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PublicouAfonso Ferretti Natal Alterado mais de 8 anos atrás
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TRABALHO SOCIAL COM CRIANÇAS E ADOLESCENTES NO ESPORTE: PROMOVENDO A CIDADAN IA RELATÓRIO DO PERFIL SOCIOECONÔMICO DOS USUÁRIOS ATENDIDOS PELA SECRETARIA MUNICIPAL DE ESPORTES, CIDADANIA E JUVENTUDE
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EXECUTORES Secretário Municipal de Esportes, Cidadania e Juventude: Carlos Klaus Equipe da Diretoria de Cidadania Diretor: Claudomiro Messias de Lima Assistente Social – Francismary Amorim Assistente Social – Joana D’arc Muniz Agente Municipal: Roberto Carlos Ribeiro Estagiário Curricular do ICEC – Jeová Aparecido Leão Estagiária Curricular do ICEC – Joelma Natalice Rodrigues de Campos Estagiária Curricular do ICEC – Thais Fernanda de Jesus Fonseca Estagiária Curricular da UNIC – Sandra Patricia Ferreira dos Santos Estagiária Curricular da UNIC – Jocelma Santos de Araújo Estagiária Curricular da UNIC - Rosane Antonia de Almeida Estagiária Curricular da UNIC – Rosinete Maria de Araujo
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JUSTIFICATIVA Traçar um perfil social e econômico da clientela atendida diretamente pela Secretaria Municipal de Esportes, Cidadania e Juventude (SMECJ) nos Projetos Esportivos torna-se particularmente necessário. Diante da escassez de dados sobre essas crianças, adolescentes e jovens, chegamos à conclusão de que seria necessária uma pesquisa, para que esta pudesse subsidiar e fornecer informações importantes sobre a realidade social desses jovens. Dessa forma a presente pesquisa esboça um esforço em conhecer o perfil socioeconômico da clientela da SMECJ, e dessa forma adquirir uma compreensão mais abrangente da realidade em que estão inseridos. Conhecendo esse perfil a SMECJ, alimenta-se de dados, e informações baseados em uma concepção ainda mais democrática, para realização da política municipal de esporte com vistas à defesa das crianças, adolescentes e jovens como sujeitos de direitos.
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OBJETIVOS Conhecer a realidade social e econômica em que estão inseridas as crianças e os adolescentes usuários dos Projetos Esportivos da SMECJ; Formular ações articuladas (palestras, oficinas, amostras de vídeos e outros) com a população usuária dos Projetos Esportivos da SMECJ, que contribuam para a participação ativa das crianças e adolescentes, como direito a seu pleno desenvolvimento; Valorizar a relevância atribuída à cidadania, como categoria fortemente fundante na relação com o esporte; Subsidiar o planejamento dos investimentos desta Secretaria e consequentemente na política pública municipal de esporte.
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METODOLOGIA O instrumento de coleta de dados foi entrevista do tipo estruturada. A população alvo da pesquisa forão as crianças e adolescentes, matriculados e participantes dos Projetos Esportivos da SMECJ, e seus respectivos responsáveis. A pesquisa inicialmente envolveu sete unidades esportivas, que estão sob supervisão direta da SMECJ, que são: Mini Estádio do Santa Laura; Mini Estádio do Pedregal; Mini Estádio do CPA III; Centro Esportivo do CPA I; Ginásio do Paiaguás; Ginásio do Tijucal; e Ginásio do Quilombo.
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RELATÓRIO PERFIL SÓCIO-ECONÔMICO DA UNIDADE ESPORTIVA DO CPA I Na Unidade esportiva do CPA I foram entrevistados 106 (cento e seis) crianças e adolescentes.
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RELATÓRIO PERFIL SÓCIO-ECONÔMICO DA UNIDADE ESPORTIVA DO CPA III Na Unidade esportiva do CPA III foram entrevistados 43 (quarenta e três) crianças e adolescentes.
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RELATÓRIO PERFIL SÓCIO-ECONÔMICO UNIDADE ESPORTIVA DO PEDREGAL Na Unidade esportiva do Pedregal foram entrevistados 28 (vinte e oito) crianças e adolescentes na faixa etária de 7 (sete) até acima de 18 (dezoito) anos, sendo que destes últimos, foram entrevistados 02 (dois) jovens nessa faixa- etária. Importante ressaltar que esta Unidade Esportiva foi a única onde presenciamos alunos acima de 18 (dezoito) anos.
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RELATÓRIO PERFIL SÓCIO-ECONÔMICO DA UNIDADE ESPORTIVA DO QUILOMBO Na Unidade esportiva do Quilombo foram entrevistados 13 (treze) crianças e adolescentes.
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RELATÓRIO PERFIL SÓCIO-ECONÔMICO DA UNIDADE ESPORTIVA DO SANTA LAURA Na Unidade esportiva do Santa Laura foram entrevistados 28 (vinte e oito) crianças e adolescentes.
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RELATÓRIO PERFIL SÓCIO-ECONÔMICO DA UNIDADE ESPORTIVA DO TIJUCAL Na Unidade esportiva do Tijucal foram entrevistados 55 (cinquenta e cinco) crianças e adolescentes.
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RELATÓRIO PERFIL SÓCIO-ECONÔMICO DA UNIDADE ESPORTIVA DO PAIAGUÁS Na Unidade esportiva do Paiaguás foram entrevistados 28 (vinte e oito) crianças e adolescentes.
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PROJETO DE INTERVENÇÃO TRABALHO SOCIAL COM CRIANÇAS E ADOLESCENTES NO ESPORTE: A IMPORTÂNCIA DO SERVIÇO SOCIAL E SUA PRÁTICA EDUCATIVA NA BUSCA DA CIDADANIA Nas Unidades Esportivas pesquisadas percebemos através do levantamento socioeconômico realizado in loco pela Equipe Técnica da Diretoria de Cidadania e estagiárias curriculares de Serviço Social, um alto índice de jovens que fazem uso de substâncias psicoativas (crack e maconha) no entorno das escolinhas de futebol, podendo levar essas substâncias ao conhecimento das crianças e adolescentes que participam dos projetos esportivos, podendo causar então uma turbulência na saúde e na vida social. Dessa forma optamos como estratégia intervir em uma prevenção de forma indireta/direta quanto ao uso abusivo de substâncias psicoativas.
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PROJETO DE INTERVENÇÃO TRABALHO SOCIAL COM CRIANÇAS E ADOLESCENTES NO ESPORTE: A IMPORTÂNCIA DO SERVIÇO SOCIAL E SUA PRÁTICA EDUCATIVA NA BUSCA DA CIDADANIA Dados do “Levantamento socioeconômico dos usuários atendidos pela Secretaria Municipal de Esportes, Cidadania e Juventude”, já nos mostram o interesse que esses adolescentes têm em obter informações referentes aos agravos causados pelo consumo de substâncias psicoativas. Foi percebido assim, a importância do Serviço Social em trabalhar com a informação a esse público, sobre os malefícios imediatos e futuros que a dependência química ocasionará em suas vidas e saúde, isto para desenvolver a sensibilização e entender os danos do uso dessas substâncias para quem não conhece não venha a se envolver com elas. Os dados também mostram que esses adolescentes tem interesse em receber informações sobre educação sexual.
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OBJETIVOS Organizar palestras educativas, acerca dos temas propostos (educação sexual e substâncias psicoativas); Levar ao conhecimento dos adolescentes as principais substâncias psicoativas utilizadas e seus malefícios, através de informações, orientações e depoimentos; Orientar os adolescentes sobre os efeitos das substâncias psicoativas licita e ilícitas no corpo humano; Propor medidas de prevenção ao uso de drogas licita e ilícitas para evitar que os jovens á procurem como meio de resolver seus problemas; Formar multiplicadores através da orientação sobre a prevenção e as consequências do uso de substâncias psicoativas;
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Unidade Esportiva CPA I
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Unidade Esportiva do CPA I
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Unidade Esportiva do Pedregal
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Unidade Esportiva do CPA III
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MUITO OBRIGADO!!
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