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Planejamento Estratégico Empresarial Prof. Flávio H. S. Foguel

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Apresentação em tema: "Planejamento Estratégico Empresarial Prof. Flávio H. S. Foguel"— Transcrição da apresentação:

1 Planejamento Estratégico Empresarial Prof. Flávio H. S. Foguel
A Vantagem Competitiva das Nações Michael Porter

2 O “Diamante” da Vantagem Nacional
Porque certas empresas localizadas em determinados países são capazes de promover inovações consistentes? Porque elas buscam com obstinação melhoria constante? Por que são capazes de suplantar as barreiras à inovação e à mudança?

3 O “Diamante” da Vantagem Nacional
A resposta reside em quatro atributos de um país: Condições de Fatores; Condições de Demanda; Indústrias Correlatas e de Apoio; Estratégia, estrutura e rivalidade das empresas.

4 Condições Dos Fatores Condições Da Demanda Indústrias Correlatas
Estratégia, Estrutura E Rivalidade Das Empresas Condições Dos Fatores Condições Da Demanda Indústrias Correlatas E de Apoio

5 Condições Dos Fatores Condições Da Demanda Indústrias Correlatas
Estratégia, Estrutura E Rivalidade Das Empresas Condições Dos Fatores Condições Da Demanda Indústrias Correlatas E de Apoio

6 Condição de Fatores POSIÇÃO DO PAÍS NOS FATORES DE PRODUÇÃO, COMO MÃO-DE-OBRA ESPECIALIZADA OU INFRAESTRUTURA, NECESSÁRIAS À COMPETIÇÃO EM DETERMINADA INDÚSTRIA.

7 Condição de Fatores Recursos Humanos; Recursos Físicos;
Recursos de Conhecimento; Recursos de Capital; Infraestrutura.

8 Condição de Fatores A capacidade de usar os fatores de produção produtivamente tem importância central para a vantagem competitiva. Não basta a simples acesso a estes fatores.

9 Condição de Fatores Hierarquia entre Fatores:
Fatores Básicos: recursos naturais, clima, localização, M.O. não-especializada ou semi-especializada; Fatores Adiantados: infraestrutura de comunicação de dados digital, M.O. altamente qualificada e institutos de pesquisa sofisticados.

10 Condição de Fatores Hierarquia entre Fatores:
Fatores Generalizados: sistema de rodovias, oferta de capital, pessoal com nível superior, etc; Fatores Especializados: pessoal com especialização específica, infraestrutura com propriedades específicas, etc.

11 Condição de Fatores Criação de Fatores:
Os países têm êxito em indústrias nas quais são particularmente bons na criação de fatores e, o mais importante, no aperfeiçoamento destes fatores.

12 Condição de Fatores Desvantagens Seletivas de Fatores:
A Vantagem Competitiva pode advir da desvantagem em certos fatores. Ex.: produtores de Aço na Bréscia (Itália).

13 Condições Dos Fatores Condições Da Demanda Indústrias Correlatas
Estratégia, Estrutura E Rivalidade Das Empresas Condições Dos Fatores Condições Da Demanda Indústrias Correlatas E de Apoio

14 Condições de Demanda A NATUREZA DA DEMANDA INTERNA PARA OS PRODUTOS OU SERVIÇOS DA INDÚSTRIA

15 Condições de Demanda A composição da Demanda Interna determina a maneira pela qual as empresas percebem, interpretam e reagem às necessidades do comprador.

16 Condições de Demanda Características da Composição da Demanda Interna que influenciam a V.C. do país: Estrutura da demanda do segmento; Compradores sofisticados e exigentes; Necessidades precursoras do comprador; Tamanho da Demanda Interna; Internacionalização da Demanda Interna.

17 Condições Dos Fatores Condições Da Demanda Indústrias Correlatas
Estratégia, Estrutura E Rivalidade Das Empresas Condições Dos Fatores Condições Da Demanda Indústrias Correlatas e de Apoio

18 Indústrias Correlatas e de Apoio
Fornecedores internos com VC internacional, trazem como maiores benefícios: acesso eficiente, precoce, rápido e, às vezes, preferencial à insumos; inovações e aperfeiçoamentos. A presença no país de indústrias competitivas relacionadas leva, com freqüência, a novas indústrias competitivas.

19 Condições Dos Fatores Condições Da Demanda Indústrias Correlatas
Estratégia, Estrutura E Rivalidade Das Empresas Condições Dos Fatores Condições Da Demanda Indústrias Correlatas e de Apoio

20 Estratégia da Empresa, Estrutura e Rivalidade
Estratégia e Estrutura das empresas internas; Metas; Rivalidade Interna

21 “DIAMANTE Como um Sistema”
As variáveis interdependentes compõem um sistema. Diamante cria um ambiente que promove aglomerados de setores competitivos que se interligam. Verticalmente – comprador/vendedor Horizontalmente – clientes comuns / tecnologia / canais de distribuição

22 “DIAMANTE Como um Sistema”
Diamante cria um ambiente que promove aglomerados de setores competitivos que se interligam. Verticalmente – comprador/vendedor Horizontalmente – clientes comuns/tecnologia/canais de distribuição

23 Acaso Condições Dos Fatores Condições Da Demanda Indústrias Correlatas
Estratégia, Estrutura e Rivalidade das Empresas Acaso Condições Dos Fatores Condições Da Demanda Indústrias Correlatas e de Apoio Governo

24 Papel do Governo Política Governamental Postura Positiva
Postura Negativa

25 Influência sobre a Criação de Fatores
Grupo de rivais internos estimula a criação de fatores; Desafios nacionais identificados estimulam a criação de fatores; Demanda interna influi nas prioridades para investimento na criação de fatores; Indústrias correlatas e de apoio criam ou estimulam a criação de fatores transferíveis.

26 Influência sobre as Condições de Demanda Interna
Rivalidade intensa torna maior e mais sofisticada a demanda interna; Grupo de rivais constrói a imagem nacional e o reconhecimento como competidor nacional; Mecanismos sofisticados para criação de fatores atraem estudantes estrangeiros e empresas estrangeiras; Indústrias complementares com êxito internacional atraem a demanda externa para o produto da indústria.

27 Influência sobre o Desenvolvimento de Indústrias correlatas e de apoio
Reserva de fatores especializados são transferíveis para indústria correlata e de apoio; Grupo de rivais internos estimula a formação de fornecedores mais especializados, bem como de indústrias correlatas; Grande ou crescente demanda interna estimula o crescimento e o aprofundamento de indústrias correlatas.

28 Influência sobre a Rivalidade Interna
Abundância de fatores ou mecanismos de criação de fatores especializados atraem novas empresas; Novas empresas surgem das indústrias correlatas e de apoio; Penetração precoce do produto alimenta novas empresas.


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