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Marketing Internacional Prof. Fauzi Timaco Jorge UNIP 1/37 Aula 9 Propaganda Global, Promoção Global e e-marketing global KEEGAN, Warren J. Marketing Global.

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1 Marketing Internacional Prof. Fauzi Timaco Jorge UNIP 1/37 Aula 9 Propaganda Global, Promoção Global e e-marketing global KEEGAN, Warren J. Marketing Global. 7ª Ed. São Paulo: Prentice Hall, 2005. Caps. 14, 15 e 16

2 Marketing Internacional Prof. Fauzi Timaco Jorge UNIP 2/37 “Rapazes e moças de 18 anos em Paris têm mais em comum com rapazes e moças de 18 anos em Nova York do que com seus próprios pais. Compram os mesmos produtos, assistem aos mesmos filmes, ouvem as mesmas músicas, bem as mesmas colas. A propaganda global simplesmente trabalha sobre essa premissa.” William Roedy Diretor da MTV Europa

3 Marketing Internacional Prof. Fauzi Timaco Jorge UNIP 3/37 Claramente, propaganda publicidade e outras formas de comunicação constituem ferramentas fundamentais para o profissional de marketing global. As comunicações de marketing – a variável ‘promoção’ dos 4Ps do composto de marketing – envolvem todas as formas de comunicação usadas por organizações para informar, relembrar, explicar, persuadir e influenciar as atitudes de o comportamento de compra de consumidores e outras pessoas. O propósito primário das comunicações de marketing é falar com os consumidores sobre os benefícios e valores que um produto ou serviço oferece. Os elementos do mix de promoção são propaganda, relações públicas, vendas pessoais, promoção de vendas e marketing direto.

4 Marketing Internacional Prof. Fauzi Timaco Jorge UNIP 4/37 PROPAGANDA E MARCAS GLOBAIS A propaganda pode ser definida como qualquer mensagem paga para promoção de ideias, bens ou serviços, inserida em um veículo de massa por patrocinador identificado. A propaganda global é o uso dos mesmos apelos de propaganda, mensagens, arte, textos, fotografias, histórias e segmentos de vídeo em mercados de múltiplos países. Uma empresa global capaz de transformar com sucesso uma campanha doméstica em uma campanha mundial, ou de criar uma nova campanha global a partir do zero, tem uma vantagem decisiva. Há razões poderosas para tentar criar uma campanha global eficaz. O processo criativo forçará uma empresa a determinar se há um mercado global para seu produto. A primeira empresa a encontrar um mercado global qualquer produto está sempre em vantagem sobre os concorrentes que fizerem a mesma descoberta mais tarde.

5 Marketing Internacional Prof. Fauzi Timaco Jorge UNIP 5/37 RankingEmpresaRamo Gastos (US$ milhões) 1Procter & Gamble Co.Artigos de Higiene e Limpeza 4.838,1 2Verizon CommunicationsComunicações 3.700,0 3AT&TComunicações 3.073,0 4General Motors Co.Automotivo 2.901,1 5Johnson & JohnsonArtigos de Higiene e Limpeza, Medicamentos 2.529,2 6UnileverArtigos de Higiene e Limpeza 2.422,6 7Walt Disney Co.Entretenimento 2.217,6 8Time WarnerEntretenimento 2.207,7 9General Electric Co.Materiais Elétricos 2.019,3 10Sears Holdings Corp.Loja de Varejo 1.864,9 11Ford Motor Co.Automotivo 1.856,0 12GlaxoSmithKlineFarmacêutica 1.827,0 13Toyota Motor Corp.Automotivo 1.690,4 14L'OrealCosméticos 1.673,1 15Walmart StoresLoja de Varejo 1.659,8 16Bank of America Corp.Intermediário Financeiro 1.650,0 17Anheuser-Busch InBevBebidas 1.587,3 18Sprint Nextel Corp.Comunicações 1.500,0 19Sony Corp.Produtos Eletrônicos 1.464,9 20JPMorgan Chase & Co.Intermediário Financeiro 1.356,8 Os 20 maiores investimentos em propaganda nos EUA Fonte: Advertising Age

6 Marketing Internacional Prof. Fauzi Timaco Jorge UNIP 6/37 Tabela 14-3 Os maiores mercados por gastos de propaganda Estados Unidos Japão Alemanha Reino Unido França Itália Brasil Espanha Canadá Fonte: Advertising Age

7 Marketing Internacional Prof. Fauzi Timaco Jorge UNIP 7/37 O CONTEÚDO DA PROPAGANDA GLOBAL: O DEBATE DA EXTENSÃO versus ADAPTAÇÃO Especialistas em comunicação geralmente concordam que as exigências gerais para a comunicação e a persuasão eficazes são fixas, e não variam de país para país. O mesmo vale para os componentes do processo de comunicação: a mensagem do anunciante global (ou emissor) deve ser codificada, transmitida via canal apropriado e decodificada pelo consumidor (ou receptor). A comunicação ocorre somente quando o significado é transferido. Quatro dificuldades principais podem comprometer a tentativa de uma organização comunicar-se com consumidores localizados em qualquer parte:

8 Marketing Internacional Prof. Fauzi Timaco Jorge UNIP 8/37 1.A mensagem pode não alcançar o receptor pretendido. O problema pode ser resultado da falta de conhecimento do anunciante sobre a mídia apropriada para atingir certos tipos de audiência. A eficácia da televisão como meio de atingir audiência de massa, por exemplo, é diretamente proporcional à extensão do hábito de assistir a televisão no país. 2.A mensagem pode atingir o público-alvo, mas não ser compreendida, ou mesmo ser mal compreendida. Isso pode resultar de uma compreensão inadequada do nível de sofisticação do público-alvo ou de codificação imprópria. 3.A mensagem pode atingir o público-alvo e ser compreendida, mas ainda assim não induzir o receptor a realizar a ação desejada pelo emissor. Isso pode resultar de uma falta de conhecimento cultural sobre um público-alvo

9 Marketing Internacional Prof. Fauzi Timaco Jorge UNIP 9/37 4.A eficácia da mensagem pode ser prejudicada por ruído. Ruído, nesse caso, é uma influência externa, como propaganda da concorrência, outros vendedores e confusão do lado do receptor, o que pode prejudicar a eficácia final da comunicação. A questão-chave para o profissional de marketing global é se a mensagem específica de propaganda e a estratégia de mídia devem ser alteradas de região para região, ou de país para país, devido a exigências ambientais. Os proponentes da abordagem do tipo ‘um mundo, uma voz’ para a propaganda global acreditam que a era da aldeia global está se aproximando rapidamente e que gostos e preferências estão convergindo mundialmente.

10 Marketing Internacional Prof. Fauzi Timaco Jorge UNIP 10/37 SELECIONANDO UMA AGÊNCIA DE PROPAGANDA Outro problema de propaganda global que as empresas enfrentam é entre criar anúncios elas próprias, usar uma agência externa ou combinar ambas as estratégias. Ao selecionar uma agência de propaganda, as seguintes questões devem ser consideradas: Organização da empresa. As empresas descentralizadas podem querer manter a escolha nas mãos da subsidiária local. Sensibilidade nacional. A agência global está familiarizada com a cultura local e os hábitos de compra em um país específico, ou é preciso escolher uma agência local? Área de cobertura. A agência candidata cobre todos os mercados relevantes? Percepção do cliente. Que tipo de imagem de marca a empresa quer projetar? Se o produto precisa de uma forte identificação local, seria melhor escolher uma agência nacional.

11 Marketing Internacional Prof. Fauzi Timaco Jorge UNIP 11/37 APELOS DE PROPAGANDA E CARACTERÍSTICAS DE PRODUTO A propaganda tem de comunicar apelos que sejam relevantes e eficazes no ambiente de mercados-alvo. Como os produtos, frequentemente, estão em estágios diferentes de ciclos de vida em vários mercados nacionais e por causa das diferenças culturais, sociais e econômicas básicas existentes, o apelo mais eficaz para um produto pode variar de mercado para mercado. Não obstante, os praticantes de marketing global devem tentar identificar situações em que a)Reduções de custo potenciais possam existir em função da presença de economias de escala. b)Barreiras à padronização, tais como diferenças culturais, não sejam significativas c)Os produtos satisfaçam necessidades funcionais e emocionais similares em diferentes culturas.

12 Marketing Internacional Prof. Fauzi Timaco Jorge UNIP 12/37 CRIANDO A PROPAGANDA Direção de arte – ocupa-se da apresentação visual (a linguagem artística das peças impressas ou para televisão). Título e texto – deve ser relativamente curto e evitar gíria ou expressões idiomáticas. Considerações culturais – conhecer a diversidade cultural, especialmente o simbolismo associado a traços culturais, é essencial ao criar propaganda. Os gerentes locais de países podem fornecer informações importantes, como quando se deve ter cautela na criatividade em propaganda. O uso de cores e relacionamentos homem-mulher podem gerar erros e mal entendidos. O branco na Ásia, por exemplo, é associado à morte. Cenas íntimas entre homens e mulheres são consideradas de mau gosto no Japão e são ilegais na Árabia Saudita.

13 Marketing Internacional Prof. Fauzi Timaco Jorge UNIP 13/37 CRIANDO A PROPAGANDA (continuação) Considerações da mídia global – os praticantes de marketing global e suas agências de propaganda investem muito tempo e dinheiro para desenvolver os apelos de propaganda apropriados, mas uma mídia eficaz deve ser selecionada para que esses apelos publicitários atinjam os consumidores. A tarefa criativa de desenvolver apelos de nada valerá se não for auxiliada pelo conhecimento dos canais de mídia que serão usados para comunicar esses apelos.

14 Marketing Internacional Prof. Fauzi Timaco Jorge UNIP 14/37 O milênio Como será a propaganda neste milênio? A agência de propaganda do futuro será muito diferente. As principais diferenças serão no uso crescente de computadores para todas as áreas funcionais da agência e em todos os mercados. Os computadores serão a fonte das pesquisas de mercado mais atualizadas, e os criadores que vivem em diferentes países serão capazes de trabalhar juntos na mesma campanha. Como um meio global de propaganda, o número de usuários da Internet no mundo todo crescerá. As agências terão alianças pelo mundo, à medida que a propaganda se tornará mais global e os consumidores, simultaneamente, mais globais e mais individualistas. Haverá uma crescente integração de análise de mercado e estratégia e criatividade, à medida que as velhas divisões entre consultoria de marketing e agências de criação cederem lugar a uma nova integração dessas atividades.

15 Marketing Internacional Prof. Fauzi Timaco Jorge UNIP 15/37 O crescente papel das Relações Públicas (RP) em comunicações de marketing global Os profissionais de RP com responsabilidade internacional têm de ir além das relações com a mídia e servir mais como porta-voz da empresa; são convocados para, simultaneamente, construir consenso e compreensão, criar confiança e harmonia, articular e influenciar a opinião pública, antecipar conflitos e resolver disputas. À medida que as empresas ficam mais envolvidas em marketing global e a globalização das indústrias continua, é importante que a direção da empresa reconheça o valor das RP internacionais. Um estudo recente constatou que, internacionalmente, os gastos com RP estão crescendo a uma média de 20% por ano. Alimentada por investimento estrangeiro arrojado, privatização da indústria e um boom em ofertas iniciais de papéis públicos, noticia-se que as despesas de RP na Índia, por exemplo, estão crescendo a uma taxa anual de 200%. Propaganda Global, Promoção Global e e-marketing global

16 Marketing Internacional Prof. Fauzi Timaco Jorge UNIP 16/37 Os profissionais de RP têm de construir boas relações pessoais de trabalho com jornalistas e outros representantes da mídia, assim como com líderes dos poderes Executivos e Legislativo. Por conseguinte, fortes habilidades interpessoais são necessárias. Um dos mais básicos conceitos da prática de RP é conhecer o público. Para o profissional de RP global, isso significa conhecer os públicos tanto do país de origem como do país ou países hospedeiros. Entre as habilidades específicas necessárias, estão a capacidade de comunicar-se na língua do país hospedeiro e a familiaridade com os costumes locais.

17 Marketing Internacional Prof. Fauzi Timaco Jorge UNIP 17/37 Como as práticas de relações públicas diferem pelo mundo As práticas de RP em países específicos podem ser afetadas por tradições culturais, contextos sociais e políticos e pelo ambiente econômico. Uma empresa que for etnocêntrica em sua abordagem de RP estenderá as atividades de RP do país de origem para os demais países onde atua. Uma empresa que adota uma abordagem policêntrica para RP concede ao profissional do país hospedeiro mais liberdade para incorporar costumes e práticas locais no esforço de RP.

18 Marketing Internacional Prof. Fauzi Timaco Jorge UNIP 18/37 VENDA PESSOAL A venda pessoal é uma comunicação de mão dupla entre o representante de uma empresa e um cliente potencial, do qual também surge um feedback para a empresa. O trabalho do vendedor é compreender corretamente as necessidades do comprador, relacionar essas necessidades ao(s) produto(s) e, então, persuadir o cliente a comprar. A venda pessoal eficaz no país de origem do vendedor requer construir um relacionamento com a clientela; o marketing global apresenta desafios adicionais, porque o comprador e o vendedor podem proceder de diferentes meios nacionais e culturais. O processo de venda é dividido tipicamente em diversos estágios: prospecção, pré-abordagem, abordagem, apresentação, solução de problema, tratamento das objeções, fechamento da venda e acompanhamento.

19 Marketing Internacional Prof. Fauzi Timaco Jorge UNIP 19/37 Prospecção é o processo de identificar compradores potenciais e avaliar sua possibilidade de compra. O sucesso da prospecção requer a solução de problemas técnicos, que envolvem compreender e relacionar as necessidades do cliente com os produtos da empresa, para desenvolver uma argumentação de vendas. O propósito dos estágios de pré-abordagem ou de solução de problemas é coletar informação sobre as áreas-problema de um cliente potencial e preparar uma apresentação que demonstre como o produto da empresa pode resolver esses problemas específicos. Os dois próximos passos, a abordagem e a apresentação, envolvem uma ou mais reuniões entre vendedor e comprador. Na venda global, é absolutamente essencial para o vendedor compreender normas culturais e o protocolo adequado.

20 Marketing Internacional Prof. Fauzi Timaco Jorge UNIP 20/37 Durante a apresentação, o vendedor tem de lidar com objeções, que podem ser de natureza comercial ou pessoal. Um tema comum em treinamento de vendas é o conceito de escuta ativa; naturalmente, nas vendas multiculturais, as barreiras verbais e não- verbais de comunicação representam desafios especiais para o vendedor. Quando as objeções são superadas com sucesso, o vendedor se aproxima do fechamento e solicita o pedido. Uma venda de sucesso não termina aí, contudo; a etapa final do processo de venda envolve o acompanhamento junto ao cliente, para assegurar sua satisfação com a compra.

21 Marketing Internacional Prof. Fauzi Timaco Jorge UNIP 21/37 PROMOÇÃO DE VENDAS A promoção de vendas é qualquer programa ao consumidor ou ao comércio, de duração limitada, que agregue valor tangível a um produto ou marca. A crescente popularidade da promoção de vendas como instrumento de comunicação de marketing internacional pode ser explicada em termos de diversas forças e vantagens. Além de proporcionar um incentivo tangível aos compradores, ela também reduz o risco percebido que os compradores possam associar à compra do produto.

22 Marketing Internacional Prof. Fauzi Timaco Jorge UNIP 22/37 MARKETING DIRETO O uso do marketing direto está crescendo rapidamente em muitas partes do mundo, devido ao uso crescente de bancos de dados por computador, cartões de crédito e números de telefone de chamadas gratuitas, assim como a mudanças de estilo de vida. O marketing direto é um sistema que integra elementos de composto de marketing normalmente separados, para vender diretamente, tanto a consumidores como a outras empresas, evitando as lojas de varejo e visitas pessoais de vendas. É usado por praticamente todas as categorias de empresa-consumidor (B2C) e empresa-empresa (B2B), de bancos a linhas aéreas, passando por organizações sem fins lucrativos. O marketing direto usa um amplo espectro de mídia: mala direta, telefone, mídia eletrônica, televisão e rádio, imprensa, jornais e revistas.

23 Marketing Internacional Prof. Fauzi Timaco Jorge UNIP 23/37 MARKETING DIRETO (continuação) O database marketing usa extensas listas de clientes potenciais, assim como informação demográfica e psicográfica relevante, para selecionar mercados-alvo e customizar uma oferta de acordo com os interesses do cliente. Isso é essencial, não somente para o marketing direto, mas também para a pesquisa de mercado e a venda pessoal. As listas podem ser criadas internamente, a partir dos clientes ativos da empresa, de respostas a ofertas prévias de marketing direto ou de listas telefônicas ou de listas de membros de uma associação. Essas listas também podem ser compradas de agenciadores, empresas especializadas na aquisição e venda de listas de clientes potenciais.

24 Marketing Internacional Prof. Fauzi Timaco Jorge UNIP 24/37 FEIRAS, EVENTOS E EXPOSIÇÕES As feiras, eventos e exposições são formas de promoção cada vez mais importantes no mix promocional, especialmente para produtos industriais e no mercado internacional. As feiras e exposições internacionais oferecem oportunidades de negócios para identificar e recrutar importadores/exportadores e agentes e fazer contato com órgãos de comércio de governos estrangeiros. Proporcionam também uma maneira barata e eficaz de encontrar clientes potenciais de outros países.

25 Marketing Internacional Prof. Fauzi Timaco Jorge UNIP 25/37 PATROCÍNIOS O patrocínio serve a outros propósitos que não os da promoção de vendas. O patrocínio pode ser usado para aumentar a percepção e a estima, para construir a identificação da marca, para reforçar o posicionamento da marca e as vendas e para contornar restrições de propaganda em certos países.

26 Marketing Internacional Prof. Fauzi Timaco Jorge UNIP 26/37 “Todo negócio é um negócio de informação.” Philip Evans e Thomas S. Wurster Blown to bits: how the new economics of information transforms strategy (2000) Propaganda Global, Promoção Global e e-marketing global

27 Marketing Internacional Prof. Fauzi Timaco Jorge UNIP 27/37 O e-marketing é um termo que pode ser usado para designar o potencial da tecnologia da informação (TI) e da Internet e seu impacto no marketing. O e-marketing talvez seja a mais importante evolução tecnológica em toda a história do marketing, particularmente em sua capacidade de vender distâncias. É evidente que o marketing está sofrendo uma revolução como resultado da explosão da tecnologia da informação e da World Wide Web. A MORTE DA DISTÂNCIA No mundo pré-moderno, a distância era uma variável de grande significado em marketing. Como reza a máxima do setor imobiliário, as três regras da avaliação de imóveis são a localização, a localização e a localização. No marketing global, as estratégias e a prática refletiam a importância da distância. A variável de maior impacto sobre o comportamento do comércio, por exemplo, é a distância.

28 Marketing Internacional Prof. Fauzi Timaco Jorge UNIP 28/37 Pela primeira vez na história, o mundo tornou-se um campo de jogo nivelado. Qualquer um, em qualquer lugar do mundo, pode comunicar-se com mais alguém no mundo em tempo real, sem que nenhum ônus seja cobrado pela distância. COMUNICAÇÕES O e-mail é uma nova e importantíssima ferramenta de comunicação que substituiu o fax e complementa o telefone para vencer as barreiras da distância. É instantâneo, barato (grátis para a maior parte dos usuários) e independe de fusos horários. O e- mail é um instrumento de comunicações de marketing que proporciona um poder sem precedentes para mensagens ponto-a- ponto, tanto para comunicações B2B como para B2C. Admiravelmente, emergiu como instrumento universal de comunicações em meros cinco anos.

29 Marketing Internacional Prof. Fauzi Timaco Jorge UNIP 29/37 O CLIENTE INDIVIDUAL COMO OBJETIVO: ALÉM DA SEGMENTAÇÃO A meta da segmentação de marketing sempre foi criar uma oferta de valor exclusiva para o maior número possível de clientes. Antes da Internet, isso significava, na prática, criar uma oferta para um segmento de mercado que era um agregado de clientes. Quase da noite para o dia, a World Wide Web emergiu como um poderoso instrumento para realizar o que, no passado era apenas uma possibilidade teórica em marketing: criar programas de marketing que objetivassem o segmento de um único cliente. Com a Internet, a possibilidade teórica tornou-se uma realidade. Na verdade, toda a ideia de segmentação tem de ser reconsiderada. A segmentação era uma meta em marketing porque era muito dispendioso dirigir-se ao cliente individual. Com os instrumentos disponíveis da Internet e da TI, agora é possível responder ao cliente individual, aonde quer que ele esteja.

30 Marketing Internacional Prof. Fauzi Timaco Jorge UNIP 30/37 MARKETING DE RELACIONAMENTO Outro impulso importante de marketing em anos recentes foi o marketing de relacionamento. A Internet abriu imensas novas possibilidades de criar relações com clientes globais, clientes potenciais, fornecedores e membros do canal. O fim da segmentação significa que os profissionais de marketing podem, agora, dedicar-se à entrega de valor ao cliente individual. A melhor maneira de fazer isso é criar um relacionamento do tipo ‘ganha- ganha’ com o cliente. A empresa deve oferecer ao cliente um valor singular, e servi-lo deve ser lucrativo para a empresa. O relacionamento deve ser mutuamente benéfico. Toda vez que o relacionamento for unilateral, a relação estará ameaçada.

31 Marketing Internacional Prof. Fauzi Timaco Jorge UNIP 31/37 INTERATIVIDADE Antes da emergência da Internet e da TI, a comunicação entre as empresas e seus clientes eram, em geral, limitadas a comunicações de mão única. As empresas apresentavam ofertas, e os clientes escolhiam os pontos-de-venda. Agora, porém, surgiu possibilidade de um relacionamento interativo entre empresa e clientes potenciais. Isso acontece em especial para varejistas on- line, que podem usar informação de comportamento de compra do consumidor para, de maneira singular, desenvolver comunicações sob medida com seus clientes. Um consumidor que compra, de um varejista on-line, proteção solar para a pele pode receber recomendações sobre outros produtos que também proporcionem proteção contra o sol.

32 Marketing Internacional Prof. Fauzi Timaco Jorge UNIP 32/37 VELOCIDADE EM CHEGAR AO MERCADO A globalização desenvolveu-se em estágios. O primeiro foi o movimento das empresas para garantir que seus produtos fossem vendidos em mercados globais. Antes de a Internet e a TI criarem um novo mundo de comunicação global instantânea, o ritmo da informação e das comunicações da empresa era lento. Os produtos eram introduzidos em um país de cada vez ou, na melhor das hipóteses, em uma região de cada vez. Hoje isso mudou. Outra revolução, a tecnologia de reconhecimento de voz, está próxima. Tornando os teclados em grande parte supérfluos e, finalmente, realizando a fantasia da ficção científica de comandar máquinas pela voz, essa tecnologia acelerará drasticamente o uso de computadores e levara a tecnologia da informação e comunicação (TIC) a aplicações inteiramente novas: objetos com que falamos, com os quais dirigimos, que tocamos ou usamos.

33 Marketing Internacional Prof. Fauzi Timaco Jorge UNIP 33/37 NOVAS TECNOLOGIAS MUDAM AS REGRAS DA CONCORRÊNCIA Além de aumentar a volatilidade, a passagem de uma economia industrial para uma e-economy pós-industrial também apresenta ao praticante de marketing global um novo conjunto de regras de negócios. Princípios há muito estabelecidos, como a ênfase dos varejistas em ‘localização, localização, localização’ pertencem ao passado. Por que uma executiva ocupada deve gastar seu tempo valioso e enfrentar o trânsito da cidade para comprar alguns livros ou vídeos para os filhos? Ela pode fazer a mesma coisa com muito mais conforto em casa, via Web. Examinando as mudanças nos princípios de negócios forçadas pela nova e-economy, Arvind Rangaswamy, da Penn State University, resumiu a situação na Tabela 16-1:

34 Marketing Internacional Prof. Fauzi Timaco Jorge UNIP 34/37 Tabela 16-1 Evolução no contexto e nas estratégias de negócios. DePara Participação de mercadoControle estratégico Tecnologia como habilitadoraTecnologia como impulsionadora Mercados centrados no vendedorMercados centrados no comprador Ativos físicosAtivos de conhecimento Integração vertical baseada em tamanho Integração vertical baseada em velocidade Retornos decrescentes de escalaRetornos crescentes de escala Estratégias de marketing centradas na empresa Estratégias de marketing centradas em rede

35 Marketing Internacional Prof. Fauzi Timaco Jorge UNIP 35/37 Na mesma linha, a Andersen Consulting (já extinta), declarou que a nova economia forçará as empresas a adotar algumas novas estratégias de jogo: Assegure uma posição dominante de mercado o mais rápido possível. Forme alianças baseadas em seu potencial de acesso a mercado e sinergias. Antecipe investimentos iniciais muito altos. Defenda posições por meio de um permanente processo de inovação

36 Marketing Internacional Prof. Fauzi Timaco Jorge UNIP 36/37 Especialistas de pagamento e de logística Um dos principais obstáculos para o uso de mercados eletrônicos continua a ser a forma de pagamento via Internet. O desenvolvimento de sistemas de pagamento eletrônico eficientes, entretanto, está avançando rapidamente. Por sua vez, a distribuição física via Internet somente é possível para produtos de software ou serviços de informação, como informações para investidores sobre o mercado de ações e bancos de dados. Todos os demais produtos têm de ser embarcados via canais tradicionais. Embora a distribuição física fosse uma das funções básicas dos tradicionais sistemas de varejo/comércio, esse aspecto também pode ser inovado com o uso de especialistas de distribuição internacional (por exemplo, a UPS). Além disso, as funções logísticas de armazéns foram melhoradas por especialistas em logística e companhias de software.

37 Marketing Internacional Prof. Fauzi Timaco Jorge UNIP 37/37 Felizes férias!!


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