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PublicouEliza Franca Gil Alterado mais de 8 anos atrás
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1.Elevação e queda (16 slides) 2.A Justificação (15 slides) 3.Graça e Natureza (23 slides) 4.A graça e as obras (16 slides) 5.A santidade cristã (15 slides) Aulas previstas: A Vida da Graça Aula 3 Graça e natureza
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1/20 Graça e natureza CIC 1997 CIC 1997 : "A graça é uma participação na vida de Deus, introduz-nos na intimidade da vida trinitária“ A introdução na vida divina não acontece como termo de um progresso espiritual que o homem possa levar a cabo com o seu conhecimento e a sua vontade, só com as suas próprias forças: "Depende inteiramente da iniciativa gratuita de Deus, porque CIC 1998 só Ele pode revelar-Se e dar-Se a si mesmo" ( CIC 1998 ) Deus é o autor da graça e o homem é aquele que a recebe Há uma mudança da «não posse» para a posse e, portanto, começa-se a possuir a vida A vida que se inicia é semelhante, em natureza, à do seu Autor A graça como participação na vida de Deus
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2/20 Graça e natureza Analogia com as faculdades espirituais (entendimento e vontade) do homem. O conhecimento e o amor são as instâncias supremas que orientam a vida de cada pessoa. A graça é um novo "princípio vital" que integra toda a actividade espiritual do homem num grau de vida que excede infinitamente a anterior. A alma não se pode perder (é princípio substancial no homem; sem ela não há vida), mas a graça pode-se perder, embora a pessoa permaneça (a graça não é princípio substancial do homem). Quem nasce de Deus começa uma vida nova: "O próprio Deus é a vida da alma, como S. Tomás de Aquino, Sobre o Céu, 8, 1c a alma é a vida do corpo" ( S. Tomás de Aquino, Sobre o Céu, 8, 1c )
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3/20 Graça e natureza Viver em graça não é apenas não estar em pecado mortal, é também permitir que Deus actue na alma. A Vida perfeitíssima de Deus, na sua intimidade fami- liar, Amor e Sabedoria, torna-se presente de modo estável na pessoa, tornando-se também princípio vital das suas acções na ordem sobrenatural. A graça é como o "enxerto" divino, que se une à nossa natureza e a renova, cura as suas inclinações retorcidas e fá-la capaz de dar frutos de santidade. CIC 1999-2000 Esta nova maneira de existir, tem portanto, a característica de uma divinização que se possui como própria de modo estável (cfr. CIC 1999-2000 ) A graça diviniza a alma
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4/20 Graça e natureza 1 Jo 3, 1-2 “Considerai que amor nos mostrou o Pai: que sejamos chamados filhos de Deus! E nós o somos” ( 1 Jo 3, 1-2 ) Ser filho e como tal ter trato com Deus, é a dimensão mais radical da divinização que a graça produz no homem. Por isso se entende que a filiação divina pode – e deve ser – o fundamento da vida espiritual. A graça torna-nos filhos de Deus
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5/20 Graça e natureza Somos filhos de Deus na medida em que nos identificamos com Cristo. Jo 15, 1-6 Se nos esforçarmos por imitar Jesus, por ter os seus sentimentos, conseguiremos identificar-nos com Ele (sem deixar de ser nós mesmos). É uma audácia impensável, se não fosse o próprio Cristo quem no-lo confiou (cfr. Jo 15, 1-6 ) Cristo é o Caminho para ir ao Pai
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6/20 Graça e natureza “Não se pode compreender o que foi Cristo e o que é para nós, independen- temente do Espírito Santo (...). O Espírito Santo deixou a impressão da João Paulo II, Audiência geral, 28-III-1990 sua personalidade divina no rosto de Cristo“ ( João Paulo II, Audiência geral, 28-III-1990 ) A acção do Espírito Santo
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7/20 Graça e natureza A acção do Espírito Santo “O Paráclito, o Espírito Santo, que o Pai enviará em Meu nome, vos ensinará todas as coisas, e Jo 14, 26 vos recordará tudo o que vos disse." ( Jo 14, 26 ) A tarefa de fazer de cada cristão "outro Cristo" é levada a cabo pelo Espírito Santo. Cristo é o modelo e o Espírito Santo o modelador “Com efeito, não recebestes o espírito de escra- vidão para estardes novamente com temor, mas recebestes o espírito de filhos de adopção, mercê do qual clamamos: «‘Abba’, Pai». O próprio Espírito dá testemunho ao nosso espírito, de que somos Rm 8, 15-16 filhos de Deus.” ( Rm 8, 15-16 )
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8/20 Graça e natureza "A graça é causada na alma pela presença da divindade, como a luz no ar é causada pela presença do S. Tomás, S. Th., III, q. 7, a. 13c sol" ( S. Tomás, S. Th., III, q. 7, a. 13c ) As pessoas divinas vivem na alma em graça. A isto se chama inabitação. A inabitação da Santíssima Trindade como causa da graça
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9/20 Graça e natureza A alma fica elevada, endeusada, ao ser introduzida na intimidade de Deus. Esta mudança na alma é a graça. Graça incriada é o próprio Deus que se dá ao homem; graça criada é o dom produzido na alma quando Deus habita nela. A inabitação da Santíssima Trindade como causa da graça
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10/20 Graça e natureza As graças actuais capacitam-nos para actuar em consonância com aquilo que somos. "Senhor, que a tua graça inspire, sustenha e acompanhe as nossas obras, para que todos os nossos trabalhos em Ti comecem Liturgia das e em Ti acabem sempre" ( Liturgia das Horas, Laudes, féria II da semana I Horas, Laudes, féria II da semana I ). CIC 2000 Noção: as graças actuais são “intervenções divinas, quer na origem da conversão, quer no decurso da obra de santificação” ( CIC 2000 )
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11/20 Graça e natureza a)dentro do diálogo pessoal da oração; b)pela leitura do Evangelho; c)pela pregação da palavra de Deus; d)pela conversa amiga que ajuda a dar- se conta de um erro ou que abre horizontes de melhoria espiritual; O modo por que Deus toca o coração e a mente humanas tem sempre uma dimensão interna mas pode chegar por uma infinidade de caminhos: e)pelo bom exemplo e os actos virtuosos de pessoas próximas que estimulam quer a imitá-los, quer a rectificar; f)através de acontecimentos externos, ora alegres, ora dolorosos; g)por intervenções especiais de Deus.
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12/20 Graça e natureza Leão XIII, Libertas praestantissimum Leão XIII, Libertas praestantissimum : "Está muito longe da verdade dizer que os movimentos voluntários são menos livres devido a esta intervenção de Deus; (...) Pelo contrário, a graça – iluminando o entendimento e impelindo a vontade, robustecida com saudável constân- cia, para o bem moral – torna mais fácil, e ao mesmo tempo, mais seguro, o exercício da liberdade“ A graça actua "a favor" da liberdade, mas não a torna supérflua, nem a adormece"; pelo contrário, fortalece-a, defende-a e capacita-a para a sua máxima realização. A cooperação da liberdade
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13/20 Graça e natureza Concepções erróneas de liberdade, que perdem de vista o vínculo essencial entre Verdade e Liberdade: Liberdade entendida como ausência de limites; Liberdade entendida como espontaneidade, que em satisfazer todas as apetências, desejos, vontades, etc., sem restrições; Liberdade como puro poder electivo, aberto a qualquer possibilidade.
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14/20 Graça e natureza A liberdade do homem está debilitada em consequência do pecado original, e experimenta em si mesma o desvio desordenado da concupiscência.
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15/20 Graça e natureza A liberdade autêntica consiste em dirigir-se para o verdadeiro Bem por iniciativa própria, com domínio dos próprios actos.
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16/20 Graça e natureza As graças sacramentais: São dons específicos dos vários Sacramentos. A título de exemplo, pode referir-se o sacramento da Confissão. Além da graça santificante que limpa e regenera o pecador, o Sacramento outorga-lhe uma graça especial (sacramental) que o fortalecerá para vencer nas virtudes em que tinha sido derrotado. Daí a importância da confissão frequente também para aqueles que, com a ajuda de Deus, não incorrem habitualmente em pecados graves. Outros dons da graça I A doutrina dos sacramentos não se pode separar da teologia da graça, pois as acções sacramentais são acções do próprio Cristo, que está presente na Igreja.
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17/20 Graça e natureza Os carismas: São graças que Deus concede a determinadas pessoas para realizarem missões em favor da santidade dos outros. Estão ao serviço do bem comum de toda a Igreja. Outros dons da graça II
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18/20 Graça e natureza As graças de estado: Deus concede-as para ajudar a cumprir as responsabilidades da vida cristã. Assim, por exemplo, os pais têm graça de estado para tudo o que diz respeito à educação dos seus filhos; os professores e todos os que têm a missão de aconselhar, têm graça de estado para levar a cabo rectamente a sua função; os que exercem a autoridade, para o fazer com solicitude, etc. Todas as profissões e actividades contam com a correspondente graça de estado, para que quem as desempenha possa santificá-las e possa santificar-se. Outros dons da graça III
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19/20 Graça e natureza As virtudes teologais, ao elevar o entendimento e a vontade até à intimidade de Deus, reflectem-se, de um modo ou outro, em todos os pensamentos, obras e desejos do cristão. A fé, confere a visão sobrenatural própria de um cristão maduro; A esperança, mantém-nos firmes e serenos perante as dificuldades; A caridade, ao dirigirmo-nos a Deus e aos outros, rompe o círculo estreito do egoísmo, e é fonte de compreensão. As virtudes sobrenaturais e os dons do Espírito Santo I
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20/20 Graça e natureza As virtudes sobrenaturais que se difundem com a graça na alma, purificam e elevam as humanas; dão-lhes solidez e facilitam a sua aquisição e o seu desenvolvimento. Por exemplo, quem é moderado nas refeições segundo o que é razoável para a saúde, a boa educação, etc., realiza actos de temperança, enquanto virtude humana. Quem, além de se mortificar por motivos de saúde, o faz para mortificar um pouco o gosto por amor a Deus, realiza um acto de virtude da temperança, que adquire valor sobrenatural. Juntamente com a graça, recebemos os dons do Espírito Santo, “que completam e levam CIC 1831 à perfeição as virtudes de quem os recebe.” ( CIC 1831 ) Os dons do Espírito Santo são: Sabedoria, Entendimento, Ciência, Conselho, Fortaleza, Piedade e Temor de Deus. Aperfeiçoam o entendimento e a vontade. As virtudes sobrenaturais e os dons do Espírito Santo II
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21/20 Graça e natureza Os dons que aperfeiçoam o entendimento são: sabedoria : dom que, apoiado na caridade, permite conhecer a intimidade divina do modo mais elevado possível. Esse conhecimento íntimo e gozoso de Deus torna conatural querer tudo e só o que leva a Ele, quando Ele quiser e como Ele o quiser; entendimento : luz sobrenatural que faz o homem captar de forma mais viva e profunda aquilo que já sabe pela fé; ciência : facilita ver as coisas criadas de acordo com o valor que têm para a consecução da santidade; conselho : facilita apreciar o que é, em concreto, mais agradável a Deus, tanto na própria vida como no mo- mento de aconselhar os outros. As virtudes sobrenaturais e os dons do Espírito Santo III
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22/20 Graça e natureza Os dons que aperfeiçoam a vontade são: fortaleza : outorga fortaleza na fé e firmeza na luta para vencer as dificuldades da vida interior; piedade : fomenta a consciência de saber-se filhos de Deus, em Cristo e, por Ele, irmãos de todos os homens; temor de Deus : não é o medo de Deus, mas sim o medo de O ofender, contristar. As virtudes sobrenaturais e os dons do Espírito Santo IV
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23/20 Ficha técnica Bibliografia Estes Guiões são baseados nos manuais da Biblioteca de Iniciação Teológica da Editorial Rialp (editados em português pela editora Diel) Slides Original em português europeu - disponível em inicteol.googlepages.com
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