A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

ORGANISMO HUMANO,MOVIMENTO E SAÚDE

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "ORGANISMO HUMANO,MOVIMENTO E SAÚDE"— Transcrição da apresentação:

1 ORGANISMO HUMANO,MOVIMENTO E SAÚDE
1º BIMESTRE

2 TESTES O teste físico deve ser efetuado antes de iniciar um programa de atividade física, para avaliar qual é o ciclo de treino pelo qual deve começar. O teste também tem que ser repetido após cada ciclo de treino, para avaliar se você passou para o próximo ciclo ou se deve repetir o ciclo corrente.

3 IMC O índice de massa corporal (IMC) é uma medida internacional usada para calcular se uma pessoa está no peso ideal. Trata-se de um método fácil e rápido para a avaliação do nível de gordura de cada pessoa, ou seja, é um preditor internacional de obesidade adotado pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Há alguns problemas em usar o IMC para determinar se uma pessoa está acima do peso. Por exemplo, pessoas musculosas podem ter um Índice de Massa Corporal alto e não serem gordas. O IMC também não é aplicável para crianças, sendo que precisa de gráficos específicos

4 classificação Classificação: Abaixo de 18,5 Abaixo do peso
Entre 18,5 e 24,9 Parabéns — você está em seu peso normal! Entre 25,0 e 29,9 Você está acima de seu peso (sobrepeso Entre 30,0 e 34,9 Obesidade grau I Entre 35,0 e 39,9 Obesidade grau II 40,0 e acima Obesidade grau

5 FLEXIBILIDADE Flexibilidade
Pode ser definida como a capacidade dos tecidos corporais em permitir, sem danos ou lesões, a ampla movimentação em uma articulação ou grupos de articulações, ou então, como a capacidade de uma articulação mover-se com facilidade em sua amplitude de movimento. exercícios de alongamento podem aumentar a flexibilidade A idade é um fator que influencia a flexibilidade. Entre 13 e 15 anos ela atinge seu valor máximo[5].

6 Ginástica localizada FLEXÃO DE BRAÇO para iniciantes ou mulheres.
FLEXÃO DE BRAÇO para iniciantes ou mulheres. A flexão de braço é um dos exercícios mais simples e, ao mesmo tempo, pode ser um dos mais eficientes. Mesmo sendo um dos exercícios mais básicos e conhecidos, a flexão surpreende na quantidade de variações que oferece e nos resultados que traz quando bem feita. Para as iniciantes na prática desta atividade, uma boa opção é fazer o exercício ajoelhado. Os joelhos devem ficar no chão e o resto do corpo – o peito, os ombros e o tríceps – deve se movimentar. O quadril deve ser abaixado junto com o peito e o alinhamento deve ser dos ombros aos joelhos. É bom lembrar que independente da variação, a respiração é fundamental. Ao descer inspire e ao subir expire, assim é possível fazer mais repetições sem perder o fôlego. Ao contrário do que muitos pensam as flexões de braço não servem apenas para aumentar o bíceps – nem mesmo apenas para trabalhar o braço. Quando bem feitas – e existem alguns segredos para isso – elas têm efeito direto no peitoral (grupo de músculos mais exercitados), mas também ajudam bastante em outros grupos musculares como tríceps, ombros e costas.

7 Flexão de braço tradicional
A flexão básica passo-a-passo. - Deite de barriga para baixo com as mãos na altura e largura dos ombros. As palmas da mão devem estar totalmente no chão, com os dedos unidos à frente. Os pés devem estar unidos e apenas a ponta dos pés deve tocar o chão; - Contraia o quadril e os músculos abdominais para garantir que a sua postura está completamente alinhada e reta; - Eleve o corpo, prestando bastante atenção à postura. Cuidado para não estender os braços totalmente; - Desça o corpo lentamente. Inspire enquanto faz isso e mantenha os braços alinhados; - Pouco antes de tocar no chão, suba o corpo, expirando. Cuidado para não estender os braços totalmente; - Repita os dois passos anteriores até chegar ao número de repetições que deseja.

8 Questão! Fazer abdominal perde a barriga?

9 abdominal Ir à academia perder a barriga para o verão parece não ser uma tarefa complicada. Para ficar com a barriga definida basta fazer abdominais, certo? Errado! Antes, é preciso acabar com a camada de gordura que se acumulou na parte abdominal, chamada gordura central. “O abdominal busca o fortalecimento e a tonificação dos músculos, e não queimar calorias”. Quem começa a fazer esse exercício buscando perder peso, está perdendo tempo. Para ficar com os músculos da barriga definidos e aparentes, é preciso primeiro perder a camada de gordura acumulada na região da barriga. O exercício abdominal é um dos mais conhecidos exercícios para desenvolvimento e fortalecimento da musculatura abdominal, principalmente do músculo reto abdominal

10 Afinal qual o exercício que emagrece?
O exercício aeróbio é aquele que refere-se ao uso de oxigênio no processo de geração de energia dos músculos. Esse tipo de exercício trabalha uma grande quantidade de grupos musculares de forma rítmica. Andar, correr, nadar e pedalar , são alguns dos principais exemplos de exercícios aeróbicos. Os exercícios aeróbicos típicos são contínuos e prolongados, realizados com movimentos não muito rápidos. Esta categoria de exercício, é a que traz mais benefícios ao organismo, diminuindo a chance de doenças cardiovasculares e melhorando qualidade e expectativa de vida, pois somente os exercícios aeróbicos de longa duração queimam as reservas de gordura do corpo humano. Exercícios aeróbicos são a melhor aposta quando o objetivo é perder as gordurinhas da barriga. É o que diz um estudo realizado pela Duke University Medical Center, nos Estados Unidos.

11 respiração Controle da respiração O controle da respiração durante a realização dos exercícios físicos tem como principal objetivo a estabilização do movimento. Por isso, a respiração em si não traz modificações na estética e no fortalecimento da parede abdominal. No entanto, para um indivíduo destreinado, esse estímulo pode ser suficiente para obter pequenas melhorias nesses músculos, como a diminuição da flacidez

12 Exercícios anaeróbios
Os exercícios anaeróbicos são de alta intensidade e curta duração. A fadiga muscular surge mais rapidamente e os exercícios são realizados de forma interrompida, para intercalar períodos de descanso com períodos de atividade. Envolvem esforços intensos, realizados por um número limitado de músculos. São exercícios de força e resistência, como é o caso da musculação para hipertrofia (ganho de massa muscular) das flexões de braços e abdominais (que contam com o peso do próprio corpo) e esportes de luta como o jiu-jitsu. Corrida de 100m, velocidade na natação, levantamento de peso, flexão, agachamento, pilates, yoga, ginástica olímpica, salto, entre outros exercícios com o objetivo de desenvolver força e crescimento muscular. A prática é recomendada inclusive para a terceira idade e mulheres na menopausa, pois os movimentos de resistência aumentam a densidade óssea, o que auxilia na prevenção da osteoporose.

13 Qual é o melhor programa?
O ideal é combinar Para quem quer realizar um programa completo de exercícios, o indicado é praticar tanto as atividades aeróbicas quanto as anaeróbicas. Assim, é possível melhorar a resistência cardiorrespiratória, fortalecer a musculatura e prevenir a perda de massa muscular e óssea. E para um treino saudável, lembre-se de caprichar no alongamento antes e depois dos exercícios, que melhora a flexibilidade muscular e evita lesões.

14 Questão! Qual a diferença entre exercícios aeróbios e anaeróbios?
Aeróbios: exercícios de longa duração e baixa intensidade com necessidade de reserva de oxigênio. Anaeróbios: de curta duração e alta intensidade,sem necessidade de reserva de oxigênio.

15 Musculação para idosos
Pacientes com osteoporose e artrose, antes orientados pelos médicos a praticar exercícios leves, agora são estimulados a malhar na academia. Nos últimos anos, a busca pela atividade física passou a ser uma necessidade para as pessoas de uma maneira geral. Sedentários, obesos, não obesos, idosos ou simplesmente aqueles que fazem exercícios físicos só aos fins de semana, buscam cada vez mais uma vida saudável e produtiva no que diz respeito a atividade física

16 Questão! É possível uma pessoa de 74 anos ter um corpo de 30?

17 Aos 59 anos, Jeffry estava obeso, hipertenso, com alto índice de colesterol e diabético. O médico norte-americano mal conseguia subir as escadas. Quem vê Jeffry Life hoje, aos 74 anos, 30 kg a menos, faz musculação e praticante de pilates, mal consegue acreditar na mudança. “Estava em péssima forma. Hoje sou um ícone”, afirma.

18 Dr Life: 74 anos com corpo de 30
O médico norte-americano ensina dieta e exercícios para ficar em forma e driblar a passagem dos anos

19 lembrar: Falamos em testes como o IMC. Flexibilidade: alongamento
Ginástica localizada como:flexão de braço e abdominal Exercício aeróbio e anaeróbio A importância da respiração durante os exercícios A importância da musculação como exercício anaeróbio

20


Carregar ppt "ORGANISMO HUMANO,MOVIMENTO E SAÚDE"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google