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Psicóloga Jaqueline Regina Pilger Coordenadora Estadual de Autodefensoria e Família FEAPAE-RS 2013.

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3 Psicóloga Jaqueline Regina Pilger Coordenadora Estadual de Autodefensoria e Família FEAPAE-RS 2013

4 “Nós não devemos deixar que as incapacidades das pessoas nos impossibilitem de reconhecer as suas habilidades. As características mais importantes das pessoas com deficiência são as suas habilidades”. (Hallohane e Kauffman)

5 CONQUISTA DA AUTONOMIA

6 Autogestão....do que estamos falando? Por traz da deficiência existe uma pessoa que deve ser AUTORA de sua própria história,encontrar e construir seu próprio lugar e, assim, INCLUIR-SE

7 AUTOGESTÃO É A APROPRIAÇÃO DA IDENTIDADE PESSOAL E DA SINGULARIDADE PARA O DESENVOLVIMENTO DA AUTONOMIA QUE DERIVA DESTA. NOSSA MISSÃO NÃO É CUIDAR, MAS FORMAR PESSOAS PARA A VIDA, TENDO COMO PARCERIA PRINCIPAL A FAMÍLIA.

8 A pessoa com DIM deve ter oportunidade de escolha e o direito de gerenciar sua vida desde as habilidades básicas de alimentação e autocuidado até a defesa de seus direitos como cidadão. A autogestão deve iniciar na família a partir da construção de hábitos, valores, interação física e social com o ambiente em que vive possibilitando o conhecimento do mundo e de si mesmo.

9 A autogestão está presente nas pequenas ações do dia-a-dia, nas escolhas, decisões, no autogerenciamento da vida a partir das condições de cada sujeito. AUTOGESTÃO ANTECEDE A AUTODEFENSORIA. É PRECISO PREPARAR A PESSOA DESDE O NASCIMENTO PARA ABRIR CAMINHOS DE AUTOGESTÃO E AUTODEFESA.

10 Através da autogestão desde a infância é que vamos romper antigos paradigmas _ assistencialismo,paternalismo e infantilização que colocam a pessoa com DIM numa posição de exclusão em relação as demais pessoas. AS PESSOAS COM DIM INDEPENDENTEMENTE DO GRAU DE COMPROMETIMENTO PODEM E DEVEM APRENDER A FAZER ESCOLHAS, EXPRESSAR PENSAMENTOS E DESEJOS E PROMOVER A DEFESA DOS SEUS DIREITOS.

11 “ Precisamos mudar nossa mentalidade, nossa maneira de atuar em relação às Pessoas com DIM, deixando que eles tomem a palavra, que expressem seus desejos, e descubram por meio de fracassos e derrotas, a melhor maneira de fazer com que seus direitos sejam respeitados.” (Glat, 2004)

12 FAMÍLIA É o primeiro grupo social a que a pessoa pertence, é onde vai constituir–se através das vivências de afeto, apoio, estímulos, limites, frustrações. É preciso que a família reconheça a pessoa e não apenas a deficiência. Aceitação da deficiência como uma parte da pessoa e não como o todo.

13 Nesta fase as Pessoas com DIM tendem a desafiar autoridade, se autoafirmarem através da rebeldia e oposição,tendo muita energia,disposição e curiosidade acerca da afetividade e sexualidade...como todos adolescentes

14  Os objetivos desta fase em relação a autogestão são: _oportunizar a troca com seus pares, aprender e ensinar, ajudar e ser ajudado nas ações do dia-a-dia através de vivências com pessoas que tem interesses em comum; _fazer com que os assuntos, conversas e dúvidas sejam comuns a todo grupo; _evitar a infantilização; _possibilitar o despertar do interesse de preparação para atividade laboral; _possibilitar a adequação do comportamento frente às demandas sociais esperadas para adolescência.

15  Autogestão nas atividades de autoimagem...vivenciando,através de dinâmicas,dramatizações, filmes,músicas,situações que envolvam mitos e tabus,namorar e ficar,constituir família,direitos e deveres, maternidade,paternidade;  Autogestão no relacionar-se...formas de relacionamento,diferença de gêneros, transformações do corpo, métodos contraceptivos,doenças sexualmente transmissíveis;  Autogestão nas atividades laborais...através de preparação para o trabalho, descobrindo habilidades e interesses.

16 Na APAE, a educação e orientação sexual devem ser construídas com amor, sabedoria e conhecimentos teóricos. Podem ser organizados serviços de informação e aconselhamento para pais e alunos com deficiência, abordando temas como: ·Conhecimento do próprio corpo ·Higiene pessoal ·Higiene íntima ·Embelezamento corporal ·Afetividade, namoro e amizades ·Proteção contra ações indesejadas em seu corpo ·Reprodução humana ·Aprendendo a fazer escolhas afetivas ·Aprendendo a se fazer respeitar ·Aprendendo a demonstrar seus desejos e interesses ·Comportamentos sexuais adequados

17 Nesta fase as atividades de autogestão concentram- se em ações que contribuam na formação da cidadania da Pessoa com DIM,levando-a a assumir a sua identidade e gerenciar a própria vida, fazendo escolhas, tomando decisões e se responsabilizando por estas...desde as habilidades básicas de alimentação, autocuidado, vestuário até a defesa de seus direitos, formação de família, consolidando sua identidade como sujeito.

18 Conhecimento da própria deficiência; identificação de fraquezas e potencialidades; Saber fazer uso de documentos,indicação de endereços; Conhecer seus direitos e deveres; questões que envolvam constituição de família, abuso,violência.

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20 = Identidade - Para compreender-se e aceitar-se e compreender e aceitar os demais, o ser humano precisa ser compreendido e aceito. = Autoestima - Só é capaz de amar verdadeiramente o próximo quem antes for capaz de amar a si mesmo. = Autoconceito - É a autoestima projetada no campo da racionalidade, permitindo à pessoa formar uma idéia positiva de si própria.

21 = Autoconfiança - Apoiar-se, em primeiro lugar, nas próprias forças e saber que pode contar com elas. = Visão de Futuro - Só poderá ter uma visão positiva do futuro quem for capaz de encará-lo sem medo. = Querer Ser - O sonho, a vocação e a vontade de crescer são frutos naturais de uma atitude básica desejante diante da vida.

22 = Projeto de Vida - É o sonho com degraus, com metas, prazos e a consciência dos esforços e dos recursos a serem investidos na consecução de um objetivo de vida. = Sentido da Vida - É aquela linha pontilhada que une o ser ao querer-ser na vida de cada pessoa. = Resiliência - Capacidade de resistir à adversidade e de utilizá-la para crescer que, desenvolvida ou não, cada pessoa traz dentro de si.

23 = Autodeterminação - O ser humano, quando a tem, é capaz de decidir por si mesmo e de traçar seu próprio caminho. = Autorrealização - O ser humano não precisa chegar onde quer para realizar-se. Basta ter a certeza de que está no caminho certo. = Plenitude Humana - São aqueles momentos de culminância na vida de uma pessoa em que o ser e o querer-ser se encontram

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25 A autogestão permite que uma pessoa possa gerenciar todos os aspectos de sua vida, desde as habilidades básicas de alimentação,autocuidado, vestuário até a ampla defesa de seus direitos (autodefesa).

26 CONQUISTA DA PARTICIPAÇÃO

27 A autodefesa é a etapa final da autogestão e permite ao cidadão a defesa de seus direitos gerais e específicos e ainda a defesa dos direitos dos grupos que representa. A autogestão possibilita às pessoas com deficiência assumirem o controle de suas próprias vidas, de modo a serem tratadas da mesma maneira que as outras pessoas de sua comunidade.

28 Chega-se à autodefesa por meio da autogestão, ressaltando-se as habilidades e desejos pessoais. Por outro lado, a autodefesa implica uma modalidade de participação efetiva na sociedade, com autonomia e produtividade satisfatória. Glat (2004) coloca a autodefensoria como sendo, ao mesmo tempo, uma filosofia, um movimento político e um programa de suporte psicoeducacional

29 PRINCÍPIO BÁSICOS Eliminação de rótulos - Neste sentido, entendemos tratar-se da situação na qual a pessoa é considerada em primeiro lugar e, não, a deficiência. Identidade própria - Interpretamos como sendo o reconhecimento da pessoa como única e singular. Autonomia e participação - No nosso entendimento, significa a consideração de que todos os indivíduos têm o direito a fazer suas opções e a tomar decisões sobre a própria vida, fazendo-se respeitados, com direito a erros e acertos. Defesa de seus próprios direitos - Enfatizamos este ponto como sendo a essência do movimento de autodefensoria

30 1º Fórum Nacional de Autodefensores - Fortaleza (CE) - Julho/2001- 20º Congresso Nacional das APAES 2º Fórum Nacional de Autodefensores - Bento Gonçalves (RS) Julho/2003 - 21º Congresso Nacional das APAES 3º Fórum Nacional de Autodefensores - João Pessoa (PB) - Novembro/2005 - 22º Congresso Nacional das APAES 1° Encontro Nacional de Autodefensores - Brasília- 2007 4º Fórum Nacional de Autodefensores - Vitória (ES) - Novembro/2008- 23º Congresso Nacional das APAES 5º Fórum Nacional dos Autodefensores – Belém do Pará - Novembro/2011- 24° Congresso Nacional das APAES

31 Da Autogestão e Autodefensoria Art. 43 – O Programa Nacional de autogestão e autodefensoria tem como finalidade contribuir para o desenvolvimento da autonomia da pessoa com deficiência intelectual e múltipla frente à sua realidade, ampliando sua possibilidade de atuar influenciando o cotidiano de sua família, da comunidade e da sociedade em geral. Parágrafo Único – O Programa Nacional de autogestão e autodefensoria cria espaço institucional para a inserção dos autodefensores na estrutura do movimento, assegurando a participação efetiva da pessoa com deficiência, preferencialmente intelectual e múltipla, nas Apaes, Federação das Apaes dos Estados e Federação Nacional das Apaes.

32 Art. 44 – Os autodefensores serão eleitos nos fóruns de autodefensores em Assembleia Geral Ordinária, a cada 3 (três) anos, convocada especialmente para este fim, permitindo-se uma reeleição consecutiva. § 1º – A autodefensoria será composta de 4 (quatro) membros, sendo dois efetivos, um do sexo masculino e outro do sexo feminino, e dois suplentes, um do SEXO masculino e outro do sexo feminino. § 2º – Poderão ser eleitos autodefensores as pessoas com deficiência intelectual e múltipla que estejam matriculadas e que sejam frequentes nos programas de atendimento da Apae

33 Art. 45 – Compete aos autodefensores: I – defender os interesses da pessoa com deficiência intelectual e múltipla, sugerindo ações que aperfeiçoem o seu atendimento e a sua participação em todos os segmentos da sociedade; II – participar das reuniões da Diretoria Executiva e do Conselho de Administração, opinando e votando sobre assuntos de interesse da pessoa com deficiência intelectual e/ou múltipla; III – participar dos eventos promovidos e organizados pelo movimento Apaeano; IV – votar e ser votado para os cargos da autodefensoria.

34 = Conhecer e entender seus direitos e responsabilidades. = Questionar sempre que você necessitar de esclarecimentos. Repetir a questão até que você julgue estar devidamente esclarecida. = Manter registros de tudo que dê visibilidade aos processos da sua educação. É importante também ter cópias de todos os documentos. = Lembrar sempre que você é o maior responsável por sua educação.

35 =Deixar claro para as pessoas o que você pretende fazer para buscar resultados. = Aprender o que você puder sobre a sua deficiência,suas necessidades, suas potencialidades e suas fraquezas. =Conhecer todos os recursos que existem para você fazer uso deles. =Conhecer pessoas com quem você possa falar e buscar estratégias e vias para a resolução das questões. =Agradecer sempre que as ações forem positivas

36 O autodefensor (a) precisa: - Saber quais são suas atribuições; -Saber que todos são iguais e importantes, por isso todos tem que participar; -Saber ouvir;

37 -Saber expressar-se, fazendo-se entender; -Saber que serão eleitos por um tempo determinado,podendo ser reeleito uma vez; -Saber superar dificuldades; -Saber vestir-se adequadamente para as ocasiões;

38 - Lembrar que são adultos e o tempo de criança já passou – brincadeira tem hora! - Escutar sempre e muito para ensinar, aos seus companheiros, os direitos e deveres de todos.

39 - Fingir que não está escutando o que os outros estão falando; - Achar que é superior aos outros; - Intrometer-se em assuntos que não fazem parte das suas funções; - Ser preguiçoso;

40 - Fazer fofoca; - Ficar bravo quando sua idéia é discutida e modificada pelo grupo; - Fugir das responsabilidades; - Atropelar os trabalhos esquecendo de consultar o grupo;

41 Eu,autodefensor eleito democraticamente pelos meus colegas,juro defender os direitos e interesses da pessoa com deficiência intelectual e múltiplas,participar das atividades promovidas pela APAE e demais seguimentos da sociedade,sugerindo ações,comportando-me adequadamente e respeitando o estatuto vigente.

42 “ Temos o direito a ser iguais quando nossa diferença nos inferioriza. Temos o direito a ser diferentes quando nossa igualdade nos descaracteriza. Daí a necessidade de uma igualdade que reconheça as diferenças e de uma diferença que não produza, alimente ou reproduza desigualdade.” (Prof°Boaventura Santos)

43 Bibliografia: Projeto Águia, Federação Nacional das APAES,2011. Escada do desenvolvimento pessoal e social,professor Antônio Carlos Gomes da Costa. Autogestão e Autodefensoria - conquistando autonomia e participação.vol.3,Projeto Sinergia.Brasília,2009.


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