A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

ESTUDO DE USUÁRIOS Ivone Santos Mariana Lisboa Nathália Bastos Thatiane Moreira Thayane Carvalho.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "ESTUDO DE USUÁRIOS Ivone Santos Mariana Lisboa Nathália Bastos Thatiane Moreira Thayane Carvalho."— Transcrição da apresentação:

1 ESTUDO DE USUÁRIOS Ivone Santos Mariana Lisboa Nathália Bastos Thatiane Moreira Thayane Carvalho

2 HISTÓRIA GUIGNARD Em 1944, Guignard chega a Belo Horizonte trazido pelo então prefeito Juscelino Kubitschek para dirigir a Escola de Belas Artes. Em seu livro “Memória Histórica da Escola Guignard”, Antônio Moura, afirma que foram muitas as dificuldades para implantação de uma escola modernista, mas Alberto da Veiga Guignard possuía grande liberalismo didático com extraordinários conhecimentos artísticos, que por si só bastavam para preencher um vazio infra estrutural no então chamado campo das belas artes.

3 Esse liberalismo didático proporcionou à sociedade belorizontina um salto cultural histórico, possibilitando- lhe grande evolução nas concepções estéticas. Os cursos de arte administrados pela escola, neste momento histórico, significavam um movimento cultural e uma nova concepção artística dentro dos padrões estéticos daquela época. Guignard preocupava-se com as qualidades artísticas de seus alunos, proporcionando-lhes a projeção humana que revelava um novo olhar sobre suas potencialidades e descobertas individuais. Como grande educador, formou artistas que repassam sua filosofia de ensino até os dias atuais.

4

5 Objetivo da pesquisa Conhecer as expectativas, dificuldades e comportamentos informacionais dos estudantes da escola Guignard. Obs.: levou-se em conta a preocupação com a perspectiva da pesquisa retornar um resultado que possa ser apropriado pela Instituição.

6 População e Amostra Estudantes do cursos de Artes plásticas em Bacharelado e Licenciatura dos turnos da manhã, tarde e noite da Unidade acadêmica da UEMG.

7 Instrumento de Coleta de Dados O instrumento utilizado para obter os dados quantitativos foram os questionários físicos, apresentando questões para medir opiniões, comportamentos, atitudes, e outras questões. Aplicado individualmente, com questões fechadas e algumas de múltipla escolha.

8 Primeiras Providências Conversa com Assessora da Pró- Reitoria de Ensino da UEMG Solicitação autorizaçã o à Pró- Reitora de Ensino da UEMG par a realização da pesquisa. Conversa com Coordenad ora de bibliotecas da UEMG Conversa com bibliotecár ia da Escola Guignard (por telefone) Conversa pessoal com bibliotecári a da Escola Guignard e aplicação do pré- teste

9 Elaboração do questionário levou em consideração algumas observações colhidas na primeira conversa com a bibliotecária Thelma, que nos relatou o perfil do estudante de Design: São estudantes de perfil diferenciado em relação à outras unidades, pelo fato de serem artistas; Têm muita dificuldade com o Sistema Pergamum e falta- lhes clareza em relação ao que devem procurar na coleção. Ex.: confundem autor de uma obra literária com autor de uma obra artística; A maioria apresenta um comportamento “zen”, que as vezes está em desacordo com a rigidez das normas acadêmicas.

10

11 Como é sua frequência de uso da biblioteca?

12 Caso não frequente, indique por quais motivos não utiliza a biblioteca (pode marcar quantos itens quiser)

13 Quando você procurou a biblioteca, localizou o material/informação que desejava?

14 Você sabe o que são base de dados?

15  Entre os que sabem o que são bases de dados a mais conhecida é o portal CAPES.  Nenhum dos respondentes conhece bases de dados específicas da área.

16 Como realiza pesquisas no sistema pergamum?

17

18  Sobre os motivos para os quais os respondentes utilizam a biblioteca, o mais apontado foi por indicação dos professores.

19 Você pede ajuda a alguém para encontrar um item no Sistema Pergamum?

20 Uma vez que encontrou um item no Pergamum, pede ajuda pra encontrar o item na estante?

21 Questões a considerar para a próxima etapa da pesquisa: - Observou-se que as respostas obtidas nem sempre podem refletir a real condição do/a entrevistado, seja por escolha do candidato em optar por uma alternativa que considera a melhor para representá-lo, seja por inconsistência do próprio questionário (principalmente a questão 3, 15 e 18). - - Uma outra situação observada foi uma confusão em termos de nomenclatura, que podem ter causado alguma interferência nas respostas. - Verificar possíveis motivos pelos quais os pesquisados não conhecem bases de dados específicas do curso: não existem? Não são divulgadas?


Carregar ppt "ESTUDO DE USUÁRIOS Ivone Santos Mariana Lisboa Nathália Bastos Thatiane Moreira Thayane Carvalho."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google