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O Programa Nacional do Livro Didático de LÍNGUA PORTUGUESA 2015 Ensino Médio.

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1 O Programa Nacional do Livro Didático de LÍNGUA PORTUGUESA 2015 Ensino Médio

2 Membros da equipe de Avaliação Comissão Técnica PUC-SP Coordenação Adjunta UFPE Pareceristas 6 Coordenação Adjunta UFBA Pareceristas 6 Coordenação Adjunta UFMG Pareceristas 5 Coordenação Institucional UFMG Apoio UFMG Coordenação de área UFMG Consultores Técnicos UFMG/USP Leitores Críticos Diversas instituições

3 A equipe de Língua Portuguesa Para garantir a consistência e isenção do processo, foi constituída uma equipe de profissionais que, nos dois últimos anos, não realizaram qualquer trabalho relacionado à elaboração, revisão, assessoria ou edição das publicações a que se refere o Edital do PNLD 2015; composta de Mestres e Doutores comprometidos a zelar pelos trabalhos executados e manter sigilo relativo à obra analisada, durante os trabalhos de avaliação.

4 Objetivo geral do Programa Avaliar e selecionar obras didáticas Livro do aluno (LD) Objetos educacionais digitais (OED) Manual do Professor (MP) adequadas aos alunos do Ensino Médio.

5 Objetivos específicos do processo de avaliação Analisar as coleções aprovadas na pré-análise. Produzir fichas de análise de cada um dos volumes dessas coleções Analisar dos OEDs dessas coleções Produzir fichas consolidadas dos três volumes como um todo (LD+OED+MP) Elaborar pareceres técnicos para todas as coleções aprovadas e excluídas pela avaliação Produzir resenhas de todas as coleções aprovadas Redigir relatório final do processo de avaliação do trabalho desenvolvido.

6 Metodologia A definição da metodologia de avaliação das coleções didáticas baseia-se nas seguintes orientações principais: 1) respeito aos cronogramas estabelecidos pela SEB; 2) definição criteriosa da representação regional na formação da equipe;

7 Metodologia 3) isenção na formação das equipes e na distribuição dos livros para a equipe; 4) isenção e homogeneidade na aplicação dos critérios de avaliação; 5) emprego de mecanismos de controle e acompanhamento da avaliação.

8 Procedimentos A avaliação das obras didáticas inscritas no PNLD 2015 envolveu quatro conjuntos de procedimentos, relativos a a) planejamento b) treinamento c) avaliação d) documentação.

9 As obras TIPO 1 - A coleção é composta de seis volumes sendo três livros do aluno e três manuais do professor e OED para cada volume. TIPO 2 – A coleção é composta de seis volumes sendo três livros do aluno e três manuais do professor.

10 Critérios ESPECÍFICOS

11 As obras Entende-se por coleção o conjunto organizado em volumes ordenados em torno de uma proposta pedagógica única e de uma progressão didática articulada com o componente curricular do ensino médio, inscrita sob um único e mesmo título.

12 O manual do professor É necessário que o MP ofereça orientação teórico-metodológica e de articulação dos conteúdos do livro entre si e com outras áreas do conhecimento; discussão sobre a proposta de avaliação da aprendizagem, leituras e informações adicionais ao livro do aluno, bibliografia, sugestões de leituras que contribuam para a formação e atualização do professor. Não pode ser apenas cópia do livro do aluno com os exercícios resolvidos.

13 Análise de cada volume Eixo de leitura Eixo de literatura Eixo de produção de texto Eixo de oralidade Eixo de conhecimentos linguísticos Manual do Professor OEDs

14 Linguagem/Língua Diferentes esferas Usos públicos Usos privados Oral Escrita

15 Língua Portuguesa Construção da cidadania ProficiênciaAutonomia

16 Capacidades e conhecimentos Reflexão sobre fatos de língua e linguagem construção de conhecimentos representação cientificamente válida da história, da organização e do funcionamento da língua familiaridade com a produção literária

17 Leitura Literatura Textos Habilidades Formação geral Leitor literário Base conceitual consistente Literaturas Brasileira Portuguesa Africana Critérios específicos

18 Leitura Consistência da proposta de trabalho articulado com outros eixos; Boa seleção de textos – verbais e não verbais Presença de diversidade de gêneros de texto Exploração das condições de produção dos textos e dos aspectos multimodais que os constituem Propostas de atividades que colaboram para a formação geral do leitor Mobilização de estratégias cognitivas que colaboram para a proficiência e autonomia do aluno, tais como: Localização de informações, formulação de hipóteses, ativação de conhecimento prévio e produção de inferências.

19 Literatura Consistência da proposta de trabalho articulado com outros eixos Articulação entre o texto literário e outras expressões artísticas, priorizando a contextualização. Ênfase na literatura brasileira e presença de obras de autores portugueses, africanos e indígenas. Presença de diálogo entre textos de épocas distintas, inclusive contemporâneos com características literárias semelhantes. Propostas de atividades que colaboram para a formação do leitor literário.

20 Literatura Foco na fruição estética e na apreciação crítica da produção literária Atividades que conduzem o aluno a refletir sobre os sentimentos que emanam das obras estudadas. Compreensão do processo histórico da literatura brasileira.

21 Critérios específicos Produção Gêneros orais Diversidade situações Escuta atenta Relações oral/ escrito Escolha de registro recursos audiovisuais Gêneros escritos Capacidades de escrita Prática social

22 Produção escrita Propostas de produção textual articuladas com a leitura e/ou produção oral, considerando as temáticas abordadas nas unidades e/ou capítulos Formulação adequada de sequências que conduzam a uma escrita apoiada em princípios da textualidade Atividades coerentes com a proposta pedagógica da obra

23 Produção escrita Foco na dimensão social da prática da escrita, levando-se em conta para quem é destinado o texto o assunto tratado a esfera social em que o texto circulará o suporte em que será divulgado conduzindo o aluno a planejar escrever, revisar avaliar e refazer seu texto

24 Produção escrita Reescrita como ferramenta de reflexão sobre os elementos da textualidade na composição do texto Avaliação dirigida ou orientada. Tendência a explorar, na 3ª. série, exclusiva e excessivamente, o texto argumentativo.

25 Oralidade Há ainda uma longa trajetória a seguir... Eixo menos favorecido nas coleções e a abordagem tende a ser tangencial As atividades ou supõem uma interação espontânea (“Discuta com seus colegas”) ou focalizam algum conteúdo sugerindo uma conversa improvável (“Converse com o colega sobre a metalinguagem presente na tirinha”) Propostas de atividades para estimular a capacidade da escuta atenta e compreensiva aproveitando as informações expressando verbalmente pontos de vista orientar o uso de recursos audiovisuais como auxiliares à produção oral

26 Critérios específicos Conhecimentos Linguísticos Fatos e categorias gramaticais em seu funcionamento comunicativo em experiências textuais e discursivas autênticas

27 Conhecimentos linguísticos Consistência da proposta de trabalho articulado com outros eixos Trabalho de reflexão sobre os conceitos apresentados Reconhecimento da contribuição dos aspectos gramaticais abordados para a construção de sentido dos textos. Foco nos fatos e nas categorias gramaticais na perspectiva de seu funcionamento comunicativo. Reflexão sobre a natureza e o funcionamento da linguagem.

28 Conhecimentos linguísticos Valorização de fatos linguísticos que ultrapassam os registrados na gramática normativa Atividades ancoradas em textos autênticos com condução eficaz para conduzir o aluno a reflexão sobre os usos da língua em diferentes contextos. Ainda se verifica investimento no ensino conteudista e transmissivo, com atividades estruturais, não reflexivas; estudos tradicionais, taxionômicos e classificatórios.

29 Os objetos educacionais digitais

30 Parâmetros de Avaliação dos Objetos Digitais Usabilidade é entendida nessa avaliação como a facilidade com que as pessoas podem empregar uma ferramenta ou objeto a fim de realizar uma tarefa específica. Pode ser mensurada tanto no contexto global do livro digital, como no contexto de cada ferramenta interatividade é a possibilidade de transformar os envolvidos na comunicação ao mesmo tempo em emissores e receptores da mensagem. No caso do livro digital, interatividade é a possibilidade inerente de um objeto digital de aprendizagem de dar voz ao aluno, colocando-o mais próximo da atividade.

31 Parâmetros de Avaliação dos Objetos Digitais Usabilidade instruções de navegabilidade Visualização das imagens Apresentação das Atividades Acesso ao CD

32 Parâmetros de Avaliação dos Objetos Digitais Interatividade possibilidades de aprendizagem adequação dos metadados adequação do conteúdo

33 Orientações para o processo de escolha das obras Quem escolhe? O professor é fundamental no processo de escolha

34 Sugestões para a organização da escolha na escola e na rede Leitura individual da introdução do Guia e das resenhas Apresentação para o grupo das coleções identificadas como mais adequadas à escola. Análise de, pelo menos, uma unidade da coleção para confirmar impressões obtidas pela leitura da resenha. Argumentações individuais e dos grupos Escolher coleções considerando o aluno e o projeto da escola

35 Obrigada


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