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Perfil da Indústria Moveleira do Rio Grande do Sul.

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Apresentação em tema: "Perfil da Indústria Moveleira do Rio Grande do Sul."— Transcrição da apresentação:

1 Perfil da Indústria Moveleira do Rio Grande do Sul

2 Estrutura da Apresentação -Objetivos -Metodologia -Perfil Geral -Perfil da Área de Marketing/Comercial -Perfil da Exportação -Perfil da Área de Produção -Perfil da Área Administrativa/Financeira -Perfil da Área de Recursos Humanos -Outros pontos da Gestão -Considerações Finais

3 Objetivos da Pesquisa

4 Objetivo Geral: Traçar o perfil da indústria moveleira do Estado do Rio Grande do Sul; Objetivos Específicos: Identificar onde estão os adensamentos da indústria moveleira no RS; Quantificar dados gerais sobre a constituição e performance das empresas; Verificar as principais dificuldades da indústria moveleira no RS; Avaliar as práticas de gestão utilizadas; Identificar os mercados consumidores e fornecedores e as formas de atuação.

5 Metodologia

6 Etapa Exploratória Qualitativa –9 entrevistas em profundidade; –Produto da etapa exploratória: questionário Etapa Descritiva Quantitativa –Amostra: 1231 empresas moveleiros (universo de mais de 4.000 empresas do setor); –Erro amostral de 2,3, em um intervalo de confiança de 95%; –Amostragem proporcional por cotas considerando o número de empresas por município, por Coredes; –Técnica de coleta: entrevista pessoal e entrevista por telefone; –Período de coleta: janeiro a junho de 2007. Execução da pesquisa sob responsabilidade do NUPARVI/CARVI/UCS

7 Perfil Geral

8 N=772 N=757

9 N=1171

10 Coredes N=1231

11 Cruzamento entre Faturamento Bruto X Margem Líquida de Lucro Margem Líquida de Lucro Geral Até 5% 6 a 10% Mais de 10% Faturamento bruto Até R$ 250 mil86,8%44,5%56,5%72,2% R$ 251 a 500 mil6,9%26,6%15,3%12,9% R$ 501 mil a 1 milhão0,9%13,9%9,4%5,3% Acima de R$ 1 milhão 5,4%15,0%18,8%9,5% Total100,0%

12 Cruzamento entre Faturamento Bruto x Coredes Agrupados Serra V.Sinos Paranha na V. Caí V.Taquar i Metro polita na Hortên cias Campos Cima Serra Norte Nordes te Médio Alto Uruguai Sul, Campan Centro- Sul Jacuí- Centro Vale Rio Pardo Font. Oeste Noroes te, Miss, Noroes te Colon. Produç ão, Alto Jacuí Botuca raí R. Várzea CentralLitoral Até R$ 250 mil 57,7%81%85%65,5%60,8%78,4%91,5%71,4%93,5%81,8% R$ 251 a 500 mil 15,1%15,5%11,7%9,1%9,8%13,5%6,4%25%3,2%4,5% R$ 501 mil a 1 milhão 7,5%2,1%2,5%12,7%7,8%2,7%2,1%-3,2%9,1% Acima de R$ 1 milhão 19,7%1,4%0,8%12,7%21,6%5,4%-3,6%-4,5% Total100%

13 Cruzamento entre Margem de Lucro Líquida x Coredes Agrupados Serra V.Sinos Paranha na V. Caí V.Taqua ri Metro polita na Hortên cias Campos Cima Serra Norte Nordes te Médio Alto Uruguai Sul, Campan Centro-Sul Jacuí- Centro Vale Rio Pardo Font. Oeste Noroeste, Miss, Noroeste Colon. Produ ção, Alto Jacuí Botuca raí R. Várzea CentralLitoral Até 5% 60,2%64,3%81,2%39,7%37%47,1%84,4%27,3%70,3%38,5% 6 a 10% 25,5%30,1%15,4%36,2%41,3%44,1%15,6%24,2%21,6%30,8% Mais de 10% 14,3%5,6%3,4%24,1%21,7%8,8%-48,5%8,1%30,8% Total100%

14 Perfil da Área de Marketing/Comercial

15 Tipos de Móveis Produzidos N%Média Residencial – Dormitório68456,20%36,2 Residencial – Cozinhas59448,80%32,87 Outros - Sob medida (diferentes linhas)43335,60%64,06 Residencial – Móveis de Banheiro30224,80%25,12 Residencial - Sala de jantar21517,70%30,74 Residencial - Sala de estar20616,90%29,38 Escritório – Estantes1048,50%22,78 Residencial – Estofados947,70%64,99 Escritório – Cadeiras756,20%36,79 Escritório - Mesas pa ra Computador695,70%20,77 Escritório – Escrivaninha705,70%22,8 Residencial – Copa655,30%28,67 Outros - Móveis infantis312,50%24,93 Outros - Terceirização de serviços272,20%55,81 Outros - Terceirização de partes para outras empresas221,80%49,09 Outros - Móveis escolares141,10%32,29 Outros - Móveis para jardim90,70%31,22 N=1218

16 Formas de Comunicação N% Visitas aos clientes/venda pessoal57847,70% Indicação/boca a boca45737,70% Catálogos/Show-Room38631,80% Site na Internet34328,30% Exposição em feiras e eventos30725,30% Mala direta/cartão visita28623,60% Revistas especializadas1078,80% Rodadas de negócios544,50% Jornal554,50% Patrocínios504,10% Rádio373,10% Televisão302,50% Arquitetos262,10% Lista telefônica100,80% Comunicação nas lojas70,60% Telemarketing70,60% Outros30,20% N=1215

17 N=1181 Equipe de Vendas

18 N=1202

19 Fontes de Idéias N% Clientes96980,20% Feiras e eventos65554,20% Publicações impressas37330,90% Fornecedores36230,00% Funcionários (de forma geral)30725,40% Designer/equipe interna27122,40% Vendedores25320,90% Produtos dos concorrentes17614,60% Escritório de design (terceirizado)13911,50% Arquitetos605,00% Viagens ao exterior423,50% Outros110,90% N=1208

20 Canais de Distribuição N Particip % Faturam % Na fábrica (sob desenho/encomenda)90590,776,10% Lojas multimarcas28773,1124,10% Lojas próprias/franquias - lojas exclusivas14566,1612,20% Mercado corporativo (empresas), governo, licitações4041,383,40% Atacado/distribuidor3443,972,90% Auto-serviço (supermercados, hipermercados)1634,641,30% Outro mercado interno1077,50,80% N=1189

21 Dificuldades na Área Comercial Escala de Nível de Dificuldade (1 – baixa dificuldade a 6 – alta dificuldade) N Média (escala 1 a 6) Desvio Padrão 1-Dificuldade na concentração de vendas para grandes redes de varejo (poder de barganha destes cliente) 10753,741,670 2- Dificuldades decorrentes da distância entre a fábrica e o principal mercado consumidor11713,021,626 3-Falta de conhecimento sobre os mercados de atuação/necessidade dos clientes11863,041,582 4- Falta de mão-de-obra qualificada na área comercial (vendedores/representantes)11713,211,654 5- Problemas na prestação de serviço das transportadoras/logística11712,681,608 6- Problemas com prazo de entrega12022,311,514 7- Dificuldades geradas com a concorrência de grandes empresas11893,781,527 8- Dificuldades geradas com a concorrência informal11933,751,623 9- Custo não competitivo11713,431,486 10- Falta de diferenciação dos produtos11742,911,556 11- Falta de investimentos em comunicação (publicidade, propaganda, relações públicas, eventos) 11943,311,622 12- Marca pouco consolidada11903,071,646 13- Falta de mão-de-obra qualificada na prestação de serviços (montagem/assistência técnica) 11973,441,693 N = 928

22 Perfil da Exportação

23 N=1231 N=104

24 Principais países importadores PaísesRespostas% Participação % média do país na receita das exportações EUA4338,70%44,8 Chile3228,80%31,6 Uruguai3228,80%21,5 Argentina2623,40%26,9 Espanha1816,20%17,5 Reino Unido1715,30%38,3 Canadá109,00%32,4 Panamá109,00%30,7 OBS:Outros países a porcentagem varia de 6,30 a 0,90% Participação das Exportações no Faturamento Total Participação das ExportaçõesN MédiaDesvio Padrão Participação Exportação 20059433,4%33,4 Participação Exportação 20069832,9%34,1 N=111

25 Produtos Exportados Respostas% Participação % média da linha na receita das exportações Dormitórios5852,30%54,22 Sala de estar3027,00%39,62 Sala de jantar2926,10%48,38 Móveis de escritório2623,40%32,67 Cozinhas2522,50%53,25 Móveis infantis109,00%50,71 Estofados98,10%54,43 Outros*98,10%55 Copa87,20%45,4 Móveis de banheiro76,30%7,2 N=111

26 Principais Ações Exportação N% Diferenciação do produto5752,30% Participação de feiras e eventos como expositor5247,70% Visitas/viagens ao exterior4642,20% Participação de feiras e eventos, como visitante4440,40% Qualificação de pessoal (investimentos nas equipes internas)3229,40% Investimento em máquinas e equipamentos1513,80% N=109 Formas de comercialização exportação Respostas% Representantes/agentes sediados no Brasil6051,30% Equipe própria de vendedores/venda direta5647,90% Representantes/agentes sediados no Exterior4235,90% Comerciais Exportadoras e Trading Companies3227,40% N=117

27 Dificuldades Exportação N Média (Escala 1 a 6) Desvio Padrão 1-Dificuldades oriundas da mudança no câmbio (variação cambial)1154,921,377 2-Falta de informações sobre o mercado externo1153,321,460 3-Problemas na adaptação dos produtos ao mercado externo1153,041,512 4-Dificuldades oriundas da infra-estrutura logística do Brasil (estradas, portos, aeroportos)1153,641,397 5-Falta de pessoal qualificado para trabalhar na área1153,231,516 6-Dificuldade em atender grandes pedidos (tamanho do pedido)1142,951,498 7-Dificuldades com a língua e com a cultura dos países importadores1152,631,513 8-Dificuldade para definição de custos1152,971,510 9-Carência de estrutura interna para apoio às exportações (tabela de preços, embalagem, logística interna) 1162,971,549 10-Dificuldade em selecionar/desenvolver equipe de vendas/intermediários (representantes/agentes/distribuidores) 1133,391,589 11-Falta de recursos financeiros para prospectar novos clientes (viagens, feiras)1153,691,569

28 Motivos para não exportar Respostas% Não tenho interesse em exportar39035,90% Falta de capacidade produtiva34531,80% Falta de estrutura interna para apoio às exportações (pessoal, tabela de preços, embalagem, logística interna, documentação)33130,50% Falta de recursos em abrir clientes (feiras, agentes)23321,50% Dificuldade em adaptar os produtos ao mercado externo15013,80% Falta de informações sobre o mercado externo12311,30% Dificuldade em selecionar e desenvolver equipe de vendas/intermediários (representantes/agentes/distribuidores)1029,40% Outros*70,60% N=1085 Foram citados falta de apoio do governo (2 citações), falta de apoio e capital (1), falta de uma associação que ajude na exportação (1) e falta de incentivo (1).

29 Perfil da área de Produção

30 Certificações ou programas de qualidade que a empresa participa N% Certificações PGQP2138,20% Outro programa de qualidade1730,90% ISO 9.0011629,10% Outro certificado610,90% ISO 14.00023,60% N=55 Intenção em buscar novas certificações N% Porcentagem Válida Não111790,79,3 Sim1149,390,7 Total1231100

31 N=1198

32 Dificuldades da área produtiva N Média (escala 1 a 6) Desvio Padrão 1-Falta de Mão-de-obra qualificada na área de produção/qualidade12133,601,615 2-Falta de Mão-de-obra qualificada no desenvolvimento de novos produtos11993,421,612 3-Capacidade produtiva instalada11892,951,437 4-Capacidade produtiva ociosa11642,871,456 5-Dificuldade em conseguir melhores preços das matérias-primas (aquisição de intermediários) 12093,581,581 6-Dificuldades oriundas da existência de poucos fornecedores de matérias-primas12113,211,617 7-Tecnologia defasada11883,091,533 8-Dificuldades em atender aos prazos de entrega estipulados12132,421,522 9-Dificuldades oriundas da qualidade da matéria-prima12102,751,536

33 Matéria-prima utilizada N % Painéis de MDF90474,20% Painéis de compensado28023,00% Madeira de lei (duras)27622,70% Pinus/Eucalipto21117,30% Madeira15913,10% Outros13711,20% Painéis de aglomerado12810,50% Tecidos1048,50% Espumas1018,30% Metais - Tubos de aço826,70% Outros806,60% Alumínio746,10% Chapas de aço473,90% Outros473,90% Painéis de MDP433,50% Móveis de vime, ratan e fibras naturais – Vime171,40% N=1218

34 Matérias-Primas/ Origem/Quantidade Matéria- Prima N% Estado de Origem( em ordem decrescente de participação)Unidade Total da Amostra Média da Amostra Madeira 7012,3%RS,MT,RO,PAM3 247.3213.533,16 Pinus 9316,3%RS,MT,SC,PRM3 80.421864,74 Lei 12021,1%RS,MT,SC,ROM3 8.10067,5 MDF 46581,7%RS,PR,SC,SPM3 1.024.2522.202,69 Aglomerado 559,7%RS,PR,SP,SCM3 1.052.61619.138,48 Compensado 14325,1%RS,PR,SC,SPM3 51.298358,73 MDP 213,7%RS,PR,SC,SPM3 801.56138.169,59 Tubos 274,7%RS,PR,SP,MGTon. 1.77365,67 Alumínio 142,5%RS,SP,SC,PRTon. 231,67 Chapas 122,1%RS,SP,RN,SCTon. 13.6121.134,37 Vime 40,7%RS,SP,AP,PRTon. 143,59 Espuma 183,2%RS,SP,SC,PRM3 23.9261.329,24 Tecido 295,1%SP,RS,SC,RJM2 359.43312.394,24 N=570 (empresas que declararam quantidades de matérias-primas)

35 Perfil da área Administrativa/Financeira

36 N=1231 N=291

37 Áreas com sistema informatizado N% Administrativo/Contábil23275,80% Comercial/Marketing9029,40% Financeiro6420,90% Recursos Humanos4414,40% Produção/Engenharia3511,40% Logística196,20% N=306 N=1184 N=1231

38 Terceirização N% Sim, serviços contábeis/administrativos/RH45471,0% Sim, serviços relacionados ao processo produtivo 27042,3% Sim, serviços de segurança e patrimônio6410,0% N=639 Razões para não terceirizar N % Minha empresa quer manter o domínio do processo32552,60% O custo de fazer fora é maior que o custo interno23237,50% O terceiro não é confiável548,70% A qualidade do terceiro é baixa477,60% Os fornecedores não têm capacidade técnica365,80% N=618 N=1231

39 Dificuldades na área Administrativo/Financeira N Média (escala 1 a 6) Desvio Padrão Dificuldade de acesso a financiamentos/linhas de crédito para futuros investimentos 11063,651,800 Dificuldade de acesso a financiamentos para capital de giro11113,591,836 Dificuldade na gestão de custos11403,361,623 Elevado nível de inadimplência dos clientes11703,051,703 Falta de mão-de-obra qualificada na área administrativa/financeira11642,921,689 Problemas constantes com fluxo de caixa (controle de receitas e despesas)11643,281,751

40 Perfil da Área de Recursos Humanos

41 Benefícios Concedidos N% Somente o que a lei exige67464,60% Plano de saúde18017,30% Alimentação (almoço, café) (Refeição subsidiada)14914,30% Participação nos resultados656,20% Treinamento interno para o desenvolvimento profissional595,70% Prêmio de produtividade565,40% Cestas básicas por assiduidade474,50% Incentivo financeiro à educação403,80% Empréstimos financeiros subsidiados302,90% Associação de funcionários (Programas de lazer e recreação)222,10% Seguros212,00% Programa de gestão participativa101,00% Ginástica laboral70,70% N=1040 N=1231

42 N=1138N=1105 N=1115

43 Horas de Treinamento NMédiaDesvio Padrão Horas de Treinamento209248,341287,689 Dificuldades na área de RH N Média (escala 1 a 6) Desvio Padrão Falta de mão de obra qualificada na área de gestão de pessoas/RH10302,431,440 Falta de motivação da equipe de trabalho10882,401,327 Alta rotatividade dos funcionários10822,261,346 Pouco acesso a instituições de treinamento e ensino10653,031,579 Falta de uma política de cargos e salários10502,731,525 Pessoal resistente à mudança10652,651,540

44 Outros Pontos de Gestão

45 Forma de Cooperação / Parceria 21% 79% simnão N: 1231 Formas de Cooperação (respostas múltiplas) N% Na troca de idéias e experiências14157,10% Na participação de feiras e eventos9739,30% No compartilhamento de informações sobre o negócio9638,90% Na compra de matéria prima8032,40% No estudo de melhorias em processos6425,90% No estudo de melhorias para o setor como um todo, através de entidades de classe5923,90% No compartilhamento de equipamentos4618,60% No desenvolvimento de novos produtos4317,40% Na compra de máquinas e equipamentos2811,30% N=248

46 Motivos para não cooperar N% Preferimos trabalhar de forma independente70475,10% Falta de conhecimento12913,80% Tenho muitas atividades10611,30% Falta de confiança nos parceiros697,40% Tenho que me preocupar mais com o meu negócio do que o negócio dos outros566,00% Vejo o outro como um concorrente em potencial, e não quero abrir as informações353,70% Outros111,20% N=934

47 Atividades mais regulares realizadas pelos gestores N% Cuidar da produção84470,10% Vender72760,40% Cuidar da parte financeira58948,90% Buscar melhorias no processo51442,70% Comprar37931,50% Pensar no futuro da empresa35929,80% Buscar novos produtos e mercados, através de pesquisas e viagens18315,20% N=1203

48 Fatores Críticos de Sucesso Escala de nível de contribuição ao negócio (1 - baixa contribuição a 6 – alta contribuição) N Média (escala 1 a 6) Desvio Padrão Estrutura de custos11544,121,326 Relacionamento com os clientes12085,031,112 Contínuo investimento em inovação12014,211,361 Trabalho árduo, empenho e dedicação12125,121,148 Design do produto11714,581,256 Atuação em diversos mercados11603,871,518 Tecnologia existente11864,061,367 Equipe de profissionais competentes12074,701,232 Gestão financeira11954,341,251 Gestão comercial11924,441,226 Prestação de serviços11844,511,334 Eficiência do processo produtivo12004,711,119 Capacidade produtiva11994,591,195 Relacionamento com fornecedores12014,751,159

49 Orientação para o mercado Escala de Concordância (1 - discordo totalmente a 6 - concordo totalmente) N Média (escala 1 a 6) Desvio Padrão Efetuamos pesquisas com clientes e usuários finais para avaliar qualidade de produtos e serviços pelo menos uma vez por ano. 11774,001,684 Coletarmos e avaliamos freqüentemente informações macro-econômicas (taxa de juros, taxa de câmbio, PIB, taxa de crescimento da indústria, taxa de inflação). 11753,481,744 Coletamos e avaliamos informações relativas a tendências sociais gerais (como consciência ambiental, estilos de vida emergentes) que possam afetar o negócio. 11793,611,731 Passamos muito tempo com fornecedores para aprender mais sobre vários aspectos de seu negócio 11833,421,644 Todo pessoal é constantemente treinado para saber como atender melhor o cliente.11853,941,660 Na empresa, freqüentemente circulam internamente documentos com informações sobre nossos clientes. 11582,771,709 Temos freqüentemente reuniões interdepartamentais para discutir tendências e desenvolvimentos de mercado. 11783,251,745 Mantemos relações com empresas ou pessoas formadoras de opinião em nosso mercado para saber as tendências desse mercado (Design). 11823,681,706 Nossa empresa realiza a adaptação de produto para atender a exigência de seus clientes.11934,931,388


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