, corre pela direita e coloca-se no último lugar da fila do outro lado

24 Grupo 8 De um lado formam uma colona e do outro lado colocam-se conforme indica a figura. O jogador que colocar o volante e se encontra na posição 1 faz batimento tentando colocar o volante alternadamente em A, B, C, D que, sucessivamente lhe devolvem o volante. Após os 4 batimentos, trocam de posição no sentido dos ponteiros do relógio (1 vai para posição A e D vai para o final da fila).

25 3 Grupo de alunos (A, B, C) cada um com volante Cada grupo de alunos serve para um determinado alvo (A, B, C). Após cada serviço, o aluno recolhe o volante e segue para a fila seguinte (A para B, B para C, C para A).

26 Idêntico ao anterior mas em cada grupo de alunos, 1 coloca-se na linha de serviço curto e os outros no fundo do campo. Esse aluno executa serviço para o colega que devolve o volante, procurando colocá-lo no alvo respectivo. O aluno que serviu vai recolher o volante da sua equipa e passa para o outro grupo. O que devolve vai ocupar o lugar do que serviu. O grupo de 4 alunos (2*2). Realização de jogo de pares.

27 As Faltas em Badminton: NÃO FAÇAS 2 "TOQUES" ! Fazes falta se: Fizeres 2 toques, isto é, se antes de jogar o volante, tocares nele com a raquete ou qualquer parte do corpo.

28 NÃO TOQUES NA REDE ! Fazes falta se: Tocares na rede com a raquete ou qualquer parte do corpo. Invadires o campo adversário.

29 NÃO TENHAS PRESSA DEMAIS ! Fazes falta se: Bateres o volante antes dele passar para o teu campo.

30 NÃO FAÇAS "TRANSPORTE" ! Fazes falta se: Arrastares o volante com a raquete (chama-se a isto "transporte")

31 Fazes falta no serviço se: Bateres no volante por cima da cabeça ! Não colocares a raquete nitidamente apontada para baixo ! Levantares um dos pés do chão ! Pisares os riscos na área de serviço !

32 O nosso Grupo! Malafaia Cortinhal Cláudia Joana Vanessa Ana

33 Fim


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