A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Planejamento Estratégico Empresarial Prof. Flávio H. S. Foguel A Vantagem Competitiva das Nações Michael Porter.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Planejamento Estratégico Empresarial Prof. Flávio H. S. Foguel A Vantagem Competitiva das Nações Michael Porter."— Transcrição da apresentação:

1 Planejamento Estratégico Empresarial Prof. Flávio H. S. Foguel A Vantagem Competitiva das Nações Michael Porter

2 O Diamante da Vantagem Nacional Porque certas empresas localizadas em determinados países são capazes de promover inovações consistentes? Porque elas buscam com obstinação melhoria constante? Por que são capazes de suplantar as barreiras à inovação e à mudança?

3 O Diamante da Vantagem Nacional A resposta reside em quatro atributos de um país: Condições de Fatores; Condições de Demanda; Indústrias Correlatas e de Apoio; Estratégia, estrutura e rivalidade das empresas.

4 Estratégia, Estrutura E Rivalidade Das Empresas Condições Da Demanda Condições Dos Fatores Indústrias Correlatas E de Apoio

5 Estratégia, Estrutura E Rivalidade Das Empresas Condições Da Demanda Condições Dos Fatores Indústrias Correlatas E de Apoio

6 Condição de Fatores POSIÇÃO DO PAÍS NOS FATORES DE PRODUÇÃO, COMO MÃO-DE-OBRA ESPECIALIZADA OU INFRAESTRUTURA, NECESSÁRIAS À COMPETIÇÃO EM DETERMINADA INDÚSTRIA.

7 Condição de Fatores Recursos Humanos; Recursos Físicos; Recursos de Conhecimento; Recursos de Capital; Infraestrutura.

8 Condição de Fatores A capacidade de usar os fatores de produção produtivamente tem importância central para a vantagem competitiva. Não basta a simples acesso a estes fatores.

9 Condição de Fatores Hierarquia entre Fatores: Fatores Básicos: recursos naturais, clima, localização, M.O. não- especializada ou semi-especializada; Fatores Adiantados: infraestrutura de comunicação de dados digital, M.O. altamente qualificada e institutos de pesquisa sofisticados.

10 Condição de Fatores Hierarquia entre Fatores: Fatores Generalizados: sistema de rodovias, oferta de capital, pessoal com nível superior, etc; Fatores Especializados: pessoal com especialização específica, infraestrutura com propriedades específicas, etc.

11 Condição de Fatores Criação de Fatores: Os países têm êxito em indústrias nas quais são particularmente bons na criação de fatores e, o mais importante, no aperfeiçoamento destes fatores.

12 Condição de Fatores Desvantagens Seletivas de Fatores: A Vantagem Competitiva pode advir da desvantagem em certos fatores. Ex.: produtores de Aço na Bréscia (Itália).

13 Estratégia, Estrutura E Rivalidade Das Empresas Condições Da Demanda Condições Dos Fatores Indústrias Correlatas E de Apoio

14 Condições de Demanda A NATUREZA DA DEMANDA INTERNA PARA OS PRODUTOS OU SERVIÇOS DA INDÚSTRIA

15 Condições de Demanda A composição da Demanda Interna determina a maneira pela qual as empresas percebem, interpretam e reagem às necessidades do comprador.

16 Condições de Demanda Características da Composição da Demanda Interna que influenciam a V.C. do país: Estrutura da demanda do segmento; Compradores sofisticados e exigentes; Necessidades precursoras do comprador; Tamanho da Demanda Interna; Internacionalização da Demanda Interna.

17 Estratégia, Estrutura E Rivalidade Das Empresas Condições Da Demanda Condições Dos Fatores Indústrias Correlatas e de Apoio

18 Indústrias Correlatas e de Apoio Fornecedores internos com VC internacional, trazem como maiores benefícios: acesso eficiente, precoce, rápido e, às vezes, preferencial à insumos; inovações e aperfeiçoamentos. A presença no país de indústrias competitivas relacionadas leva, com freqüência, a novas indústrias competitivas.

19 Estratégia, Estrutura E Rivalidade Das Empresas Condições Da Demanda Condições Dos Fatores Indústrias Correlatas e de Apoio

20 Estratégia da Empresa, Estrutura e Rivalidade Estratégia e Estrutura das empresas internas; Metas; Rivalidade Interna

21 DIAMANTE Como um Sistema As variáveis interdependentes compõem um sistema. Diamante cria um ambiente que promove aglomerados de setores competitivos que se interligam. Verticalmente – comprador/vendedor Horizontalmente – clientes comuns / tecnologia / canais de distribuição

22 DIAMANTE Como um Sistema Diamante cria um ambiente que promove aglomerados de setores competitivos que se interligam. Verticalmente – comprador/vendedor Horizontalmente – clientes comuns/tecnologia/canais de distribuição

23 Estratégia, Estrutura e Rivalidade das Empresas Condições Da Demanda Condições Dos Fatores Indústrias Correlatas e de Apoio Acaso Governo

24 Papel do Governo Política Governamental Postura Positiva Postura Negativa

25 Influência sobre a Criação de Fatores Grupo de rivais internos estimula a criação de fatores; Desafios nacionais identificados estimulam a criação de fatores; Demanda interna influi nas prioridades para investimento na criação de fatores; Indústrias correlatas e de apoio criam ou estimulam a criação de fatores transferíveis.

26 Influência sobre as Condições de Demanda Interna Rivalidade intensa torna maior e mais sofisticada a demanda interna; Grupo de rivais constrói a imagem nacional e o reconhecimento como competidor nacional; Mecanismos sofisticados para criação de fatores atraem estudantes estrangeiros e empresas estrangeiras; Indústrias complementares com êxito internacional atraem a demanda externa para o produto da indústria.

27 Influência sobre o Desenvolvimento de Indústrias correlatas e de apoio Reserva de fatores especializados são transferíveis para indústria correlata e de apoio; Grupo de rivais internos estimula a formação de fornecedores mais especializados, bem como de indústrias correlatas; Grande ou crescente demanda interna estimula o crescimento e o aprofundamento de indústrias correlatas.

28 Influência sobre a Rivalidade Interna Abundância de fatores ou mecanismos de criação de fatores especializados atraem novas empresas; Novas empresas surgem das indústrias correlatas e de apoio; Penetração precoce do produto alimenta novas empresas.


Carregar ppt "Planejamento Estratégico Empresarial Prof. Flávio H. S. Foguel A Vantagem Competitiva das Nações Michael Porter."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google