A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

O que compõem o Processo de Produção Agrícola Bibliografia utilizada Fundamentos do Agronegócio Massilon J. Araújo.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "O que compõem o Processo de Produção Agrícola Bibliografia utilizada Fundamentos do Agronegócio Massilon J. Araújo."— Transcrição da apresentação:

1 O que compõem o Processo de Produção Agrícola Bibliografia utilizada Fundamentos do Agronegócio Massilon J. Araújo

2 Antes da Porteira Insumos Agropecuários

3 Insumos Agropecuários Máquinas e Implementos Existem diferentes tipos e necessidades a serem definidos em função da condição específica, considerada a análise de eficiência e de custos. Água A água começa a se constituir um recurso escasso. Projetos de irrigação precisam ser considerados e autorizados, e portanto terão custos que devem ser considerados.

4 Insumos Agropecuários Energia Considerar fontes alternativas como a: Solar – para secagem e desidratação de produtos agrícolas, aquecimento de água, baterias, etc.; Eólica – para baterias, etc.;

5 Insumos Agropecuário s Energia Considerar fontes alternativas como a: Hidráulica – para rodas d’água, carneiro hidráulico (bombear água), etc.; Biodigestores – para produção de gás natural à partir da fermentação de materiais orgânicos;

6 Insumos Agropecuários Energia Considerar fontes alternativas como a: Térmica de resíduos – carvão vegetal, bagaço de cana, etc.; Fontes renováveis – álcool e o biodiesel.

7 Insumos Agropecuários Corretivos de Solos - corrigem as deficiências do solo à partir de análises laboratoriais, são eles: Calcários agrícolas – diminuem acidez do solo (elevando pH), eliminam efeito tóxico causado pelo alumínio e corrige deficiência de magnésio e cálcio;

8 Insumos Agropecuários Corretivos de Solos corrigem as deficiências do solo à partir de análises laboratoriais, são eles: Gesso agrícola – corrige deficiência de cálcio, em maior profundidade que o calcário; Adubos e fertilizantes – macronutrientes, micronutrientes essenciais e micronutrientes benéficos.

9 Insumos Agropecuários Fertilizantes ou Adubos Podem ser usados como corretivos (no preparo do solo) ou como adubações de manutenção de culturas no plantio. Inclui análise foliar durante condução de lavouras e aplicação de adubos mediante pulverização ou irrigação.

10 Insumos Agropecuários Agroquímicos Também denominados de agrotóxicos, defensivos ou biocidas, combatem plantas concorrentes, pragas e doenças.

11 Insumos Agropecuários Principais Agroquímicos Herbicidas – controle de plantas concorrentes (ervas daninhas, etc.); Inseticidas – combate de insetos (moscas, lagartas, pulgões, etc.); Acaricidas – combate de ácaros e insetos;

12 Insumos Agropecuários Principais Agroquímicos Formicidas e cupinicidas – combate formigas e cupins; Raticidas e moluscocidas – combate ratos e moluscos; Fungicidas – combate e controle de fungos; Bactericidas – combate e controle de bactérias.

13 Insumos Agropecuários Compostos Orgânicos Decomposição de resíduos orgânicos como estercos, restos de culturas, resíduos de agroindústrias, húmus, como correção de deficiências do solo. Materiais Genéticos São as mudas e sementes.

14 Insumos Agropecuários Mudas Obtidas das sementes – resultam da germinação das sementes, podem não reproduzir boas características, como as palmeiras; Obtidas por enxertia – resultam da fixação de parte de uma planta em outra, como citros, uva e abacate;

15 Insumos Agropecuários Mudas Obtidas por reprodução assexuada – são aquelas de difícil reprodução por sementes: banana, figo e alho. Reprodução “in vitro” – resultam da retirada de células novas das pontas dos galhos e colocação dentro da cultura “in vitro” para multiplicação: banana e abacaxi.

16 Insumos Agropecuários Sementes Varietais puras – produzem “filhas” iguais as “mães” por gerações sucessivas: soja, arroz, feijão ervilha e café. Híbridas – cruzamento de duas variedades, onde as filhas tem 50% da carga genética de cada uma delas: milho e coco.

17 Insumos Agro pecuários Sementes Transgênicas – obtidas em laboratórios com a substituição dos genes indesejáveis, permitindo maior resistência a determinados herbicidas: soja. Suicidas – constituem um grupo que não reproduz a própria espécie.

18 Insumos Agropecuários Fito-Hormônios usados como indutores do: Florescimento – duas safras de manga por ano; Brotação – colheitas diárias de uva; e Ciclo Vegetativo (aceleradores) – redução do prazo de colheita do abacaxi.

19 Insumos Agropecuários Inoculantes introduzidos nas plantas, em geral pelas sementes, com objetivo de melhorar características desejáveis. Inoculação de fixadores de nitrogênio em sementes de leguminosas (soja, ervilha e feijão), aumenta a capacidade de absorção do nitrogênio do ar, eleva a produtividade e dispensa o uso de adubos nitrogenados (o que reduz custos).

20 Inter-relações Produtores de Insumos X Agropecuaristas

21 “Antes da Porteira” “Agropecuaristas “Antes da Porteira” poucas e grandes empresas, capazes de influir nos preços e nas quantidades dos produtos ofertados, portanto são “formadores de preços” e os “Agropecuaristas” são numerosos e desorganizados e portanto “tomadores de preços” com a pergunta: Quanto custa ou qual é o preço?

22 Essa relação fornecedores e compradores é uma das causas da elevação histórica de preços dos insumos, e consequentemente do seu impacto nos custos de produção agrícola.

23 Serviços Agropecuários “Antes da Porteira”

24 Pesquisas Agropecuárias Destacam-se a Embrapa, as Secretarias Estaduais de Agricultura, as Universidades, a Copersucar (melhoramento genético da cana), entre outras.

25 Elaboração de Projetos ou Projeto Técnico e Econômico-Financeiro ou Planejamento de Produção “Dentro da Porteira” Precede à produção agropecuária, e inclui: objetivos; metas; processos; meios de produção; comercialização e mercados. Na sua maioria os Projetos são desenvolvidos por agentes financeiros e utilizados para a obtenção de financiamentos bancários.

26 Análises Laboratoriais Realizam análises de: Solos para a implantação de culturas agrícolas; Foliares para identificar necessidades das plantas; Adubos e corretivos, necessárias para validar composição dos produtos.

27 Créditos e Financiamentos Operações de crédito são utilizadas pelos fornecedores de insumos, que entregam para recebimento futuro (na colheita ou na liberação de financiamentos). Financiamentos são realizados por bancos e agroindústrias interessadas em assegurar o abastecimento futuro de matérias-primas.

28 Infraestrutura As “vias de acesso” ganham relevância para a entrada dos insumos, e saída de produtos. Considerar condições de pontes, ladeiras, curvas, para suportar transporte de alta capacidade de carga. Considerar disponibilidade de “energia” que suporte a demanda necessária dos equipamentos utilizados.

29 Treinamento de Mão de Obra A mão de obra do setor é carente de preparo, como resultado da rápida evolução das tecnologias do setor, não acompanhada por treinamento suficiente e pelo baixo nível de instrução da população rural. O Senar, Sebrae, etc. são exemplos de instituições que se preocupam em atenuar essa lacuna de conhecimento.

30 Dentro da Porteira

31 Produção Agrícola inclui: Preparo do solo; Tratos culturais; Colheita; Transporte e armazenagem internos; e Administração e gestão dentro das fazendas.

32 Conceitos Básicos de Produção Agrícola Ciclo Vegetativo – da germinação à colheita. Tipos de Plantas: Anuais – aquelas que completam o ciclo vegetativo em menos de 1 ano, reproduzindo apenas uma vez, como o arroz, feijão, cevada, soja, milho, amendoim, etc.; Semiperenes – reproduzem algumas vezes sem novo plantio, algumas perfilham (cana de açúcar) outras produzem normalmente por 2 a três anos (maracujazeiro); e Perenes – reproduzem várias vezes, sem novo plantio como o café e o cacau.

33 Conceitos Básicos de Produção Agrícola Preparo dos solos O uso de corretivo e de adubos, deve ser precedido da coleta e análise de solo, se houver irrigação analisar também a água. Após retirada de amostras de solo, faz-se levantamento topográfico, para prever a erosão, e após a aração e corretivos simultaneamente, proceder gradagem e a aplicação de herbicidas. As operações de sulcamento e preparo de covas são usadas para colmos (cana de açúcar) e mudas (café).

34 Conceitos Básicos de Produção Agrícola Viveiros e mudas Quando necessário, por motivos técnicos ou econômicos, houver a necessidade de mudas, sementes serão colocadas para germinação em viveiros. A seleção das melhores mudas, darão à planta melhor resistência à fatores climáticos desfavoráveis.

35 Conceitos Básicos de Produção Agrícola Plantio Algumas culturas são plantadas diretamente no local com sementes (soja, milho, feijão, etc.), enquanto outras exigem mudas (café, etc.). A adubação é feita simultaneamente com o lançamento das sementes, ou em caso de covas, os adubos são incorporados antes da colocação das mudas.

36 Conceitos Básicos de Produção Agrícola Tratos culturais Visam operações necessárias (manutenção no limpo, combate a pragas e doenças, irrigação e adubação) ao crescimento e reprodução das plantas. Limpo – é assegurado com a aplicação de herbicidas e/ou cultivos mecânicos ou manuais, ou mesmo filmes (lonas plásticas).

37 Conceitos Básicos de Produção Agrícola Tratos culturais Combate à pragas e doenças – com pulverizações específicas quando as ocorrências puderem provocar dano econômico, sem prejudicar o operador, o consumidor e o meio ambiente. Irrigação – impede o déficit hídrico. Adubação – complementar àquelas efetuadas no plantio. Podem ser direto no solo (de cobertura, no caso dos nitrogenados, potássicos e gesso), ou nas folhas (foliares, no caso dos micronutrientes), ou por irrigação.

38 Conceitos Básicos de Produção Agrícola Colheita Diferentes culturas e regiões, pedem colheitas diferentes: as dos grãos (soja, milho) podem ser realizadas mecanicamente, utilizando colheitadeiras, ou semimecanizadas (ervilhas), e outras manualmente (pêssego). O café com floradas diferentes em algumas regiões exige que a colheita seja manual (catação). O ponto e o método de colheita são fundamentais para assegurar a qualidade.

39 Obrigado


Carregar ppt "O que compõem o Processo de Produção Agrícola Bibliografia utilizada Fundamentos do Agronegócio Massilon J. Araújo."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google