A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Entrevista: como transmitir confiança e segurança

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Entrevista: como transmitir confiança e segurança"— Transcrição da apresentação:

1 Entrevista: como transmitir confiança e segurança
A importância da imagem que transmite: quando as empresas analisam quem vão contratar, nem sempre selecionam o candidato com as melhores habilitações ou com mais experiência. No momento da decisão, a aparência do candidato também conta: a forma como se veste e fala e o que transmite é fundamental, pois facilita a construção da ligação empática.

2 A importância da imagem que transmite
Para os entrevistadores, a química é tão importante como a capacidade profissional. Muitos preferirão contratar alguém que não possua exatamente as habilitações adequadas, em vez de alguém que as possua mas que seja aborrecido ou arrogante.

3 A importância da imagem que transmite
Se quer conseguir um emprego, tem que controlar a sua imagem pessoal, isto é, a perceção que os outros vão ter de si. Deve apresentar-se numa entrevista como a pessoa que o entrevistador espera encontrar. Se pensar numa entrevista de emprego como se fosse um primeiro encontro com alguém que aprecia, seguramente que se empenhará em aprumar a sua imagem um pouco mais do que o habitual.

4 A importância da imagem que transmite
Se achar que vai estar um pouco retraido, faça um esforço para tentar mostrar-se mais extrovertido; Do mesmo modo, se sabe que tende a ficar ansioso, tente mostrar-se mais descontraido; Comporte-se como espera que o seu interlocutor apreciaria e terá mais hipoteses de conseguir emprego.

5 Vestir-se apropriadamente
Todos avaliamos e somos avaliados pelas primeiras impressões. Pode parecer injusto, mas é mesmo assim. Se vemos um homem com calças de couro, maquilhagem preta em torno dos olhos e cheio de brincos, formamos de imediato uma determinada opinião. Se vemos uma mulher com o cabelo oleoso, calças e camisa sujas, de uma maneira ou de outra, também a avaliaremos pela imagem que transmite.

6 Vestir-se apropriadamente
Estar atento à imagem e modo de vestir, estará a contribuir para que a empresa não tenha dúvidas de que é o candidato adequado para o cargo. No entanto, tenha presente que poderá ter de adaptar a sua aparência, consoante o tipo de empresa a que se candidata. Por exemplo, usar fato não será a melhor opção se a oferta de emprego se referir a um trabalho de criativo nas áreas da moda ou da publicidade. Neste caso, ao vestir demasiado formal, os outros empregados poderão vê-lo como alguém demasiado rígido ou aborrecido.

7 Vestir-se apropriadamente
Siga os seguintes passos para saber adequar o seu vestuário a cada situação: telefone para a empresa e solicite informação sobre os códigos de vestuário. Explique que tem uma entrevista e que quer estar seguro sobre o que vestir, para não correr o risco de se apresentar com um vestuário inapropriado. Se possível, tente obter essa informação junto de alguém que tenha um contato mais próximo do cargo a que aspira: tente que o reencaminhem para a secretária ou o assistente de quem vai entrevistá-lo.

8 Vestir-se apropriadamente
Visite os escritórios da empresa e fique algum tempo fora do edifício. Observe as pessoas que entram e saem e atente na forma como estão vestidos. Consoante a maioria use fato, vestuário mais informal ou mais elegante, deverá adaptar o seu vestuário em conformidade.

9 Vestir-se apropriadamente
Na dúvida, use fato. É sempre preferível correr o risco de se apresentar demasiado elegante, do que correr o risco de se apresentar com um vestuário demasiado informal. Por exemplo, um homem que use fato, se tirar a gravata e desabotoar o colarinho, dará imediatamente uma imagem mais informal. Já as senhoras, deverão optar por uma saia e blusa ou casaco curto, pois são vestuários sempre apropriados, seja em contextos formais, seja em circunstâncias mais informais.

10 Vestir-se apropriadamente
É sempre preferível correr o risco de se apresentar demasiado elegante, do que correr o risco de se apresentar com um vestuário demasiado informal.

11 Vestir-se apropriadamente
Escolher peças de vestuário inadequadas para uma entrevista de emprego ou no dia-a-dia de trabalho pode transmitir uma impressão negativa a seu respeito. O sucesso de uma entrevista de emprego pode depender das peças que escolher no seu guarda-roupa, por isso não custa nada saber algumas dicas sobre como se vestir para essa ocasião:

12 Vestir-se apropriadamente
Quanto mais alto for o cargo em questão, mais formal precisará de ser a roupa, tanto para homens como para mulheres. Não exagere nas cores, as discretas são mais indicadas; afinal, o destaque deve ser você e as suas competências. Cuidado com o excesso de perfume ou desodorizante; o exagero pode incomodar.

13 Vestir-se apropriadamente
Maquilhagem leve e cabelos bem penteados demonstram asseio. Estes cuidados refletem um ar clean e profissional. Para os homens, a dica é procurar estar de barba feita, cabelos arrumados e unhas decentes. Fique atento ao gel – pode ser usado, mas procure evitar a aparência de cabelos molhados que pode afastar as pessoas.

14 Vestir-se apropriadamente
Para as senhoras, a dica é optar por calças nos primeiros emcontros de seleção. Em certas etapas do processo, as empresas aplicam dinâmicas de grupo, geralmente, com atividades que exigem que os concorrentes se sentem no chão. Então, para não ficar em desvantagem, nada de saia. A roupa deve ser confortável. Precisa de estar focada e confiante e por isso não deve usar nada que atrapalhe a sua concentração. Se optar por usar saia, fique atenta ao comprimento, que deve estar sempre abaixo do joelho. Mesmo em dias de calor, evite blusas de alças. Procure uma blusa que cubra os braços.

15 Vestir-se apropriadamente
O decote é um assunto complicado, pois cada mulher tem uma ideia e parâmetro do que é aceitável no seu corpo. Existe uma dica: coloque a mão na altura da axila e trace uma linha imaginária – essa é a linha que o seu decote nunca deverá ultrapassar. Transparências nem pensar. Evite costas de fora e procure não expor o piercing caso possua um.

16 Vestir-se apropriadamente
Escolha brincos pequenos e discretos. Nada que faça barulho deve ser colocado. Pode distrair a atenção do entrevistador e até irritar as pessoas. Para os homens, nem sempre é necessário o uso de fato e gravata, principalmente para cargos iniciais na empresa. A dica é optar por uma calça escura e camisa, sem gravata. Evite ténis – os sapatos são sempre a melhor escolha, mesmo usados com calças tipo jeans.

17 Vestir-se apropriadamente
Obviamente, o seu vestuário não é o fator mais importante na entrevista, nem garantirá a vaga. No entanto, o que veste diz muito a seu respeito e não pode permitir que a aparência derrube o seu bom CV.

18 Transmitir confiança através da liguaguem corporal
As empresas procuram empregados que tenham, no minimo, uma confiança razoável em si próprios. Tenha em conta que a primeira impressão que transmitir depende do modo como comunica através da sua linguagem corporal.

19 Manter o contato visual
Pense nas pessoas que conhece que evitam constantemente o contato visual. Parecem pessoas tímidas e com complexo de culpa. Ou as duas coisas! Como tal, se mantiver o contato visual durante uma entrevista, marcará pontos a seu favor. Regra geral, tente olhar o entrevistador nos olhos (no mínimo,90% do tempo) quando este estiver a falar ou a fazer perguntas. De igual modo, enquanto responde às perguntas, tente manter o contato visual, pelo menos, 60% a 70% do tempo. Em todo o caso, sinta-se à vontade em desviar o olhar por breves instantes, por exemplo, enquanto procura a melhor maneira de responder a uma pergunta.

20 A importância da escuta ativa
Prestar atenção ao entravistador não será suficiente, se ele não sentir que está a ouvi-lo atentamente. Os bons candidatos utilizam uma técnica denominada “escuta ativa”, para demonstrar de forma visível que estão a ouvir cada palavra do entrevistador. Para utilizar esta técnica, deve seguir os seguintes passos:

21 A importância da escuta ativa
Acenar com a cabeça ocasionalmente enquanto o seu interlocutor fala, para demonstrar que entende o que este lhe está a dizer; Erguer as sobrancelhas enquanto abre os olhos. Deste modo também demonstra estar atento às palavras do seu interlocutor; Acenar concordando, através de pequenas demonstrações verbais de concordância, tais como, “ah, sim” ou “hum hum”, demonstrando, deste modo, ao entrevistador, que não lhe escapa nada do essencial da conversa.

22 A importância da escuta ativa
PRESTAR ATENÇÃO AO ENTREVISTADOR NÃO É SUFICIENTE, SE ELE NÃO SENTIR QUE ESTÁ A ESCUTÁ-LO ATIVAMENTE.

23 A utilização das mãos e do corpo
A postura e os gestos emitem sinais inequivocos que transmitem ao interlocutor o modo como se sente durante a entrevista. Para garantir que projeta confiança em si mesmo ao longo da entrevista (mesmo que não a sinta), é importante ter presente os seguintes conselhos:

24 A utilização das mãos e do corpo
Permaneça sempre direito. Imagine que tem um cordel atado à cabeça que o puxa para o teto. Tente não inclinar os ombros para a frente, pois dará a impressão de que está tenso ou cansado. Evite mexer-se com nervosismo. Quando alguém mexe constantemente no anel ou nas chaves, ou está o tempo todo a tocar no cabelo, transmite nervosismo e falta de confiança. Mantenha as mãos sempre relaxadas, apoiadas no braço da cadeira ou no colo ou, se for o caso, apoiadas na mesa à sua frente.

25 A utilização das mãos e do corpo
Utilize as mãos para enfatizar as ideias chave que quer transmitir. Vários estudos têm demonstrado que os candidatos que gesticulam tendem a parecer mais honestos e credíveis aos olhos do entrevistador. Como tal, não hesite em utilizar as mãos para melhor captar a atenção do seu interlocutor enquanto expõe as suas ideias. Por exemplo, pode utilizar os dedos para enumerar os pontos de uma lista ou gesticular para enfatizar uma determinada sensação ao relatar uma experiência.

26 A utilização das mãos e do corpo
Evitar cruzar as pernas ou os braços. Alguns entrevistadores depreendem que, quando um candidato cruza os braços ou as pernas, está a transmitir uma imagem defensiva, pelo que não deve ter nenhuma dessas atitudes. Utilize movimentos lentos e fluidos. Ao mudar de posição na cadeira e mover os pés, apenas por uma questão de comodidade, ou gesticular ao enfatizar algo, evite movimentos rápidos ou bruscos, uma vez que transmitem nervosismo. Mova-se sempre lentamente e de forma quase impercetível para que o entrevistador preste atenção ao que diz e não se distraia com os seus movimentos ou gestos.

27 FALAR COM CONFIANÇA Os recrutadores queixam-se, frequentemente, de terem de escutar candidatos monótonos a contar as suas experiências. Como tal, concentre-se em dar vida ao discurso, utilizando os tons e inflexões de voz adequados:

28 FALAR COM CONFIANÇA Tenha em atenção o volume da voz. Alguma vez lhe disseram que fala demasiado baixo ou demasiado alto? Se se exprime muito suavemente, dá a ideia de ser um candidato demasiado tímido ou com fraqueza de ânimo, por outro lado, se fala em voz muito alta, parece autoritário e arrogante.

29 FALAR COM CONFIANÇA Alterne o ritmo e o tom de voz. Se está a contar um êxito seu ou algo que o emocione, tem que falar com um tom entusiasta (ou seja, num tom mais elevado e mais rápido), mas se o questionarem sobre um problema, um assunto mais sério ou determinadas circunstâncias dificeis, deve falar num tom mais grave (ou seja num tom de voz mais lento e profundo). Vocalize de forma correta. Alguns candidatos mais nervosos mastigam as palavras, de tal modo que não se entendem. Certifique-se de que vocaliza e pronuncia as palavras percetivelmente.

30 PROJETAR UMA ATITUDE POSITIVA E OPTIMISTA
Por vezes, o mercado de emprego parece um pouco uma montanha russa. Por vezes, tem que se defrontar com um despedimento ou envolver-se em desacordos menos agradáveis com os seus chefes. Também pode acontecer ser despedido por razões de reajustamento dos quadros de pessoal e não, necessáriamente, por sua responsabilidade direta. Neste caso, é perfeitamente legítimo que se sinta desiludido, triste, ressentido, ou até mesmo zangado.

31 PROJETAR UMA ATITUDE POSITIVA E OPTIMISTA
No entanto as empresas procuram pessoas positivas e optimistas, pelo que deve afastar qualquer sentimento negativo, no sentido de maximizar as suas probabilidades de conseguir um emprego. Caso sinta que foi vítima de uma grande injustiça, experimente fazer o seguinte exercício de escrita que o ajudará a esquecer o passado e a preparar-se para o futuro. Tem apenas que dedicar 30 minutos do seu tempo sem nada que o distraia. Pegue numa folha de papel e siga os seguintes passos:

32 PROJETAR UMA ATITUDE POSITIVA E OPTIMISTA
Dedique entre dez a quinze minutos a escrever como se sente. Deve escrever não apenas sobre os acontecimentos desagradáveis que o preocupam, mas também sobre os acontecimentos desagradáveis que lhe provocaram; Escreva, de seguida, durante mais dez a quinze minutos, sobre as suas experiências e metas, tanto em termos de vida pessoal, como em termos de carreira profissional. Seja realista: o que espera alcancar no emprego e fora dele?

33 PROJETAR UMA ATITUDE POSITIVA E OPTIMISTA
Enquanto escreve, certifique-se de que está realmente a exprimir as suas ideias e sentimentos mais profundos. Ninguém vai ler o que escreveu, pelo que deve concentrar-se mais no conteúdo e não tanto na perfeição da redação final. Deve, simplesmente, ser totalmente sincero a exprimir o que pensa e o que sente, bem como as suas preocupações, os seus medos sonhos e esperanças.

34 PROJETAR UMA ATITUDE POSITIVA E OPTIMISTA
A única regra é que não pode parar de escrever até que se completem os 30 minutos. Logo que termine, pegue no texto e introduza-o num envelope, distanciando-se, deste modo e simbolicamente do passado e de todas as emoções desse tempo. Neste momento, provavelmente está a questionar-se sobre qual o sentido deste exercício, no entanto, certo é que estudos recentes demonstram que um grupo de pessoas que exercitaram esta técnica, conseguiram emprego mais rapidamente do que outro grupo de candidatos que não o fizeram.

35 Controlar os nervos antes de uma entrevista
Muitas vezes, somos nós os nossos próprios inimigos numa entrevista. Se alguma vez se sentir ansioso antes de uma entrevista, ou se começar a pensar em coisas como nunca conseguirei este cargo ou é-me indiferente ir a entrevistas, quando chegar à entrevista, provavelmente vai falar demasiado, ao mesmo tempo que pode começar a ouvir o seu subconsciente a repetir-lhe não, essa é uma resposta estúpida ou o entrevistador parece aborrecido, pelo que devo ser um mau candidato. Os psicólogos definem este tipo de pensamentos como pensamentos automáticos negativos. São pensamentos que nos passam pela mente sem que possamos evitá-lo e que podem minar de forma indelével a nossa confiança. Mas a boa notícia é que é possível fazer um esforço consciente para combatê-los.

36 Ter o seu próprio personal trainer de confiança
Convença-se de que voçê mesmo é capaz de acalmar essa voz interior que lhe provoca pensamentos negativos, tais como, a entrevista não vai correr bem ou odeio as entrevistas. Os psicólogos descobriram que pode calar essas vozes prejudiciais, preparando uma serie de afirmações positivas sobre si próprio. São os denominados pensamentos de reafirmação de capacidades.

37 Ter o seu próprio personal trainer de confiança
Muitas pessoas contratam um personal trainer para ajudá-las a fazer exercício físico e cuja função é dizer, por exemplo, vamos, só mais uns minutos na passadeira ou só mais três flexões e terminámos; portou-se muito bém. Fantástico. Do mesmo modo imagine que contrata um personal trainer para o ajudar a estimular a confiança em si mesmo. Que lhe diria um treinador desse tipo?

38 Ter o seu próprio personal trainer de confiança
Eis alguns exemplos do tipo de comentários positivos que podem encorajá-lo a contratar um personal trainer de confiança: Confie em si! Pode fazê-lo! Para ser positivo, basta querer! Não deixe de sorrir! Tem grandes capacidades e a experiência necessária! Vai conseguir este emprego! Vamos, já sobreviveu a outras entrevistas! Também o fará com esta!

39 Ter o seu próprio personal trainer de confiança
Agora, dedique uns minutos a escrever uma serie de frases que o encorajam a si, em particular. Anote-as numa folha de papel ou num cartão, para as ter à mão. Assim, quando necessitar de encorajamento – seja porque está em casa desanimado a preparar versões do CV e respetivas cartas de apresentação ou nos momentos que antecedem uma entrevista – repita a si próprio essas frases. Imagine que alguém (por exemplo o seu personal trainer) está atrás de si a repetilas em voz alta. Faça-o várias vezes e conseguirá tirar da cabeça as ideias que o têm assombrado. Funciona mesmo! Faça-o e comprove-o por si próprio.

40 Ter o seu próprio personal trainer de confiança
IMAGINE QUE CONTRATA UM PERSONAL TRAINER PARA A AJUDAR A ESTIMULAR A CONFIANÇA EM SI PRÓPRIO E AS FRASES QUE LHE REPETIRIA

41 A CONTAGEM DECRESCENTE PARA A ENTREVISTA
Quando alguém procura um emprego, por vezes fracassa por não se ter preparado convenientemente antes da entrevista. Um plano prévio ajuda a enfrentar a entrevista com segurança e plena confiança. Para tal, deve certificar-se de que segue os seguintes passos:

42 A CONTAGEM DECRESCENTE PARA A ENTREVISTA
Familiarizar-se com o dia, hora e local da sua entrevista. Certifique-se onde e quando terá de se apresentar; Planeie o trajeto. Se não está certo de como chegar ao local da entrevista, trate de planear a rota e calcular o tempo necessário para precorrer o trajeto, tendo em conta que deverá chegar ao local um pouco antes da hora marcada: Prepare na noite anterior o vestuário que vai usar. Não há nada pior do que descobrir, no momento em que se está a preparar para sair rumo à entrevista, que o seu fato favorito está manchado ou por passar a ferro. Imprima cópias extra do CV para levar para a entrevista. Pode acontecer que o seu CV se tenha extraviado dentro da própria empresa, pelo que deve estar preparado para disponibilizar mais cópias ao(s) entrevistador(es), se necessário. Leve um jornal. Se chegar ao local da entrevista com mais de meia hora de antecedência, procure um café por perto e sente-se a ler um jornal. Alguns entrevistadores consideram que um candidato que chega com demasiada antecedência, demonstra excesso de ansiedade.

43 A CONTAGEM DECRESCENTE PARA A ENTREVISTA
PARA ENFRENTAR A ENTREVISTA SEGURO E CONFIANTE, É NECESSÁRIO QUE A PLANEIE CONVENIENTEMENTE

44 A importância das primeiras impressões
Não se esqueça de que a maioria dos entrevistadores (tal como a maior parte das pessoas) tem tendência a dar demasiada importância à primeira impressão sobre os candidatos. Para conseguir que essa impressão seja positiva e duradoura, deve concentrar todos os esforços nos primeiros minutos da entrevista. Para provocar uma primeira grande impressão, deve seguir os seguintes conselhos:

45 A importância das primeiras impressões
Prepare previamente algumas frases para conversa de circunstância. Apresente-se na receção, pelo menos, dez a quinze minutos antes da hora marcada e procure em redor objetos ou aspetos que lhe permitam depois fazer elogios sinceros. Deste modo, quando o entrevistador chegar, pode fazer um comentário simpático, do tipo gosto muito dos vossos quadros; a rececionista é muito amável ou que agradável que a vossa receção seja tão iluminada. Sempre que fizer um elogio de forma sincera, está imediatamente a transmitir uma atitude positiva.

46 A importância das primeiras impressões
Cuidado com os odores. Coma um rebuçado de menta enquanto aguarda na receção e, no momento em que forem recebê-lo, seque a mão direita com o seu lenço de bolso; é aconselhável ter a palma da mão seca e não transpirada quando der um aperto de mão ao entrevistador.

47 A importância das primeiras impressões
Sorria amavelmente e ofereça a mão de maneira firme. Ao saudar, deve oferecer a mão com um grande sorriso. Certifique-se de que aperta a mão do entrevistador com uma firmeza razoável; não existe nada pior do que um aperto de mão flácido e fraco. Dê um aperto de mão energético.

48 A importância das primeiras impressões
Siga a iniciativa do entrevistador na conversa de abertura da entrevista. Estabeleça uma conversa de cortesia, caso o entrevistador pareça interessado. Se o entrevistador se mostrar falador, converse sobre o seu trajeto até à empresa, o clima, os escritórios ou sobre qualquer outra trivialidade. Se o entrevistador for do tipo mais calado, seja reservado e aguarde. Seja qual for a conversa, tente sempre mostrar-se positivo ou, pelo menos, neutral, mas nunca negativo mesmo que tenha sido um pesadelo fazer o trajeto, ter apanhado mau tempo ou que a rececionista tenha sido antipática.

49 A importância das primeiras impressões
A primeira impressão marca a opinião que o entrevistador virá a ter sobre si, pelo que deve tentar que seja a melhor possível.

50 Concluindo Como projetar confiança mediante palavras e ações:
Lembre-se de que aos entrevistadores interessa a forma como se exprime, tanto quanto as habilitações e experiência. Esforce-se por ter sempre uma atitude positiva. Sincronize todos os aspetos da sua linguagem corporal (ou seja, o contato visual, a escuta ativa e todos os movimentos do corpo e, em particular, das mãos), para que transmita uma imagem tranquila e segura de si;

51 Concluindo Preste também atenção às carateristicas da sua voz; adapte-a às necessidades e circunstâncias de cada entrevista; Seja cauteloso, caso ainda conserve sentimentos negativos, tipo tristeza ou indignação, sobre o seu emprego atual ou qualquer outras experiências profissionais anteriores. Recorra à técnica do exercício de redação para se libertar de qualquer carga psicológica;

52 Concluindo Imagine que tem o seu personal trainer a sussurrar-lhe comentários encorajadores. Pense no que gostaria de ouvir exatamente; Planeie a sua entrevista com 24H de antecedência, para que se apresente tranquilo; caso contrário, corre o risco de se enervar por falta de tempo; Lembre-se de que as primeiras impressões são as mais importantes, assegure-se de que as suas assim o serão.

53 AÇÂO A confiança em si próprio é uma qualidade com a qual se nasce. No entanto, pode aumentá-la se a tal se propuser. Se conseguir controlar todos os aspetos relacionados com a sua linguagem corporal, consegue transmitir aos outros a imagem de uma pessoa segura. Por fim, se utilizar as técnicas psicológicas aprendidas aqui, pode combater quaisquer preocupações ou sentimentos negativos e sentir-se mais seguro de si próprio.

54 COMO IMPRESSIONAR OS ENTREVISTADORES
Chegou o momento de pensar o que vai dizer durante uma entrevista. Não terá que memorizar as respostas a 101 perguntas diferentes. Tudo o que precisa de fazer é lembrar-se de uma serie de acontecimentos profissionais e preparar-se para os relatar, duma maneira que ilustre como tem utilizado as suas habilitações e capacidades para alcançar os seus êxitos.

55 Temas essenciais numa entrevista
Os entrevistadores podem fazer muitas perguntas, mas felismente não tem que memorizar nenhuma resposta. Tudo o que tem a fazer é preparar-se para responder a perguntas sobre os seguintes temas: Perguntas sobre a sua competência profissional. Por exemplo: “qual é a sua mais valia para esta empresa?” provavelmente, o que mais interessa a uma empresa é saber como pode utilizar as suas habilidades e capacidades, para colaborar para a prossecução dos objetivos da organização;

56 Temas essenciais numa entrevista
Perguntas sobre a quimica nos relacionamentos profissionais. Por exemplo: “Parece-lhe que iremos ter um relacionamento cordial e manter boas relações profissionais?”. As empresas gostam de recrutar empregados com talento; querem que sejam, principalmente, pessoas agradáveis no trato e com princípios semelhantes aos do resto da equipa;

57 Temas essenciais numa entrevista
Perguntas sobre a capacidade de compromisso. Por exemplo: “Porque é que quer trabalhar conosco?” A maioria das empresas prefere contratar candidatos que estejam interessados nas suas organizações em particular, em vez daqueles que se conformam com qualquer emprego; Perguntas sobre dinheiro. Por exemplo: “quanto nos custaria contratá-lo?” Em muitos casos, as condições salariais não são negociáveis. Não obstante, uma empresa pode, por vezes, estar disposta a pagar mais , com o intuito de contratar candidatos excecionais.

58 Falar de problemas solucionados e de resultados atingidos
Os empregadores procuram pessoas que tenham trabalhado arduamente ou que, simplesmente, tenham estado muito ocupadas nos empregos anteriores. Não ficarão muito impressionados , por mais tempo que se dedique a explicar o seu dia-a-dia profissional ou as suas responsabilidades anteriores. Não seja tão descritivo mas mais objetivo, fale do que realmente interessa. O objetivo do entrevistador é contratar alguém capaz de resolver problemas e de conseguir resultados para a empresa. Como tal, durante a entrevista deve investir a maior parte do tempo a compartilhar problemas que tenha solucionado e resultados que tenha alcançado, no passado.

59 Falar de problemas solucionados e de resultados atingidos
O OBJETIVO DO ENTREVISTADOR CONSISTE EM CONTRATAR PESSOAS CAPAZES DE RESOLVER PROBLEMAS E DE ALCANÇAR RESULTADOS PARA A EMPRESA

60 Apresentar provas das suas afirmações
Na maioria dos casos, os responsáveis pelo recrutamento são preparados para estarem atentos ao modo como comprova os seu êxitos e pôs em prática as suas capacidades. Não se limite a transmitir opiniões pessoais sobre si próprio; deve levar comprovativos consigo. Sempre que possível, recorra a referências ou louvores que tenha recebido (seja de forma verbal ou por escrito) e que confirmem as suas afirmações. Compare os seguintes exemplos:

61 Apresentar provas das suas afirmações
Afirmações não passiveis de conprovação = desinteresse Creio que a cliente ficou satisfeita com a compra; Sou um excelente comercial.

62 Apresentar provas das suas afirmações
Afirmações passíveis de comprovação = admiração A cliente falou com o diretor para exprimir a sua satisfação com a compra; Na minha última avaliação, o meu chefe acrescentou um comentário, dizendo que eu estava entre os melhores comerciais que já tivera na sua equipa.

63 Apresentar provas das suas afirmações
Se tiver evidências ou provas reais que possa levar consigo à entrevista faça-o. Leve consigo um portefólio relativo ao seu desempenho profissional: Amostras do seu trabalho, tais como, esboços, gráficos, peças de vestuário que tenha desenhado, fotografias que tenha tirado ou outros, dependendo da sua área de especialização; Louvores, tais como, prémios, avaliações positivas, reconhecimentos, cartas de recomendação ou outros.

64 Apresentar provas das suas afirmações
NÃO SE LIMITE A DAR OPINIÕES PESSOAIS SOBRE SI PRÓPRIO, DEVE FORNECER PROVAS

65 Apresentar provas das suas afirmações
Nunca tome a iniciativa de retirar documentação do seu portefólio, se não lho pedirem; porém, pode mencioná-lo caso considere apropriado para ilustrar algo – poderá dizer – “na minha última avaliação, o chefe acrescentou um comentário, dizendo que eu estava entre os melhores comerciais que já tivera na sua equipa. Tenho aqui uma cópia da avaliação se quiser vê-la”.

66 O bom candidato sabe ser conciso
Os entrevistadores não apreciam que os candidatos não sejam concisos nas suas explanações. Seja breve. Sempre que responder a uma pergunta, tente que a sua resposta não ultrapasse os dois minutos. Se ao fim de dois minutos não tiver terminado de contar o que queria, tente pelo menos demonstrar que o que está a dizer é util para o entrevistador, fazendo uma pergunta do tipo: “Isto responde à sua pergunta?” “Quer que desenvolva mais este aspeto?”

67 O bom candidato sabe ser conciso
Ao fazer uma pergunta deste género, permitirá ao entrevistador orientar a sua resposta na direção correta, ou antes, desviar a conversa noutra direção, fazendo-lhe uma pergunta diferente, caso a sua resposta não seja o que ele esperava. AO RESPONDER A UMA PERGUNTA TENTE QUE A SUA RESPOSTA NÃO ULTRAPASSE DOIS MINUTOS.

68 RESPONDA EXATAMENTE ÀS PERGUNTAS QUE LHE FIZEREM
Um dos perigos de memorizar respostas é que alguns candidatos acabam por repetir automáticamente, qual papagaios, respostas a perguntas que nem sequer lhes formularam. Por essa razão, concentre-se em escutar as perguntas com atenção e responder a essas perguntas e não às que gostaria de responder.

69 RESPONDA EXATAMENTE ÀS PERGUNTAS QUE LHE FIZEREM
Se tiver alguma dúvida – se, por exemplo, o entrevistador utilizar terminologia com a qual não esteja familiarizado, ou se lhe fizer uma pergunta muito comprida, abrangendo vários aspetos – não hesite em solicitar a seu interlocutor que a repita ou a torne mais clara: “Desculpe não entendi muito bem, poderia repetir a última parte, por favor?” “Gostaria de responder à sua questão, mas não reconheço o termo PDM. Poderia, por favor, explicar-me a que se refere exatamente?”

70 RESPEITE AS NECESSIDADES DA EMPRESA
Alguns candidatos caem no erro de comparecer numa entrevista e começar a falar sobre o que lhes interessa. Fazem perguntas de todo o tipo: quanto lhes vão pagar ou quantos dias de férias terão. Infelizmente, qualquer entrevistador detesta este tipo de candidatos que apenas parecem interessados no que podem esperar da empresa.

71 RESPEITE AS NECESSIDADES DA EMPRESA
Os entrevistadores querem contratar os candidatos que se mostrem mais interessados em ajudar a empresa a cumprir os seus objetivos. Lembre-se sempre de que a atitude deve ser: - “Como posso contribuir para o êxito desta organização?” Nunca: - “Que posso eu obter desta organização”.

72 RESPEITE AS NECESSIDADES DA EMPRESA
A sua atitude deve ser, a todo o momento, a de se colocar ao serviço da empresa, pensar no êxito da organização e na forma como colaborar na prossecução desse objetivo. Demonstre uma atitude coerente com os assuntos que estão a tratar.

73 A forma como fala É tão importante o que diz como a forma como o diz. Os candidatos que expõem os fatos ou abordam os assuntos de forma tranquila e impassível nem sempre convencem o entrevistador. Geralmente, obtém-se mais êxito quando se apresentam as questões ou se contam as histórias de uma forma positiva e entusiástica.

74 A forma como fala Imagine-se um ator sentado numa cadeira em vez de estar no palco, e atuando para um público muito mais reduzido, apenas uns quantos entrevistadores. Os atores tornam-se aborrecidos e pouco credíveis, quando recitam o seu texto sem emoção. Um grande ator usa as emoções para prender a atenção do público. É esse o seu papel.

75 A forma como fala Assegure-se de que se mostra satisfeito quando menciona os seus sucessos passados. Faça com que captem o seu entusiasmo, ao responder a perguntas sobre a razão porque quer trabalhar nessa empresa. E mostre-se sóbrio se tiver que aludir a tempos difíceis ou a circunstâncias desagradáveis.

76 QUAIS OS SEUS DEFEITOS Segundo especialistas, saber respoder a esta pergunta numa entrevista de trabalho, pode garantir-lhe o lugar na empresa. Não adianta negar e dizer que não tem defeitos. O profissional deve escolher pontos de desenvolvimento, pontos que sabe que tem de melhorar: Por não ter a situação controlada, o candidato pode esquecer-se de citar exemplos e mostrar-se inseguro, quando não o é. Aos exemplos de situações onde se fala de defeitos, deve juntar-se outros de ações que mostrem o que tem feito para melhorar esses aspetos, optando sempre pela verdade.

77 Exponha os seus sucessos e habilitações de forma positiva e entusiástica. Isso ajudá-lo-á a conseguir o emprego.

78 Prepare respostas para perguntas sobre as suas capacidades
Foi várias vezes repetido que as empresas procuram candidatos que demonstrem ter utilizado as suas capacidades para obterem resultados favoráveis para as empresas em que tenham trabalhado.

79 Mostre ao entrevistador o que lhe pode dar
Para recriar histórias de êxitos com o objetivo de impressionar o entrevistador, apoie-se no resumo do acrónito DAR: Desafio: Qual é o problema em concreto? Explique por poucas palavras o problema ou assunto con que teve de lidar. Não perca muito tempo com os antecedentes, concentrando-se, em seguida, nas ações. Ações: Quais as medidas concretas que tomou ao enfrentar o problema ou a situação? O entrevistador está especialmente interessado nas suas ações e medidas. Resultados: Qual foi o resultado (preferencialmente positivo) das medidas que tomou ou das ações que empreendeu? Caso se confronte de novo com uma situação semelhante, o que aprendeu com os resultados aprendidos anteriormente

80 Conclusão Responda com desenvoltura a perguntas sobre as suas capacidades: Lembre-se de mensionar nas entrevistas os problemas que tenha resolvido e os resultados que tenha obtido, em vez de se limitar sobre as suas tarefas e responsabilidades diárias: Ilustre as suas respostas com dados concretos e, sempre que possível, não demore mais do que dois minutos a responder. Em vez de memorizar 101 perguntas, prepare-se para responder a perguntas sobre quatro temas: a sua competência (ou seja, o que pode fazer pela empresa?): a química interpessoal (ou seja, terá um bom relacionamento com outros colaboradores?): a sua capacidade de compromisso (ou seja, porque razão quer trabalhar para a empresa?) e a remuneração (ou seja, quanto custará à empresa contratá-lo.

81 Conclusão Quando as pessoas estão à procura de emprego preocupam-se maioritáriamente, com a quantidade de perguntas que os entrevistadores lhes podem fazer. Mas na verdade, a maioria das perguntas possíveis reduzem-se a quatro temas.Logo, com um minímo de preparação, pode dar excelentes respostas. Pense nas competências requeridas pela empresa para o cargo em questão e enumere todas as situações em que exerceu essas competências, É apenas isso que tem que fazer! Não perca tempo e começe agora mesmo!

82 Entrevistar por telefone
Cada vez mais as empresas realizam entrevistas de emprego por telefone. O objetivo é otimizar o tempo, pois a conversa telefónica serve como um filtro e muitos candidatos são eliminados neste primeiro contato. Este telefonema é para verificar pré-requisitos: o nível do cargo que o profissional procura, a faixa salarial e resolver dúvidas que o recrutador teve ao ler o CV. A entrevista surge sem aviso prévio e intimida alguns candidatos, apesar de ser apenas uma verificação de dados. Por isso, calma! Responda ao que lhe perguntarem e seja objetivo. Dê respostas curtas e objetivas e limite-se a responder àquilo que o selecionador questionar, sem alongar muito a conversa

83 Entrevistar por telefone
Como agir numa entrevista por telefone: Relaxe Só fale se puder Seja sincero Questione Só aceite se tiver interesse.

84 Situação de entrevista – O que fazer
De início, é provável que lhe coloquem questões, como por exemplo: Onde nasceu e onde estudou? Com quem vive? Quantos filhos tem e quais as suas idades? Qual a profissão do seu cônjuge? Com o espírito de aprofundar algumas informações constantes no CV, tem, certamente de responder a perguntas relativas às suas opções escolares e profissionais, experiência profissional e, também, sobre as suas atividades extraprofissionais. Qual o motivo que o levou a escolher este curso? De que disciplinas gostava mais? Quais as funções desempenhadas no anterior emprego? O que faz nos seus tempos livres?

85 Situação de entrevista – O que fazer
Esforce-se por explicar, com algum detalhe, aquilo que sabe fazer e aquilo que tem feito. Apresente resultados concretos do seu trabalho anterior e demonstre como a sua experiência pode ser útil para a empresa o contratar. Se possui uma experiência de trabalho relevante, pode oferecer as competências que adquiriu e desenvolveu nessa atividade. Mas se possui uma experiência pouco relevante, tem que destacar as suas qualificações académicas e profissionais, a sua atitude positiva face ao trabalho e o seu desejo para trabalhar para o empregador em causa.

86 Situação de entrevista – O que fazer
Surgem, também, perguntas sobre a razão da candidatura, motivação para a função e para trabalhar na empresa. Qual o motivo porque pretende vir trabalhar conosco? Qual o interesse que este lugar tem para si? Porque razão quer deixar o emprego atual? Qual o motivo de ter sido despedido? O que sabe sobre a nossa empresa PREPARE-SE PARA DAR A MELHOR IMAGEM DE SI

87 Situação de entrevista – O que fazer
Na entrevista, o interlocutor procura, também, aprofundar a forma de ser e de estar do candidato. Esta avaliação é, em regra, feita com perguntas abertas, como por exemplo: Fale-me de si próprio. Que opinião tem a seu respeito? Como é que os outros o veem? Diga-me três das suas qualidades principais e três dos seus defeitos? Quais as suas áreas de interesse?

88 Situação de entrevista – O que fazer
Evite um discurso com grandes explicações. Mostre que sabe o que quer, que tem um bom conhecimento de si próprio e que é uma pessoa dinâmica e motivada. É provável que lhe façam uma descrição da empresa e da função em causa, mas alguns pormenores ficarão por mencionar. Compete-lhe a si fazer perguntas, informar-se. Apresente questões relativamente à função, ao nível de responsabilidade, à posição hierárquica da função, às deslocações a que obriga, aos horários, às possibilidades de formação e de aperfeiçoamento, às regalias sociais.

89 Situação de entrevista – O que fazer
Exemplos de perguntas a fazer: Qual o grau de autonomia e de responsabilidade da função? Terei de fazer deslocações frequentes? Qual o horário e o local de trabalho? Qual a remuneração prevista?

90 Situação de entrevista – O que fazer
No final da entrevista, normalmente, o entrevistador informa-o de que, oportunamente, lhe comunicará a decisão tomada. É o momento de agradecer a oportunidade da entrevista. Decorrido algum tempo após a realização da entrevista e, no caso de não ter sido informado sobre a decisão da sua admissão, pode telefonar ao empregador, ou entrevistador, solicitando uma resposta. MOSTRE ENTUSIASMO, DÊ UMA IMAGEM DE PESSOA EMPENHADA EM TUDO O QUE FAZ

91 Situação de entrevista – O que fazer
Na entrevista tenha presente: Cumprimente o seu interlocutor, apresentando-se. Aguarde que o convidem a sentar-se. Sente-se e mantenha uma postura correta. Seja natural. Transmita um ar agradável e de bom humor. Mostre-se confiante, com à vontade e simpatia. Mostre-se atento e interessado.

92 Situação de entrevista – O que fazer
Preste atenção ao seu interlocutor. Escute com atenção. Mantenha o contato visual com o entrevistador. Tenha cuidado com certos tiques e com a manipulação constante, de objetos. Tenha atenção à sua expressão oral. Não responda com monossílabos. Fale com clareza e seja objetivo. Evite palavras que exprimem dúvida ou indecisão, como, por exemplo:talvez...., porque não...., nao sei...., não tenho a certeza..., nunca pensei nisso....

93 Situação de entrevista – O que fazer
Participe ativamente na entrevista. Responda com determinação às perguntas. Mostre que conhece as atividades da empresa. Faça perguntas, tome notas, pedindo autorização, e peça esclarecimentos sempre que uma questão não lhe pareça clara.

94 Vantagens de fazer anotações durante uma entrevista de emprego
O ato de fazer anotações, longe de significar pouca memória, falta de educação ou mesmo fraquesa pessoal, é uma indicação de profissionalismo, respeito pelo entrevistador, maturidade e serenidade. O candidato deve ouvir durante 50% do tempo e falar outros 50%. Se falar mais do que ouve não será bem sucedido.

95 Vantagens de fazer anotações durante uma entrevista de emprego
Fazer anotações durante uma entrevista mantém a atenção em quem fala e minimiza interrupções, uma vez que o candidato faz uma lista de ideias e respostas que podem ser verificadas quando for a sua vez de falar.

96 Vantagens de fazer anotações durante uma entrevista de emprego
Tenha na sua pasta um bloco ou caderno e registe todas as informações que considere relevantes e estratégicas para a condução de uma entrevista bem sucedida. Uma palavra de alerta: antes de começar a entrevista, pergunte ao entrevistador se ele tem alguma objeção a que faça anotações. Após ouvir a sua aprovação, começe a fazê-las. Esse gesto denota respeito pelo interlocutor e educação refinada – hoje tão em desuso em muitas organizações e circulos executivos

97 Vantagens de fazer anotações durante uma entrevista de emprego
Evite fazer anotações num notebook. Apesar de toda a comodidade e expertise no uso da tecnologia moderna, é melhor utilizar a tradicional caneta e papel. Digitar enquanto alguém fala é considerado falta de educação. A digitação costuma fazer um barulho incómodo. Além disso um computador portátil cria uma barreira física entre o candidato e o entrevistador. O candidato tem mais vantagens ao minimizar essas barreiras em vez de as criar.

98 Vantagens de fazer anotações durante uma entrevista de emprego
Cuidado com a linguagem corporal. Não permita que o hábito de fazer anotações desvie a sua atenção do recrutador e do que ele diz. Além disso, mantenha o bloco ou caderno de anotações sempre sobre a mesa (evite deixá-los sobre as suas pernas) e faça anotações apenas quando o interlocutor falar. Lembre-se que o importante é ouvir, compreender e responder às indagações com inteligência, objetividade, sabedoria e coerência.

99 Vantagens de fazer anotações durante uma entrevista de emprego
AS PRIMEIRAS IMPRESSÕES SÃO MUITO IMPORTANTES. PODE NÃO TER UMA SEGUNDA OPORTUNIDADE

100 CONCLUINDO Realçe os pontos fortes. Evite revelar os pontos fracos. Sublinhe as suas competências. Todos os aspetos positivos no seu CV devem ser destacados, para mostrar que a função está perfeitamente adequada a si e que o que lhe é proposto é perfeitamente realizável.

101 CONCLUINDO Não se disperse por assuntos demasiado pessoais.
Não critique chefes anteriores ou empresas onde trabalhou. Apresente como resolvidos alguns aspetos que possam condicionar a sua candidatura.

102 Concluindo Revele que é um candidato facilmente adaptável e que as situações novas não o assustam, dando-lhe, pelo contrário, novas motivações para trabalhar. Demonstre vontade de aprender e desejo de progedir. Questione sobre formação, promoção, se ainda não possui essa informação.

103 Concluindo Aguarde que seja o entrevistador a dar por terminada a entrevista. Levante-se depois do entrevistador. Agradeça a entrevista e não se esqueça de que, quando sai, continua a ser observado.

104 O balanço da entrevista
Após a realização da entrevista, é conveniente que faça o balanço final, de modo a identificar os aspetos mais positivos, os menos positivos e aqueles que podem ser melhorados numa futura entrevista.

105 Concluindo Faça a autoavaliação. Responda às seguintes questões:
Que respostas despertaram mais interesse no entrevistador? As questões que tive mais dificuldade em responder? Realcei suficientemente as minhas competências?

106 Concluindo Respondi a todas as questões de forma clara e concisa?
Cortei a palavra do entrevistador? Demonstrei interesse e motivação? Transmiti uma imagem positiva de mim? Tinha comigo os documentos que tinham sido pedidos? Fiz perguntas pertinentes? Evidenciei as vantagens da minha admisão para a empresa?

107 Ação Quanto mais demonstrar conhecer a empresa e a função, maior impacto terá no entrevistador e melhor preparação terá para responder às questões. Quem procura emprego tem, habitualmente, de realizar várias entrevistas, em mais do que uma empresa. Quanto mais entrevistas, mais experiência adquire. Não se esqueça do grande objetivo: ser admitido.

108 ENTREVISTA A entrevista é daqui a uns dias? Tem mesmo que dar o seu melhor? A resposta é óbvia. Naturalmente que sim! Acredite em si. Treine! Sobretudo, aceite que igual a si não há mais ninguem. Numa entrevista o nervosismo será elevado, mas a preparação vai revelar o seu valor.

109 ENTREVISTA Conhecer a organização para a qual está a responder a uma oferta de emprego e responder às perguntas do entrevistador com segurança e determinação, são uma exelente forma de demonstrar empenho e profissionalismo.

110 Como resonder a perguntas sobre a química interpessoal
Os entrevistadores vão querer perceber se se dá bem com outros elementos da equipa. Para os convencer de que é uma pessoa de trato fácil e que rapidamente criará um bom relacionamento com os colegas, o que o converterá num membro valioso para a empresa, é importante ter em conta três aspetos essenciais:

111 Seja positivo Realce, por exemplo, os aspetos favoráveis dos seus anteriores chefes, companheiros e empresas onde trabalhou, em lugar de destacar episódios os assuntos desagradáveis. Mesmo que o relacionamento com o seu antigo chefe não tenha sido dos melhores, responda de modo positivo a uma pergunta sobre o seu maior defeito.

112 Focalize a resposta naquilo que o seu novo emprego lhe pode oferecer
Se lhe perguntarem porque razão quer deixar o seu atual trabalho focalize a resposta naquilo que o seu novo emprego lhe pode oferecer, em vez de explicar os motivos porque quer mudar. Não critique os seus companheiros atuais ou anteriores; isso acaba por se virar contra si, porque dá a ideia de ser “queixinhas” e maledicente.

113 Dê a resposta que o entrevistador quer ouvir
Ao responder a perguntas sobre as suas qualidades ou a sua capacidade de relacionamento, tenha em atenção que as regras de relacionamento podem variar muito de empresa para empresa. Por exemplo, uma empresa pequena, onde a idade média do pessoal é de 25 anos, pode atribuir maior importância à sociabilidade entre os empregados, enquanto que uma grande empresa, com milhares de funcionários e uma conceção empresarial mais conservadora, pode não ver com bons olhos uma interação social excessiva.

114 Dê a resposta que o entrevistador quer ouvir
Assim, seja cauteloso, adaptando as respostas nas entrevistas ao que o seu interlocutor espera ouvir em cada caso. Não critique os seus companheiros atuais ou anteriores; isso acaba por se virar contra si, porque dá a ideia de ser “queixinhas” e maledicente.

115 Adapte as suas atitudes às suas palavras
Lembre-se que, para haver química, não basta o que diz mas também o modo como o diz. Assim, é importante que revele a sua naturesa positiva e entusiástica, ao responder a perguntas sobre o seu relacionamento com colegas de trabalho, tanto com aqueles com quem se dá bem como com os elementos com quem o seu relacionamento é mais problemático.

116 Demonstre ligação à empresa durante a entrevista
Os entrevistadores procuram sempre candidatos que queiram trabalhar para a empresa. Se quisesse contratar uma pessoa, não prefereria uma que estivesse interessadíssima em trabalhar consigo, a alguém que apenas procura-se um emprego para ter um ordenado?

117 Demonstre a sua dedicação
Para que as respostas às perguntas da entrevista demonstrem comprometimento face à empresa, tem que, simplesmente, cumprir as seguintes regras: Documente-se sobre a empresa. Pesquise na web, no site da empresa e leia todos os folhetos e materiais de marketing que ai encontrar. Procure também informações sobre a empresa, os concorrentes e sobre a atividade a que a empresa se dedica.

118 Demonstre a sua dedicação
Demonstre que se documentou, mencionando nas respostas o que sabe sobre a empresa. O conhecimento que tem sobre a mesma é inutil, se não mencionar informações relevantes nas respostas ao entrevistador. Assegure-se de que transmite entusiasmo em trabalhar na empresa. Centre-se nos aspetos positivos, da empresa ou do trabalho, que lhe despertaram interesse em candidatar-se à vaga.

119 Demonstre a sua dedicação
MENCIONE INFORMAÇÕES RELEVANTES NAS RESPOSTAS AO ENTREVISTADOR. ISSO TEM MUITO MAIS PESO DO QUE TODA A DOCUMENTAÇÃO QUE LHE APRESENTE

120 Como responder a perguntas concretas sobre o seu interesse
Porque quer trabalhar conosco? O que sabe da empresa? Onde se vê dentro de cinco anos? Como nos compararia face aos nossos concorrentes? Como descreveria a profissão dos seus sonhos?

121 Como responder a perguntas concretas sobre o seu interesse
Mencione na resposta duas ou três das principais caraterísticas da organização ou do cargo. Por exemplo, se a empresa se orgulha de ter o seu programa próprio de formação, ou de prémios que tenha ganho, inclua os motivos de orgulho nas suas respostas.

122 Como responder a perguntas concretas sobre o seu interesse
Em vez de repetir indiscriminadamente tudo o que sabe sobre a empresa, realce algum aspeto atual da mesma em que pode contribuir. Por exemplo, se a empresa quizer crescer, aproveite a sua experiência a esse respeito se anteriormente contribuiu para a expansão de outras organizações

123 Como responder a perguntas concretas sobre o seu interesse
Tente descobrir qual o percurso profissional provável dos candidatos que entram para a empresa. Sabendo-o pode responder convenientemente à pergunta, indicando o que gostaria de aprender e como evoluir e progedir na organização

124 Como responder a perguntas concretas sobre o seu interesse
Ao informar-se sobre a concorrência, procure também aspetos favoráveis à empresa. Obviamente que o entrevistador considera que a empresa é especial, pelo que a sua resposta deve corroborar a ideia de que a empresa é melhor do que as outras.

125 Como responder a perguntas concretas sobre o seu interesse
Evite falar sobre a profissão que gostaria de exercer. Pelo contrário, diga ao entrevistador que a vaga da empresa se ajusta perfeitamente às suas necessidades (em termos de desenvolvimento profissional, de estabilidade, de motivação face a projetos interessantes, ou outro aspeto que lhe pareca apropriado).

126 Como responder a perguntas sobre dinheiro
Todos trabalham para viver. Mas uma das regras tácitas das entrevistas de trabalho é a de que o candidato não deve introduzir o tema do dinheiro.

127 PORQUE NÃO DEVE FALAR DE DINHEIRO
Se falar no salário logo de início, corre o risco de parecer um candidato ganancioso, apenas interessado no que vai ganhar. Os entrevistadores preferem candidatos mais interessados na naturesa intrínseca do trabalho, nas oportunidades de desenvolvimento profissional, na marca da empresa em assuntos semelhantes

128 PORQUE NÃO DEVE FALAR DE DINHEIRO
É melhor esperar, pois arrisca-se a ficar fora de jogo se propuser uma cifra demasiado alta. Se menciona o tema do salário no início, os entrevistadores podem decidir encurtar o tempo da entrevista. No entanto se esperar até ter “conquistado” o entrevistador, tem mais hipóteses de que a empresa repense o valor que está disposta a pagar pelo candidato perfeito (voçê).

129 PORQUE NÃO DEVE FALAR DE DINHEIRO
Pode reduzir as suas hipóteses de negociação se propuser uma cifra demasiado baixa. Se esperar que o entrevistador se pronuncie primeiro sobre o que a empresa está disposta a pagar, joga com vantagem quando decidir quanto pedir.

130 PORQUE NÃO DEVE FALAR DE DINHEIRO
SE PERGUNTAR SOBRE O SALÁRIO MUITO CEDO, DÁ A IMAGEM DE UMA PESSOA INTERESSEIRA, DE UM CANDIDATO GANANCIOSO QUE SÓ PENSA NO QUE VAI GANHAR.

131 Evite temas de dinheiro
O melhor que pode fazer é tentar evitar falar de dinheiro. Faça-o apenas se o entrevistador se referir ao assunto. Para conseguir o emprego, tem que convencer o seu interlocutor de que o que lhe interessa é o desafio do cargo e não o facto de querer ter um grande salário.

132 Evite temas de dinheiro
Contudo, se o entrevistador insistir e fizer novas perguntas sobre o tema, talvez tenha qua acabar por responder. Se não tiver outro remédio, e for obrigado a falar em dinheiro, tente indicar uma margem de negociação salarial, em vez de um valor definido.

133 APAZIGUE AS PREOCUPAÇÕES DO ENTREVISTADOR
Muitos candidatos têm algum ponto fraco de que não querem falar. Podem ser episódios ou assuntos como os seguintes: Um periodo em branco na sua vida profissional Uma incapacidade específica Complicações de saúde

134 APAZIGUE AS PREOCUPAÇÕES DO ENTREVISTADOR
Falta de formação académica fundamental. Excesso de formação ou experiência para o nível do cargo. Ter deixado um emprego anterior em circunstâncias compremetedoras, como, por exemplo, ter sido despedido, ou após um conflito com o chefe.

135 APAZIGUE AS PREOCUPAÇÕES DO ENTREVISTADOR
A maioria dos candidatos evita falar dos pontos fracos, na esperança de que, durante a entrevista o tema não seja abordado. Mas evitar falar não é uma estratégia eficaz! Para além disso, estar preocupado com a eventualidade de o tema ser abordado, não o ajuda em absoluto a mostrar-se confiante

136 APAZIGUE AS PREOCUPAÇÕES DO ENTREVISTADOR
Se tem algum ponto fraco, deve preparar um discurso sobre o assunto, para o apresentar numa perspetiva mais positiva. Pense bem nas palavras que usaria para contornar o problema que o preocupa (ou todos eles se são vários).

137 APAZIGUE AS PREOCUPAÇÕES DO ENTREVISTADOR
PREPARE UM DISCURSO SOBRE O ASSUNTO PARA ENCARAR QUALQUER PERGUNTA SOBRE OS SEUS EVENTUAIS PONTOS FRACOS. ASSUMA-OS NUMA PERSPETIVA MAIS POSITIVA.

138 APAZIGUE AS PREOCUPAÇÕES DO ENTREVISTADOR
Assim, se o entrevistador se referir aos seus pontos fracos, pode utilizar a resposta que preparou cuidadosamente. Deve satisfazer o interesse do entrevistador respondendo à pergunta, embora de forma breve e construtiva, para, imediatamente, dar uma volta à conversa e passar para temas muito mais positivos.

139 CONCLUINDO Recorde-se que a química interpessoal é a chave quando se trata de conseguir um emprego. Tente ser totalmente positivo quando se referir ao seu relacionamento com os chefes e os companheiros, tanto atuais como anteriores. Mencione os seus conhecimentos e demonstre um profundo interesse pela empresa, convencendo com as suas respostas, o seu interlocutor de que está muito mais interessado em trabalhar nessa empresa do que em outra qualquer.

140 CONCLUINDO Evite abordar o tema do dinheiro, a menos que o entrevistador o faça. Nesse caso tente esquivar-se a esse tipo de perguntas, referindo outros motivos que justificam o seu interesse pelo cargo. Prepare previamente um discurso sobre o assunto, para responder a uma eventual pergunta sobre os seus pontos fracos. Tentar dar uma volta positiva a essa circunstância é uma tática melhor do que limitar-se a esperar que o entrevistador não chege a fazer perguntas sobre o assunto.

141 FALEMOS DE SI Alguns entrevistadores gostam de começar a entrevista com esta frase. É uma pergunta em aberto, que permite responder de muitas formas, falando, por exemplo, da sua vida pessoal e familiar ou, por outro lado, do seu trabalho.

142 FALEMOS DE SI No entanto, lembre-se de que o seu grande objetivo numa entrevista de trabalho é convencer o seu interlocutor de que pode contribuir para os bons resultados da empresa. Deve aproveitar esta pergunta como uma oportunidade para destacar imediatamente as suas qualidades mais relevantes. Responda a esta pergunta como se o entrevistador, na verdade, o tivesse interpelado do seguinte modo: - Fale-me da sua carreira mais recente, destacando as duas ou três razões principais porque devemos contratá-lo

143 FALEMOS DE SI Ao ser entrevistado, o seu principal objetivo, é convencer o seu interlocutor de que é a pessoa indicada para melhorar os bons resultados da sua empresa.

144 Personalize as respostas
Em função não apenas da sua própria experiência, mas também das necessidades concretas de cada empresa.

145 Outras formas de começar a sua resposta
O meu percurso é unico porque... Ao longo do meu percurso profissional demonstrei.... Adquiri a minha reputação devido a.... Os clientes costumam dizer que eu....

146 Outras formas de começar a sua resposta
Ao preparar-se para estas perguntas, também está pronto para enfrentar perguntas semelhantes, como: Conte-me como tem sido a sua carreira profissional. Diga-me para começar, o que faz de si o candidato certo para este cargo?

147 PORQUE QUER TRABALHAR CONOSCO?
Lembre-se que as empresas contratam pessoas que querem trabalhar para elas e não aquelas que apenas estão à procura do primeiro emprego que apareça. Ao responder mostre os seus conhecimentos sobre a atividade e sobre a empresa em particular, depois de se ter informado sobre a mesma.

148 PORQUE QUER TRABALHAR CONOSCO?
Seja positivo. Centre-se na razão porque quer trabalhar para essa empresa em concreto e não no facto, por exemplo, de se querer libertar de uma qualquer situação conflituosa anterior.

149 PORQUE QUER TRABALHAR CONOSCO?
SEJA POSITIVO E CENTRE-SE NA RAZÃO POR QUE QUER ESPECIFICAMENTE TRABALHAR NESSA EMPRESA. NÃO ALUDA AO FACTO DE, POR EXEMPLO, SE QUERER LIBERTAR DE UMA QUALQUER SITUAÇÃO LABORAL CONFLITUOSA.

150 PORQUE QUER TRABALHAR CONOSCO?
Para responder a esta pergunta, pense em outras caraterísticas ou pontos fortes que pode elogiar numa empresa, como por exemplo: A dimensão (as empresas pequenas oferecem um ambiente mais familiar, enquanto que as grandes empresas costumam ter, por exemplo, programas ligados à formação e promoção. A reputação no mercado. Prémios e reconhecimentos. Novos produtos ou serviços que diferenciam a empresa da concorrência. As ambições ou metas. Oportunidade para viajar e/ou trabalhar no estrangeiro.

151 PORQUE QUER TRABALHAR CONOSCO?
Então, porquê trabalhar numa determinada empresa? Estando preparado para esta pergunta, pode também tranquilamente responder a outras semelhantes como: O que sabe sobre a nossa empresa? Fale-nos de um aspeto da nossa empresa que não seja do domínio público Em quê nos distinguimos da concorrência? Se fosse um dos responsáveis máximos da nossa empresa, o que faria de diferente e porquê? Na sua opinião quais os pontos fortes e os pontos fracos da nossa empresa?

152 PORQUE RAZÃO DEVEM CONTRATÁ-LO
Utilize a oportunidade que a pergunta lhe oferece para insistir nas suas três ou quatro principais qualidades. Lembre-se de que, ao responder, deve transmitir, não apenas com o seu discurso mas também com a sua atitude, o seu desejo de conseguir o emprego. Assim, preocupe-se tanto com o que diz, como o modo como o diz.

153 PORQUE RAZÃO DEVEM CONTRATÁ-LO
TRANSMITA, TANTO COM O QUE DIZ, COMO COM A SUA ATITUDE, O SEU DESEJO DE CONSEGUIR AQUELE EMPREGO

154 Quais são os seus principais pontos fortes?
Esta é apenas uma variante da pergunta anterior – Porque razões devem contratá-lo? Contudo, incluí-la aqui permite apresentar mais alguns exemplos sob a forma de enfatizar as razões mais importantes pelas quais um entrevistador deve preferi-lo entre todos os candidatos. Lembre-se de que as respostas dadas numa determinada entrevista podem não ser adequadas a uma outra entrevista de uma outra empresa. Claro que, sendo um candidato bem preparado, sabe que deve salientar qualidades diferentes em função da entrevista.

155 Quais são os seus principais pontos fracos
A maioria dos entrevistadores que lhe pergunta quais são os seus pontos fortes, também o interrogará sobre os seus pontos fracos. Se afirmar que não os tem, parece arrogante e lembre-se de que não é esse o tipo de candidatos que as empresas querem contratar. Confessar algumas debilidades mostra que é humilde e tem sentido de autocrítica

156 Quais são os seus principais pontos fracos
Mas tenha cuidado para não revelar ao entrevistador aqueles que considera serem os seus verdadeiros defeitos. É mais seguro escolher algumas debilidades que não afetem a sua capacidade de desempenho das funções específicas que a empresa procura. Por exemplo, se se candidata a um cargo cuja função consiste em atualizar bases de dados, pode admitir tranquilamente que não é bom a falar em público. No entanto, se se propõe a um cargo de direção, pode reconhecer a sua menor apetência para tarefas administrativas e a sua dificuldade em prestar atenção a detalhes triviais.

157 Quais são os seus principais pontos fracos
SE MANIFESTAR ALGUMAS DAS SUAS DEBILIDADES, MOSTRA-SE HUMILDE E COM ESPÍRITO DE AUTOCRÍTICA

158 Quais são os seus principais pontos fracos
Quando se referir a algumas das suas debilidades, tem de terminar o seu comentário, explicando de que forma a compensa ou como se esforça por superá-la. Ao falar dos seus pontos fracos, termine a sua intervenção explicando a forma como os compensa e como se tem esforçado por superá-los.

159 TEM ALGUMA PERGUNTA A FAZER
Em quase todas as entrevistas, é dada a oportunidade ao candidato para também ele fazer algumas perguntas. Pode sentir-se tentado a responder: Não obrigado. Na verdade já me respondeu a tudo o que eu gostava de saber. Mas isto pode ser um erro. Fazer perguntas inteligentes é sintoma de inteligência. As perguntas demonstram o seu verdadeiro interesse e entusiasmo por um trabalho. Além disso, se fizer as perguntas adequadas, mostrará que se informou verdadeiramente sobre a organização.

160 TEM ALGUMA PERGUNTA A FAZER
AS PERGUNTAS QUE FORMULE DEMONSTRARÃO O SEU DESEJO E VERDADEIRO INTERESSE POR AQUELE TRABALHO.

161 Evite as perguntas erradas
O ordenado, as bonificações e outros benefícios das condições contratuais. O horário de trabalho, a necessidade de fazer horas extraordinárias e os dias de férias. Obviamente que é natural que queira saber as respostas a estas perguntas. Muitas empresas facultam estes dados no seu site ou na informação sobre seleção de pessoal (com folhetos informativos ou mesmo no próprio anúncio de oferta de emprego). Não sendo o caso espere até que lhe ofereçam o emprego para o perguntar.

162 Evite as perguntas erradas
Outra regra para definir quais as perguntas adequadas, é limitar-se a perguntar apenas a informação que não tenha conseguido recolher na sua pesquisa prévia. Por exemplo seria contraproducente perguntar pelos novos produtos da empresa se na internet ou nos seus folhetos há informação sobre os futuros lançamentos.

163 FAÇA AS PERGUNTAS ADEQUADAS
Escolha cuidadosamente as perguntas que vai fazer, como por exemplo: Li a descrição do cargo no vosso site, mas podia explicar-me, segundo a sua experiência, como decorre o dia de trabalho? Que tipo de formação receberia, para começar? Porque razão surgiu esta vaga? Quais pensa que são as tarefas essenciais, para desempenhar adequadamente as funções deste cargo? Como vai ser avaliado o meu rendimento? Pensando no futuro, que perspetivas se abrem para um empregado que começa neste cargo?

164 FAÇA AS PERGUNTAS ADEQUADAS
Também pode querer fazer uma pergunta sobre a cultura da organização, por outras palavras, como se carateriza a equipa de trabalho. Como descreveria a cultura e os valores desta empresa? Qual o tipo de pessoas adequado para a empresa? Porque razão? Se contratarem empregados que, depois, não cumprem as expetativas, na sua opinião, o que é que eles não fizeram ou fizeram mal? Importa-se que eu lhe pergunte porque decidiu integrar esta empresa?

165 PERSONALIZE AQS SUAS PERGUNTAS
Lembre-se sempre de personalizar as suas perguntas em função da informação que tem sobre cada empresa em particular. Ao formular as perguntas, causará melhor impressão se mencionar alguns dos dados que previamente recolheu.

166 CONCLUINDO Formule as respostas adequadas para as suas entrevistas.
Sempre que o questionem sobre si, responda aludindo ao seu percurso profissional recente, realcando duas ou três das suas capacidades mais relevantes. Apresente-se suficientemente informado, para poder indicar várias razões que o motivam a trabalhar nessa empresa e nesse cargo em concreto. Evite a todo o custo, falar sobre eventuais motivos que possa ter para querer pôr fim a uma situação laboral conflituosa.

167 CONCLUINDO Antes de uma entrevista, faça uma lista das suas capacidades mais importantes que possam interessar à empresa que vai entrevistá-lo. Fazendo-o, está preparado para responder a todas as perguntas sobre os seus pontos fortes e sobre a razão por que devem escolhê-lo para o cargo.

168 CONCLUINDO Mentalize-se para admitir alguns pontos fracos de pouca importância, demonstrando assim não ser uma pessoa arrogante.Mas assegure-se de que acrescenta o modo como compensa essa determinada falha e o que tem feito para superá-la. Assim convençe a empresa de que controla as suas eventuais falhas e que, por essa razão, não devem preocupar-se com elas. Prepare pelo menos seis perguntas para colocar durante a entrevista. Dizer que não tem nada a perguntar, pode ser interpretado como falta de interesse da sua parte.


Carregar ppt "Entrevista: como transmitir confiança e segurança"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google