A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Aulas Multimídias – Santa Cecília Profº André Araújo.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Aulas Multimídias – Santa Cecília Profº André Araújo."— Transcrição da apresentação:

1 Aulas Multimídias – Santa Cecília Profº André Araújo

2 R EVISÃO – 9 º. A NO – MANHÃ – LITERATURA E REDAÇÃO AG 3ª. etapa – professor André Araújo

3 A UTO DA COMPADECIDA Ariano Suassuna – João Pessoa (PB), 1927. É professor da Universidade Federal de Pernambuco e bacharel em Direito. Idealizador do Movimento Armorial que tem como objetivo criar uma arte erudita a partir da cultura popular do nordeste. Em 1989, foi eleito para a Academia Brasileira de Letras

4 Um AUTO é uma peça teatral – gênero dramático – marcado pela presença da alegoria (por exemplo, João Grilo é alegoria da astúcia; Padre João alegoria da avareza). Frequentemente, é de inspiração religiosa e moralizante. A estrutura é composta por diálogos e monólogos. Há influência dos Autos de Gil Vicente e também da tradição popular nordestina. A peça pode ser dividida em três atos: O enterro do cachorro, História do cavalo que defecava dinheiro e O castigo da soberba e A peleja da alma. Na montagem da peça, há um palhaço (que representa o próprio autor) que faz a apresentação da peça e dos atores: abre e fecha a peça e estimula o espírito crítico dos espectadores.

5 Pergunta: O AUTO é um gênero oriundo do teatro (gênero dramático). Um dos grandes nomes na produção desse gênero é Gil Vicente, durante o Humanismo (séc. XVI). Quais são as principais características do AUTO. Leve em consideração a leitura do Auto da Compadecida.

6 P ARNASIANISMO Objetividade no tratamento dos temas abordados. O escritor parnasiano trata os temas baseando na realidade, deixando de lado o subjetivismo e a emoção; Impessoalidade: a visão do escritor não interfere na abordagem dos fatos; Valorização da estética e busca da perfeição. A poesia é valorizada por sua beleza em sí e, portanto, deve ser perfeita do ponto de vista estético; O poeta evita a utilização de palavras da mesma classe gramatical em suas poesias, buscando tornar as rimas esteticamente ricas; Uso de linguagem rebuscada e vocabulário culto; Temas da mitologia e da cultura clássica são muito frequentes nas poesias parnasianas; Preferência pelos sonetos; Valorização da metrificação: o mesmo número de sílabas poéticas é usado em cada verso; Uso e valorização da descrição das cenas e objetos.

7 S IMBOLISMO Ênfase em temas místicos, imaginários e subjetivos; - Caráter individualista - Desconsideração das questões sociais abordadas pelo Realismo e Naturalismo; - Estética marcada pela musicalidade (a poesia aproxima-se da música); - Produção de obras de arte baseadas na intuição, descartando a lógica e a razão - Utilização de recursos literários como, por exemplo, a aliteração (repetição de um fonema consonantal) e a assonância (repetição de fonemas vocálicos).

8 P RÉ - MODERNISMO O Pré-Modernismo não pode ser considerado uma escola literária, mas sim um período literário de transição do Realismo/ Naturalismo para o Modernismo. necessidade de transformação nas artes (na temática e na linguagem literária); Ruptura com os moldes simbolistas e parnasianos.

9 “Tu, artista, com zelo, Esmerilha e investiga! Níssia, o melhor modelo Vivo, oferece, da beleza antiga. Para esculpi-la, em vão, árduos, no meio. De esbraseada arena, Batem-se, quebram-se em fatal torneio, Pincel, lápis, buril, cinzel e pena.” [...] O trecho evidencia tendências ___________, na medida em que ______________ o rigor formal e utiliza-se de imagens _____________. a) Românticas/ neutraliza/ abstratas b) simbolistas/ valoriza/ concretas c) parnasianas/ exalta/ materializadas d) simbolistas/ busca/ cotidianas e) parnasianas/ evita/ prosaicas “O ouro fulvo do ocaso as velhas casas cobre; Sangram, em laivos de ouro, as minas, que a ambição Na torturada entranha abriu da terra nobre: E cada cicatriz brilha como brasão. [...] Como uma procissão espectral que se move … Dobra o sino… Soluça um verso de Dirceu … Sobre a triste Ouro Preto o ouro dos astros chove.” O poema, pertencente ao autor de “Profissão de Fé”, não segue rigidamente o padrão ___________ no que se refere à ___________. a)romântico / idealização do mundo b) simbolista / busca do eu profundo c) parnasiano / alienação dos problemas sociais d) simbolista / inteligibilidade sintática e) parnasiano / sonoridade dos versos

10 Por que o Pré-Modernismo é considerado um momento de transição na história da literatura brasileira? Justifique sua resposta com aspectos históricos e sociais que compuseram esse cenário.


Carregar ppt "Aulas Multimídias – Santa Cecília Profº André Araújo."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google