Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
PublicouOlívia Guardado Alterado mais de 10 anos atrás
1
Planejamento Estratégico Empresarial Prof. Flávio H. S. Foguel
A Vantagem Competitiva das Nações Michael Porter
2
O “Diamante” da Vantagem Nacional
Porque certas empresas localizadas em determinados países são capazes de promover inovações consistentes? Porque elas buscam com obstinação melhoria constante? Por que são capazes de suplantar as barreiras à inovação e à mudança?
3
O “Diamante” da Vantagem Nacional
A resposta reside em quatro atributos de um país: Condições de Fatores; Condições de Demanda; Indústrias Correlatas e de Apoio; Estratégia, estrutura e rivalidade das empresas.
4
Condições Dos Fatores Condições Da Demanda Indústrias Correlatas
Estratégia, Estrutura E Rivalidade Das Empresas Condições Dos Fatores Condições Da Demanda Indústrias Correlatas E de Apoio
5
Condições Dos Fatores Condições Da Demanda Indústrias Correlatas
Estratégia, Estrutura E Rivalidade Das Empresas Condições Dos Fatores Condições Da Demanda Indústrias Correlatas E de Apoio
6
Condição de Fatores POSIÇÃO DO PAÍS NOS FATORES DE PRODUÇÃO, COMO MÃO-DE-OBRA ESPECIALIZADA OU INFRAESTRUTURA, NECESSÁRIAS À COMPETIÇÃO EM DETERMINADA INDÚSTRIA.
7
Condição de Fatores Recursos Humanos; Recursos Físicos;
Recursos de Conhecimento; Recursos de Capital; Infraestrutura.
8
Condição de Fatores A capacidade de usar os fatores de produção produtivamente tem importância central para a vantagem competitiva. Não basta a simples acesso a estes fatores.
9
Condição de Fatores Hierarquia entre Fatores:
Fatores Básicos: recursos naturais, clima, localização, M.O. não-especializada ou semi-especializada; Fatores Adiantados: infraestrutura de comunicação de dados digital, M.O. altamente qualificada e institutos de pesquisa sofisticados.
10
Condição de Fatores Hierarquia entre Fatores:
Fatores Generalizados: sistema de rodovias, oferta de capital, pessoal com nível superior, etc; Fatores Especializados: pessoal com especialização específica, infraestrutura com propriedades específicas, etc.
11
Condição de Fatores Criação de Fatores:
Os países têm êxito em indústrias nas quais são particularmente bons na criação de fatores e, o mais importante, no aperfeiçoamento destes fatores.
12
Condição de Fatores Desvantagens Seletivas de Fatores:
A Vantagem Competitiva pode advir da desvantagem em certos fatores. Ex.: produtores de Aço na Bréscia (Itália).
13
Condições Dos Fatores Condições Da Demanda Indústrias Correlatas
Estratégia, Estrutura E Rivalidade Das Empresas Condições Dos Fatores Condições Da Demanda Indústrias Correlatas E de Apoio
14
Condições de Demanda A NATUREZA DA DEMANDA INTERNA PARA OS PRODUTOS OU SERVIÇOS DA INDÚSTRIA
15
Condições de Demanda A composição da Demanda Interna determina a maneira pela qual as empresas percebem, interpretam e reagem às necessidades do comprador.
16
Condições de Demanda Características da Composição da Demanda Interna que influenciam a V.C. do país: Estrutura da demanda do segmento; Compradores sofisticados e exigentes; Necessidades precursoras do comprador; Tamanho da Demanda Interna; Internacionalização da Demanda Interna.
17
Condições Dos Fatores Condições Da Demanda Indústrias Correlatas
Estratégia, Estrutura E Rivalidade Das Empresas Condições Dos Fatores Condições Da Demanda Indústrias Correlatas e de Apoio
18
Indústrias Correlatas e de Apoio
Fornecedores internos com VC internacional, trazem como maiores benefícios: acesso eficiente, precoce, rápido e, às vezes, preferencial à insumos; inovações e aperfeiçoamentos. A presença no país de indústrias competitivas relacionadas leva, com freqüência, a novas indústrias competitivas.
19
Condições Dos Fatores Condições Da Demanda Indústrias Correlatas
Estratégia, Estrutura E Rivalidade Das Empresas Condições Dos Fatores Condições Da Demanda Indústrias Correlatas e de Apoio
20
Estratégia da Empresa, Estrutura e Rivalidade
Estratégia e Estrutura das empresas internas; Metas; Rivalidade Interna
21
“DIAMANTE Como um Sistema”
As variáveis interdependentes compõem um sistema. Diamante cria um ambiente que promove aglomerados de setores competitivos que se interligam. Verticalmente – comprador/vendedor Horizontalmente – clientes comuns / tecnologia / canais de distribuição
22
“DIAMANTE Como um Sistema”
Diamante cria um ambiente que promove aglomerados de setores competitivos que se interligam. Verticalmente – comprador/vendedor Horizontalmente – clientes comuns/tecnologia/canais de distribuição
23
Acaso Condições Dos Fatores Condições Da Demanda Indústrias Correlatas
Estratégia, Estrutura e Rivalidade das Empresas Acaso Condições Dos Fatores Condições Da Demanda Indústrias Correlatas e de Apoio Governo
24
Papel do Governo Política Governamental Postura Positiva
Postura Negativa
25
Influência sobre a Criação de Fatores
Grupo de rivais internos estimula a criação de fatores; Desafios nacionais identificados estimulam a criação de fatores; Demanda interna influi nas prioridades para investimento na criação de fatores; Indústrias correlatas e de apoio criam ou estimulam a criação de fatores transferíveis.
26
Influência sobre as Condições de Demanda Interna
Rivalidade intensa torna maior e mais sofisticada a demanda interna; Grupo de rivais constrói a imagem nacional e o reconhecimento como competidor nacional; Mecanismos sofisticados para criação de fatores atraem estudantes estrangeiros e empresas estrangeiras; Indústrias complementares com êxito internacional atraem a demanda externa para o produto da indústria.
27
Influência sobre o Desenvolvimento de Indústrias correlatas e de apoio
Reserva de fatores especializados são transferíveis para indústria correlata e de apoio; Grupo de rivais internos estimula a formação de fornecedores mais especializados, bem como de indústrias correlatas; Grande ou crescente demanda interna estimula o crescimento e o aprofundamento de indústrias correlatas.
28
Influência sobre a Rivalidade Interna
Abundância de fatores ou mecanismos de criação de fatores especializados atraem novas empresas; Novas empresas surgem das indústrias correlatas e de apoio; Penetração precoce do produto alimenta novas empresas.
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.