A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Federação das Apaes do Estado de Minas Gerais Coordenadoria Pedagógica Adriana Bueno Vieira 031 88168756.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Federação das Apaes do Estado de Minas Gerais Coordenadoria Pedagógica Adriana Bueno Vieira 031 88168756."— Transcrição da apresentação:

1 Federação das Apaes do Estado de Minas Gerais Coordenadoria Pedagógica Adriana Bueno Vieira

2 OBJETIVOS: Organizar os serviços educacionais oferecidos pelas APAEs. Garantir a qualidade dos serviços prestados e dos resultados. Contribuir com a construção da Educação Inclusiva no Estado de Minas Gerais.

3 Durante o Encontro de Formação Profissional realizado no final de 2007 foram explicitadas determinadas demandas dentre as quais podemos destacar: A Organização Escolar na perspectiva da Educação Inclusiva Dúvidas referentes ao Formulário VI Conceito e contextualização do Atendimento Educacional Especializado Terminalidade Específica e Histórico escolar

4 Percebeu-se a necessidade de se trabalhar com os articuladores aspectos da Organização Escolar, Educação Inclusiva e sua implicações no contexto da Educação Especial.

5 Diante de tais demandas e das observações feitas durante o encontro, planejamos os seguintes projetos para atuação em 2008: Curso sobre Organização Escolar no contexto da Educação Inclusiva. Atendimento sistemático às APAEs e articuladores Monitoramento do programa da área pedagógica

6 Curso Organização Escolar Este curso abordará os seguintes aspectos: Escola de fato e de direito, respeitando os princípios da Educação Básica. Organização Escolar. Educação Especial Reflexões e mudanças na prática escolar das APAEs dentro do contexto da Educação Inclusiva.

7 Possibilitar um maior intercâmbio de informações, aliviando ansiedades e oferecendo um suporte técnico que assegure a melhor condução dos processos pedagógicos nas APAEs do Estado de Minas Gerais. Atendimento sistemático às APAEs e articuladores

8 Monitoramento do programa da área pedagógica Criar uma ficha de monitoramento das escolas das APAEs juntamente com as articuladoras para permitir uma maior integração e fluxo de informações entre os profissionais envolvidos na organização e funcionamento dessas escolas.

9 Outro projeto importante tem sido a ampliação do trabalho em equipe dentro do Núcleo de Fortalecimento o que tem possibilitado o enriquecimento de todas as coordenadorias. A participação em reuniões mensais do Núcleo onde cada coordenador apresenta seus projetos e troca informações com todos os coordenadores também ampliam nossas possibilidades de trabalho.

10 OUTRAS AÇÕES Reunião técnica com os Articuladores Pedagógicos Regionais como meio de fortalecer a formação profissional dos mesmos.

11 Estimular a implementação e atualização do Projeto Político Pedagógico desenvolvido nas Escolas das APAEs através de orientações por , fax telefone, além da disponibilidade de receber o articulador na Federação para uma orientação mais especifica.

12 Construção da Educação Inclusiva Estimular e orientar às APAEs sobre a organização dos serviços complementares de apoio à inclusão escolar nas escolas comuns dos municípios Estimular o registro, análise e divulgação permanente de experiências exitosas de inclusão escolar, com esforço para publicação dessas.

13 Promover, participar e estimular a realização de eventos e fóruns estaduais e municipais sobre as perspectivas da educação inclusiva em Minas Gerais

14 Um trabalho permanente: Pesquisa constante sobre estudos recentes na área pedagógica, na área de educação especial, meios alternativos e complementares de educação na perspectiva da educação inclusiva. Busca de textos para alimentação do site da Federação na área pedagógica.

15 Até a presente data cinco pólos já realizaram seus encontros, foram eles: Pólo 2 – Campo das Vertentes e Centro IV Data: 16 e 17 de abril em São João del Rey Pólo 5 – Circuito das Águas I e II, Circuito das Malhas e Vale da Eletrônica Data: 09 e 10 de Abril em São Lourenço

16 Pólo 7 – Sudoeste I e II, Sul I e II Data: 23 e 24 de abril em Varginha Pólo 8 – Triangulo Mineiro I e II Data: 06, 07 e 08 de Maio em Frutal Pólo 9: Vale do Aço I e II e Vale do Jequitinhonha e Mucuri Data: 14 e 15 de Maio em Ipatinga

17 Até a presente data 5 pólos já realizaram curso na área Pedagógica atingindo um total aproximado de: 203 pessoas104 APAEs 203 pessoas e a um total de 104 APAEs.

18 FACILITADORES Equipe Multidisciplinar Apoio Técnico por parte da coordenadora do Núcleo de Fortalecimento Incentivo ao estudo e pesquisa Disponibilidade de recursos tecnológicos Parceria com a Secretaria de Educação do Estado de Minas Gerais Assessoria por parte da Federação Nacional das APAEs Parceria com a PUC Minas

19 DESAFIOS Estimular os articuladores para que as informações repassadas a eles cheguem até as APAEs. Estimular os articuladores para que as informações repassadas a eles cheguem até as APAEs. Manter uma atualização constante de conhecimentos Manter uma atualização constante de conhecimentos Criar instrumentos para a avaliação das ações rumo à excelência de nossos atendimentos Criar instrumentos para a avaliação das ações rumo à excelência de nossos atendimentos

20 “Se deres um peixe a um homem, ele alimentar-se-á uma vez; se o ensinares a pescar, alimentar-se-á durante toda a vida”. (Kuan-Tsu)


Carregar ppt "Federação das Apaes do Estado de Minas Gerais Coordenadoria Pedagógica Adriana Bueno Vieira 031 88168756."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google