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Investimento em Banda Larga para o Aumento da Inovação, Produtividade e Competitividade Nacional 53° Painel Telebrasil Márcio Wohlers e Rodrigo Abdalla.

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1 Investimento em Banda Larga para o Aumento da Inovação, Produtividade e Competitividade Nacional 53° Painel Telebrasil Márcio Wohlers e Rodrigo Abdalla Guarujá, 27 de agosto de 2009

2 2 Agenda 1.Apoio à banda larga nos pacotes de ajuda internacional 2.Competitividade 3.Uso da banda larga: no exterior e no Brasil 4.Conclusões

3 3 1.Apoio à banda larga nos pacotes de ajuda internacional 2.Competitividade 3.Uso da banda larga: no exterior e no Brasil 4.Conclusões

4 4 Apoio à banda larga nos pacotes de ajuda internacional (G-20) As medidas procuram ampliar o uso da banda larga em áreas mal-servidas, criar empregos, gerar inovações e sustentar o crescimento econômico de longo prazo. Alguns países (ex. Espanha e Reino Unido) ainda não anunciaram seus programas para a banda larga. US$ (milhões) Austrália33.400 Japão29.000 EUA7.200 União Europeia1.460 Luxemburgo285 Alemanha219 Canadá211 Finlândia96 Portugal73 TOTAL71.914 Investimento em banda larga incluídos nos pacotes anticrise Fonte: OCDE, junho de 2009

5 5 1.Apoio à banda larga nos pacotes de ajuda internacional 2.Competitividade 3.Uso da banda larga: no exterior e no Brasil 4.Conclusões

6 6 O que é competitividade? É obter um desempenho superior que os concorrentes? É conquistar uma parcela maior de mercado? A competitividade é característica da firma, setor ou país? Enfim, existem muitos fatores determinantes para a competitividade.

7 7 Conceitos de competitividade Como capacidade (ex-ante) Expressa a intensidade de esforço de uma firma em relação a inovação, produção e vendas, antes de entrar em um mercado Como eficiência (ex-ante) Expressa a razão de conversão de insumos em produtos, relacionada a tecnologia, produtividade (π) e condições de mercado Como desempenho (ex-post) Expressa a participação de mercado de uma firma, definida pela demanda pelos seus produtos

8 8 Exportações como indicador ex- post da competitividade O aumento continuado da participação brasileira nas exportações mundiais mostra que o país está avançando em competitividade. *dados de 2008 até outubro Fonte: SECEX e FMI

9 9 Governo: atividades horizontais - pesquisa, educação básica, infraestrutura e garantia da competição. Competitividade das nações: Porter Mão-de-obra qualificada, infraestrutura e capital constituem-se fatores especializados que geram vantagem competitiva sustentável. Os efeitos de encadeamento para frente e para trás promovem a troca contínua de ideias e produzem inovação. Quanto mais exigentes forem os consumidores, maior a pressão sobre as firmas para aumentar sua competitividade por meio de produtos inovadores e de alta qualidade. A competição impele as firmas a buscarem aumentos de produtividade e inovação. Indústrias Complementares Condições da demanda Condições dos fatores Estratégia da firma, estrutura e concorrência Governo A banda larga faz parte da infraestrutura do país e deve ter condições compatíveis de qualidade, preço e cobertura adequadas com a competitividade desejada para o pais Em países emergentes, como Brasil, China, Índia e Rússia, Governo é fortemente pró-ativo (política industrial).

10 10 Objetivos estratégicos Níveis da Política Liderança mundial Manter ou posicionar sistema produtivo ou Empresa brasileira entre 5 maiores players mundiais Conquista de mercados Manter ou posicionar sistema produtivo brasileiro entre 5 maiores exportadores mundiais Focalização Construir competitividade em áreas estratégicas Diferenciação Posicionar marca brasileira entre as 5 principais de seu respectivo mercado Ampliação do acesso Ampliar acesso da população a serviços básicos para a qualidade de vida 1) PROGRAMAS ESTRUTURANTES Orientados por objetivos estratégicos que consideram a diversidade da estrutura produtiva doméstica 2) Destaques estratégicos Temas de políticas públicas deliberadamente escolhidos por sua importância para o desenvolvimento do País no longo prazo 3) Nível sistêmico Ações focadas em fatores geradores de externalidades positivas para o conjunto da atividade produtiva Fonte: BNDES, 2008 PDP (Política de Desenvolvimento Produtivo) - 3 níveis:

11 11 1. Integração com programas em curso Aprimoramento do ambiente jurídico 2. Novas Iniciativas Desoneração tributária do investimento Ampliação dos recursos e redução do custo do financiamento ao investimento fixo Ampliação dos recursos para inovação Aprimoramento da legislação de comércio internacional PNQ(MTE) PROMINP Educação para Nova Indústria (CNI) Mais Saúde (MS) PACTI (MCT) PDE (MEC) PDP PAC A PDP depende de ações sistêmicas em dois eixos Fonte: BNDES, 2008

12 12 Mas, a economia brasileira apresenta alta heterogeneidade estrutural: o gráfico representa a ocupação (MO): AL vs Asia moderna Competitividade Modernidade Asia América Latina Agricultura tradicional de subsistência Setores modernos Informalidade Índice de Gini Fonte: CEPAL A área mais escura do diagrama mostra maior desigualdade no acesso ao mercado de trabalho formal e com renda decente.

13 13 1.Apoio à banda larga nos pacotes de ajuda internacional 2.Competitividade 3.Uso da banda larga: no exterior e no Brasil 4.Conclusões

14 14 Efeitos do investimento em banda larga na economia “Redes de comunicação avançadas são um componente-chave para ecossistemas inovativos e suporte para o crescimento da economia”. OCDE, 19 de maio de 2009 “Por que as TIC’s têm esse efeito profundo e de longo alcance? A resposta direta é que elas são os que se chama de general purpose technology, que facilitam a invenção e o desenvolvimento de novos produtos, processos e modelos de negócios”. ITIF, 6 de agosto de 2009 “Investimentos em infraestrutura de banda larga têm efeito spillover e geram retornos crescentes para os investimentos em outros setores”. Banco Mundial, 22 de junho de 2009

15 15 Produtividade gerada pelo uso da banda larga em empresas européias Penetração da banda larga Indicador de serviços online Incremento anual de produtividade União Europeia (27 países)74,5%23,1% + 0,29% Por porte da empresa Pequenas (< 50 emp)71,5%21,4%+ 0,29% Grandes (> 250 emp)95,4%37,5%+ 0,44% Por setor econômico Manufatura70,0%20,1%+ 0,14% Serviços78,2%25,6%+ 0,32% Serviços a empresas84,9%26,6%+ 0,58% Por grupo de país Menos desenvolvidos52,3%14,4%+ 0,16% Em rápido desenvolvimento66,4%21,5%+ 0,26% Industriais78,7%22,6%+ 0,33% De conhecimento avançado82,3%29,3%+ 0,41% A pesquisa européia mediu o impacto (produtividade): Input:e-biz com banda larga output: aumento do numero de negócios com e-biz A penetração indica a relação entre as empresas que usam banda larga e o total. O indicador de serviços online é composto por duas variáveis: a penetração de e-business nas empresas e a sua intensidade. Refere-se ao ganho macroeconômico da produtividade devido ao uso do e-business. Conclusão: A pesquisa afirma que o uso da banda larga em si não é suficiente a produtividade aumentar: deve estar integrada aos processos de negócios e com mercado. Fonte: The Impact of Broadband on Growth and Productivity EU 2008

16 16 Penetração crescente do serviço no Brasil Apesar da introdução recente da banda larga, o Brasil praticamente já alcança a Itália em base de assinantes, ficando à frente de países como Canadá, Espanha, México e Austrália. Fonte: Teleco e empresas

17 17 Investimento em telecomunicações no Brasil Apesar da falta de dados desagregados sobre banda larga, os investimentos do setor, embora crescentes desde 2006, ainda estão abaixo no valor realizado em 2001. Fonte: Teleco e empresas

18 18 Preço do serviço em comparação a outros países No Brasil, o preço do serviço de banda larga está acima da média mundial. Por exemplo, nas metrópoles nacionais, o preço médio mensal por Mbit/s é de US$ 20,16 (PPP). Em outras regiões, o preço é ainda mais elevado. Dados de 2008 Fonte: OCDE

19 19 1.Apoio à banda larga nos pacotes de ajuda internacional 2.Competitividade 3.Uso da banda larga: no exterior e no Brasil 4.Conclusões

20 20 Em síntese: 1.Banda larga: fator decisivo para o desenvolvimento do país 2.No entanto: precisa estar articulada com um Plano Nacional de Competitividade e de redução das heterogeneidades estruturais 3.A produtividade advinda do uso da Banda Larga não é imediata: para indivíduos, empresas e governo 4.Cada um deve integrar de forma sistêmica em seus processos 5.A questão tributária é um ônus: deve ser tratada em conjunto com todos os entes federados e geralmente as reformas são mais bem sucedidas em situação de crescimento econômico.

21 FIM


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