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Professor: Nilo Jr.

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1 Professor: Nilo Jr. Email: titionilo.junior@hotmail.com

2 Era Colonial ( 1500 a 1808) Quinhentismo (de 1500 a 1601) Barroco ( de 1601 a 1768) Arcadismo ( de 1768 a 1808) PERIODO DE TRANSIÇÃO (de 1808 a 1836) Era Nacional ( de 1836 até hoje) Romantismo ( de 1836 a 1881) Realismo ( de 1881 a 1893) Simbolismo ( de 1893 a 1922) Modernismo (de 1922 até 1945) Pós-Modernismo ( de 1945 até hoje)

3 Quinhentismo é a denominação genérica de todas as manifestações literárias ocorridas no Brasil durante o século XVI, no momento em que a cultura europeia foi introduzida no país Literatura de informação. Literatura dos Jesuítas.

4 É um tipo de literatura composta por documentos a respeito das condições gerais da terra conquistada, as prováveis riquezas, a paisagem física e humana, etc. · Em princípio, a visão européia é idílica: América paraíso perdido e os nativos são apresentados sob tintas favoráveis, mas tudo muda na segunda metade do século xiv.

5 A Carta de Pero Vaz de Caminha. Certidão de nascimento do Brasil. Duas viagens ao Brasil, de Hans Staden - Viagem à terra do Brasil, deJean de Léry: · Relato de viajantes que viveram entre os índios vários meses. · Registro da antropofagia e descrição dos costumes indígenas

6 Ideal religioso e salvacionista. Consequência da Contrarreforma Catequizar os índios e de instalar o ensino público no país. poesia de devoção, Teatro. o padre Manuel da Nóbrega, o missionário Fernão Cardim e o padre José de Anchieta.

7 A primeira gramática do tupi-guarani Auto de São Lourenço(o martírio de são Lourenço, que preferiu morrer queimado a renunciar a fé cristã.). “Do Santíssimo Sacramento” e “A Santa Inês”

8 Contexto histórico: após o processo de Reformas Religiosas, ocorrido no século XVI Os artistas barrocos foram patrocinados pelos monarcas, burgueses e pelo clero. As obras de pintura e escultura deste período são rebuscadas, detalhistas e expressam as emoções da vida e do ser humano.

9 Antropocentrismo x Teocentrismo ( homem x Deus) Detalhismo e rebuscamento. Contradição : bem x mal. Pecado x perdão Linguagem rebuscada ( Recursos de linguagem, figuras de linguagem e sintaxe ) Cultismo ( Jogo de palavras. Forma culta da lingua) Conceptismo ( jogos de raciocínio, expressar melhor o conflito dos opostos.)

10 Fugacidade da vida e das coisas; Morte, expressão máxima da efemeridade das coisas; Tempo como agente da morte. Castigo, como decorrência do pecado; Narração de cenas trágicas. Erotismo. Sobrenatural. Misticismo Apelo à religião.

11 Gregório de Matos.(1636 a 1696) Poesia religiosa: Sentimentalismo de culpa Poesia Satírica : Criticas severas a sociedade Poesia Erótica: Palavrões e alusões obscenas. Ambiguidade aparece repleta se safadeza. Poesia Lírica: face à vida, à religião e ao amor

12 Padre Antonio Vieira (1608 a 1697) Profecias: constituintes de três obras: História do futuro, Esperanças de Portugal e Clavis prophetarum Cartas: tratam de assuntos sobre a relação de Portugal e Holanda, a Inquisição e os cristãos-novos Sermões: Um dos seus sermões mais conhecidos é o “Sermão da Sexagésima”

13 O nome faz referência à Arcádia, região do sul da Grécia (referência ao semideus Arcas) Ascensão do Iluminismo (o racionalismo, o progresso e as ciências.) Independência dos Estados Unidos, em 1776. foram influenciados pela cultura francesa devido aos acontecimentos movidos pela burguesia que sacudiram toda a Europa (e o mundo Ocidental).

14 poético: retorno à tradição clássica com a utilização dos seus modelos, e valorização da natureza e da mitologia. ideológico: influenciados pela filosofia presente no Iluminismo, que traduz a crítica da burguesia culta aos abusos da nobreza e do clero.

15 Restabelecimento da simplicidade e do equilibrio da poesia clássica (neoclassismo) Patorismo: Poeta puro e feliz quando integrado a natureza. Bucolismo: busca pelos valores da natureza. A poesia só é verdadeira se referenciada à natureza. Nativismo: exploração de paisagens. Subjetividade: sentimentos íntimos e estados de espírito melancólico Exploração satírica da realidade burguesa.

16 Fugere Urben ( fuga da cidade) Carpe Diem (Aproveite o dia) Aurea Mediocritas ( Exaltação da simplicidade) Inutilia Truncat ( Cortem os excessos barrocas )

17 TOMÁS ANTÔNIO GONZAGA (1744-1810) Obras: Marília de Dirceu (Parte I - 1792; Parte II - 1799; Parte III - 1812), Cartas Chilenas (1845) Pastoralismo Galanteria Clareza Recusa em intensificar a subjetividade Racionalismo neoclássico que transforma a vida num caminho fácil para as almas sossegadas

18 BASÍLIO DA GAMA (1741 -1795) Obra: O Uraguai O esforço neoclássico do século XVIII leva alguns autores a sonhar com a possibilidade de um retorno ao sentido épico do mundo antigo. No entanto, numa era onde as concepções burguesas, o racionalismo e a Ilustração triunfam, o heroísmo guerreiro ou aventureiro parecem irremediavelmente fora de moda. A epopéia ressurge, é verdade, mas quase como farsa.


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